Dilema com valores de TDS na água de osmose


Recommended Posts

Boas, amigos aquariofilistas.

Gostava que me ajudassem com um dilema com que me deparei.

O meu aparelho de agua de osmose já tem 2 anos de uso, por isso sei que a membrana já foi "à vida" há muito tempo.

Quando meço o valor de TDS, à saida da mesma, obtenho um valor de 56 ppm.

No entanto, e como costumo guardar a àgua em garrafões durante alguns dias, quando vou medir o valor de TDS, da água dos garrafões, obtenho 5 ppm.

Alguém me sabe explicar o porque?.

 

abraço a todos

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é porque muitos dos TDS que medes são macropartículas que tendem a ir para o fundo do garrafão ao fim de algum tempo... quando vais medir só medes o que está mais à superfície. Basta que os mexas um bocado e vais ver que os TDS voltam ao mesmo valor...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é porque muitos dos TDS que medes são macropartículas que tendem a ir para o fundo do garrafão ao fim de algum tempo... quando vais medir só medes o que está mais à superfície. Basta que os mexas um bocado e vais ver que os TDS voltam ao mesmo valor...

 

Viva Sérgio.

Sim, tem lógica a tua explicação.

Lá vou ter de comprar uma osmose nova :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

 

Conclusões??!!! será mesmo a explicação do Sérgio?

 

Carlos faz la mais um teste para saber se e isso mesmo, não vás ter uns garrafões mágicos :drool3:

 

O dilema continua.... :)

Após guardar a água, por vários dias em garrafões, o valor de TDS baixa considerávelmente.

Já fiz de novo os testes e com canetas de TDS distintas...uma da Hanna Intruments e outra chinoca.

Serão estes garrafões mágicos????? Ou será porque ficam ao sol, à chuva, ao vento....enfim nã rua :)

Mas mesmo assim, e pelos valores obtidos....lá tenho que comprar uma osmose.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais