Cubo 45


ffonseca

Recommended Posts

Boas

 

Venho finalmente apresentar o meu nano já com 2meses e meio e com muitas alterações feitas desde a montagem inicial e já a pensar em ir para algo um bocado maior mas ainda está em fase de estudo para não haver erros.

 

Como disse o aqua já não está como de inicio, foram experimentados vários layout`s (não quer dizer que este esteja perfeito mas foi o melhor que consegui sendo um principiante em salgados), houve troca de areão pelo meio e a ultima alteração foi ter posto uma sump.

 

Comprei o aqua já com rocha e areão, daí também ter tido alguma dificuldade em fazer o layout.

Vamos ao setup:

 

Aqua: Cubo Blau 45cm

Overflow: Blau 1500

Sump: Caixa de plástico provisória até chegar um aqua de vidro

Iluminação: Calha 4x t5 24w (2x ATI blue plus 2x ATI coral plus) mais 2 led´s moonlight

Escumador: Tunze nano 9002

Bombas de circulação: 2 Tunze 6015

Bomba de reposição: eheim compact plus 2000

Aquecimento: 1 jager 200w, 1 jager 125w

Reposição agua de osmose: Osmoregulator Tunze, também tenho o dispensador de Kalk mas não uso

Rocha viva: +/- 12kg

Areia de coral: 4kg

 

Vivos:

1 Eremita patas azuis de castigo na sump por ter morto um eremita patas verdes e andar a chatear o strombus

1 Eremita patas vermelhas

2 Turbos

1 Strombus

1 Stenopus hispidus

2 Camarões da nossa costa que vieram com o aqua

1 Six line wrasse

1 Ocellaris mais conhecido por palhaço lol

1 Amblyeleotris randalli e 1 Alpheus bellulus para tentar uma simbiose

 

Corais:

Actinodiscus (verde, vermelho e castanho)

Euphyllia parancora

Tubastrea sp (dada para ver se recupera)

Caulastrea curvata verde

Sarcophyton polipos verdes

Zoanthus

Acanthastrea verde e azul

Duncanopsammia axifuga

Frag Seriatopora hystrix

Frag Seriatopora Caliendrum verde

4 frags sps que não sei o nome

Xenias

Green star polyps

 

Manutenção:

Comecei com trocas de água com sal tmc 10l todas as semanas ao fim dum mês e meio fiz uma troca de 20l com água natural (acertei so a salinidade) e depois fiz a experiência de ficar um mês sem trocar a água o que confesso que não correu muito bem não notei nada nos corais mas a coralina regrediu bastante na rocha. Agora com a montagem da sump adicionei ao aqua 30l mais 5l da troca que fiz para remover o restante areão que foi sendo substituido gradualmente por outro. No total 35l de água de osmose com sal pro coral red sea e introduzi carvão activado na sump.

Comecei hoje também a adicionar 2ml de calxmax a+b daqui a uma semana faço os testes novamente para ver os consumos de calcio e magnesio.

A unica coisa que me anda a chatear são algumas algas filamentosas que me vão aparecendo nas rochas.

 

Ainda não tirei fotos, mas vou fazê-lo em breve e colocar aqui no forum. Agradeço desde já todas as opiniões que forem feitas ao setup, vivos, corais e depois com fotos ao layout de certeza que irei aprender sempre mais qualquer coisa com elas.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa noite

 

Ainda não foi desta que consegui colocar as fotos aqui no forum, mas deixo o link para quem quiser dar uma vista de olhos.

As fotos não estão nada de especial.

Façam as vossas criticas.

http://s1252.photobu...h562/frfonseca/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fotos foram tiradas antes da minha guerra neste momento com as diactomacias e filamentosas.

Desde já obrigado pelos comentarios mas gostaria de saber a vossa opinião em relação ao layout e onde colocar os sps que estão espalhados pelo areão e rocha visto ainda não ter colado nenhum.

Outra duvida, devido a algum desiquilibrio a montipora digitata e a histrix acastanharam, é possivel que elas voltem a ganhar a cor delas?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá... relativamente ao layout é mesmo uma questão de gosto pessoal.

 

Os corais normalmente ficam mais castanhos pela presença de nitratos elevados na água - isso é normal acontecer, e é compatível com a presença de filamentosas no teu aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou parar de dar congelo todos os dias e passo a dar flocos uma vez por dia, os peixes sao pequenos devem aguentar se. Obrigado pela ajuda

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá,

 

tenho um aquario igual ao teu e quero iniciar me nos salgados.Gostava de te perguntar se furaste o aquário, como e q funciona o teu overflow.Enfim, tudo o que fizeste em relação à sump e coisas relacionadas.

 

Um abraço

 

Tomas Alves Bernardo

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais