pessoal preciso de ajuda! discus com neon innesi


cmam

Recommended Posts

tenho um aqua de 155 litros reis com 12 neons innesi, 2 discus juvenis, 1 ancistru long fin juvenil , 1 panaque maccus juvenil, 1 Otocinlus Afinnis e 11 helenas juvenis.

 

o problema é que eram 15 neons e 2 otocinlus só que nas duas últimas semanas desapareceu-me 1 otocinlus e 1 neon e apareceram mais 2 neons mortos sem olhos e todos ruídos.

todos os outros neons estão com marcas de mordidelas.

 

os parâmetros da água estão normais apenas a dureza estava um pouco alta.

eu ia comprar mais otocinclus e discus porque sei que eles são peixes de cardume mas enquanto não encontrar o responsável não posso fazer nada.

 

o panaque e o ancistru são muito pequenos e só se intressam pelos vegetais que ponho no aqua pelo que me parece que os responsáveis sejam os discus apesar de terem apenas 6 e 7 centímetros.

 

que vos parece? os discus comem neons?

 

ps: ontem quando estava a instalar o esterelizador uv com o meu tio um dos discus saltou do aqua e demos com ele uns minutos depois atrás do armário. quando o voltamos a colocar ele tentou saltar outra vez mas o meu tio pôs a mão á frente para ele nao saltar. depois mando-se contra a tampa uma série de vezes antes de se acalmar. è normal este tipo de comportamento?

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOOL tens aí o verdadeiro suícida.

 

Espera que os mais experientes te ajudem.

 

Abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOOL tens aí o verdadeiro suícida.

 

Espera que os mais experientes te ajudem.

 

Abraço

 

o mais encrível é que á 3 semanas eu tinha um camarão madeira com uns 10 centímetros que tinha a mania de subir os aquacedores e ir para cima da tampa do aqua. já estava á 2 dias sem o ver e quando espreitei para trás do móvel lá estava ele todo seco.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquario 100x40x50- 155 litros úteis

filtragem: filtro externo tetratec ex 700( 700l/H) + fitro mochila 400l/h

iluminação: 4x39w t5 10000k todas

2 aquecedores eheim jager 200w

 

substrato aquabasis mais areia de silica

 

tempratura: 30 graus estáveis

ph:7.3 estável desde o primeiro dia

amónia:0

NO2: 0

NO3: 0

dgh: 6

 

os discus foram comprados a um criador que os tinha em ph de 7.5 desde que nasceram por isso não me preocupei com o ph.

Editado por cmam

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há algo que esta a perturbar os discus.

Faz a listagem dos parâmetros da agua e o setup do Aqua por favor

aquario 100x40x50- 155 litros úteis

filtragem: filtro externo tetratec ex 700( 700l/H) + fitro mochila 400l/h

iluminação: 4x39w t5 10000k todas

2 aquecedores eheim jager 200w

 

substrato aquabasis mais areia de silica

 

tempratura: 30 graus estáveis

ph:7.3 estável desde o primeiro dia

amónia:0

NO2: 0

NO3: 0

dgh: 6

 

os discus foram comprados a um criador que os tinha em ph de 7.5 desde que nasceram por isso não me preocupei com o ph.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pergunta muito estúpida... NO3 a zeros?

 

Esse aquário está ciclado? Há quanto tempo está montado?

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pergunta muito estúpida... NO3 a zeros?

 

Esse aquário está ciclado? Há quanto tempo está montado?

 

Abraços

 

Tony

 

está montado há 3 meses e fiz tudo com calma e nas devidas condições.

o meu teste é de cores e o NO3 está entre o 0 e o 0.1 sendo que quando o fiz parecia mais perto do 0 e agora está claramento no 0.1. Acho que vou comprar um novo. este já passou do prazo e nao me parece muito fiável mas não me parece que tenha problemas com nitratos.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa luz.....podes tirar uma foto por favor ao Aqua? Mesmo com telemóvel

não consigo colocar fotos. Aparece um erro a dizer post too short. como faço?

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho é estranho teres NO3 tão baixo. Não mencionaste plantas, só essas é que consomem NO3 e com os peixes que tens, as bactérias deviam transformar a amónia em nitritos e de seguida em nitratos mas pronto.

 

Segundo li, o camarão madeira abandona o aquário quando algo está muito errado. Há diversos relatos sobre eles fugirem e serem encontrados a metros dos respetivos aquas.

 

Espero que resolvas o problema.

 

ABraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho é estranho teres NO3 tão baixo. Não mencionaste plantas, só essas é que consomem NO3 e com os peixes que tens, as bactérias deviam transformar a amónia em nitritos e de seguida em nitratos mas pronto.

 

Segundo li, o camarão madeira abandona o aquário quando algo está muito errado. Há diversos relatos sobre eles fugirem e serem encontrados a metros dos respetivos aquas.

 

Espero que resolvas o problema.

 

ABraços

 

Tony

o meu aquário era um plantado low tech bastante denso mas eu á uma semana tirei a grande maioria das plantas para as substituir por outro tipo que ainda vai demorar a chegar e so fiquei com uns 40 pés de cabomba, elgeria densa, uma avermelhada que não me recordo do nome, anubias, fetos de java e musgo de java.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que estive a ler os Discus podem saltar basicamente por duas razões. Ou por estarem a tentar livrar-se de algum agente patogénico ou então.. algum elemento da fauna o está a assustar visto os Discus serem muito assustadiços.

 

Tens alguns comedores de Algas como o Ancistrus e os Ottos. Algumas dessas espécies gostam de sugar o muco da "pele" dos Discus. Não sei se será o caso. A ser... penso que teria de ser os Ottos, que pela pesquisa que fiz são parecidos com os CAE nesse aspecto.

 

Mas espera por mais opiniões não sei se estou certo. Até porque há quem tenha tudo num aquário e se dêem todos bem.

 

Abraço

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um aqua de 155 litros reis com 12 neons innesi, 2 discus juvenis, 1 ancistru long fin juvenil , 1 panaque maccus juvenil, 1 Otocinlus Afinnis e 11 helenas juvenis.

 

o problema é que eram 15 neons e 2 otocinlus só que nas duas últimas semanas desapareceu-me 1 otocinlus e 1 neon e apareceram mais 2 neons mortos sem olhos e todos ruídos.

todos os outros neons estão com marcas de mordidelas.

 

os parâmetros da água estão normais apenas a dureza estava um pouco alta.

eu ia comprar mais otocinclus e discus porque sei que eles são peixes de cardume mas enquanto não encontrar o responsável não posso fazer nada.

 

o panaque e o ancistru são muito pequenos e só se intressam pelos vegetais que ponho no aqua pelo que me parece que os responsáveis sejam os discus apesar de terem apenas 6 e 7 centímetros.

 

que vos parece? os discus comem neons?

 

ps: ontem quando estava a instalar o esterelizador uv com o meu tio um dos discus saltou do aqua e demos com ele uns minutos depois atrás do armário. quando o voltamos a colocar ele tentou saltar outra vez mas o meu tio pôs a mão á frente para ele nao saltar. depois mando-se contra a tampa uma série de vezes antes de se acalmar. è normal este tipo de comportamento?

 

Boas

 

Em relação aos neons, de que tamanho tens os dicus? se forem adultos se pouco alimentados podem mandar-se aos neons. Neons sinceramente é uma especie que adoro ter e ver mas que desilude muito, cheguei a ter 70 no meu aquário de discus adorava vê-lo ficava um cardume enorme, metia mesmo gosto olhar para o aquário. De um dia para o outro morre 1 hoje, 1 amanha outro depois e quando vais dando conta quase todos os dias aparecem mortos agarrados ao filtro quando tudo no aquário está estável. Nunca entendi as mortes até porque já tive imensas vezes neons e acaba sempre por acontecer isto passado vários meses. Desde dai optei por bêbados e 1 ano e tal depois continuo com 40 e tal bêbados dos 45 que na altura comprei para alem de ser um cardume lindíssimo de ver são peixes resistentes :drool3:

 

PS:as mordidelas que falas nos neons por vezes os peixes andam sempre em volta dos peixes mortos não quer isso dizer que tenha sido um discu a matá-lo

Em relação ao discus

 

Se forem juvenis por vezes assusta,-se com pequenas coisas e são sustos normais. É sempre aconselhado no entanto uma tampa nos discus

A cerca de uns 4 meses tive um sustos desses... Um dos meus mais bonitos peixes fui encontrá-lo no chão do corredor, felizmente ainda com vida,apartir dai coloquei uma rede por cima do aquário uma vez que não gosto de tampas. Atenção aos ottos que por vezes se agarram aos discus e acabam por sugar-lhes o muco que que eles tem e causa feridas e por vezes descontrola os discu. Se os dicus forem adultos eu teria atenção aos parasitas externos , é um dos sintomas e peixes descontrolados.

 

Abraço espero ter ajudado

 

Kikoscp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Atenção aos ottos que por vezes se agarram aos discus e acabam por sugar-lhes o muco que que eles tem e causa feridas e por vezes descontrola os discu.

 

 

Kikoscp

 

Isso não é um mito urbano? Quando começei com os Discus, sempre tinha lido para não os manter com Ottos e com SAEs e companhia, pois poderiam-se agarrar aos discus a alimentando-se do muco, etc...

No entanto começei a prestar atenção a alguns aquarios de Discus, especialmente plantados e começei a ver, que muitas pessoas mantinham juntas SAE e otttos inclusive em lojas de aquariofilia (e não tou a falar das rascas). Então resolvi tentar, começando primeiro com SAEs e depois ottos e nunca tive problemas.

Falando com algumas pessoas, precebi que talvez houvesse problemas com os comedores de alga chineses que estes têm apetencia para se agarrar aos discus e outros peixes. Será que são estes os verdadeiros culpados do mito?

 

Quanto ao problema dos peixes suicidas. Não acredito que os discus andem a comer neons, embora sejam ciclideos, penso que são demasiado pacificos para andarem a atromentar outros peixes. O facto de pelos vistos ser comum muitos habitantes estarem a querer abandonar o aquario, penso que so poderá ser :

a) Qualidade da água

b) Luz excessiva ( os Discus não gostam de estar sobre holofotes)

c) Falta de esconderijos (?) Onde tens o aquário? Num local de passagem? Os peixes podem se assustar com vultos e como não têm onde se esconder - dá-lhes a travadinha da meia noite.

 

Não sei se ajudei.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso não é um mito urbano? Quando começei com os Discus, sempre tinha lido para não os manter com Ottos e com SAEs e companhia, pois poderiam-se agarrar aos discus a alimentando-se do muco, etc...

No entanto começei a prestar atenção a alguns aquarios de Discus, especialmente plantados e começei a ver, que muitas pessoas mantinham juntas SAE e otttos inclusive em lojas de aquariofilia (e não tou a falar das rascas). Então resolvi tentar, começando primeiro com SAEs e depois ottos e nunca tive problemas.

Falando com algumas pessoas, precebi que talvez houvesse problemas com os comedores de alga chineses que estes têm apetencia para se agarrar aos discus e outros peixes. Será que são estes os verdadeiros culpados do mito?

 

Quanto ao problema dos peixes suicidas. Não acredito que os discus andem a comer neons, embora sejam ciclideos, penso que são demasiado pacificos para andarem a atromentar outros peixes. O facto de pelos vistos ser comum muitos habitantes estarem a querer abandonar o aquario, penso que so poderá ser :

a) Qualidade da água

b) Luz excessiva ( os Discus não gostam de estar sobre holofotes)

c) Falta de esconderijos (?) Onde tens o aquário? Num local de passagem? Os peixes podem se assustar com vultos e como não têm onde se esconder - dá-lhes a travadinha da meia noite.

 

Não sei se ajudei.

 

Abraço

 

sinceramente sempre achei mito ate ao dia que vi 2 deles agarrados a um discu, a partir dai nunca mais

 

SAES são mesmo terriveis :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens esconderijos para os discus?

tenho mas são insuficientes. tenho consciência disso e estou á espera de encontrar um tronco jeitoso numa loja para fazer mais esconderijos.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em relação aos neons, de que tamanho tens os dicus? se forem adultos se pouco alimentados podem mandar-se aos neons. Neons sinceramente é uma especie que adoro ter e ver mas que desilude muito, cheguei a ter 70 no meu aquário de discus adorava vê-lo ficava um cardume enorme, metia mesmo gosto olhar para o aquário. De um dia para o outro morre 1 hoje, 1 amanha outro depois e quando vais dando conta quase todos os dias aparecem mortos agarrados ao filtro quando tudo no aquário está estável. Nunca entendi as mortes até porque já tive imensas vezes neons e acaba sempre por acontecer isto passado vários meses. Desde dai optei por bêbados e 1 ano e tal depois continuo com 40 e tal bêbados dos 45 que na altura comprei para alem de ser um cardume lindíssimo de ver são peixes resistentes :drool3:

 

PS:as mordidelas que falas nos neons por vezes os peixes andam sempre em volta dos peixes mortos não quer isso dizer que tenha sido um discu a matá-lo

Em relação ao discus

 

Se forem juvenis por vezes assusta,-se com pequenas coisas e são sustos normais. É sempre aconselhado no entanto uma tampa nos discus

A cerca de uns 4 meses tive um sustos desses... Um dos meus mais bonitos peixes fui encontrá-lo no chão do corredor, felizmente ainda com vida,apartir dai coloquei uma rede por cima do aquário uma vez que não gosto de tampas. Atenção aos ottos que por vezes se agarram aos discus e acabam por sugar-lhes o muco que que eles tem e causa feridas e por vezes descontrola os discu. Se os dicus forem adultos eu teria atenção aos parasitas externos , é um dos sintomas e peixes descontrolados.

 

Abraço espero ter ajudado

 

Kikoscp

os discus são juvenis e estão desparasitados e a comer artémia e papa de coração de boi 2 vezes por dia. Os discus estão a atacar os neons que eu já vi algumas vezes embora nunca tenha visto um realmente a matar. eu tenho tampa no aquário só que não cobre a superfície toda e foi pr aí que o discu saltou.

O que me custa mais é que eu infomei-me bastante antes de ter os discus e apesar do esforço parece sempre que alguma coisa acontece.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os discus são juvenis e estão desparasitados e a comer artémia e papa de coração de boi 2 vezes por dia. Os discus estão a atacar os neons que eu já vi algumas vezes embora nunca tenha visto um realmente a matar. eu tenho tampa no aquário só que não cobre a superfície toda e foi pr aí que o discu saltou.

O que me custa mais é que eu infomei-me bastante antes de ter os discus e apesar do esforço parece sempre que alguma coisa acontece.

 

se são juvenis as vezes saltam em adultos e que muito raramente so mesmo com um susto de outro mundo

 

Se os discus só comem 2x por dia juvenis parece-me pouco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se são juvenis as vezes saltam em adultos e que muito raramente so mesmo com um susto de outro mundo

 

Se os discus só comem 2x por dia juvenis parece-me pouco.

quantas vezes então devo dar?

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.