algas castanhas ajuda


MafaldaPereira

Recommended Posts

Boas!

 

Tenho algas castanhas há 3 semanas no meu aqua e não consigo livrar-me delas.

 

54L

água doce, fria

filtro interno

lâmpada 11W (ligada 8 horas por dia)

utilizo fertilização líquida nutron flora

 

1 kinguio

5 tanichthys (introduzidos há uma semana)

anubias nana (4)

 

Andei a ler, e cada site diz uma coisa. Ou é muita luz, ou é pouca luz. Ou é excesso de nutrientes, ou é falta de nutrientes. Não consigo perceber o que fazer.

 

Ainda por cima as anúbias são plantas pouco exigentes. Na loja estavam num aqua que mal luz tinha.

 

Entretanto também tenho anubias e musgo de java noutro aqua que não tem iluminação artificial e a luz do compartimento é mesmo mesmo fraca e não tenho algas nenhumas.

 

Logo, não consigo entender a fonte do problema! Comer a mais não me parece. Os peixes dão conta da comida toda e quando faço as TPAs quase não há detritos.

 

Não é exposição à luz direta do sol. Todas as semanas faço TPA e tiro 20 L ao aqua, além de limpar as paredes do aqua. Fica bom durante uns 4 dias, e depois volta a aparecer nas paredes. O fundo está a ficar acastanhado cada vez mais e nas anubias não sai.

 

Entretanto descobri que tenho uns caracóis (physas desconfio eu) num aqua que tenho com água e musgo de java só.

 

Será que se introduzir os physas, ajudam a eliminar as algas? é que também leio nuns sítios que são uma praga, noutros sítios que são bons para limpar o aquário.

 

É só opiniões contrárias.

 

sugestões please!!!

Editado por MafaldaPereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não necessito? nem do fertilizante líquido? este diz que tem: K, P, N, S,cl, Mg... pensei que era importante :s

 

Eu vou experimentar meter lá physas. Se começarem a aparecer muitos eu vou tirando. Até acho engraçados por acaso.

 

O link é muito interessante. Acho que vou fazer uma limpeza mais profunda ao areão. Pode ser que ajude. Gostava de encontrar a solução para as algas terem aparecido assim de repente. O único motivo que encontro, mas pode ter sido coincidência, foi a introdução de musgo de java que acabei por ter que tirar porque o kinguio comia-o todo. Fora isso não alterei em nada o ritual nem o conteúdo do aquário... não sei.

 

Obrigada pela ajuda! já vou meter lá uns caracolitos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No blog refere excesso de silicatos, pode ser que os cacacóis ajudem.

Anubias não necessitam nem de fertilização nem de iluminação, por isso podes fertilizá-lo só com as fezes dos animais (o kinguio é muito porcalhão).

Penso é que falta aí um termostato (apesar de estarmos a entrar no Verão) para equilibrar as variações de temperatura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mafalda,

 

Primeiro que tudo queria-te dar os parabéns por escreveres português como deve ser. Deves ser das poucas que escreve "há" com "h"....

 

Quanto às algas:

 

Fiquei sem perceber se o aqua é ou não recém-montado. Se for é normal aparecerem algas castanhas (diatomaceas) a cobrir as folhas das plantas nesta fase em que ainda se está a desenvolver o ciclo do azoto. Em princípio não tens que fazer nada que elas acabam por fazer o seu ciclo e desaparecer. Preocupa-te somente em fazer as TPA e garantir uma boa manutenção do aqua (e.g. aspirar o fundo, etc...).

 

aqui neste site e compara com o que tens para ver se é a mesma coisa.

 

No blog refere excesso de silicatos, pode ser que os cacacóis ajudem.

Anubias não necessitam nem de fertilização nem de iluminação, por isso podes fertilizá-lo só com as fezes dos animais (o kinguio é muito porcalhão).

 

silicatos não tem nada a ver com algas...

E essa de que as anubias não precisam nem de fertilização, ou iluminação não é bem assim. Ora tenta lá crescer anubias em água destilada dentro de armário às escuras. Eu sei que não era isto que querias dizer, mas tens que ter cuidado no modo como dizes as coisas. O que acontece é que são plantas resistentes e com taxas de crescimento lentas pelo que na maioria das vezes crescem "relativamente" bem com pouca luz e apenas com os nutrientes provenientes da fauna e TPAs. Agora para vermos anubias bonitas e saudáveis não há como ter uma boa fertilização, co2 e luz q.b.

 

abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mafalda,

 

Primeiro que tudo queria-te dar os parabéns por escreveres português como deve ser. Deves ser das poucas que escreve "há" com "h"....

 

Quanto às algas:

 

Fiquei sem perceber se o aqua é ou não recém-montado. Se for é normal aparecerem algas castanhas (diatomaceas) a cobrir as folhas das plantas nesta fase em que ainda se está a desenvolver o ciclo do azoto. Em princípio não tens que fazer nada que elas acabam por fazer o seu ciclo e desaparecer. Preocupa-te somente em fazer as TPA e garantir uma boa manutenção do aqua (e.g. aspirar o fundo, etc...).

 

aqui neste site e compara com o que tens para ver se é a mesma coisa.

 

 

 

silicatos não tem nada a ver com algas...

E essa de que as anubias não precisam nem de fertilização, ou iluminação não é bem assim. Ora tenta lá crescer anubias em água destilada dentro de armário às escuras. Eu sei que não era isto que querias dizer, mas tens que ter cuidado no modo como dizes as coisas. O que acontece é que são plantas resistentes e com taxas de crescimento lentas pelo que na maioria das vezes crescem "relativamente" bem com pouca luz e apenas com os nutrientes provenientes da fauna e TPAs. Agora para vermos anubias bonitas e saudáveis não há como ter uma boa fertilização, co2 e luz q.b.

 

abraço

 

GM

 

:) se há coisa que gosto de ter sempre bem é a minha ortografia. obrigada! eheh

 

Ora bem, faltou-me referir isso de facto no primeiro post. O aqua não é recente. Quer dizer, foi montado em Dezembro e sempre esteve sem algas até ter introduzido o musgo de java.

Tirei-o porque o kinguio não parava de o comer, e depois disso então comecei a notar que as plantas estavam a ficar com as manchas. Daí alastrou para as paredes e para o areão.

 

Já introduzi 3 caracóis mas eles são muito muito pequenos ainda. Ainda não deve ajudar muito.

 

Hoje comprei um tubo mais largo para aspirar mesmo o fundo, retirar o areão e voltar a colocar. Será que é boa ideia ou nem por isso? E se for boa ideia, lavo com água do aqua ou com água nova?

 

Como disse, não me parece que seja problemas de amónia. Não há quase lixo acumulado e a água circula bem também... isto é cá uma dor de cabeça!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retirar o substrato? Acho que não é muito boa ideia. Ao fazê-lo vais libertar amónia para a água do aquário. Aspirar sim, mas tenta mexer o menos possível no substrato.

 

Já viste no site que indiquei a ver que tipo de alga é que é?

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não penses em retirar o areão, pois vais aumentar a toxicidade da agua, ao remexer o fundo do aquário. Para além de também matares as bactérias boas que o areal já acumulou. Investe algum dinheiro e compra material para testares os parâmetros da agua. Será mais fácil para ti, controlares as coisas sabendo ao certo como estão.

Gracias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retirar o substrato? Acho que não é muito boa ideia. Ao fazê-lo vais libertar amónia para a água do aquário. Aspirar sim, mas tenta mexer o menos possível no substrato.

 

Já viste no site que indiquei a ver que tipo de alga é que é?

 

GM

 

Segundo o site tenho algas castanhas (Diatoms, Brown Algae) que podem ser devidas a silicatos ou amónia.

Continuo sem saber o que poderá ter causado de repente o aumento da amónia (se é que é isso!) tendo em conta que até aumentei a quantidade de plantas. Só se foi por o peixe ter andado a comer tanto musgo... e o que entra também sai e eles são bem porcalhões (para não dizer outra coisa). Mas entretanto já fiz aí umas 3 TPAs...

 

 

Não penses em retirar o areão, pois vais aumentar a toxicidade da agua, ao remexer o fundo do aquário. Para além de também matares as bactérias boas que o areal já acumulou. Investe algum dinheiro e compra material para testares os parâmetros da agua. Será mais fácil para ti, controlares as coisas sabendo ao certo como estão.

Gracias

 

E pronto então, não vou retirar o areão, só aspirar.

Vou sim investir em testes, pois vejo que só assim vou conseguir perceber o que realmente se passa.

 

Obrigada pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais