O meu oscar nao come


Recommended Posts

Tenho um aquario de 60 litros, e um aquario comunitario com 1 corrydora albino, 2 oscar, 1 peixe "bico de papagaio".

 

O problema e que o meu oscar come mas depois vomita tudo, ele faz escrementos e sinal que ele come?! , esta cada vez mais magro e as escamas estao a "sair" na zona da guelras mas nao nenhuma infacção ja mo comfirmaram.

Nao sei o que fazer ajudem-me

 

P.s :A minha agua encontra-se com nivel 7 de pH e 27º de temperatura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 oscares num aquário de 60L?

 

Eu também fazia greve de fome se me enfiassem numa caixa de sapatos :shock:

 

Verifica lá se o teu peixito não estará a stressar demais... para um peixe que gosta de aquário grandes (idealmente 500L) e que cresce até 30cm ou mais um aquário desse tamanho é uma caixinha...

Talvez devas rever a tua opção pelos oscares ou então arranjar-lhes uma casa decente.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 oscares num aquário de 60L?  

 

Eu também fazia greve de fome se me enfiassem numa caixa de sapatos  :shock:

 

Infelismente está mais que visto que por mais topicos e avisos que se façam continuam as mesmas atrocidades com os pobres dos peixes :shock:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens um aquario maior para onde os possas passar daqui a 2/3 meses? Sem isso vais sempre ter problemas. Para 60l o ideal seram peixes com menos de 10 cm. Quanto a ele nao comer pode ser stress, ser persegido por algum dos outros, má qualidade agua (filtro/mudanças de agua), qualidade da comida...

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... concordo a 3000% com o João Magalhães !!!

 

Deverias ter colocado aqui um "post" quando pensavas montar o aquário.

Com certeza que muita gente teria prazer em ajudar.

Neste momento é extremamente complicado ajudar. Eu tenho um Óscar com +/- 30 cm juntamente com outros ciclideos americanos de médio porte mas tenho condições para os ter ...

O facto do PH estar a 7 (o que é bom para o Óscar) não quer dizer absolutamente nada ... podes ter má qualidade na água ... (como já dizeram aqui) o bicho pode estar altamente atrofiado(deve estar mesmo), enfim ...

 

Existem no mercado montes de ciclideos pequenos bastante bonitos, e o que tu tens basicamente é um "São Bernardo" a viver na varanda do apartamento ...

 

Resumindo : dá o bicho a um amigo que tenha condições para o ter e agradece a quem te aconselhou/vendeu um Óscar para um aquário de 60 litros ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para variar os topics perdem-se para outros assuntos.

daqui a 2 3 meses o oscar vai estar apertado, mas agora n esta a comer. qual sera a prioridade no momento?

 

e que alem da pessoa ficar na mm, o oscar morre primeiro a fome, do que por falta de espaço.

 

bom se ha fezes é sinal de que ele come. pouco mas come

 

verifica a cor e consistencia das fezes e diz qq coisa.

 

alem de aparentar n comer tem mais alguns sitomas?

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para um oscar não comer....deves ter esse aquário numa lástima mesmo. Ora 60 litros, de certeza que deves ter aqueles filtros interiores, que para peixes como os oscares, é o mesmo que não teres filtro. Segundo é so eles crescerem um pouquinho mais, e lá se vai a corydora e o outro peixe que tens. O conselho que te dou é o mesmo que todos te deram, arrnaja um aquário no minimo de 200 litros para eles, ou dá/vende -os a quem tem essas condições para os ter.

 

cheers

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a certeza que vomita? Não serão os restos de comida que ele não coseguiu engolir ? Os meus costumam fazer isso mas depois voltam a comer o que não conseguiram da 1ª vez

Socio APC 124

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, se ele continua a fazer fezes é porque alguma coisa ele ingere......., mas para te aconselhar-mos algo de concreto, terias de nos revelar mais alguns dados, tais como:tamanho do peixe, filtragem do aquario, se fazes mudas de água regulares, explicar melhor isso de perder escamas nas guelras????,cor das fezes, e o tipo de alimentação que lhe dás, se é em flocos ou é granulado.

Já experimentas-te , comida congelada, ou umas lascas de peixe, para ver se le se entusiasma mais a comer.

 

Tal como o SAAC disse pode ser strees, por causa de alguma agressão por parte do outro oscar

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para variar os topics perdem-se para outros assuntos.

daqui a 2 3 meses o oscar vai estar apertado, mas agora n esta a comer. qual sera a prioridade no momento?

A questão não é o daqui a 2,3 meses... de facto o bicho pode estar simplesmente stressado por estar confinado a um espaço pequeno para as suas necessidades.

 

Agora repara... 2 oscars num aquário de 60L sujam bastante a água levando à má qualidade desta.

Isto aliado à falta de espaço parece-me razão suficiente para a perda de apetite do bicho.

Posso estar enganado, claro, mas acho que o espaço disponivel também tem grande influencia no comportamento dos peixitos que temos e isso traduz-se entre outras coisas em perdas de apetite ou indices de agressividade/passividade fora dos padrões normais.

 

Depois de ter lido o tópico inicial de novo, ficou-me no entanto uma duvida que de certeza o Bruno pode esclarecer:

Tenho um aquario de 60 litros, e um aquario comunitario

Bruno... são dois aquários dos quais um é de 60L , ou é um aquário comunitário de 60L? Isto é importante.

Eu assumi que era 1 de 60L e daí a minha resposta e penso que a dos restantes utilizadores.

Talvez possas esclarecer isto para te ajudarmos melhor.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E um aquario de 60 litros comunitario, dando informações pedidas:

O meu peixe foi oferecido doente deveido a ignorancia da pessoa que mo deu nao me informou de que este peixes precisavam de espaço, outro dos problemas e que eu vivo no meio rural ao pe da covilha em que as lojas da especialidade sao raras, os meus oscar tem aproximadamente 5 cm, o oscar doente começou a nadar irregularmente, e nao come, ate chegou a ficar preso ao filtro.Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E um aquario de 60 litros comunitario, dando informações pedidas:  

 

Bruno, as informações que deste realmente não foram muitas, tirando a de que o peixe ja esteve muito debilitado.

 

Eu experimentava, com comida congelada, tipo mistura para ciclidios, ou lascas de peixe. Punha num copo e adicionava umas gotitas de vitaminas, para ver se ele se restabelece, se fizeres uma muda de água, não abuses, 15 % no máximo.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nuno antunes, a maneira como metes o problema ja e diferente.

 

em vez de te limitares a um mero comentario que de informativo pouco ou nada tens, expoes o problema de outra maneira.

e sim essa pode ser a causa, mas se o oscar for pequeno, acho pouco provavel, e para um oscar n ter apetite, ou esta para morrer de ataque de coraçao, ou esta mm para morrer intoxicado.

 

mas pronto, tb n sei o tamanho do bicho. e sim o aquario n e pequeno, é extremamente pequeno para o bicho em questao, mas comentarios deste tipo pouco ou nada ajudam. se o oscar estiver de facto doente bem que pode comprar um aquario de 3000L que n e por isso que ele vai ficar melhor.

 

a melhor forma de ajudar e pedir mais dados acerca do bicho como tamanho, lesoes aparentes, comportamento etc etc e so dpeois chegar a uma conclusao.

 

a falta de apetite podem ser imensas coisas, e n e chegar aqui e começar a mandar postas de pescada que se vai ajudar o bicho e o dono.

 

ate pode ser que o peixe n tenha nada, pq e mais que frequente os peixes comerem, cuspirem e depois voltarem a meter a boca.

 

um peixe stressado ou com sintomas de intoxicaçao n apresenta apenas falta de apetite.

 

com comentarios construtivos e com vontade de ajudar poupam-se mts posts desnecessarios, e como ninguem sabe tudo, e ha mta gente a iniciar-se no hobbie e natural que se cometam erros.

 

acho que uma pessoa n deve ser crucificada por errar, e o argumento que informaçao no forum e o que n falta n serve, pq mta dessa informaçao esta enterrada para os confins e no meio de mta outra tralha que n interessa para o caso em questao. por mta informaçao que haja, é dificil por vezes aceder a ela mm com a funçao pesquisar.

 

por isso bruno santos, tenta dar mais informaçao sobre o peixe, e mais dados sobre a agua, como amonia nitritos e nitratos.

 

abraços

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nuno antunes, a maneira como metes o problema ja e diferente.

Tens razão.

De facto referi que ele deveria verificar se o peixe não estaria a stressar mas não expliquei porque motivo.

 

Nem sempre me lembro que o pessoal pode não estar devidamente informado acerca das coisas e por vezes partir para o "descasca" é mais fácil.

 

Obrigado por me teres chamado à atenção.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenta mencionar aqui como tens o aquário, menciona também como já te foi pedido os níveis de ph, nitratos, etc etc, sem isso não te vamos conseguir ajudar.

 

Mas tem em atenção uma coisa, eu tenho um aquário de 200 L, com tudo o que leva lá dentro deve ficar com 160/170 L, eu já tive dois oscares e digo-te que com um filtro externos de 250 L/h (o que não é muito para o meu aquário) e as Tpa´s semanais, era muito mas mesmo muito complicado ter a água em condições, por isso se calhar o que te aconselho caso é tentares tratar desse oscar, caso o consigas vende ou troca por outros peixes.

cumps

 

Armando Santos aKa neo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok tem 5 cm  n tinha reparado.  

entao nesse caso acho que se pode excluir o facto de ser o tamanho do aquario a causa da falta de apetite  

 

 

Quanto a mim, o tamanho do aquário é ainda suficiente, mas se o outro Oscar for dominante as coisas podem-se complicar.

 

.neo.,...........

Com um unico filtro de 250 l/h, e com Tpa´s é normalissimo que não consigas uma grande qualidade de água, deveria ser um filtro externo a rondar os 1000 l/h, e uma powerhead só para filtragem mecanica, que deve ser limpa semanalmente.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.neo.,...........

Com um unico filtro de 250 l/h, e com Tpa´s é normalissimo que não consigas uma grande qualidade de água, deveria ser um filtro externo a rondar os 1000 l/h, e uma powerhead só para filtragem mecanica, que deve ser limpa semanalmente.

 

cumps, Rui Correia

 

Já vem um segundo filtro externo a caminho para completar este ehein externo, tens toda a razão, mas não sabia :) , agora já começo a ver as coisas de outra forma, já agora como metias a powerhead ?...não percebi .

cumps

 

Armando Santos aKa neo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se puderes muda-o para outro aquario e dá-lhe vitaminas juntamente com a alimentação, se puderes dar umas larvas de mosquito vermelhas ajudava bastante e caso ele não as coma, é porque é mesmo muito grave e podes-te preparar para o pior :wink:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais