filtro externo


Recommended Posts

bons dias (da parte da tarde)

Estou a começar a construção do meu filtro.

a bomba ja comprei (11€) 350l/h e como vou usar o filtro interno em modo externo aumenta-me o caudal para 550l/h

o aquario tem 90 (e muitos) litro brutos arrondondei para 100l dai o 500l/h :D

 

Agora umas opiniões (bitaites) (se alguem tiver)

 

materias filtrantes

eu estou a pensar pôr por esta ordem

  1. esponja
  2. ceramicas

  3. esponja

estava a pensar encher um deposito de 4.5l para as ceramicas e 1.5l para a lã e esponja

que me dizem? pouco espaço?

 

depois vou colocando fotos e os preços totais dos matereais :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 71
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

em andamento...

ate este momento gastei

11€ na bomba

6€ na caixa hermetica

3€ em acessorios :D

e agora as fotos :D

le filtro

dsc00193tw.jpg

 

a arte de furar...

dsc00189xw.jpg

 

 

dsc00188kk.jpg

 

o resultado das furadeiras xDD

dsc00190h.jpg

dois furos um para a entrada de agua outro para a saida lembrem-se de fazer de acordo com as medidas da mangueira embora vá levar cilicone menos folgas menos entradas de ar...

 

teste (ainda sem silicone)

dsc00191pq.jpg

como irá ficar..

dsc00195vz.jpg

 

ainda não está nada vedado mas hoje ja fica... :D

sugestões aceitam-se

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Essa caixa não é muito baixa para fazeres de sump???

 

 

Cmpts,

Snake-Bite

Bons dias

para sump sim seria baixa (extremamente baixa) mas é para fazer (ou tentar) um filtro o que tem é pouco espaço para materias filtrantes só tem 4.5L mas ja comprei outra para fazer outra sala mas quero ver se faço esta funcionar :D

em teoria isto funciona por vacuo em que as diferenças fazem puxar a agua do aquario enquanto a bomba envia (evitando inundações que me iriam ocorrer com a sump) quanto mais espaço mais materias filtrantes melho o desempenho... :D mas ainda só esta na fase do teoreticamente :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Interessante a coisa…aquela divisória vai levar furos para deixar passar a água certo?

Depois vai metendo o desenvolvimento da coisa.

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias

para sump sim seria baixa (extremamente baixa) mas é para fazer (ou tentar) um filtro o que tem é pouco espaço para materias filtrantes só tem 4.5L mas ja comprei outra para fazer outra sala mas quero ver se faço esta funcionar :D

em teoria isto funciona por vacuo em que as diferenças fazem puxar a agua do aquario enquanto a bomba envia (evitando inundações que me iriam ocorrer com a sump) quanto mais espaço mais materias filtrantes melho o desempenho... :D mas ainda só esta na fase do teoreticamente :D

 

Pronto, é 1 filtro e não uma sump... Avançando.

1 questão que tens de por.

E quando falta a luz???

Como as mangueiras estão "ferradas" não vai continuar a descer água para o filtro ou como está tapado e estanque a água pára no nível que está???

Acho que isto é dos factores mais importantes, que é evitar inundações escusadas!!! :)

 

Cmpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Interessante a coisa…aquela divisória vai levar furos para deixar passar a água certo?

Depois vai metendo o desenvolvimento da coisa.

aquela divisoria ja deixa passar a agua pois não é justa mas sim vai levar furos :D

ainda falta tambem um furo para passar o cabo da bomba...:D de qualquer maneira o silicone ja está a secar e amanha ja poderei ter mais desenvolvimentos :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, é 1 filtro e não uma sump... Avançando.

1 questão que tens de por.

E quando falta a luz???

Como as mangueiras estão "ferradas" não vai continuar a descer água para o filtro ou como está tapado e estanque a água pára no nível que está???

Acho que isto é dos factores mais importantes, que é evitar inundações escusadas!!! :)

 

Cmpts

 

essa foi a questão que atrasou tanto este projecto.

mas é facil de responder :D

no caso das sump temos de ter as contas bem feitas pois temos de calcular o volume da sump mais o que ela pode levar se faltar a luz para evitar inundações por funciona em dois prosseços diferentes.

  1. a saida de agua do aquario
  2. o retorno da agua ao aquario

como é um sistema aberto tens de ter cuidado para não ficares com a bomba a seco nem com agua a mais pois a bomba não consegue puxar a agua do aquario.

neste caso é um sistema fechado (hermetico) não à (se tudo correr bem) entrada de ar o que provoca que por diferenças de pressão a bomba, embora fora do aquario, funcione como se estivesse dentro e é ela que puxa e envia a agua (sistema continu-o) se faltar a luz a bomba para e não envia a agua, como o sistema está completo todo o sistema para, quando a luz voltar a bomba continua ferrada e recomeça normalmente o sistema (teoreticamente)

o mesmo se passa com os filtros convencionais.

agora terei de experimentar esta teoria depois de montado e em funcionamento :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A partida não vais ter problemas com falhas de electricidade, porque isso vai trabalhar como um filtro externo.

 

Se não tiveres entrada de ar isso vai trabalhar bem.

 

O facto de teres a bomba depois das massas filtrantes e uma boa ideia, assim a bomba esta a puxar agua filtrada.

 

Agora uma pergunta, como e que essa tampa e fixa?

Editado por Carlos Pacheco

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu comprei um tupp hermetico ja vem com tampa eu dps coloco fotos...mas so depois de experimentar é que saberei pq mesmo que exista uma falha e entre ar, se for uma quantidade infima não existira problema mas terei de experimentar hj está a secar o silicone a ver se amanha ja terei mais novis :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Penso que o grande problema não será entrar ar mas sim, numa eventual falha electica, extravasar H2O.

Editado por pc_one
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Penso que o grande problema não será entrar ar mas sim, numa eventual falha electica, estravasar H2O.

 

espero que não... e teoreticamente tb não vasa...mas irei experimentar isso antes de ficar ligado em casa :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa foi a questão que atrasou tanto este projecto.

mas é facil de responder :D

no caso das sump temos de ter as contas bem feitas pois temos de calcular o volume da sump mais o que ela pode levar se faltar a luz para evitar inundações por funciona em dois prosseços diferentes.

  1. a saida de agua do aquario
  2. o retorno da agua ao aquario

como é um sistema aberto tens de ter cuidado para não ficares com a bomba a seco nem com agua a mais pois a bomba não consegue puxar a agua do aquario.

neste caso é um sistema fechado (hermetico) não à (se tudo correr bem) entrada de ar o que provoca que por diferenças de pressão a bomba, embora fora do aquario, funcione como se estivesse dentro e é ela que puxa e envia a agua (sistema continu-o) se faltar a luz a bomba para e não envia a agua, como o sistema está completo todo o sistema para, quando a luz voltar a bomba continua ferrada e recomeça normalmente o sistema (teoreticamente)

o mesmo se passa com os filtros convencionais.

agora terei de experimentar esta teoria depois de montado e em funcionamento :D

 

OK, tudo bem...

Mas para ser como dizes tinhas de "encher" o tupperware a toda a volta na tampa de silicone para não teres fugas de água nem ar a entrar, mas assim como é que vais fazer depois manutenção ao mesmo???

Nos que tenho visto costumam ter um sistema enroscado para posteriormente abrirem...

 

Cmpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não a necessidade de meter silicone a volta do tupperware , desde que este tenha uma boa estanquicidade.

 

Estanquicidade que deveria ter sido testada antes de se avançar com o resto. Se foi testado com agua e não verte a coisa ate e plausível.

 

Mas depois temos o factor tempo, com a abertura e fecho da tampa nas manutenções não sei se não ira perder a estanquicidade….mas isso só o tempo e que pode dizer.

 

La está os Diy tem muito de tentativa e erro…Mas se não fosse assim não metia piada hehe

Editado por Carlos Pacheco

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o erro foi meu deveria ter colocado fotos da tampa..

a tampa tem um rebordo em borracha e depois é apertadacom uns trincos...segundo as minhas contas não verterá agua (tanto que eu experimentei com ela cheia de agua) e com a pressão de vacuo ficará ainda mais apertada :D

mas só depois de por a trabalhar é que saberei :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se experimentaste e não verteu água, a partida não vais ter problema com o motor a trabalhar.

 

Digo isto porque a pressão não vai ser assim tão grande porque tens uma saída de agua.

 

A pressão poderá aumentar a medida que o filtro vai ficando sujo, menos fluxo de agua a sair teoricamente uma maior pressão dentro da caixa, mas nada como meter isso a bombar e ver no que da.

 

Continuo a achar a coisa plausível hehe

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não a necessidade de meter silicone a volta do tupperware , desde que este tenha uma boa estanquicidade.

 

Estanquicidade que deveria ter sido testada antes de se avançar com o resto. Se foi testado com agua e não verte a coisa ate e plausível.

 

Mas depois temos o factor tempo, com a abertura e fecho da tampa nas manutenções não sei se não ira perder a estanquicidade….mas isso só o tempo e que pode dizer.

 

La está os Diy tem muito de tentativa e erro…Mas se não fosse assim não metia piada hehe

 

sim foi testada...

para garantir a estanticidade terei de fazer 2 coisas..

  1. sempre que fizer a limpeza terei de colocar vazelina para reedratar a vedação e impedir que crie roturas
  2. mudar quando não tiver mais solução...

mas é daquelas coisas...depois se pensará noutra solução (+ DIY) xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo com as matéria sujas, a pressão não vai aumentar muito. Pelo que percebo das fotos, a água se mão vai pelas matérias, vai por cima destas.

De qualquer forma não é com a pressão negativa que te tens de preocupar porque ela vai inclusive apertar a tampa contra a caixa favorecendo a vedação.

Quanto á hipotética falha eléctrica, essa sim é preocupante uma vez que o motor para, se a caixa estiver mais baixa que o aqua, a coluna de água que funciona como um sistema fechado que vai continuar a meter água dentro da caixa, exercendo uma pressão positiva, enfraquecendo a vedação o que facilita o extravasamento.

 

Um pouco extenso mas penso que me fiz compreender quanto á minha preocupação!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o erro foi meu deveria ter colocado fotos da tampa..

a tampa tem um rebordo em borracha e depois é apertadacom uns trincos...segundo as minhas contas não verterá agua (tanto que eu experimentei com ela cheia de agua) e com a pressão de vacuo ficará ainda mais apertada :D

mas só depois de por a trabalhar é que saberei :D

 

Boas...

Se já testaste a tampa sob pressão e não verte á partida não terás problemas, mas é como dizes aquilo a abrir e fechar com o passar do tempo deve ficar laço e deixa de vedar.

O problema é se deixa de vedar quando não estás em casa por exemplo!!!

Grande Problema!!!

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo com as matéria sujas, a pressão não vai aumentar muito. Pelo que percebo das fotos, a água se mão vai pelas matérias, vai por cima destas.

De qualquer forma não é com a pressão negativa que te tens de preocupar porque ela vai inclusive apertar a tampa contra a caixa favorecendo a vedação.

Quanto á hipotética falha eléctrica, essa sim é preocupante uma vez que o motor para, se a caixa estiver mais baixa que o aqua, a coluna de água que funciona como um sistema fechado que vai continuar a meter água dentro da caixa, exercendo uma pressão positiva, enfraquecendo a vedação o que facilita o extravasamento.

 

Um pouco extenso mas penso que me fiz compreender quanto á minha preocupação!

quanto a isso creio que não se passará pois como sistema completo irá parar por completoe mesmo que a pressão aumente ao ponto de forçar a tampa a ceder mais facil seria continuar o seu percurso a bomba sem eletricidade seria um ponto mais fraco, ou seja o filtro, teoreticamente, contunuaria a trabalhar, o que iliminaria essa pressão na tampa...(fisica a mais para a minha cabeça)

de qualquer maneira terei fazer os testes antes de ter a trabalhar solo :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Se já testaste a tampa sob pressão e não verte á partida não terás problemas, mas é como dizes aquilo a abrir e fechar com o passar do tempo deve ficar laço e deixa de vedar.

O problema é se deixa de vedar quando não estás em casa por exemplo!!!

Grande Problema!!!

 

esse será mesmo um grande problema...mas creio que se isso acontecer será imediatamente após uma limpeza... a pressão negativa que se forma depois de vedar ficará vedado...

só coisas negativas.... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse será mesmo um grande problema...mas creio que se isso acontecer será imediatamente após uma limpeza... a pressão negativa que se forma depois de vedar ficará vedado...

só coisas negativas.... :D

 

Pois...

Sabes que aqueles de venda também devem ter passado por vários testes rigorosos antes de sairem finalmente cá para fora!!!

Tem lá paciencia e vai testando o que puderes...

Depois mete fotos!!!

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

funcionam no mesmo pressuposto que o meu :D (ou o meu no deles xD) a diferença está no tipo de materiais e na marca :D é que o mesmo tipo de filtro varia entre 65 a 100 € 0.o variando so a marca...

se este correr bem ja tenho varios upgrades pensados :D mas primeiro quero este a trabalhar e ver se resulta :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito interessante. Qual a potência da bomba?

 

 

Já vi no tópico inicial :)

 

O projeto interessa-me. Vai colocando a evolução. Tenho algumas ideias para fazer uma coisa similar (só pelo gozo) mas envolve bombas de maior fluxo e um formato mais cilíndrico. Tenho é que ver os materiais que consigo arranjar.

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito interessante. Qual a potência da bomba?

 

 

Já vi no tópico inicial :)

 

O projeto interessa-me. Vai colocando a evolução. Tenho algumas ideias para fazer uma coisa similar (só pelo gozo) mas envolve bombas de maior fluxo e um formato mais cilíndrico. Tenho é que ver os materiais que consigo arranjar.

 

Abraços

 

Tony

 

sinceramente não sei :D...tenho de ver logo à tarde ja coloco so me lembrei do caudal...infelismente um normalmente está numa propocionalidade directa do outro mas logo à tarde ja tenho a info...

 

avanços no projecto

NADA

estive de ferias e ontem peguei naquilo e reparei que tinha colado mal lá tive de arrancar tudo e voltar a colar...

vou ver se hoje ja faço os pontos de entrada e de saida de agua dentro do aqua...

amanha ou depois ja existem mais novidades :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais