Asneira da grossa ... HELP !!! urgente


ChikoJ

Recommended Posts

Boas pessoal !!!

Antes de começar com a historia do costume de que os funcionarios nas lojas não sabem de nada, o que na sua maioria é uma grande verdade , passo a explicar a situação ... :

Então é o seguinte, adquiri um aquário na quarta-feira passada (02/05/2012) - BOYU 26 L (ornimundo vasco da gama) ...

O que acontece é que eu não percebia e pouco percebo ainda de aquarios mas o meu pai sempre teve aquarios de 100 e tal litros e não tinha muitos cuidados por isso achei que iria ser tudo facilmente controlado, o que se passa é que eu não sabia a diferença entre bomba e filtro e pensava que era tudo o mesmo ... e so só hoje (07/05/2012) é que me apercebi que não !

O tanque vinha com lâmpada bomba e tinha aquilo a que chamam o filtro biológico e isto foi o que eu me apercebi à 5 minutos quando resolvi pegar no pc, porque eu na 4ta feira comprei o aquário e deram-me um produto que se chama BactoActive e disseram para por nas quantidades indicadas bem como um outro de nome ESKLARIN ambos da Tropical, venderam-me ainda um kit de testes de ph ...

Ao chegar a casa montei o aquario mal lavei a areia não parecia muito suja quando a passei por agua, fiz o teste de ph do qual obtive o resultado 7,2 , e coloquei estes dois produtos, no dia a seguir 5ta feira comprei (ornimundo loureshopping) 10 peixes (erro craço) e o termoestato qual não foi o meu espanto que quando cheguei (no domingo) os peixes tinham todos morrido excepto o limpa-fundos (grande maquina !!! ) sendo que pelo o que a minha mãe me disse os peixes morreram sabado a noite...

ao chegar no domingo ja trazia uma parga de testes para fazer (de um kit completo de 50euros que o meu pai la me emprestou) retirei os peixes mortos fiz os testes e percebi que o ph estava bom os niveis de nitrato e nitrite mais ou menos e o amonio/amonia deu-me 4,0 MG/L mas eu ao por o termómetro na agua vi aquilo a subir muito rapidamente e pensei que fosse do termoestato... la fui eu à loja do loureshopping (ornimundo) e estive a falar com o senhor e ele trocou-me o termoestato e pediu imensa desculpa (coitado ... nem sabe ele da missa a metade =s) e deu-me 4 peixes (2 espadas e 2 goupies, não esquecendo o limpa-fundos O SOBREVIVENTE! ) e eu ainda comprei uma planta verdadeira ao falar com o senhor disse-lhe que o nivel de amónia estava um pouco alto e ele recomendou-me por o tal BactoActive inclusive disse que não fazia mal despejar o frasco todo e que talvez até fosse o mais recomendado ...

entretanto utilizei um regulador de ph para ficar nos 7... o senhor disse ainda para trocar metade da agua e assim o fiz... tudo conforme ele disse tenho vindo a verificar os niveis de amonia e continua tudo igual desde à 2horas (ultimo teste) quando me passei e despejei a garrafa de bacto active TODA ! os peixes estão bons por enquanto ...

 

mas o facto é que comecei a estranhar não resultar o tal bacto active e fui pesquisar sobre o filtro então cheguei à conclusão que tenho um filtro biologico e que não esperei uma semana e que não tenho niveis de amonia bons E QUE TENHO PEIXES NO AQUARIO E UMA PLANTA QUE PELOS VISTOS NÃO É NADA RECOMANDADE TER EM AQUARIOS COM FILTROS BILÓGICOS !?!?!!?!?

O QUE FAÇO !? antes de mais peço imensa desculpa pela imensidão de texto :wacko2: e quero agradecer a todos os que virem este tópico e tiverem a coragem de ler e responder xS !!

 

O meu muito obrigado!

Cumps

 

Francisco Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas...

eu vou começar antes que tenhas um ataque cardiaco com o que te vão dizer...(prepara-te e não julgues ninguem como arrogante ou mau, aceita mais como preocupados)

dps de te avisar vou te dizer apenas uma coisa.... LÊ...sim apenas isso passa pelos topicos e lê.

vai ler sobre:

o ciculo de azoto

sobre a introdução de especies

sobre manteres o equilibrio

filtros.

em suma...fizeste tudo pela ordem errada (compras-te os peixes e depois o termostato?)

primeiro terás de preparar o ambiente e sóp depois tratar da introdução, lenta e calma, de especies...

conse-lho? retira tudo e voltas a remontar...

segredo?

calma e muuuita paciencia...

lê o que anda por este forum...tem tudo o que vais presizares.

alem disso se perguntares o ppl vai te respondendo cm o que sabe...mas para começa ja vais muitooo mal.

mas espera pelos mais sabios...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se não morrerm...so supers...

são más noticias mas sim...

alem disso esparas e guppys? não me parece... alem disso eles presizam estar em cardumes de 1 para 3 (1 macho 3 femeas) vais ter muita porrada por ai...

tens um aqua de 26l não dá paa os peixes que compras-te...mesmo seguindo a regra de 1 cm por litro (que não funciona mas dá para teres uma ideia)

quanto maior o aquario masi facil é de cuidar

 

outro conselho...não vás á ornimundo eles sabem todos menos que tu...eu da ultima vez que fui mataram-me a fauna quase toda do aqua...

alem disso.

para aquas de 26l eu na sei muito mas aconselho-te neons, não se reproduzem como coelhos...mas uns 5 maximo...

ou então uns camarões :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não conheces ninguém já com aquário montado? A ideia disso é alguém ficar com os peixes até teres água e ciclo e tudo o + completo.

Para os peixes não morrerem com os niveis de amónia e afins faz TPAs (Trocas parciais de água) para ir "limpando" a água.

Fauna para esse aquário, tal como falou o Eliezer, camarões e caracóis. Peixes pequenos... e poucos... Eu não metia nenhum em 26l... :)

Lojas boas de aquariofilia, há varias e algumas patrocinam os fóruns. Nem todas, mas algumas têm um excelente atendimento ao nivel de aconselhamento e ajuda para iniciar e para quando acontece alguma coisa de mal. Por MP posso dar-te conselhos de lojas que costumo visitar, se interessar.

Não desanimes, começaste com o pé errado, mas é melhor emendar um dia, do que fazer todos os dias mal.

Material "básico":

Aquário

Filtro

Termostato

Luz

 

Montas estes 4componentes juntos e metes areão ao teu gosto, água e plantas. Cuidado com o areão, pode alterar ou não o PH. Plantas é a gosto, põe de fácil manutenção.

Depois fazes o ciclo, sem a enormidade de produtos que te deram. Esquece meter 20produtos, o + simples demora + tempo, mas é melhor e menos dispendioso.

Nota que estou só a dar umas ideias básicas, a partir daqui é pesquisa, leitura, calma e ponderação. Acima de tudo não apresses, não gastes dinheiro em tudo o que disser "Faz milagres" e são quimicos e vai perguntando ao pessoal, metendo updates da evolução e mesmo agora estando tudo mal, poderás em breve ter tudo melhor.

Espero ter ajudado a clarear qualquer coisa :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não querendo por + lenha na fogueira, o meu conselho é o seguinte. Tenham calma...

Há pessoas que se expressam melhor, outras pior. Há pessoas que escrevem melhor, outras nem tanto. Cada um é como é.

Por vezes acontece escrever com erros, eu tenho o meu teclado avariado, por vezes vai sem letras. Acontece.

Mesmo não tendo sido o mais explicito, o Eliezer não disse nada de mal ou errado. Ajudou até onde pôde, é melhor do que o ChicoJ ficar sem resposta e continuar sem ajuda e morrer tudo. A explicação foi insuficiente? É melhor que nada. Ele não sabe mais? Eu já li que a verdadeira sabedoria é admitirmos a nossa própria ignorância. Quem o falou? Alguém muito antigo eu sei quem foi, google it.

Kikoscp, podias ter dito o mesmo por MP, estar a rebaixar alguém "publicamente" eu considero má onda. Eu vi logo na altura, não disse nada pois não me era dirigido, mas considerei imediatamente ofensivo. Quem vê os meus posts e estados de espiritos sabe que gosto de brincar, no entanto nunca ofendi, rebaixei ou critiquei ninguém. Criticas construtivas, já o fiz muito.

Se a preocupação era o Spam, por MP não teria existido ainda mais spam.

Eu não sou moderardor desta área, não estou a reclamar com nada nem ninguém, nem tão pouco a criticar. É apenas uma opinião, considero que ou estamos aqui para ajudar, ou para ensinar, ou para conviver. Outras formas de conversa, pelo menos eu sou assim, faço-o em privado e/ou pessoalmente.

Já agora pergunto ao ChicoJ, como vão as alterações?

 

Cumps e menos stress, a vida é curta...

banana rock :discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal por enquanto já fez 24 horas e está tudo vivo e com a planta lá dentro ...

Epah a cena é que gastei uns 100 euros naquelas cenas todas e é um bocado chato estar a desperdiçar dinheiro . .

anyway os malucos da ornimundo têm milhares de peixes em aquarios pequenos e alguns em proporção peixes/aquario bem mais cheios ...

A minha cena era so ter uns 4 ou 5 neons mais uns espadas e gupys ou assim no maximo uns 12 peixes será que é por aí que eles morrem ?! mesmo sendo peixes que não são territoriais !?!?

 

Em ultimo recurso utilizo um aquario que tenho velhote para aí d'uns 100 lts ... mas este é digamos ''esteticamente'' mais apresentavel para as visitas xD ... Já precavendo alguem conhece uma loja/site/qq coisa do género onde possa adquirir calhas de iluminção à medida ou assim ? ou tampas ?! não sei ao certo como se diz mas concerteza compreendem ao que me refiro (parte superior do aquario geralmente em plastico que integra a lampada e a tampa que se levanda para alimentar os peixes ...) e já agora preços ...

 

Mas pronto vou agora medir os niveis de amónia ... O que recomendam ?!!? que aguente os peixes até poder e dps tiro a agua ?!? deixo a agua ?!?! tiro a areia ?!?! tiro a planta ?!?! faço tudo de novo esterilizando tudo !?!?

 

Expliquem-me só a cena do espaço . . se é por eles competirem uns com os outros ou por necessidade de espaço para cada peixe !?

 

Estou aberto a sugestões, pior do que está é difícil ... de qualquer das formas teria de gastar imenso dinheiro outra vez ... preciso mmo da vossa opinião !?!?!?!

Editado por ChikoJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal por enquanto já fez 24 horas e está tudo vivo e com a planta lá dentro ...

Epah a cena é que gastei uns 100 euros naquelas cenas todas e é um bocado chato estar a desperdiçar dinheiro . .

anyway os malucos da ornimundo têm milhares de peixes em aquarios pequenos e alguns em proporção peixes/aquario bem mais cheios ...

A minha cena era so ter uns 4 ou 5 neons mais uns espadas e gupys ou assim no maximo uns 12 peixes será que é por aí que eles morrem ?! mesmo sendo peixes que não são territoriais !?!?

 

Em ultimo recurso utilizo um aquario que tenho velhote para aí d'uns 100 lts ... mas este é digamos ''esteticamente'' mais apresentavel para as visitas xD ... Já precavendo alguem conhece uma loja/site/qq coisa do género onde possa adquirir calhas de iluminção à medida ou assim ? ou tampas ?! não sei ao certo como se diz mas concerteza compreendem ao que me refiro (parte superior do aquario geralmente em plastico que integra a lampada e a tampa que se levanda para alimentar os peixes ...) e já agora preços ...

 

Mas pronto vou agora medir os niveis de amónia ... O que recomendam ?!!? que aguente os peixes até poder e dps tiro a agua ?!? deixo a agua ?!?! tiro a areia ?!?! tiro a planta ?!?! faço tudo de novo esterilizando tudo !?!?

 

Expliquem-me só a cena do espaço . . se é por eles competirem uns com os outros ou por necessidade de espaço para cada peixe !?

 

Estou aberto a sugestões, pior do que está é difícil ... de qualquer das formas teria de gastar imenso dinheiro outra vez ... preciso mmo da vossa opinião !?!?!?!

 

Quanto maior a litragem melhor mas isso vai de encontro às possibilidades de cada um. Quanto à luz aconselho o senhor Sergio Caneca da luzaquatica, sempre disposto a esclarecer as duvidas e muito correto. Como já foi dito neons são peixes de cardume(minimo 6 embora considere que tem de ser pelo menos 10).

Quanto ao resto pára um pouco, se dizes que os peixes estão bem não faz sentido continuar com mais produtos.

A competividade aqui falada é quando tens o mesmo numero de machos e fêmeas, pois deve ter-se uma proporção de 1 macho para 3 fêmeas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem se é assim obrigado, agora quanto ao outro aquário tenho de comprar uma bomba e um filtro ou o que tenho apesar de pequeno chega ?!?

 

se com o filtro fizeres movimento na água não precisas de bomba de ar. Quanto ao filtro terás de comprar de acordo com a litragem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mete aqui uma foto e o setup do aquário.

Nós não sabemos o material que tens, se é adequado ou não.

Pára de comprar coisas, de deitar fora e de mudar tudo. Mantém tudo como está e vai criando melhoras a partir dai.

Se está vivo, não mudes nada por agora e vai fazendo testes à água.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas este que tenho é biológico ... reconheço que talvez seja uma verdadeira ''porcaria'' (passo a expressão) mas se puder poupar dinheiro ...

de qualuer das formas se houver algum equipamento do vosso conhecimento que seja pouco dispendioso e que faça o trabalho estou disposto a tomar conhecimento do mesmo ;)

 

http://www.pet4you.n...ush-filter.html

ou http://www.pet4you.n...uaball-130.html

serve ? qual o melhor ?

 

Como posto as fotos ?!?

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EHEIM AQUABALL 130

 

é o melhor.

Quanto ao aqua a única maneira de acelerar o ciclo é com peixes... ou com água de outro aquario.

Se tiveres alguem que more perto de ti,pede-lhe 5 ou 10 Litros da uma TPA.

Metes no aqua, e está meio caminho andado para o Ciclo estar feito

O que podes também fazer é meter o filtro num aqua já ciclado, em 24 horas, ficas com o filtro meio pronto.

 

PauloA :character0050:

PS: as crianças que andam por ai a morder-se... podiam escolher outro local... quem sabe pode falar, quem não sabe pode falar, mas deve dizer que sabe pouco do assunto... para não anda a enganar quem começou agora.

 

Em Loures há montes de malta, pede agua das TPAs que vais encontrar quem te guarde uns litros.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em Loures há montes de malta, pede agua das TPAs que vais encontrar quem te guarde uns litros.

 

PauloA :character0050:

 

Como eq lhes peço ?! xS

sam1358a.jpgsam1359m.jpgsam1360s.jpgsam1361s.jpgsam1362.jpgsam1356o.jpgsam1357r.jpg

bem espero que dê para ver ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EHEIM AQUABALL 130

 

é o melhor.

Quanto ao aqua a única maneira de acelerar o ciclo é com peixes... ou com água de outro aquario.

Se tiveres alguem que more perto de ti,pede-lhe 5 ou 10 Litros da uma TPA.

Metes no aqua, e está meio caminho andado para o Ciclo estar feito

O que podes também fazer é meter o filtro num aqua já ciclado, em 24 horas, ficas com o filtro meio pronto.

 

PauloA :character0050:

PS: as crianças que andam por ai a morder-se... podiam escolher outro local... quem sabe pode falar, quem não sabe pode falar, mas deve dizer que sabe pouco do assunto... para não anda a enganar quem começou agora.

 

PauloA (para todos ;D ) O problema é que actualmente tenho só o filtro biológico ... peixes já tenho xD espero é que não morram ... de resto tenho uns amigos meus que têm aqua mas está-me a parecer que não vão fazer esse geitinho de me dar agua só o trabalho xS malta da preguiça . . if you know what i mean . . . .

 

Cumps ! em relação às calhas/tampas mais ideias ?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse eu,para já não metia mais dinheiro no poço....

 

A luz que tens é mais que suficiente.

Arranja a água. Só não te ofereço dos meus aquas pq ando sempre a correr...

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres hipotese de vir a Alverca eu arranjo-te 10litros de água ciclada na boa.

 

Já ofereci, está oferecido, mas uma pergunta estupida. É conveniente ele juntar 2 águas "diferentes"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Águas diferentes?

Queres dizer água com bactérias com água sem bactérias?

LOL

 

Pode sem stress...

Tem é de juntar gota a gota.

 

Quanto ao teste que mostras, amónia bem lá em cima, é sinal que o ciclo não está feito....

é TPA's de 10% todos os dias... e juntar uma boa dose de água de um aqua já ciclado.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... Pelo menos não está preto... LOL

o maximo é o verde escuro pelo que o preto deve representar o nivel de amoniaco no qual metes a mão no aqua e ficas sem ela o que não estará muito longe para dizer a verdade xD ...

 

pessoal vou morrer e os peixes tb xC

 

 

então mudar 10% da agua todos os dias mas de agua da torneira?!

 

Quanto à historia de aproveitar este conjunto de motor com filtro biológico para o aqua maiorzito que tenho na minha casa de férias ?!?!

Editado por ChikoJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água da torneira com anticloro.

Vai metendo umas bactérias.

Se puderes vir buscar água, avisa que amanhã é o meu dia de TPA, levas 20 ou 25l.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.