Cianobacterias? com fotos


Recommended Posts

Boas,faz hoje exactamente um mês que tenho o aquário montado,tenho usado agua natural,só que entretanto apareceu-me este tipo de alga,que começou num pedaço de rocha viva e agora tem aparecido salpicos da memsa alga nas restantes rochas,para não falar de pequenas manchas verdinhas no areão e na rocha.Sei que é normal aparecer algas em aquários recentemente montados,mas este tipo em particular de alga é normal ou prejudicial e se há maneira de a eliminar?

Se as raspar com uma escova de dentes será boa solução?

 

85019874.jpg

Shot at 2012-05-07

 

73426899.jpg

Shot at 2012-05-07

 

23377650.jpg

Shot at 2012-05-07

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá... isso dá mesmo ideia de ser cianobactéria. Se sair facilmente é mesmo ciano... as algas normalmente necessitam de fricção para saírem.

 

Antes de fazeres qualquer coisa deves tentar perceber o que está a causar o seu crescimento... alguns culpados:

- Fosfatos (Este é o principal e necessita estar presente)

- Circulação tem de ser suficiente para não deixar zonas mortas no aquário... essas zonas permitem a acumulação de detritos e por sua vez a manutenção de altos níveis de fosfatos nessas zonas

- Escumador subdimensionado pode levar à acumulação de nutrientes

- Desequilíbrio entre Fosfatos / Nitratos com redução rápida das algas do sistema

 

Como parece que o teu aqua não tem ainda grande carga orgânica, pode ser apenas fosfato residual que se encontra a depurar da rocha. À medida que as outras algas aparecerem, essa vai desaparecendo.

 

Podes retirar essa ciano quando fizeres a muda de água... desligas toda a circulação do aqua, retiras a ciano com uma escova ou com uma pipeta grande daquelas dos pasteleiros (turkey baster) e aspiras para fora do aqua durante a muda de água. Arranja uma torneira para controlares a quantidade de água durante a muda.

 

PS: Essa rocha é rocha viva? É que parece rocha calcárica... se for mesmo, tens aí um problema !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação ás algas,elas saiem facilmente,já experimentei,e a rocha,pelo menos na loja que comprei,supostamente era para ser rocha viva oriunda das caraibas.

Os niveis de nitratos estão a 0.5 e os dos fostatos ainda não sei pois tenho que adquirir o teste,o ph está nos 8 e amónia a 0.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de medir os fosfatos... para teres ciano os testes vão dar 0 de certeza. Elas são muito eficazes a consumi-lo.

 

Se puderes mostrar mais fotos da rocha talvez dê para saber se é rocha viva ou não... à primeira vista parece rocha calcária.

 

A rocha viva normalmente vem carregada de esponjas e coralina, tem uma cor entre o vermelho e o rosa (pela cor da coralina rosa, roxa e grená) e traz muita vida nela... pode trazer pequenos filtradores, estrelas do mar, caranguejos, etc. Essa rocha não parece ter nada disso... por isso viva não era de certeza. Na melhor das hipóteses pode ser rocha morta que tivesse sido ciclada juntamente com rocha viva...

 

Mas realmente parece-me pela textura ser rocha calcária.

 

Talvez outros membros possam dar a sua opinião também...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vendo as coisa dessa maneira,vou mais para a teoria da rocha morta ciclada,pois esta,era rocha que estava nos aquários da loja,esqueci-me de mencionar,que o pedaço de rocha que aparenta ter as ciano,já vinham com elas quando as introduzi no aqua,aconteceu foi,que as ciano definharam um pouco no inicio da introdução,só que agora essa parece que revitalizaram.

Já agora,quais os contra da de ser rocha calcária,pois tenho conhecimento de muitos aquas montados com rocha desta,aqui estão mais umas fotos.

 

p5070003x.jpg

Shot at 2012-05-07

 

p5070002e.jpg

Shot at 2012-05-07

 

p5070001c.jpg

Shot at 2012-05-07

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

 

De factor o Sergio parece ter razão na "qualidade" da rocha mas fica dificil de indentificar sem lhe pegar sentir o peso, visto a mesmo ja estar com uma coloração.

 

Quanto ao resto vou tentar ajudar, o aquario apanha sol? quantas horas de iluminação tem? e ja agora que tipo de iluminação é? se possivel uma foto do escumador

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário a uma certa altura do dia apanha apenas numa certa zona sol,apesar de eu correr as cortinas para evitar isso,mas nem sempre,mas não é na zona que cresceu as algas,a iluminação é de 10 horas por dia,e de momento apenas com 2 fluorescentes de 30 w de 10.000 k cada,vou ainda adicionar uma actinica ainda hoje,tenho de vivos é uns quantos eremitas,e uns turbos,em relação ao peso da rocha,sinceramente não sei como explicar,mas a unica coisa que posso dizer é que estão cerca de 20 kg neste aqua,o escumador pelo que sei está a funcionar bem,para já tira relativamente pouca porcaria pois ainda não tenho praticamente nada,notei foi que na altura que inseri as rochas,que ai o escumador tirou bastante nojeira,por isso deduzo que esteja a fazer bem o seu trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui está uma foto geral do aqua,introduzi recentemente 2 ocelaris apenas,como referi anteriormente,as tais cianobacterias,já vinham na rocha quando a comprei,removias com uma escova de dentes e sairam com muita facilidade.

A rocha,inda á bocado experimentei a colocar um pouco de vinagre num pedaço pequenito de rocha que está solto para ver se espumava ou se ao menos ouvia algum barulho que denuncia-se ser calcária,e não obtive reacção nenhuma,mas sei que só com um ácido forte é que se pode ter a certeza.

 

p5080001p.jpg

Shot at 2012-05-08

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas rochas lanço mesmo muitas dúvidas... dizes que isso são 20Kg de rocha viva? :huh: Muito estranho...

 

Aquilo que está atrás é um filtro da BOYU ou é o escumador? É que a resposta pode também estar no escumador...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um escumador emprestado,pois ainda tenho de amealhar uns trocos eheh,o escumador de momento tira pouca coisa,leva a maior parte do tempo sem tirar nada,talvez porque ainda não tenha carga orgânica suficientesupostamente é para aquários a té 300 litros,parece que funciona bem é com as luzes apagadas e a rocha sim são 20 kg,vi com os meus olhos a serem pesadas,segundo o lojista,vêm das Caraibas,agora se é verdade ou não,ai já não posso dizernada,era rocha que estava nos aquários da loja que mantinha os peixes de água salgada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

A rocha parece ser mesmo das Caraíbas, ou Brasil. É uma rocha muito pouco porosa e bastante pesada. Rocha viva de boa qualidade, para essa quantidade, tería no máximo, metade do peso. Para aquários de recife, numa escala de 0 a 10, vale 1 ! Normalmente, nos poucos buracos que têm, trazem vermes anelídeos, ( minhocas ) de várias espécies, de várias proveniências, que se juntam na zona, por acção da Corrente de Golfo. Estes vermes reproduzem-se a uma velocidade brutal, tornando-se uma praga prácticamente impossível de erradicar. Além disso, o facto de ser muito pouco porosa, não permite o alojamento de bactérias anaeróbias, tornando a eficácia de filtragem quase nula.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo esclarecimento,eu tambem planeio daqui a umas 2 semanas adquirir mais uns quilos de rocha,pois queria aumentar a altura das mesmas,agradecia alguma informação onde adquirir rocha morta mas de qualidade,se possivel através de uma loja online ou alguem que tenha para venda,para já procuro uns 10 kgs.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu, optaría por retirar essa rocha e meter rocha viva " a sério " e alguma rocha morta. Essa rocha que aí tens não passa de " peso morto ". Online, podes obter contactos através da Oferta aqui do Fórum, de particulares que tenham para venda, ou de alguma loja Credível aí da zona. É preferível veres a rocha ao vivo, do que comprares " pedra da calçada " entregue em casa.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que tenho pesquisado por esta net fora e sem qualquer intenção de estar a fazer qualquer publicidade a que loja fôr,tenho visto que falam muito bem da RM que vendem na aquaristic,estou a planear,encomendar uns 10 kg para já e juntar á que já tenho no áqua para começar a maturar,pois a rocha que tenho de momento pode não ser da melhor qualidade mas alguma vida tem,pois os niveis de amonia durante a ciclagem subiram e os nitratos estavam a 0,e de á cerca de 2 semanas para cá a amónia tem-se mantido nos 0 e os nitratos nos 0,5 sem qualquer alteração desde então.

Não vou optar por comprar rocha viva porque cá na minha zona tem sido quase missão impossivel,para não falar da carteira ahahah :)

Mas obrigado pela opinião,pois é sempre bem vinda e muito util.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu continuo a considerar que essa rocha que tens no aqua é rocha morta que foi colocada dentro dos aquários da loja para ganhar alguma ciclagem. Repara que não tem vida nenhuma... a única cor que tem parece ser aquela que já ganhou no aqua, e bicharada nem vê-la!

 

Vender essa rocha como rocha viva não é muito honesto e por isso considero que deverias reclamar... pagar 2 vezes o preço normal de uma rocha só para ter fezes de peixe e meia dúzia de bactérias não me parece ser aceitável.

 

Relativamente à ciclagem do aqua ela faz-se de qualquer forma... não é necessário rocha viva para fazeres a ciclagem. Pode é demorar mais tempo...

 

Comprar rocha vinda de fora pode ficar-te a um preço proibitivo... tenta arranjar alguém que te possa arranjar rocha. Até pode haver alguém da tua zona que tenha alguma para vender.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,realmente confesso que no fundo acabo por me sentir algo enganado,é daquelas situações em que a loja fica a perder clientes,eu fiz a simulação dos custos de envio e a coisa fica acessivel,tiro a ideia de procurar alguem daqui porque sinceramente não conheço malta com aquários,em relação á rocha,o mal já está feito (infelizmente),é apenas mais uma lição que se aprende,vou é aproveitar as poucas bactérias que possuo e multiplica-las utilizando rocha morta de qualidade,vai ser preciso é paciência eheh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Reavivando este tópico,pergunto-vos se é normal ao fim de quase 2 meses,umas algas verdes ou cianobactérias que cobrem a rocha,neste momento se começarem a desprender como a se fosse a escamar,se é um procedimento normal,se será o inicio do fim dessas algas ou cianobactérias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também me parece que isso está a começar a equilibrar... tal como o Sérgio disse, vai observando... Há sistemas que são mais lentos e outros mais rápidos... mas nos primeiros 6 meses vão-se verificando sempre algumas oscilações.

 

É ir com calma...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas pessoal,tenho notado que a rocha estava bastante coberta com esse tipo de "alga" e que agora está a ficar mais limpinha,espero que seja isso que voçês julgam,vou tomar atenção á situação nos proximos tempos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho estado constantemente a observar o aqua,e as cianobactérias,as vermelhas escuras,tambem já se estão a desprender em pequenas particulas,pelos vistos é bom sinal :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente sim... a não ser que a razão do seu desprendimento seja o aumento de circulação na zona. Como aparentemente não foi mudada a circulação então elas já devem estar a começar a ceder... manter o escumador bem limpo e com boa performance

Link to comment
Partilhar nas redes sociais