Tive desova, agora o que faço?


Recommended Posts

Boa tarde a todos, à cerca de 2 anos que tento reproduzir peixes no meu lago mas no entanto nunca tive sorte.

 

Chego a ver os ovos no lago, mas não chego a ver nenhum alevim, creio que estejam a ser comidos pelos outros cerca de 50 adultos que lá tenho.

 

Como tinha uma fêmea Shubunkin muito "inchada", estes dias peguei nela e num macho do meu lago e coloqueios num aquário e não é que ao 3 dia tenho o fundo do aquário cheio de ovos :)

 

A minha questão é, agora que tive desova num aquário, devo retirar os progenitores, ou apenas a fêmea e deixar o macho?

 

Grato pela atenção, Paulo Brinca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tira os dois senão comente os ovos todos.

Proteje a entrada do filtro com uma esponja grande mas muito fina e cobre com uma meia de senhora por ex se não vai te sugar os alvins e mete azul de metileno para os ovos não fungarem.

Editado por koi666
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água em si está turva, pois veio do lago, mas neste momento tenho o sistema de filtragem desligado para não sugar ovos e alevins...

 

Por acaso não tenho o producto que recomendas, só o consigo colocar na Segunda-Feira depois de passar numa Pet Store, mas obrigado pela dica.

 

A Fêmea ainda está a colocar ovos, de vez em quando vejo um ou outro a cair, tenho outro aquário, acho que vou colocar ambos no outro aquário, para continuarem a colocar ovos.

 

Os ovos colocados pela Fêmea não tem de ser fecundados pelo macho depois dela os pôr?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os ovos que ja tens é facil de ver se estao fecundados ou nao,

 

os ovos fecundados mantem-se cristalinos ao passo que os ovos nao fecundados ficam baços!

 

dependendo da temperetura da Agua ao 2 dia ja consegues ver dois pontinhos pretos dentro do ovo, serão os olhos do futuro alevim!

para teres mais chance coloca a agua nos 20/22 graus

em 3/4 dias eles nascem!

 

 

retira o mais depressa possivel os adultos, senao eles vao jantar caviar! coloca algumas plabntas no aqua onde vais colocar os 2 adutos eles gostam de desovar nas folhas das plantas depois e mais faacil retirar os ovos colados as plantas, os ovos sao adesivos os que nao colarem no vidro do aqua ou nas plantas morrem

 

 

nas primeira semanas 2 semanas deliga a filtragem eles nao precisam e a movimentaçao da agua e prejudicial

basta ligares um aerador fraquinho

 

coloca bastante agua verde para eles se alimentarem de inicio no inicio de vida primeiras semanas eles alimentam-se de fitoplancton e zooplancton, presente na agua verde sem isso morrem.

qualquer coisa dispoe

 

coloca fotos!

boa sorte!

 

Abraço

Editado por David Sr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam umas fotos...

 

1.jpg

 

2.JPG

 

3.JPG

 

4.JPG

 

5.JPG

 

6.JPG

 

7.JPG

 

8.JPG

 

9.JPG

 

10.JPG

 

11.JPG

 

12.JPG

 

13.JPG

 

14.JPG

 

15.JPG

 

16.JPG

 

17.JPG

 

18.JPG

 

19.JPG

 

Assim que tiver novidades volto a postar, obrigado a todos pelas informações...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se nunca fizeste essa operaçao deixa que a natureza resovel isso!!

 

ate poderias desoar a femea mas terias que fazer o mesmo com o macho para ele ecundar os ovos e essa operaçao com machos e mais dificil poderias maguar os peixes

 

aquece a água do casal ate 20 graus para etimular a desova

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se nunca fizeste essa operaçao deixa que a natureza resovel isso!!

 

ate poderias desoar a femea mas terias que fazer o mesmo com o macho para ele ecundar os ovos e essa operaçao com machos e mais dificil poderias maguar os peixes

 

aquece a água do casal ate 20 graus para etimular a desova

 

Infelizmente vai ter de ficar para mais tarde, pois já tenho os meus 2 aquários de maternidade cheios de ovos...

Editado por begreat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ainda tenho de estudar bem essa situação de colocar a água do lago clara, pois já o fiz uma vez e perdi um Shubunkin com cerca de 25cm :(

 

Nada por causa da água em si, mas foi "roubado" por um milhafre.

 

Tenho de pensar numa solução de protecção contra predadores...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bonito ! se colocares "elodeas" ficas com águas claras e local de desova e criação : não precisas de filtragem .

 

Já agora gostaria de saber se alguém conhece lojas que vendam plantas e que enviem para os Açores?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dependendo da temperetura da Agua ao 2 dia ja consegues ver dois pontinhos pretos dentro do ovo, serão os olhos do futuro alevim!

para teres mais chance coloca a agua nos 20/22 graus

em 3/4 dias eles nascem!

 

Boas, já vejo alguns ovos com os dois pontinhos pretos, mas quando dizes que em 3/4 dias eles nascem, referes-te a contar do 2º dia certo? Ou desde a desova?

 

Neste caso creio que o que queres dizer é que desde a desova até eclodirem deve demorar cerca de 5 a 6 dias e que por volta do 2º dia aparecem os 2 pontinhos pretos que correspondem aos olhos, mas corrige-me se estiver errado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em todos os video que vejo pela internet sobre reprodução de peixes, o pessoal tira os ovos e coloca-os em água limpa...

 

Nesta altura não vou tocar nos ovos mas será que deveria retirar pelo menos a água do meu aquário e colocar água limpa em vez da água verde do lago que tenho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a demora na resposta!

 

controla os parametros da agua se estiverem Ok em nitritos e nitratos a agua verde é alimento natural para os alevinos!!

 

basta apenas oxigenar a agua com um difusor, mas que nao agite muito a agua!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa pela falta de actualizações...

 

Aqui há dias cheguei a casa e as pedras do lago, que ficam junto ao esgoto de segurança, estavam cheias de ovos, na casa dos milhares :)

 

Passei alguma pedras para um recepiente (para os pais não comerem os alevins) mas deixei algumas no lago (selecção natural).

 

Há dois dia começaram a nascer no recepiente e no aquário, embora no aquário apenas tenham nascido 2 ou 3, no recipiente nasceram para cima de 100.

 

Ontem cheguei a casa à noite e fiquei desolado, estavam todos mortos no fundo :(

 

Só salvei cerca de 15 alevins...

 

Ainda tem imensos ovos por eclodir, mas não consigo saber o que se passou para morrerem tantos.

Editado por begreat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a demora na resposta!

 

controla os parametros da agua se estiverem Ok em nitritos e nitratos a agua verde é alimento natural para os alevinos!!

 

basta apenas oxigenar a agua com um difusor, mas que nao agite muito a agua!!

 

Obrigado pela resposta, estou demasiado verde nisto, como controlo nitritos e nitratos?

 

Neste momento tenho os filtros e os difusores desligados, para não criar malformações nos alevinos.

 

Pelo menos foram as indicações que percebi, não sei se estou errado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podem ser varios factores;

 

falta de oxigenaçao , temperatura da agua, fungos,

 

os alevinos sao muito senciveis

 

nao tens esse recipiente ao sol pois não?

 

Tenho um termostato ligado a manter a água entre os 20º e os 22º, um problema que reparo é que devido ao facto de ter o sistema de circulação de água desligado, esta não aquece de forma igual, ou seja, mais perto do termostato ela aquece, mas mais longe não aquece tanto.

 

E não, o recepiente está dentro de casa, no mesmo local dos aquários :)

 

No lago já vi alevinos, agora resta saber se vão escapar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Obrigado pela resposta, estou demasiado verde nisto, como controlo nitritos e nitratos?

 

Neste momento tenho os filtros e os difusores desligados, para não criar malformações nos alevinos.

 

Pelo menos foram as indicações que percebi, não sei se estou errado.

 

fazes o teste antes de colocares os ovos, se ela estiver boa podes por os ovos. no periodo de tempo ate eles nascerem e desenvolverem, nao contaminam muito a agua se fores colocando alguma agua de vez em quando.

 

Coloca plantas ou outra coisa qualquer onde os pequenos se possam esconder!

 

se contaste 15 de cetteza que tens mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha questão é de que forma faço o teste?

 

A água que estava nos aquários era directamente do lago, depois de 2 em 2 dias fazia uma troca de cerca de 1/4 da água, neste momento a água está cristalinae a temperatura foi mantida.

 

Quanto ao recepiente, coloquei logo água toda nova e depois coloquei algumas das pedras que tinham ovos que estavam no lago e ao fim de 4 dias começaram a nascer os alevinos...

 

Tivemos alguns dias de mau tempo e estive muito tempo fora de casa a transmitir eventos via internet e creio que numa dessas noites faltou a luz na zona onde moro.

 

Pode por essa razão, a temperatura da água ter baixado, pois o termostato não estava a funcionar, é a única explicação que encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais