Discus com barbatanas tipo cortadas


Recommended Posts

boas tarde, tenho um aquario com 200 litros brutos, e um filtro externo eheim profissional 2222, tenho o aquario montamo á alguns meses e à um mes comprei 2 discus. Des à uma semana o meu peixe limpa vidros ficou com umas barbatanas cortadas, pensei que tivesse sido atacado ou assim. Ontem fiz uma TPA de 50 litros e vejo que hoje os meus discus tem esses pequenos cortes, mas comem e aparentam muito saudaveis, sacodem raramente as barbatanas.

A temperatura está a 29 cº

fauna:

4 bebados,

8 neons

1 limpa vidros

1 caracol neocaritina ( ja tenho ha muito tempo mas parece estar a morrer tambem)

flora:

feto java, e essas plantas que nao sei o nome

Ai vai fotos:

 

O limpa vidros

miniimg8686.jpg

By andreas935 at 2012-05-04

 

Os discus:

 

miniimg8688.jpg

By andreas935 at 2012-05-04

 

miniimg8687.jpg

By andreas935 at 2012-05-04

 

miniimg8689.jpg

By andreas935 at 2012-05-04

 

será que devo fazer mais Tpa?

tenho aqui esha 2000 guardado no movel, mas n sei o que devo fazer, vou esperar por alguem mais entendido ;)

Editado por Andre Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À parte de qualquer tipo de doença que podes ter o que eu vejo das tuas fotos é que tanto o ancistru como os discus estão com problemas de nutrição, extremamente magros, e isso pode trazer consequências tal como sintomas de barbatanas ratadas

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À parte de qualquer tipo de doença que podes ter o que eu vejo das tuas fotos é que tanto o ancistru como os discus estão com problemas de nutrição, extremamente magros, e isso pode trazer consequências tal como sintomas de barbatanas ratadas

 

boas, em relaçao à nutrição o laranja so come flocos nao gosta de granulado, dou comida 3 vezes dia, e o ancistro ja lhe compre uns comprimidos de algas que vao ao fundo para ele comer.

 

Parametros da agua so sei a temperatura :| na loja disseram-me que os discos estavam habituados ao ph da agua da torneira que é com que eu faço as tpas (com aqua san para tirar o cloro).

nao tenho testes, mas vou fazer mais TPA, extranho eles terem ficado assim depois da TPA de ontem.... tavam tao bonitos e continuam lindos so que com esses cortes :(

Editado por Andre Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dar 3x ao dia não é o mesmo que comerem 3x ao dia, tens de ver exactamente se comem ou não pois se não comerem tens de mudar a alimentação.

 

"pH da água da torneira" não é um padrão, varia de zona para zona do país até às vezes de casa para casa, é fundamental que para além da Temperatura saibas valores de Amónia, Nitritos e Nitratos

 

Parece-me que estás e desculpa a frontalidade meio desleixado com o teu aquário e com os parâmetros com que os teus habitantes estão a viver

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dar 3x ao dia não é o mesmo que comerem 3x ao dia, tens de ver exactamente se comem ou não pois se não comerem tens de mudar a alimentação.

 

"pH da água da torneira" não é um padrão, varia de zona para zona do país até às vezes de casa para casa, é fundamental que para além da Temperatura saibas valores de Amónia, Nitritos e Nitratos

 

Parece-me que estás e desculpa a frontalidade meio desleixado com o teu aquário e com os parâmetros com que os teus habitantes estão a viver

 

ok, tenho de arranjar uns testes, o discu amarelo às vezes cospe a comida, outras vezes vejo que ele come e fica com barriguinha.

tenho de arranjar esses teste que tu disseste entao, conheces alguma loja online que os venda baratos?

 

os cortes estao a aumentar a velocidade muito rapida :( tenho muito medo que eles morram, inguem conhece esta doença?

Editado por Andre Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas andre

deixaste-me de boca aberta...

 

conforme o nosso amigo jpospr disse e bem.

vai comprar os testes o mais rapido possivel,pois esses peixes estao a sofrer e tudo por tua culpa.

como é que tu nao tens sequer pelo menos um simples teste de ph?...

como é que queres que alguem aqui saiba a causa desses peixes estarem assim?

sem sabermos os parametros da agua do teu aquario,axo que ninguem te pode ajudar.

este mundo da aquariofilia nao é só encher o aquario com agua,meter os peixes lá dentro e alimenta-los...

deves fazer uma pesquisa bem grande para compreenderes um pouco mais como funciona este mundo.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas andre

deixaste-me de boca aberta...

 

conforme o nosso amigo jpospr disse e bem.

vai comprar os testes o mais rapido possivel,pois esses peixes estao a sofrer e tudo por tua culpa.

como é que tu nao tens sequer pelo menos um simples teste de ph?...

como é que queres que alguem aqui saiba a causa desses peixes estarem assim?

sem sabermos os parametros da agua do teu aquario,axo que ninguem te pode ajudar.

este mundo da aquariofilia nao é só encher o aquario com agua,meter os peixes lá dentro e alimenta-los...

deves fazer uma pesquisa bem grande para compreenderes um pouco mais como funciona este mundo.

 

boas tarde, comprei o teste de ph agora, o modelo nao tinha mais testes e ao domingo nao ha mais nenhum sitio. o ph esta a 7.5, que é igual ao da agua da minha torneira, a cor deu a mesma nos dois.

Aproveito para dizer que os cortes ja fecharam sem eu ter feito nada de mais, ando a dar mais comida e dou aos poucos.

O ancistrus é que nao melhorou mas anda a comer aquelas pastilhas de algas e madeira que comprei para ele à tres dias.

Secalhar amanha faço mais uma TPA de 50 litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens um caso obvio de apodrecimento das barbatanas Por má qualidade da agua. Os discus sao uma espécie fragilíssima e muito sensível às alterações nos parâmetros da agua. Sem saberes os parâmetros esse aqua deve estar um caos e nota-se nos peixes.

Primeiro sinal é esse ph, é básico (ph>7) quando o ph óptimo para discus deve estar entre os 5 e os 6 (ou seja acido)

Editado por SusanaPaço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens um caso obvio de apodrecimento das barbatanas Por má qualidade da agua. Os discus sao uma espécie fragilíssima e muito sensível às alterações nos parâmetros da agua. Sem saberes os parâmetros esse aqua deve estar um caos e nota-se nos peixes.

Primeiro sinal é esse ph, é básico (ph>7) quando o ph óptimo para discus deve estar entre os 5 e os 6 (ou seja acido)

 

ok ja percebi, mais tpas, e ja estou a alimenta-los melhor. Os cortes ja estao sarados. entao se puder diga-me como diminuo o ph porque eu nao sei...

Editado por Andre Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro teres todos os testes e perceberes a qualidade da tua agua (deves ter aí amónia, nitratos e nitritos à mistura na brincadeira)

Segundo diz-me todas as decorações que tenhas no Aqua e quais a tuas rotinas de manutenção de Aqua e filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Susana, desculpa a pergunta, achas mesmo que o problema se deve ao ph estar a 7,5 ?

Eu tenho discus com esse ph e conheço mais pessoas que tem-em os discus com o mesmo ph sem problemas !

Reconheço que não seja o ph ideal mas o membro em questão pelos visto é novato e se falas no ph não tarda estão a cair buffers dentro do aquario para descer o ph sem necessidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse ancistru que é o limpa-vidros tem uma infeção grave, as barbatanas não estão assim por choque osmotico...antes fosse.

 

Limpa o filtro e limpa bem o fundo do aquario, podes colocar umas folhas de amendoeira para ver se isso passa sem usar medicamentos mais fortes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse ancistru que é o limpa-vidros tem uma infeção grave, as barbatanas não estão assim por choque osmotico...antes fosse.

 

Limpa o filtro e limpa bem o fundo do aquario, podes colocar umas folhas de amendoeira para ver se isso passa sem usar medicamentos mais fortes

 

eu aspiro sempre o fundo do aquario, agora alimento mais os peixes incluindo o ancistro. as tpas fazia de 2 em 2 semanas, agora vou para a fazer de 1 em 1 sempre de 50 ou 60 litros. o filtro limpo 1 vez por mes, as duas semanas limpe-io e ate estava limpo, mas vou limpa-lo hoje outra vez. secalhar consigo baixar um pouco o ph com co2 caseiro. vou fazer tb o co2 caseiro para ajugar nas plantas.

decoraçoes tenho 2 troncos proprios para aquario, e umas pedras pretas redondas da ribeira, tenho tambem 1 rocha vulcanica e uma decoraçao em forma de jarra, no fundo tenho areia de filtro de piscina e debaixo da areia tenho um pouco de humos de minhoca tratado ( isso é que talvez fosse desnessessario mas eu to a pensar ainda em fazer carpete de parvula).

 

Alguem me sabe dizer o nome daquela planta que esta na ultima foto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas andre

 

axo desnecessario fazer seja o que for para baixar o ph.

no teu caso,se a agua da torneira sai com ph de 7 e tens o aqua com ph de 7 deixa estar assim,pois é preferivel um ph mais alto mas estavel a um ph mais baixo com oscilaçoes.

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Vou dar a minha opinião.

Quanto ao PH, não me preocupava muito desde que esteja estável não a grande crise. Havia problema se estivéssemos a falar de discus selvagens o que pelo que percebi não e esse o caso.

 

Os TPAs, em vez de andares a fazer de 50 a 60 litros por semana, faz antes 30 litros duas vezes por semana.

 

Cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vigia o Ancistru e os Discus, ja estas a dar a alimentação correcta ao ancistru, espera para ver se ele recupera.

Por norma os ancistrus não andam nos vidros mas no fundo do aquario dentro de todas e se o fundo estiver sujo pode originar esses problemas.

 

Que corra bem a vida a eles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o tipo de comida que estás a dar é insuficiente

experimenta arranjar papa caseira

dá menos comida para que consigas ter a agua o mais limpa possivel

discus juvenis de cativeiro não devem ser mantidos em aguas acidas porque necessitam de calcio para o seu bom desenvolvimento

parece-me que o que se está a passar no teu aquario para alem de alguns parametros provavelmente não estarem bem

essas barbatanas ratadas provavelmente sáo sinonimos de ataque bacteriano

o sal ajuda e se adicionares o esha na dose profilatica resolves o problema facilmente

Editado por ze carlos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

andre,faz o que o ze carlos diz,ele é criador de discus e bastante experiente.

com ele estas sempre a aprender.

:naughty:

 

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Vou só dar uma dica para que o André perceba uma coisa na alimentação dos Discus. Os Discus "mastigam" a comida pondo-a na boca e cuspindo, para que esta se divida. Não a comem inteira como outras espécies.

Mais do que alimentar muito, deve dar-se alimentação de qualidade. Há algo com o qual sou muito critico quando o falam que é "Qualquer coisa, o mais barato". Especialmente na alimentação, ou se dá o melhor (mesmo que seja caro) ou não se tem os animais. Nnguém gosta de comer os ossos e nervuras em vez do bife, acho eu...

Quanto às TPAs, são uteis, mas sem saber de onde vem o problema... É igual a nada. imagina que o problema vem da água que sai da torneira? Ainda há dias aqui onde vivo andaram a lavar reservatórios, o PH que vinha da torneira era 8,9 e fosfatos com fartura. É um tiro no escuro, mas é uma possibilidade. Quanto ao PH, desde que seja estavel os Discus não morrem.

E já agora, não faças tudo ao mesmo tempo :) Senão em vez de morrerem do mal...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelos concelhos malta, apesar de eu ja ter aquarios a muitos anos sou novo nos discus, que para mim sao os peixes mais fascinantes. vou ver se faço uma papa caseira um dia destes. ja me apercebi que eles comem devagar e mastigam bastante tempo quando o floco é grande. vou seguir os vossos concelhos. Sr. Ze carlos quando eu um dia for ai à amadora gostava de ver a sua pequena fabrica ;) ja vi em fotos e gostei muito dos seus peixes :D

 

cumps,

 

André Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, ficam ja aqui umas fotos que tirei depois da TPA, para terem uma ideia do layout tambem.

 

Parte da frente:

miniimg8696.jpg

 

Parte trás: miniimg8698.jpg

 

Assim posso ver o aqua dos dois lados

 

os peixes:

 

miniimg8704.jpg

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais