iluminaçao vs algas....curiosidades!!!


gulyman

Recommended Posts

Boas pessoal venho aqui dar a conhecer as ideias e conçeitos que ganhei num espaço de 1 ano e meio com um grande problema que tive no meu aquario...

 

....tenho um aquario de 600L e com uma iluminaçao de 2 x 80W t5 de origem eram duas lampadas tectlantis uma com 4000k e outra com 6800k...

 

....tenho cerca de 12 discus grandes e comem muito, tenho 2 troncos grandes e varios pes de valisnerias e 2 anubias e desde cedo começei a ter imensas algas verdes no aquario, tronco, pedras, e areao e sempre na zona por baixo da lampada que tem cerca de 1.5m de comprido e o aquario tem 2m e nas zonas que nao ficam debaixo das lampadas nunca tive algas nenhumas.....faço tpa semanais de 150 l de agua repousada num bidon de 150l com temperatura de 28 graus e filtro interno com carvao activo....primeiro pensei ser da oxigenaçao, tenho 2 eheim 2217 e 1 eheim 2075 todos eles com as flautas acima do nivel da agua para fazerem mexer a superficie e tambem bolhas.....entao baixei as flautas para abaixo do nivel de agua , mas o problema continuou....depois pensei ser da força com que a agua se movimentava entao pus flautas com buracos de saida maiores para diminuir os jactos.....e ficou na mesma sempre tudo verde na zona imediata por baixo das lampadas......ai pensei por ultimo que fosse das lampadas que embora novas puderiam ser de má qualidade......entao comprei 2 JBL natur de 9000k cada uma e realmente a cor dos peixes e do aquario ficaram brutais mas infelizmente ao fim de 15 dias ja era so verde por todo o lado e mais uma vez apenas na zona por baixo das lampadas.....entao um dia lembrei-me de limpar tudo bem limpinho como sempre fiz ao fim cada uma das experiencias, e virei as calhas de iluminaçao para cima e a luz ao bater na tampa do aquario dá como que uma luz ambiente.....e ja la vao mais de 5 messes sempre uma ponta de algas e nem sequer aspiro o areao, e trocar aguas e ta a andar....

 

na minha conclusao eu penso que este aquario deveria ter, talvez uma calha com 4 lampadas cada uma de 40w assim fazia a mesma potencia mas com uma menor intensidade de lampadas.....pois eu acho que para uma altura de 60cm uma lampada de 80w é demasiado potente e basta ter na casa dos 20mg/l de nitratos e começa logo as algas mas com as calhas para cima ja nao ganha nada.

 

 

.....ha neste processo tambem cheguei a usar so esponjas nos filtros por pensar que era as massas filtrantes biologicas que me provocavam demasiados nitratos como resultado da transformaçao de amonia em nitritos e nitrito em nitratos, produto final dos filtros biologicos......mas foi um erro pois com tantos peixes e comida havia picos de amonia ou nitritos pois so com esponjas nao se conseguia ter uma resposta tao efectiva a tanta massa organica mais tarde voltei a por os 3 filtros mistos, com parte mecanica e parte biologica....

 

malta agradeço comentarios da vossa parte para pudermos trocar ideias...obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não é por teres os nitratos acima de 20 ppm, seja qual for a iluminação, que vais começar a ter algas.

 

O que causa algas não são excessos de nutrientes, mas sim carências.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, desde já falo pela minha experiência,

 

penso que não se deve fazer uma relação assim tão simples entre luz e algas. Cada aquário deve ter um equilíbrio.

Se, por exemplo tiver um plantado, poderá precisar de muita luz e não ganhar algas. Depende do equilíbrio entre os nutrientes, as plantas e quantidade de luz.

Se tem muitos peixes, será outro factor que terá influência sobre o dito equilíbrio, devido aos excrementos e restos de comida...

 

Quando esses factores estiverem desajustados, poderão dar origem ao aparecimento de algas ou mesmo mau estar dos peixes (mesmo que por vezes nem reparemos nisso).

 

No seu caso concreto, penso que não fertiliza e não sei se tem substrato, penso que anúbias e valisnérias não absorvem grandes nutrientes e estes ficam disponíveis para as algas. As plantas têm crescido bem?

 

Contudo o aparecimento de algumas algas pode ser um indicador de um biótopo saudável, sendo por vezes é algo apenas estético. No meu caso não me preocupo com isso e tenho peixes que aproveitam.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que causa algas não são excessos de nutrientes, mas sim carências.

 

Luís Fortunato

 

Pois e isso deve de ter a sua lógica...

 

Um aquario intensamente plantado e com plantas saudáveis deve ter na água muitos aleloquímicos libertados pelas mesmas que ajudam a inibir o crescimento de algas. Ora se existe alguma deficiência de nutrientes as plantas não devem de ter muitas reservas e se calhar não desperdiçam muita energia em aleloquímicos.

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que tipo de carencias......eu nao tenho subestrato nenhum e so o areao, embora ja tenha 1 ano e meio de uso e realmente as valisnerias nao se desenvolvem ao inicio quando as pus ca durante ubs 15 dias cresceram bem mas depois param.....tenho amigos meu que nao poem nada na aqua e tambem nao tem subestrato e as valisnerias parecem uma praga estao sempre a crescer,

 

em relaçao as calhas de iluminaçao foi a soluçao que enconteri para nao ter algas....

 

....mas o que posso fazer para por as callhas direitas e naop ter tantas algas????

 

a minha ideia é prioridade aos discus e ter algumas plantas para decoraçao e ajudar com os nitratos mas nao quero ter trabalhos chatos e cuidados com as plantas......tenho alguns amigos que so tem discus , areao e troncos mas fazem trocas de agua num aquario de 600l como o meu de cerca de 150l de agua semanais e mesmo sem plantas os nitratos andam ao fim da semana na casa dos 20mg/l e tambem ele tem cerca de 15 discus adultos e a alimenta-los bem e algas nem velas...... mas ele usa as calhas na sua posiçao normal ao contrario de mim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao como faço para ter fosfatos????? que produto compro???? isso é bom para discus ??? é que ja estou mesmo a ver que um produto para aquarios de 600l deve sair caro........mas ha malta que tem aquas grandes cheios de discus ou outras especies e dá bastante comer mas penso que para manterem os nitratos baixos ......fazem muitas mudas.....penso eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sinceramente na minha opinião uma carencia de nutrientes numa aquario densamente planteado pode dar origem a um surto de algas, assim como um aquario com muita luz, fertilização e com poucas plantas. Precisamente o caso do meu nano. Vamos ver quando isto desenvolver mais. Mas eu tb tenho 18w de luz para 15L de água. Normalmente ao fim da semana tenho os vidros um bocado verdes.

Em cima dizes que amigos teus com semelhantes condições não têm algas e será que a agua é semelhante? A luz é a masma, o substrato é o mesmo? O filtro é o mesmo? Experimenta a medir a meio da semana o valor da amónia + amónio do teu e dos teus amigos e compara.

Num aquario simples esconde-se um mar de fenómenos biológicos que nem mesmo os maiores entendidos entendem. Tu dizes que a tua valisneria deixou de crescer, então isso é indicativo que algo não está bem.

Estudos demonstram que em lagos onde existem zonas densamente plantas as algas pouco ou nada se dão. Noutras zonas com menos plantas já as algas existem em maior quantidade.

Em cima falei-te de amónio porque é a fonte de Nitrogênio preferida pelas plantas, valido para as algas tambem.

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens os fosfatos a 0 deves começar por fertilizar com fosfatos de modo a suprimir essa carência. Não sai caro se procurares a maneira correcta de o fazeres. Procura por sais para diluir e adicionar ao aquário. Eu uso kh2po4 para adicionar fosfato! Ha outras hipóteses.

 

;)

Editado por João Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao digam-me uma coisa.....????

 

se eu tiver o seguinte setup

 

-2x eheim 2217 (metade esponjas outra metade substrat pro)

 

-eheim 2075 comforme vem de origem

 

-filtro UV 18w jebo

 

-bidom com 150l aonde acondiciono a agua da torneira

 

-aquario 200x60x50 - 600L

 

-2x lampadas t5 de 80w cada uma (uma de 10.000k e outra 9.000k)

 

-areao de rio

 

-dois troncos grossos

 

-3x pes de valisnerias

 

-2x anubias e mais umas que nem sei o nome

 

-3x feto de java

 

-15 discus adultos + carninais + corydoras + ancistrus

 

se eu quiser nem se quer ter plantas ou ate ter muito poucas......existe alguma soluçao para se manter um aquario destes sem algas (dando o exemplo de nem sequer ter plantas)......????

 

-tpa´s de 3 em 3 dias???

 

-aguas de osmose misturada com a da torneira???

 

-escurecer a agua???

 

que soluçao seria a certa para nao se ter algas num aquario aonde nao existem plantas para consumir os nitratos????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais