Aquario Plantado inicio


pjmarte

Recommended Posts

Boas, tenho 1 aquario com 100x50x40 (cxhxl) vazio que gostaria o colocar em funcionamento.

Tem 2 lampadas t8 25w, bomba eheim 2217 .

Para o fundo (substrato) ainda nao sei o que colocar (estou depedente dos €)lol.

Flora : plantas faceis de cuidar, anubias e afins, musgo de java e plantas de tapete

Fauna: camaroes, guppys, caracois helenas,

As minhas duvidas estao na luz que devo colocar, tenho visto tanta coisa que estou baralhado.

Que tipo de lampadas devo colocar? Que potencia no total?

Que cor? (no caso das power compact tem branco\azul\rosa)

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Enquanto esperas juntar algum € vais pesquisando e vendo o queres e ou o que podes comprar.

 

Bem para começar esse filtro é bom.

Em relação a luz, para plantas de tapete acho pouco para esse aquario. Se calhar deverias mudar o sistema disso e gastando o menos possível. Agora não sei o que tens aí. O aquario tem tampa ou tens uma calha? Tanto uma como a outra para alterar depende do espaço que haja para fazer um upgrade. Eu por exemplo alterei a minha calha de 60cm de 2 x 15w T8 para 2 x 36w PLL, uma mudança radical e só não mudei para mais porque achei que não deveria ser necessário para um aquario 60x35x40 (LxCxA). Em relação a potencia tudo depende das plantas que quiseres e para escolheres recomendo-te uma visita ao site da Tropica.

Podes sempre meter umas fotos do sistema de luz que tens.

 

Neste sitio tens a maioria das plantas que a Tropica fornece e daqui podes escolher aquelas que mais gostas e dentro destas enquadras aquelas que se adaptam melhor ao ambiente aquatico que vais criar, podes tambem fazer o download do catalogo da Tropica aqui , como informação é melhor porque além de teres alguns aconselhamentos tens tambem mais informação sobre as plantas, nomeadamente a dureza (gH da água, se se dão em águas duras ou ´so em acidas), o pH, informação sobre luz, Co2, tens alguns exemplos de montagens,etc...

Em relação ao substrato, podes sempre por um substrato inerte por cima e uma camada de substrato fertil por baixo. Eu no teu lugar e para não gastar muito dinheiro optava por um substarto inerte por exemplo JBL Manado, 25 Ltrs custa +/- 32€, ou esta areia aqui que custa 4,43€ 5Kg, no teu caso 20 quilos devem de chegar, mas pergunta na loja talvez te saibam responder melhor. Eu já usei tanto um como o outro e não me dei mal. Para substrato fértil por baixo do JBL manado ou da areia eu recomendo o JBL Aquabasis plus de 5L ou o Tropica Plant Substrate de 5L, tem uma boa relação preço qualidade e para esse aquario chega.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais