Neritina Zebra em Aquário destapado


Rui Leca

Recommended Posts

Antes de mais bom dia, neste momento estou com um pequeno aumento ao nível de algas no meu aquário, green spots e filamentosas, estou a pensar colocar umas neritinas zebra para tentar combater as algas, de qualquer forma o meu aquário é destapado, será que corro o risco de apanhar alguma a caminho da cozinha? Será que este invertebrado é o ideal para combater estas algas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais bom dia, neste momento estou com um pequeno aumento ao nível de algas no meu aquário, green spots e filamentosas, estou a pensar colocar umas neritinas zebra para tentar combater as algas, de qualquer forma o meu aquário é destapado, será que corro o risco de apanhar alguma a caminho da cozinha? Será que este invertebrado é o ideal para combater estas algas?

 

Boas...

Ao contrário do que dizem alguns tópicos, que elas vão "passear" se o aquário estiver destapado é mito...

Eu tenho 2 já á muito tempo e nunca sairam. No máximo vão até á tona de água mas nem chegam a sair totalmente, voltando de seguida para baixo!!!

E sim, dão uma valente limpeza aos vidros/pedras/troncos eliminando-te as green spots...

 

Cmpts,

Snake-Bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mito? só se for para ti.

Tenho e já tive várias em vários aquarios, e tive alguns casos de passeios. Conheço mais pessoas que tambem acontece o mesmo.

 

Cada um tem as suas experiências e deve relatar e dar conhecimento daquilo que sabe.

Se há quem diga que dão passeios é porque têm experiências diferentes das vossas e não são mitos.

 

Rui Leca,

Acho que deves experimentar, mas vais tendo atenção se as tuas são ou não de passear.

Elas limpam bem, as filamentosas é que nunca dei que lhes tocassem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca me aconteceu elas saírem da água e já as tive em aquários sem tampa, são efectivamente óptimas no combate as algas mas, infelizmente têm um enorme senão: Deixam o aquário cheio de ovos brancos, diria a às centenas. São ovos que não eclodem (porque precisam de água salobra) e que são muito dificeis de raspar das superfícies e até agora não encontrei nenhum invertebrado que os comesse.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a todos pela ajuda, já agora, num aquário com 80x30x45 com perto de 75 Litros reais quantas devo colocar?

 

Tenho 6 num aquario de 120Litros. Excelentes para as GS, nao te tocam nas filamentosas.

A mim nunca me sairam. Só não gostava do facto de me encherem o aqua de ovos impossiveis de remover, mas ultimamente nem isso têm feito.

 

Para 75Litros, umas 3 ou 4, ficas bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado pelas respostas, adquiri 3, duas para o aquário comunitário e uma para um nano(+-16 Lt/Reais) que tenho de camarões, estou a pensar em colocar mais uma ou duas no comunitário (+-75 Lt/Reais), será que posso acrescentar outro/s invertebrado/s para ajudar nesta luta?

 

As neritinas que comprei foram abalone, se colocar zebra elas podem cruzar? Eu sei que não dá em nada mas queria evitar ao máximo o aparecimento desses ovos difíceis de remover.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado pelas respostas, adquiri 3, duas para o aquário comunitário e uma para um nano(+-16 Lt/Reais) que tenho de camarões, estou a pensar em colocar mais uma ou duas no comunitário (+-75 Lt/Reais), será que posso acrescentar outro/s invertebrado/s para ajudar nesta luta?

 

As neritinas que comprei foram abalone, se colocar zebra elas podem cruzar? Eu sei que não dá em nada mas queria evitar ao máximo o aparecimento desses ovos difíceis de remover.

 

Tive filamentosas durante uns 6 meses.

Estava a ficar desesperado.

Desapareceram em menos de um mês, quando subi os níveis de CO2 do aquario e juntei 8 camarões amano.

Se não tens problemas com os níves de CO2, recomendo-te vivamente juntares 4 ou 5 camarões amano. Esses camarões são incriveis, têm um metabolismo fantastico, são uma maquina devoradora.

Hoje em dia, já sem algas no aquario, alimentam-se da comida que dou para os peixes de fundo. Quando dou pastilhas de fundo, agarram uma pastilha do tamanho do corpo deles, dão ás patas com a maior força que têm, e escondem-se a desbastar a pastilha escondidos. São uns monstros!

Para filamentosas, só os SAE rivalizam, mas ainda assim, acho que mais vale os Amano.

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais