Porque crescem as plantas de tapete para cima?


gmmartins

Recommended Posts

Encontrei este artigo científico com a resposta.

 

Afinal, não tem nada a ver com quantidade de luz. Tem apenas a ver com o facto de a maioria das nossas plantas não serem verdadeiramente aquáticas pelo que o stress causado pela imersão leva-as a produzir Etileno, uma hormona, que induz o crescimento para cima - de modo a sair da água.

 

Como é que contrariamos isto? Muito CO2 e uma circulação boa de modo a retirar todo o etileno que se forma junto à planta e dar-lhe todo o carbono que ela necessita para ficar menos stressada.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já li também aqui no fórum, que tem a ver, pelo menos algumas, como a Cuba, se for plantada aos molhos tem tendência a crescer para cima em vez de alastrar para os lados. Sendo que deve ser plantada ( embora dê mais trabalho) , raiz a raiz.

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fores a ver até tem alguma razão de ser. A cuba aos molhos afecta a circulação de água o que torna mais difícil a remoção do etileno. Eu também noto na minha cuba que quando começa a ficar muito compacta tem tendência a crescer mais para cima. Será provavelmente pela mesma razão.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Então não é nem luz nem Co2? E esta....

 

Abraços

 

Tony

 

boas em relação a luz tens toda a razao o co2 e muito relativo ajuda mas nao e o ponto vital porque alem do co2 tens deter o resto dos nutrientes no ponto

 

abc

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem tirar qq credibilidade a essa teoria, parece óbvio que plantar aos "molhos" tb promove o crescimento vertical pq a planta vai à procura da luz que não tem (está tapada). Sinceramente que me parece bem mais plausivel esta razão como principal factor (e é o que sempre tem sido dito). Claro que juntando estas informações novas, temos um "dois em um" (ou mais ainda, pq haverá coisas que desconhecemos).

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso dizer que por experiencia propria que a minha "Cuba" tem ramos que passam por cima do molho e vão em pararlelo ao substrato. Ao principio ainda teve alguma tendencia a crescer na vertical... acho que luz e CO2 suficiente promove o crescimento ao nível do substrato, pelo menos na Cuba. Não estou a contrariar o estudo que o GMartins postou que parece interessante!

No site da Tropica, agora com uma imagem renovada, eles dizes que esta planta precisa de > 1W/L e de 15 a 25 mg de CO2 por litro. Já a sua prima a Micranthemoides a sua exigencia é 0,5W/L e 6 - 14 mg/L de CO2. eu por exemplo noto no meu aquario de 60 x 35 x 40 com 72W PLL e CO2 na casa de 20 mg/L que esta última faz perling até mais não e a Cuba embora o faça não faz com tanta intensidade.

 

Ainda no site da Tropica:

 

Glossostigma elatinoides

Light demands: > 1 Watt per liter

CO2 demands: 15-25 mg per liter

 

 

Eleocharis parvula

Light demands: 0.25 Watt per liter

CO2 demands: 3 - 5 mg per liter

 

 

Eleocharis sp. - 'mini'

Light demands: 0.5 Watt per liter

CO2 demands: 6 - 14 mg per liter

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é por falta de luz de certeza. Eu tive tapetes de cuba com 11W e não sou o único. Há centenas de exemplos pela net fora com aquas plantados com pouca luz. É só ver o My nano na minha assinatura. E também não é uma teoria. É baseado em experiências científicas.

 

O facto de ter muito CO2, juntamente com uma boa circulação, promove uma redução na produção de etileno e da sua acumulação. O facto de plantarmos em grupo, diminui a circulação e logo as trocas (CO2, etileno). Faz tudo sentido. Carbono é simplesmente o principal factor para o crescimento das plantas. É a base do seu esqueleto e de todos as moléculas orgânicas. Sem ele, a planta não faz nada e tenta então crescer para fora de água (para cima) em busca do CO2 onde ele nunca escasseia (ar).

 

Dizer que é a luz sem testar é como dizer que a Terra é quadrada. Parece óbvio, mas...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é por falta de luz de certeza. Eu tive tapetes de cuba com 11W e não sou o único. Há centenas de exemplos pela net (...) É só ver o My nano na minha assinatura. E também não é uma teoria. É baseado em experiências científicas.

 

GM

 

Eu simplesmente não estou a contrariar... atenção... Desculpa lá mas o teu "My nano" não será o melhor exemplo até porque 40 x 30 x 30 dá um volume bruto de 12 Litros de água brutos mas na realidade se formos calcular bem com a altura de 4 cm de substrato da 3,2 Litros, e a agua no substrato ainda tem espaço se calhar podemos tirar 1,2 litros. Ja ficamos so com 10 Litros. Mas como deves deixar pelo menos 2 cm do aquario sem agua 2 x 40 x 20 = 1.6 cm. Se ainda tirares a espessura do vidro ficas +/- com 8 litros de água uteis...

 

11W / 8Litros = 1.375W /L de água.

 

Luz, CO2 e nutrientes são tres factores essenciais para as plantas. Aleloquímicos e companhia para mim são mecanismos de sobrevivência...

Tambem acho que se o maior fabricante de plantas diz que a "Cuba" exige 1W ou mais que sou eu para criticar. Se ela sobrevive com menos de 1W, sem exagero, não deve de haver dúvidas.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas como tu sabes a 'regra' do watt/L não se aplica a nanos...

 

Por exemplo a ADA para o mesmo tamanho de aqua usa 27W.

 

Os meus 11W são pouca luz. Acredita. Tudo crescia cheio de saúde mas muito devagar. Daí ter subido para 18W. Mas o meu aqua é apenas um exemplo. Há muitos mais com 0.5w/L. É só procurares na net.

 

E lá porque a TROPICA diz não quer dizer que seja verdade. Tanto quanto sei, eles crescem as plantas em estufas ao sol e fora de água... Não é bem a mesma coisa.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehehe domadinho!!!

 

mas entretanto ja o tirei porque me surgiram umas novas ideias e akilo ficou cheio de algas agora é o meu novo problema.

chegam amanha uns testes e vou colocar aqui os valores para a malta me ajudar, por isso depois vai la ver e tentar ajudar senao levas nas orelhas. eheheheh :)

 

grande abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas como tu sabes a 'regra' do watt/L não se aplica a nanos...

 

Por exemplo a ADA para o mesmo tamanho de aqua usa 27W.

 

Os meus 11W são pouca luz. Acredita. Tudo crescia cheio de saúde mas muito devagar. Daí ter subido para 18W. Mas o meu aqua é apenas um exemplo. Há muitos mais com 0.5w/L. É só procurares na net.

 

 

Sim claro, até porque o que interessa é a quantidade de fotões que chegam as folhas... Alias a regra do W é uma mera referencia... já falaste sobre isso noutros topicos. Essa tua filosofia de luz não tão intensa é uma boa filosofia!

Já vi que es uma pessoa que se farta de pesquisar, isso é bom e meio caminho andado para o sucesso! Continua...

 

E lá porque a TROPICA diz não quer dizer que seja verdade. Tanto quanto sei, eles crescem as plantas em estufas ao sol e fora de água... Não é bem a mesma coisa.

 

Mas não te esqueças que uma empresa com aquela dimensão certamente terá laboratorios e técnicos especializados.

 

por favor nao me falem em plantas a crescer para cima............ :shocked028:

 

Lol, desculpa la...

 

Cumprimentos

Aires Justo

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por favor nao me falem em plantas a crescer para cima............ :shocked028:

 

Não és obrigado a ler. Mas se tens esse problema se calhar até dava jeito ler/partilhar a tua experiência.

 

 

Sim claro, até porque o que interessa é a quantidade de fotões que chegam as folhas... Alias a regra do W é uma mera referencia... já falaste sobre isso noutros topicos. Essa tua filosofia de luz não tão intensa é uma boa filosofia!

Já vi que es uma pessoa que se farta de pesquisar, isso é bom e meio caminho andado para o sucesso! Continua...

 

Sim gosto de pesquisar e não me basear apenas em deduções (quando possível).

Quanto à luz: como eu há muita gente a defender o uso moderado de luz.... mas por mais que se batalhe parece que é um mito muito difícil de erradicar. As pessoas fixam hipnotizadas por muita luz, crescimentos rápidos, e quando a experiência é pouca um banho de algas...

 

 

Mas não te esqueças que uma empresa com aquela dimensão certamente terá laboratorios e técnicos especializados.

 

De certeza que sim mas... será que eles testam todas as variáveis para as dezenas de espécies que têm? Tenho dúvidas...

Para além disso, todas as empresas/marcas normalmente têm produtos melhores e outros que são banha da cobra. Mesmo as mais conhecidas e com elevada reputação como a ADA, Elos, Dennerle, Eheim, etc...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais