POWER LED 2*20W + CO2 concluido!


fxbrito

Recommended Posts

Boas rapaziada!

Aqui vão umas fotos do meu sistema de CO2 atualizado.

Extintor 5Kgs + regulador CO2 industrial + válvula de corte + "selonoide" + válvula agulha com ligador rápido.

Não há muito que explicar, é tudo enroscado peça a peça…

 

img3399v.jpg

img3394s.jpg

img3393rj.jpg

 

Agora vamos a iluminação:

D’origem a calha BOYU vinha montada com duas PLL 55 W.

Com a pancada das poupanças modifiquei para PLL55W + T8 30W.

As plantas não eram prioridade e levaram coça com esta mod!

 

Passado uns tempos/anos, deu-me a vontade de melhorar o plantado,

Os leds tem evoluído tanto que disponibilizam boa iluminação com consumos reduzidos, cá são é caros p’ra catano!!!

Eu sei o que quero, mas sou leigo nas compras online,

com ajuda de um amigo lá pedimos ao chines 3 POWER LED 20W e duas fontes de alimentação adequadas. (um led de reserva!)

 

Material acabadinho de chegar de HK.

 

img3733pv.jpg

 

Antes de desmontar:

 

img3735lx.jpg

 

Power Leds montados na chapa de alumínio com massa dissipadora.

 

img3737v.jpg

img3736b.jpg

 

Aspeto final da calha.

 

img3738vw.jpg

 

Antes:

Foto geral com PLL-55W e T8 30W, o aqua tem 100x50x65altura.

 

img2598a.jpg

 

Depois:

Foto geral só com dois leds, mal se nota a diferença se ligar ou nao a PLL!

A luz é fenomenal! com 40W!!!!!!!!!!!!!!!

 

img3768qx.jpg

 

Foto com exposição curta para ver melhor os leds

 

img3750o.jpg

 

Os peixinhos iluminados:

 

img3766m.jpg

img3762r.jpg

img3759q.jpg

 

Planta ainda carentes, espero que fiquem melhor agora!

 

img3764i.jpg

 

Foto geral do aquario só com moon light ligado (lâmpada GU10 led 1W)

fica assim toda noite para que os peixes tenham uma referencia e nao fiquem tolinhos...

 

img3772c.jpg

 

 

Espero que gostem, qualquer coisa que possa ajudar é só perguntar,

Nao me peçam €!!

Editado por fxbrito

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Esses leds, parecem muito bons a nivel de luz..

 

Poderias dar me o link de onde comprastes ou uma referencia? ..

 

Obrigado,

 

Cumps

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Esses leds, parecem muito bons a nivel de luz..

 

Poderias dar me o link de onde comprastes ou uma referencia? ..

 

Obrigado,

 

Cumps

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo,

Tambem tenho desses leds, vais ter problemas pois esses leds aquecem bastantes.

No meu caso utilizei um dissipador de calor e tive de instalar ventoinhas na calha.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu a uns tempos atrás fiz um teste com um de 10W e se aquilo aquecia.

como o tuning_sound diz os gajos aquecem bastante a que ter um dissipador e umas ventoinhas.

 

Weley_boy vais ao ebay que a la disso as carradas

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sei que aquecem, vamos ver como se comportam com o tempo, por isso foram colocados em barra de aluminio com massa dissipadora,

como sabem aluminio é o material dos dissipadores (coolers)

eles sao montados d'origem em holofotos onde nao ha ventoinhas, mas sim massa/corpo de aluminio, a ver vamos!

 

estiveram ligados cerca de duas horas ontem e a calha nem aqueceu,

logo ao chegar a casa vejo como esta a barra de aluminio.

Editado por fxbrito

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

depois de este mês receber uma factura da EDP de quase 200 euros, tb eu ando interessado nestas soluções...

 

Julgo já os ter encontrado no ebay, bem como as fontes de alimentação adequadas. Os preços são bem interessantes.

 

Mas... há dois temas que fazem vacilar. Consumo e temperatura.

 

Se eles produzem muito calor isso quer dizer que consomem energia para o fazer, certo?

Não pode haver produção de calor sem haver consumo de energia.

Isso não irá aumentar o consumo de electricidade ou este será sempre de 20W por LED?

 

Quanto à temperatura, o que se pode encontrar/fazer para dissipar todo esse calor?

 

Não duvido que se poupe bastante com esta solução mas gostava de perceber se não se corre o risco de queimar os leds em pouco tempo por os obrigar a trabalhar sempre em altas temperaturas...

 

Já agora, pergunto ao fxbrito se já tem este DIY há muito tempo a funcionar e se tem mais alguma dica a dar?

Do que vi, pareceu-me que será sempre preciso LED+Fonte de alimentação+dissipador, certo?

 

Obrigado por partilharem estas soluções!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Paulo,

 

Ainda ha pouco tempo que estao a trabalhar,

 

concordo dom todas as duvidas, por isso vamos ver no que dá!

já vi algures na net (nao me lembro qual forum) um deste com 50W num cubo, estava montado com um cooler+ventoinha tipo processador.

 

com disse antes, vamos ver se a barra de aluminio dissipa o calor de maneira suficiente para nao queimar os ditos.

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo,

Tambem tenho desses leds, vais ter problemas pois esses leds aquecem bastantes.

No meu caso utilizei um dissipador de calor e tive de instalar ventoinhas na calha.

Abraço

 

Já agora que problemas? os que montou queimaram?

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que com um dissipador e uma ventoinha a coisa ate deve aguentar.

Outra das coisas que se tem de ter em atenção e o angulo da luz que nestes leds ronda os 140º

O que pelo que tenho lido por ai e um angulo muito aberto para aquários altos

 

Depois diz como e que os gajos se estão a comportar

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Aqui fica a minha experiencia com leds de 20W, seguramente apenas uma barra de aluminio não írá ser suficiente para dissipar o calor gerado pelo led, (só com uma zona bem ventilada e com sorte) o LED provavelmente irá aquecer até a temperatura limite e irá apagar-se ou queimar. Tenho leds de 20w numa calha, e para arrefecimento, tenho colers de aluminio de 9x5cm e ventoinhas de pc. Quando estive a fazer a montagem, os leds apenas com os dissipadores iam facilmente aos 80º muito acima da temperatura recomendada. A calha onde tenho os leds montados é diferente (mais fechada e com menos circulação de ar).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Artur, posso perguntar quantos tens e que comprimento tem a calha?

Com isto queria perceber a distância entre eles...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já agora como estão a reagir as plantas com esses leds.

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A calha foi construida para Salgados, o que acaba por ser um pouco mais exigente do que para aquarios de agua doce.

 

Tem 120(cumprimento)x22(largura)x15(altura) constituida por 14 LEDs de 20W utilizei uma distancia entre centros de 15cm em 3 filas com disposição alternada.

 

É claro que para agua doce é luz a mais, no entanto ficam aqui algumas dicas:

 

É preferivel uma maior disperção da luz (utilização de lentes com um angulo maior ou sem lentes). Utilizar angulos menores apenas para aquarios mais profundos (eu estou a usar lentes de 105º).

Se possivel utilizar mais leds de menor potencia e maior quantidade de unidades para melhor destribuição da luz. Evitando-se assim zonas de sombra no aquario.

O aquecimento acaba por ser o maior problema, não para o aquario, mas para o LED em si, por isso é preciso encontrar sistemas de refrigeração eficientes, normalmente as lojas que vendem os leds tem colers especificos para os mesmos!

É importante ter em atenção ao comprimento de onda dos LEDS, visto que a maioria não são especificos para aquariofilia (podem não chegar aos 6500k)

 

Outra coisa que não temos informação é sobre a quantidade de PAR produzido pelos LEDS, podemos fazer uma conta aproximada através da potencia em Lux (atenção que os fabricantes informam os lumens) e uma tabela de coefientes standard de PAR para fontes de luz (apenas meramente informativo).

 

 

Os corais tiveram um crescimento significativo desde que foi instalada a nova calha (o que seria equivalente para as plantas), a conta de luz baixou e se tiveses que fazer o investimento que fiz, com a experiencia que adquiri voltaria a faze-lo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É preferivel uma maior disperção da luz (utilização de lentes com um angulo maior ou sem lentes).

 

@fxbrito: Neste caso não está a ser usada nenhuma lente pois não? E notas zonas de sombra?

 

Todo este meu interesse é porque também tenho um aqua de 1M e pode ser uma solução muito interessante...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao notei sombras a nao ser por baixo do tronco!

o meu aqua tem um metro de comp, 50 de prof e 65 de altura e nao usei lentes.

o leds tem 50cm entre eles ou seja:

 

vidro-25cm-led-50cm-led-25cm-vidro

 

logo ao chegar a casa vou medir a temp. da barra de aluminio e dos proprios leds, daí vou ver se coloco uma fan na calha.

Editado por fxbrito

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cheira-me que o teu maior problema em dissipar calor deverá ser teres a calha por cima da barra de alumínio.

O calor sobe mas encontra a calha por cima...

 

Se conseguisses meter duas ventoínhas nas laterais da calha, deveria resultar bem, digo eu...

O ar seria puxado da superficie do aqua e saia pelas laterais da calha.

 

Com todas estas ideias já estamos a adicionar mais uns wats ao consumo global da coisa :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que os wats das ventoinhas ate não e assim tanto.

Usa umas ventoinhas para pc, consomem pouco e fazem o serviço.

 

Eu ando inclinado em experimentar uns destes:

 

http://www.ebay.co.uk/itm/Cool-White-5M-5050-SMD-Flexible-LED-Strip-Light-300Leds-/180836115296?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2a1aac2360

 

 

Ainda tenho uns restos de outras montagens, mas não são 5050 são 3528.

Assim misturava com o que tenho aqui.

Tenho a calha da jebo a dar o berro, e como este aquário depois vai passar a ser para os crs, não vou precisar de tanta luz.

 

Por outro lado corto no consumo da EDP que o próximo aquário cá de casa vai consumir um pouco.

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma fita dessas que testei no meu 180 Litros (ver link na assinatura) e aquilo, num aqua com alguma altura, não resulta mesmo.

Talvez, usando 2 fitas (2x50 cm) dê para o teu de camarões (era para usar nesse, certo?).

 

Em termos de ventoinhas, teria mesmo de ser dessas.

Também já me ocorreu usar dissipadores de CPUs... complementados pelas ventoinhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@fxbrito: Neste caso não está a ser usada nenhuma lente pois não? E notas zonas de sombra?

 

Todo este meu interesse é porque também tenho um aqua de 1M e pode ser uma solução muito interessante...

 

Boas Paulo, eu estou a utilizar lentes de 105º pq a construção da calha previa lentes, também para evitar os salpicos de água.

Não noto zonas de sombra no aquario, mas como tenho leds azuis e brancos, noto intensidade de azuis em zonas por baixo das rochas e corais onde os LEDS brancos não chegam, o contrário tb deve ser verdade, mas não dá para notar a falta de azuis.

 

Tenho a calha vai fazer 1 ano e como disse as despesas com a eletrecidade agradecem, bem como os corais também.

 

A ideia de utilizar collers de CPU para ajudar no arrefecimento é boa, existindo algumas já com ventoinha.

Editado por Artur Jorge Alves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma fita dessas que testei no meu 180 Litros (ver link na assinatura) e aquilo, num aqua com alguma altura, não resulta mesmo.

Talvez, usando 2 fitas (2x50 cm) dê para o teu de camarões (era para usar nesse, certo?).

 

Em termos de ventoinhas, teria mesmo de ser dessas.

Também já me ocorreu usar dissipadores de CPUs... complementados pelas ventoinhas.

 

 

Ira ser um dia para camarões. Neste momento estão lá discus.

Vou comprar um rolo de 5m:

http://www.ebay.co.uk/itm/180836115296?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1438.l2649

 

Juntamente com os resto que tenho aqui deve dar bem...penso eu lolol

 

Isto porque já so tenho 2 lâmpadas a trabalhar. Os casquilhos ficaram ressequidos com o tempo.

Podia arranjar a coisa…

Mas como a intenção e tentar ficar depois com os dois aquas tenho de compensar o gasto de electricidade.

Isto porque a calha do futuro aquário vai ter 6 lâmpadas de 80W…mas como não fumo lolol

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Com a TROIKA, IVA da electricidade a 23%, e os acertos do ano a virem este mês ( 233,00 € até me passei ) julgo que isto dos leds finalmente vai começar a interessar a muita gente.

 

Agora chega de conversa e cá vai a minha contribuição.

Nas pesquisas que fiz encontrei muita coisa gira no ebay mas não era bem aquilo que queria e aos preços que queria até que encontrei este artigo para o meu red sea max que serve para todos os outros AQUI onde basicamente isto é um kit e traz as instruções de como devemos fazer AQUI.

 

A primeira coisa que vi logo foi que era muito mais barato do que em Portugal, depois comecei a ver que tirando os leds e o dissipador tudo o resto se encontra numa casa de electricidade qualquer a preço normais.

Em relação ao que vi aqui o problema do aquecimento e do ângulo resolve-se bem montando os leds como aqui está espelhado neste projecto, em vez de um LED de 10w coloca-se 3 ou 4 de 3W, resultado espalha muito mais a luz tornando mais efeciente além de que o aquecimento será menor junto do dissipador. Como o dissipador em questão é muito especifico e dificil de arranjar, arranjei uma maneira de poupar os 40$ do dissipador, ir a um ferro velho de reciclagem de metais, e escolher uma placa de aluminio á vontade. Para o meu caso caso levei uma placa com uns 60 x 20 e com 3 ou 4 cm de espessura por 2,5 €. Nas calhas fechadas colocar sempre duas ventoinhas uma a puxar e outra a expelir o ar para criar uma corrente de ar fresco a entrar e arrefecer, no meu caso são 4 ventoinhas normais de pc que já vinham com o aqua.

Resumindo era só mandar vir os leds pois os transformadores também se arranja por cá e já explico mais á frente. Não contente fui ver se arranjava mais barato mas no ebay está tudo muito desperso, até que dei com este site que achei um espectáculo www.satisled.com , vem da CHINA mas teem tudo e achei barato,

 

Quanto aos transformadores ai reside a minha dúvida.

 

Após perceber um pouco mais de como deve ser ligado os leds neste site AQUI que faz os esquemas e diz o que precisas resistências e como deve ser ligado em série. Ele explica que por exemplo se eu quiser fornecer ao sistema 12V DC preciso para o meu caso de 1700mA,

 

A minha duvida reside ai porque o que li está a baralhar se eu fornecer um transformador de 12V DC com capacidade de 5000mA não vai fazer mal nenhum certo? Ou isso vai alterar alguma coisa ao sistema e rebentar os leds?

 

Desculpem o meu testamento mas achei que expondo a minha duvida e o meu caso iria ajudar muita gente com os sites de descobri.

Editado por marcioinacio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Bom dia.

 

marcioinacio vais rebentar com o LED! Aliás há algumas asneiras no teu post, ou melhor algumas coisas menos bem explicadas que podem resultar em fracasso.

 

Estes leds precisam de um fonte de alimentação com corrente constante. Se alimentares um led desses (10W) com 12V, 900mA quando ele começar a aquecer vai começar a pedir mais corrente à fonte e como a fonte que indicas debita até 5000mA o led vai consumir até queimar.

 

Tu precisas essencialmente de 3 componentes para um sistema com 1led, a saber (exemplo da satisled):

 

1 Led; http://www.satisled....quare_p383.html

1 Dissipador valente; http://www.satisled....x22mm_p836.html

1 Driver para Power Led; http://www.satisled....roof_p1021.html

 

O site que indicas para cálculo do limitador de corrente não funciona para este tipo de leds! Dá lume pela certa.

 

Podes em vez de usar um só led de grande potência distribuir por 4, 5, 6, os que quiseres mas sempre utilizando os drivers corretamente, tens tudo no site que indicaste (satisled).

 

Quanto ao dissipador não é só o volume de alumínio que conta. A forma é muito importante pois formas diferentes tem uma maior área de contacto com o ar e assim maior capacidade de transferir o calor para o meio envolvente. Os ventiladores ajudam mas não fazem milagres. Os leds não aquecem muito mais que uma T5 o problema é que condensam esse calor num espaço muito limitado. E para que conste 1 led de 10w precisa certamente do mesmo dissipador que 10 leds de 1w se é que me faço entender

 

Fxbrito pela montagem o teu dissipador parece-me inadequado (forma e tamanho) para essas bombas! A própria calha, sendo de alumínio também dissipa calor mas mesmo assim… Mas como já tens isso à algum tempo esclarece aí a malta.

 

Cumprimentos,

 

Zé Carlos.

Editado por jcas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia.

 

marcioinacio vais rebentar com o LED! Aliás há algumas asneiras no teu post, ou melhor algumas coisas menos bem explicadas que podem resultar em fracasso.

 

Estes leds precisam de um fonte de alimentação com corrente constante. Se alimentares um led desses (10W) com 12V, 900mA quando ele começar a aquecer vai começar a pedir mais corrente à fonte e como a fonte que indicas debita até 5000mA o led vai consumir até queimar.

 

Tu precisas essencialmente de 3 componentes para um sistema com 1led, a saber (exemplo da satisled):

 

1 Led; http://www.satisled....quare_p383.html

1 Dissipador valente; http://www.satisled....x22mm_p836.html

1 Driver para Power Led; http://www.satisled....roof_p1021.html

 

O site que indicas para cálculo do limitador de corrente não funciona para este tipo de leds! Dá lume pela certa.

 

Podes em vez de usar um só led de grande potência distribuir por 4, 5, 6, os que quiseres mas sempre utilizando os drivers corretamente, tens tudo no site que indicaste (satisled).

 

Quanto ao dissipador não é só o volume de alumínio que conta. A forma é muito importante pois formas diferentes tem uma maior área de contacto com o ar e assim maior capacidade de transferir o calor para o meio envolvente. Os ventiladores ajudam mas não fazem milagres. Os leds não aquecem muito mais que uma T5 o problema é que condensam esse calor num espaço muito limitado. E para que conste 1 led de 10w precisa certamente do mesmo dissipador que 10 leds de 1w se é que me faço entender

 

Fxbrito pela montagem o teu dissipador parece-me inadequado (forma e tamanho) para essas bombas! A própria calha, sendo de alumínio também dissipa calor mas mesmo assim… Mas como já tens isso à algum tempo esclarece aí a malta.

 

Cumprimentos,

 

Zé Carlos.

 

Desculpa discordar (jcas) mas só pelo que escreves-te dá para perceber que leste o meu post a abrir. Se leres com mais calma vais ver que eu não quero ligar leds de 10 watts e aconselhei precisamente o mesmo do que tu vários e mais fracos.

 

Quanto aos sites que dei, tenho-te a dizer que desde o ultimo tópico tenho estudado e perguntado muito sobre o assunto e tenho-te a dizer que os sites não dão lume de certeza pois é precisamente aquilo que é necessário, e passei á pratica e tenho tudo a funcionar a 100% com uma fonte de alimentação de corrente costante normal que comprei por 15 € e de 5000 mA.

Quanto á amperagem apenas tem de ter pelo menos aquilo que é necessário mas pode ter muito mais que não faz mal nenhum, nem vai consumir nada até queimar como dizes no teu tópico. Até vou te dar um exemplo: As autocaravanas e carros que é tudo a baterias de 12 V chegam a ter amperagens de 150 AMP (150 000 mA) e conheço dezenas de caravanas que tem leds lá dentro ligado directamente ás baterias e apenas com as tais resistências.

 

Quanto ao dissipador eu sei que as formas que os dissipadores assumem são no sentido de melhorar a dissipação mas quanto ao que tu disses-te 1 led de 10w vai provocar o mesmo calor do que 10 de 1 watt mas o espaço que ocupa por watt vai ser completamente diferente um ocupa cerca de 5 x 5 os outros ocupam cerca de 20 x 20 ou seja 4 vezes menos. E como o que o que eu vou fazer não vai aquecer assim tanto preferi por uma placa de alumino de 40 x 10 que arranjei no ferro velho por 0,50 € do que mandar vir um dissipador de aluminio á medida que me custaria 40 $ mais portes de envio dos EUA.

 

Como te disse a calha que fiz está a funcionar e em perfeitas condições de luz voltagem e de temperatura dos componentes, e gastei 1/10 do que me pediam por um KIT DIY para o meu Red Sea Max 130Dn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais