Asneira da grossa ... HELP !!! urgente


ChikoJ

Recommended Posts

Para já não mexas mais no aqua.

Aproveita a água.

Metes a água já ciclada no aqua e continuas com as TPAs depois de 24h a 48h.

TPA's pequenas e sempre com anticloro na semana seguinte. de 3 em 3 dias medes os parametros da água.

O ciclo há de ficar feito e os parametros hão-de de estabilizar.

Quando os parametros estabilizarem, fazes TPAs uma vez pode semana de 15 a 20%.

 

Mas para já o mais importante é não mexer no filtro nem em mais nada para o ciclo começar e ver se ficas com o aqua em condições para os peixes que já tens.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boa Noite

 

Não estou a perceber lá muito bem o que se passou por aqui...

 

Em relação ao post inicial... pois é mais um desastre como muitos que se vêm por aqui. Se se safarem alguns peixes vai ser muita sorte mas mesmo assim tenho a certeza que irão ficar com sequelas permanentes pois a amónia (sobretudo em água de PH neutro ou superior) ataca extremamente os peixes ao queimar as guelras. Cicatrização é quase garantida (o que não é nada bom).

 

Quanto aos conselhos colocados pelo Eliezer Costa, são perfeitamente válidos (pelo menos na versão que estou a ler agora). Aliás, eu própria teria recomendado mais ou menos a mesma coisa. Neons talvez sejam demasiado sensíveis para o início mas num aquário de 26L, 6 é possível e para mim isso é um cardume (por favor, não vamos discutir aspetos técnicos se um cardume é formado por 5 ou 6 ou 10 indivíduos. Para mim 2 são um casal, 3-4 são um grupo e acima disso chamo-lhes cardume).

 

Quanto à escrita... pois, realmente poderá haver melhoras. Não faço ideia se é mesmo por desconhecimento, descuido ou propositado mas o facto é que dificulta um pouco a leitura mas o mais importante é que, dado que os termos estão incorretamente escritos, os mesmos não irão aparecer numa pesquisa pelo fórum. Haverá muito conhecimento perdido nos confins dos arquivos do fórum porque simplesmente, a informação não é encontrada. Quanto a isso, cabe ao Eliezer decidir instalar um corretor ortográfico ou não.

 

Agora... independentemente das razões, penso que seja mesmo de mau gosto "entrar a matar" sobretudo sem uma razão forte válida... e mesmo tendo razão há muitas maneiras de dizer o mesmo. Não havia necessidade de tais moldes que só descem o nível do fórum.

 

Abraços a todos

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a sério só que 3ª feira é complicado ... tenho de recusar . . mas espero que isto até ao fim-de-semana amaine xS pq ja passou uma semana 50% da agua trocada um frasco de BactoActive de 180 ml ou 200ml despejado, peixes mortos, mais peixes ainda e depois uma planta espero que os niveis de amoniaco baixem ... =C

 

digam-me uma coisa se eu comprar este filtro e as pedras ou esponjas ou lá o que é ... e retirar o filtro biologico com motor q tenho fica tudo ok ? http://www.pet4you.n...ickup-2006.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já não mexas mais. O EHEIM AQUABALL 130 é melhor, mas para já não mexas.

Quanto mais mexes mais lento é o ciclo.

Se não podes ir buscar água dá nas TPAs.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh pessoal... como é que a água de TPA de outros aquários vai ajudar? 85% das bactérias nitrificantes que oxidam a amónia e os nitritos estão nas matérias filtrantes do filtro e os outros 15% no substato, rochas e outros ornamentos. Não há praticamente bactérias livres suspensos na coluna de água... Se alguém próximo lhe oferecesse um pouco das suas matérias filtrantes do filtro é que seria uma grande ajuda. Não podia era perder muito tempo a transportar as mesmas que essas bactérias não sobrevivem muito tempo fora de circulação da água mas uma ou duas horas devem aguentar.

 

Abraços e boa sorte

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite

 

Não estou a perceber lá muito bem o que se passou por aqui...

 

Em relação ao post inicial... pois é mais um desastre como muitos que se vêm por aqui. Se se safarem alguns peixes vai ser muita sorte mas mesmo assim tenho a certeza que irão ficar com sequelas permanentes pois a amónia (sobretudo em água de PH neutro ou superior) ataca extremamente os peixes ao queimar as guelras. Cicatrização é quase garantida (o que não é nada bom).

 

Quanto aos conselhos colocados pelo Eliezer Costa, são perfeitamente válidos (pelo menos na versão que estou a ler agora). Aliás, eu própria teria recomendado mais ou menos a mesma coisa. Neons talvez sejam demasiado sensíveis para o início mas num aquário de 26L, 6 é possível e para mim isso é um cardume (por favor, não vamos discutir aspetos técnicos se um cardume é formado por 5 ou 6 ou 10 indivíduos. Para mim 2 são um casal, 3-4 são um grupo e acima disso chamo-lhes cardume).

 

Quanto à escrita... pois, realmente poderá haver melhoras. Não faço ideia se é mesmo por desconhecimento, descuido ou propositado mas o facto é que dificulta um pouco a leitura mas o mais importante é que, dado que os termos estão incorretamente escritos, os mesmos não irão aparecer numa pesquisa pelo fórum. Haverá muito conhecimento perdido nos confins dos arquivos do fórum porque simplesmente, a informação não é encontrada. Quanto a isso, cabe ao Eliezer decidir instalar um corretor ortográfico ou não.

 

Agora... independentemente das razões, penso que seja mesmo de mau gosto "entrar a matar" sobretudo sem uma razão forte válida... e mesmo tendo razão há muitas maneiras de dizer o mesmo. Não havia necessidade de tais moldes que só descem o nível do fórum.

 

Abraços a todos

 

Tony

 

Boas

 

Alguém que me entende...

Quanto à àgua ciclada, aprendi hoje mais uma coisa :) Biobolas colocadas no fundo de um aquário que está ciclado, serviriam? Tenho algumas que tirei de um filtro e coloquei num aquário que tem algumas plantas e uns caracóis, para não perder as bactérias. Se isso servir, posso emprestar. Mas vou precisar delas de volta depois, daqui por 6semanas.

 

Cumps

 

Mais facil ainda, mudas os peixes para o aquario do teu Pai e deixas o teu a ciclar.

 

Pelo que percebi o aquário que era do pai está desactivado, não tem ciclo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Biobolas colocadas no fundo de um aquário que está ciclado, serviriam?

 

Se no sítio onde elas estão há alguma corrente, Sim. Perfeitamente. Podem não ter a quantidade de bactérias por cm2 como no filtro mas estão lá definitivamente. Se tivermos em conta que as bactérias nitrosomas (que oxidam a amónia) conseguem duplicar-se a cada 7 horas e as Nitrobacter (que oxidam os nitritos) a cada 20 horas, dentro em breve ele teria uma boa colónia para se safar. Claro que se tivermos em consideração que bactérias tipo E.Coli duplicam a cada 20 minutos... é um processo bastante lento em comparação mas permitia acelerar em muito o processo. Manter a oxigenação acima de 80%, temperatura acima de 25C e PH acima de 7.3 seriam uma "benesse" adicional para aumentar rapidamente o volume bacteriano disponível.

 

Aproveito também para sugerir uma dose generosa de um condicionador de água tipo seachem prime para neutralizar os efeitos tóxicos da amónia e dos nitritos. Ia, à vontade até 5 vezes a dose recomendada especialmente por causa dos nitritos que vão surgir daqui a poucos dias. Se a amónia não matar os peixes entretanto e pela quantidade de amónia presente, os nitritos devem atingir cá um pico que vão sufocar os peixes pois leva bem mais tempo acabar com os nitritos que a amónia.

 

Finalmente, para acabar a lista de sugestões, reparei que o ChikoJ falou em estabilizadores/modificadores de PH? Espero que não continue a utilizar isso. É má política brincar com o PH porque é como um elástico... quanto mais lhe mexes, mais instável se torna e os peixes ressentem-se... acredita que NÃO queremos prejudicar ainda mais os peixes no estado em que eles estão.

 

Mais uma vez, boa sorte

 

 

Abraços

Tony

 

PS - Despejar um frasco inteiro de bactérias preparadas não serve de nada a não ser que o frasco tenha vindo diretamente da fábrica para a nossa casa. Li um estudo feito no ano passado em que havia apenas uma empresa que tinha conseguido "conservar" as bactérias nitrificantes durante 6 meses num frasco fechado através de um processo patenteado qualquer. A empresa nem sequer era europeia e sinceramente não me lembro do nome. Acho que era "Dr. fritz" ou outra coisa com "Dr."... resumindo. Aquelas bactérias todas que supostamente estamos comprar, na realidade, muito provavelmente, são apenas restos de cadeias de DNA mortas sem utilidade nenhuma. As bactérias para viver dentro de um frasco fechado têm que comer alguma coisa a não ser que sejam preservados em modo suspenso de alguma forma... não acredito que a maioria das empresas tenham tecnologia para conservar bactérias durante períodos extensos... um frasco novinho e fresco é capaz de ter lá qualquer coisa a mexer mas um frasco com alguns meses de fabrico tirado de uma prateleira... duvido. Seria interessante se algum biólogo por aqui pegasse numa amostra de vários frascos diferentes de supostas "bactérias nitrificantes" e verificasse com um microscópio se havia atividade celular... desconfio que não ia encontrar muita.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tópico editado, primeiro porque são mensagens off-topic e não ajudam em nada o autor do tópico, depois algumas revelam alguma agressividade na abordagem, peço que tenha(m) mais calma e cuidados redobrados pois estamos atrás de máquinas e nem sempre se consegue transmitir a forma como nos estamos a expressar.

 

Este tipo de troca de mimos a haver terá que ser em MP se assim o desejarem, deixem o fórum limpo e livre disso.

 

 

Para o autor do tópico, realmente não começaste nem bem nem com sorte (aconselhamento lojista) mas nem tudo está perdido e espero que continues no hobby que é importante haver pessoas a iniciar-se e a continuarem.

 

De resto estás a ser (bem) acompanhado por isso boa sorte :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:doofywave:

só para deixar explicado :D este pc não tem nem posso instalar corrector ortografico (do job) e eu devido a um problema (que na vou estar a especificar) vejo letras como daltonicos cores, posso ler e reler que para mim está tudo correcto a maior parte das palavras estão decoradas (como escrever) as vezes falha (pesso desculpas se prejudico)

 

dsclp o offtopic.

agora espero que esteja a correr bem :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em fim... =) NA BOA DEIXA LA ISSO

pessoal mais um dia e está tudo vivo estão todos na maior nem muito lentos nem muito acelerados tudo ''in line'' com a planta ... nem vou mecher pa ver a amónia deixo tar até sexta, logo se vê ...

mas ter peixes com amónia a 4,0 mg/l à 2 dias e ainda não morreram ... das duas uma ou isto é um fenómeno da natureza ou os testes estão errados pq os peixes tão 5*****

 

Num sei que se passa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D 5 * na estão :D são supers xD (não me conti)...

na minha opinião fazia uma tpa...é tão pouca agua que se meteres anticloro ou a deixares respirar para amanha deve dar...

numa afirmação minha (pode estar errada) se tirares agua da rede quente o cloro evapora-se mais rapidamente e hj ja podias fazer uma tpa (eu as vezes faço, mas sem a mulher ver...20l de agua da rede mais esquentador a bombar...ela matava-me :D)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Uma forma de poupar alguma água é encher os garrafões enquanto se espera que a agua do banho aqueça. Sai fria, morna e quente e depois é so tomar banho...

Mas se forem como eu, que quer fazer tudo ao mesmo tempo pode ficar mais complicado (barba, dentes, garrafões, banho e outras necessidades).

 

E a agua que sai a cada TPA vai para as plantas cá de casa. Desde Fevereiro que todas as semanas tenho novas Rosas nos vasos do jardim. Até o Maracujá parece gostar da adição dos nutrientes e assim vamos mantendo todos os envolvidos felizes (aquario, plantas, e principalmente as mulheres...)

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso a água das TPAs pa sopa LOL

Os peixes podem estar vivos, mas não quer dizer que estejam 5*.

Nadam, andam pelo aquário, é diferente de estarem bem.

Vai fazendo TPAs, reduz a amónia e :baned:

Prepara-te para outros problemas poderão vir, mas um de cada vez :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sopa com sabor a peixe.... nada mal pensado. Uma águinha de lavar filtros!!!

 

Quanto ao "problema" do nosso amigo, TPA's.

Esquece os quimicos à bruta para dentro do aqua.

Faz testes e quando o pico de amónia passar... estás lá quase.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem antes de mais as minhas desculpas pela demora, mas o facto eq a zon aqui em casa deu o badagaio ... Em fim, para alem das espectativas de todos inclusive as minhas o espada, o guppy fêmea e claro o limpa fundos ficaram vivos ... para grande alegria da minha parte ... a agua está mais limpa do que nunca super cristalina !!! Acabei por tirar a planta pois pelo o que li as plantas atrasam o processo de maturação dos filtros biológicos . . anyway HOJE METI A MÃO NO AQUA PARA BAIXAR A TEMPERATURA DO TERMOSTATO E TINHA PERFUME (mesmo gay xD, eu que nem custumo por perfume...), eu não sei bem mas o facto é que uma vez o meu pai pôs a mão no aqua dele já no tempo em que tinha discos e eles até andavam de lado xS ... Asneira atrás de asneira ... em fim o que acham ? será que retarda a maturação do filtro biológico ?!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim e hj vou ter de fazer uma TPA o que recomendam ? acho que não tenho anticloro (algum dos produtos que indiquei serve ?! ), a agua quente será uma boa solução ?! é assim aqui em casa guardam-se uns garrafões com umas semanas e alguns meses para quando falta a agua ( we never know what's gonna happen...), o facto é que a agua está parada, mas está sempre fresca e à sombra será que serve tb !?!?!

Editado por ChikoJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim e hj vou ter de fazer uma TPA o que recomendam ? acho que não tenho anticloro (algum dos produtos que indiquei serve ?! ), a agua quente será uma boa solução ?! é assim aqui em casa guardam-se uns garrafões com umas semanas e alguns meses para quando falta a agua ( we never know what's gonna happen...), o facto é que a agua está parada, mas está sempre fresca e à sombra será que serve tb !?!?!

 

para o anti cloro...podes usar agua quente o cloro evapora mais depressa mas tens sempre de o deixar descançar...

agua guardada abre os garrafão e cheiras...com cheiro? não serve nem para tu beberes...

de qualquer maneira está fechada logo ainda tem cloro...terás de deixar descançar no minimo 24h...eu vou retirar agua hoje para fazer a TPA no sabado e coloco algo para retirar os metais pesados...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem antes de mais as minhas desculpas pela demora, mas o facto eq a zon aqui em casa deu o badagaio ... Em fim, para alem das espectativas de todos inclusive as minhas o espada, o guppy fêmea e claro o limpa fundos ficaram vivos ... para grande alegria da minha parte ... a agua está mais limpa do que nunca super cristalina !!! Acabei por tirar a planta pois pelo o que li as plantas atrasam o processo de maturação dos filtros biológicos . . anyway HOJE METI A MÃO NO AQUA PARA BAIXAR A TEMPERATURA DO TERMOSTATO E TINHA PERFUME (mesmo gay xD, eu que nem custumo por perfume...), eu não sei bem mas o facto é que uma vez o meu pai pôs a mão no aqua dele já no tempo em que tinha discos e eles até andavam de lado xS ... Asneira atrás de asneira ... em fim o que acham ? será que retarda a maturação do filtro biológico ?!?

 

atrasar não sei mas poluir a agua polui...coisas... tpa's e isso vai ao sitio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Águas paradas a muito tempo não convém usar, não sabes o estado das mesmas.

 

Se tens mesmo de fazer uma tpa hoje, retira a água da torneira com muita pressão, para perder mais cloro. Aquece a água com o termostato a temperatura do aquário.

 

O aconselhável e teres a água entre 24/48h de descanso e ser sempre aquecida com um termostato. Nesta altura do ano, a água dentro de casa tem uma temperatura elevada e não vai haver problema de não aqueceres. Relativamente a produtos para metais pesados nunca usei e penso que poucas pessoas as usem devido aos custos, não me acredito que tragam alguma consequência.

 

já agora as plantas são o melhor filtro biológico e não atrasam a maturação dos filtros até ajudam pois os restos das folhas vão parar ao filtro e ajudam a criar bactérias mais rapidamente.

Editado por alvarenga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.