novo sistema (anti fuga) co2 caseiro


Recommended Posts

Boas

 

Os meus sistemas de co2 são 100% caseiros,seja a receita,reservatório e difusor,fica aqui uma descrição ao pormenor ,e espero que isto ajude alguém.

 

Ponto1

Materiais:

garrafa pet 2 lts

1,20m mangueira

regulador fluxo

 

receita:

250gr açucar

1 pacote fermento padeiro Vahine 9,6 grs (Continente)

1 colher chá bicarbonato de sódio

Deixar tapado durante 1 hora,

( apertar bem o regulador de fluxo,senão precisas de uma máquina de fotofinish para contar as bolhas....lol^^^^)

 

Ponto 2 Fugas

Depois de muitas vezes ter que tornar a deitar cola por causa de fugas na tampa da garrafa....Usei uma tampa de um pulverizador de limpa vidros do LIDL

 

tecnica:

 

1cortar a parte da pulverização exterior(gatilho,bico e palheta de pesca)

2sobra apenas a rolha e um tubo plástico com cerca de 3 cm

3retira-se esse tubo e também uma esfera transparente que existe dentro dele(que faz com que só circule ar num dos sentidos)

4inverte-se a posição do tubo e automaticamente ele faz com que o furo fique tapado pois ele mais largo de um dos lados,e o lado que fica de fora da garrafa é exatamente á medida da mangueira...

5é só enroscar na garrafa pet pois a medida é a mesma(não esquecer de tirar o anel abaixo da rolha da garrafa pet,para que a nova possa enroscar até ao fim)

A fisica faz com que quanto mais pressão tiver mais estanque fique

Resultado :estou á 1 mês com a mesma "receita",sem fugas...

Aspeto final:

 

579924_3890317617585_1268313462_33562304_362987223_n.jpg

 

Ponto 3 difusor

Eu uso uma seringa,um pano de limpeza de óculos ou dos LCD´s (microfibras) ,uma braçadeira de electricista de plástico

Retiras a parte de dentro da seringa (cursor) ,engatas a mangueira no bico da seringa.

Na outra extremidade pousas o pano microfibras e esticas bem,passas a braçadeira de electricista (bem apertada)junto ao rebordo da seringa e cortas o pano excedente

Como entra sempre alguma água para a seringa consegues contar as bps

Á direita do termostato(neste momento tá desligado por ser noite 2.39h!!!):

389180_3890317137573_1268313462_33562303_741375705_n.jpg

 

 

Abraço a todos

 

Aguardo opiniões/criticas

Editado por costa1975
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Boas

 

Os meus sistemas de co2 são 100% caseiros,seja a receita,reservatório e difusor,fica aqui uma descrição ao pormenor ,e espero que isto ajude alguém.

 

Ponto1

Materiais:

garrafa pet 2 lts

1,20m mangueira

regulador fluxo

 

receita:

250gr açucar

1 pacote fermento padeiro Vahine 9,6 grs (Continente)

1 colher chá bicarbonato de sódio

Deixar tapado durante 1 hora,

( apertar bem o regulador de fluxo,senão precisas de uma máquina de fotofinish para contar as bolhas....lol^^^^)

 

Ponto 2 Fugas

Depois de muitas vezes ter que tornar a deitar cola por causa de fugas na tampa da garrafa....Usei uma tampa de um pulverizador de limpa vidros do LIDL

 

tecnica:

 

1cortar a parte da pulverização exterior(gatilho,bico e palheta de pesca)

2sobra apenas a rolha e um tubo plástico com cerca de 3 cm

3retira-se esse tubo e também uma esfera transparente que existe dentro dele(que faz com que só circule ar num dos sentidos)

4inverte-se a posição do tubo e automaticamente ele faz com que o furo fique tapado pois ele mais largo de um dos lados,e o lado que fica de fora da garrafa é exatamente á medida da mangueira...

5é só enroscar na garrafa pet pois a medida é a mesma(não esquecer de tirar o anel abaixo da rolha da garrafa pet,para que a nova possa enroscar até ao fim)

A fisica faz com que quanto mais pressão tiver mais estanque fique

Resultado :estou á 1 mês com a mesma "receita",sem fugas...

Aspeto final:

 

579924_3890317617585_1268313462_33562304_362987223_n.jpg

 

Ponto 3 difusor

Eu uso uma seringa,um pano de limpeza de óculos ou dos LCD´s (microfibras) ,uma braçadeira de electricista de plástico

Retiras a parte de dentro da seringa (cursor) ,engatas a mangueira no bico da seringa.

Na outra extremidade pousas o pano microfibras e esticas bem,passas a braçadeira de electricista (bem apertada)junto ao rebordo da seringa e cortas o pano excedente

Como entra sempre alguma água para a seringa consegues contar as bps

Á direita do termostato(neste momento tá desligado por ser noite 2.39h!!!):

389180_3890317137573_1268313462_33562303_741375705_n.jpg

 

 

Abraço a todos

 

Aguardo opiniões/criticas

Boas, ando já algum tempo para fazer este CO2 caseiro...

Que tipo de regulador de fluxo usas?

Já agora é necessário ter bomba de ar a trabalhar em simultâneo com CO2?!

 

desde já obrigado

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ando já algum tempo para fazer este CO2 caseiro...

Que tipo de regulador de fluxo usas?

Já agora é necessário ter bomba de ar a trabalhar em simultâneo com CO2?!

 

desde já obrigado

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

 

Boas

Não precisas de motor nenhum,seria contraditório...se queres injetar co2,não precisas de o2!!!

regulador de fluxo 0.50€ em qualquer pet shop

TORNEIRA_DE_PL___4dab7ba3a9c5a.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi a parte do anti fugas!

ou seja a peça interior da tampa depois de corta tem de se virar ao contrário? (parte superior para inferior e vice versa)?

acho que já estraguei uma a peça do limpa vidros!!

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui deixo o início do meu CO2

O mais difícil foi a tampa, mas com paciência tudo se faz.55f7eb69-e630-1409.jpgMais logo vou fazer o produto. Estou a pensar em meter pedra difusora na ponta, o que acham? isto pela estética do aquário.

 

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Editado por victor77
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo costa1975

na ponta meti uma pedra difusora, será bom ou nem por isso e terei de meter a seringa como explica?...Após estar deitado e a pensar no difusor, tive uma idéia luminosa... Fiz um difusor caseiro em apenas 2 minutos.Amanhã coloco fotos... Está 5 estrelas, pelo menos para mim! :P

 

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Editado por victor77
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica a foto...

bc251a55-0b22-43d4.jpgMas ainda vou fazer uma alteração, ou seja só meti uma camada do famoso pano de óculos... e vou colocar duas para ser melhor. Ou haverá algo melhor que o pano? Estive a fazer pesquisa e vi que com madeira do cabo de vassoura também dá. Talvez colocar um pouco dá dita madeira de vassoura no copo e colocar o pano na ponta, o que acham??

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Editado por victor77
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui deixo o meu respectivo difusor caseiro de co2 caseiro como é óbvio... Como podem ver na foto, são mesmo micro mas micro bolhas. A alteração feita foi meter pano de óculos e pano de microfibras.

20120522001017.th.jpg

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui deixo o meu respectivo difusor caseiro de co2 caseiro como é óbvio... Como podem ver na foto, são mesmo micro mas micro bolhas. A alteração feita foi meter pano de óculos e pano de microfibras.

20120522001017.th.jpg

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

impecável victor!!!!

o meu pano deve ser diferente ,pois só usei 1 e ficou assim...o que usaste em vez da seringa?...se fizeste bem a mistura a receita dá praí 30 dias...

Abraço

Editado por costa1975
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças de fechar o co2 quando apagares a iluminação,pois no escuro as plantas não o consomem ,podendo assim intoxicar os peixes...

 

Uma pergunta: Fechar o Co2 não pode ocasionar a "explosão" da garrafa? Sempre ouvi dizer que o mal do Co2 caseiro era o mesmo não se poder desligar à noite.

 

Abraços

NG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças de fechar o co2 quando apagares a iluminação,pois no escuro as plantas não o consomem ,podendo assim intoxicar os peixes...

Mas ao fechar não a perigo de a garrafa rebentar??

o que usei foi uma tampa de perfume

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pergunta: Fechar o Co2 não pode ocasionar a "explosão" da garrafa? Sempre ouvi dizer que o mal do Co2 caseiro era o mesmo não se poder desligar à noite.

 

Abraços

NG

Boas Nelson

Existe muita gente com esse medo,mas eu acho que não,pelo menos comigo nunca aconteceu...talvez alguns "marados! exageram na mistura do fermento e dá bomba!!!! Embora muita gente diga que as garrafas de refrigerantes são frageis...o que é mentira...pois eu trabalho num supermercado e já vi algumas paletes de cola ou gasosa caírem e "fervem" o co2 todo dentro delas ao ponto de ficarem inchadas e nunca vi nenhuma a rebentar por si só!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nelson

Existe muita gente com esse medo,mas eu acho que não,pelo menos comigo nunca aconteceu...talvez alguns "marados! exageram na mistura do fermento e dá bomba!!!! Embora muita gente diga que as garrafas de refrigerantes são frageis...o que é mentira...pois eu trabalho num supermercado e já vi algumas paletes de cola ou gasosa caírem e "fervem" o co2 todo dentro delas ao ponto de ficarem inchadas e nunca vi nenhuma a rebentar por si só!

 

Obrigado pela resposta.

 

já agora, na sua receita qual é a quantidade de agua que adiciona? é à temperatura ambiente ou morna?

 

Obrigado,

NG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

 

já agora, na sua receita qual é a quantidade de agua que adiciona? é à temperatura ambiente ou morna?

 

Obrigado,

NG

vou-te enviar a mensagem que mandei ao vitor77 com o meu metodo de preparação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo costa1975

já tenho 2 sistemas de co2

aqui deixo foto num mini aquario de pouco mais de 3L

55f0e575-1b03-727b.jpg

Estou a pensar em meter 3 camarões, o que acha?

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Editado por victor77
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.