Algas pretas, continuo com dificuldade, será de kê?


Miga_

Recommended Posts

Boas pessoal desde forúm que tanto nos ensina.

Já algum tempo postei aqui um tópico, pois estava com problema de algas pretas em todo o lado e algas filamentosas no vidro.

Na altura um colega nosso (Alfacinha) mandou-me um link de como se devia fertilizar correctamente.

Na altura verifiquei que era do facto de não ter nitratos, então comecei a fertilizar com nitratos, potássio e ferro pois tinha plantas com buracos e amarelas para além das algas, claro.

Passou-se algum tempo e as plantas melhoraram a cor e já não têm buracos, mas acontece que continuo com algas pretas, pincel.

Tento remover as folhas infectadas, mas acabam por as folhas novas ficarem outra x com algas pretas.

Já cheguei a inserir um componente de carbono diariamente, cerca de 5ml que era Carbo Green da Aquatic nature.

Neste momento estou a chegar a um ponto que são mais as folhas que retiro doque aquelas que nascem.

Não consigo que a Egeria Densa creça pois conforme a planta cresce fica com as folhinas com algas pretas e estanga até começar a melar e se desfazer na água, uma anubia que tenho, só tem folhas de 2mm pois assim que vão crecendo ficam com algas e aí vou eu e tiro-as, o feto de java até vai crecendo, mas acontece o mesmo pois as folhas ganham sempre algas pretas e tenho de tirar.

A água está clara, mas até o areão começa a ficar escuro, eu aspiro a areia e lavo-a e torno a metê-la no aqua, já aumentei a dose de co2, já cheguei a tapar o aqua durante uma semana com plásticos escuros.

Já meti uma bombinha submergivel só para aumentar a circulação de água, já aumentei o oxigénio na água.

Já reduzi aos fertilizantes, e também já os aumentei.

Ando nisto há seis meses.

Já não sei o que fazer!! :unsure:

Será que se colocar um comedor de algas siames ajuda?

A única coisa que sei que funciona é acabar com o aquario, mas não quero mesmo. cabecadura

Adoro os meus peixinhos.

 

Pessoal preciso de ajuda para tentar resolver este assunto.

 

Abraço e saudinha pós peixinhos

 

 

Aqua

 

Medidas- 30cm fundo \ 40 cm altura \ 100cm largura

co2- garrafa de 2kg

Difusor de Co2

luz- 1 F21 T5 sunlux 10000k da Aquapor e outra de 21w não diz os k

 

Filtro

Sera 120 e outro externo, ambos apenas com lâ e ceramica

 

fertilizantes

Antes sera florena depois das tpa´s, agora ferropol da JBL depois das tpa´s

Tpa´s- 1x por semana 20%

 

Substrato fertil

Humus 1/2Cm

Areia de filtro de piscina por cima 2/3 cm

 

 

Testes

 

no3-25mg/L

no2-0

gh-»6ºd

kh-3ºd

ph-7.0

po4-não tenho teste

temp- 26º

 

Flora

feto de java

10 pés de Egeria Densa

1 anubia mt pequenina

luwigia repens

uma amazonense

sagitaria

e um pesinho pequeno de cabomba

 

 

Fauna

3 escalares adultos, e 2 jovens

1 pleco leopardo

1 pleco chines

1 pecolta

6 tetra pinguim

1 botia palhaco

1 botia kubotai

2 comedor de algas chines

1 otocinclus

Acho que não falta nada

Editado por Miga_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

http://www.theplante...co.uk/algae.htm

 

Lê o ultimo paragrafo que ele coloca sobre as algas pretas! dá que pensar e talvez seja a razão do problema!

 

Abraços

Editado por helio.salgueiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hélio.

Sim é verdade que todas as variações de qualquer componente num aquario, muda radicalmente a forma de como as plantas assimilam os nutrientes e crescem, e todos nós sabemos que faltando qualquer um deles, elas deixam de assimilar todos e isso dá uma grande aparição de algas.

Por isso e falando do Co2 tenho um daqueles testes permanentes colados no aquario e a cor é a que sempre desejei, tanto com co2 correcto,(verde), como com muito co2(verde claro).

O que li sugere que resultado destes testes nunca é fidigno, mas então vamos-nos acreditar em quem.

Como disse ando nisto há mais de 6 meses, experiento 1 mês isto e outro mês aquilo, já pus muito co2 e pouco co2 en estes meses não vejo diferença nenhuma com as alterações.

As plantas até crescem, mas as algas colam-se às folhas e as folhas não recebem luz e morrem.

Já agora já tinha visto este site, mas obrigadão na mesma, é muito útil.

Grande abraço

Editado por Miga_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu digo sempre a mesma coisa, nem sei se funcionou com alguém a não ser comigo. Mas nunca se sabe...

 

Eu tinha algas, ó se tinha algas!!! Tinha lampadas velhas e troquei-as por umas de 10000k, continuou tudo na mesma. Troquei-as novamente por umas com menos kelvins... e garanti que tinha peixeirada suficiente no aquário para ter a certeza que produziam o que era preciso... Nunca mais tive algas, não fertilizo com absolutamente nada (tirando o substrato) e apenas faço questão de manter uma religiosa TPA semanal de cerca de 15% da água...

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu digo sempre a mesma coisa, nem sei se funcionou com alguém a não ser comigo. Mas nunca se sabe...

 

Eu tinha algas, ó se tinha algas!!! Tinha lampadas velhas e troquei-as por umas de 10000k, continuou tudo na mesma. Troquei-as novamente por umas com menos kelvins... e garanti que tinha peixeirada suficiente no aquário para ter a certeza que produziam o que era preciso... Nunca mais tive algas, não fertilizo com absolutamente nada (tirando o substrato) e apenas faço questão de manter uma religiosa TPA semanal de cerca de 15% da água...

 

Dizem os entendidos, que não se deve colocar lâmpadas novas com água velha! isto cria um boom de algas!

 

Tenho aquario há 10 anos, e nos primeiros 6, nunca tive algas, tirando alguns pontos verdes, e sem injecção de co2 nem com substrato fértil, mas desde que mudei de casa, á cerca de 4 anos, já experimentei todo o tipo de algas!!!!! e é uma luta constante.

 

Como o Miga diz: é desesperante!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dizem os entendidos, que não se deve colocar lâmpadas novas com água velha! isto cria um boom de algas!

 

Hélio,

Por acaso nunca tinha ouvido falar disso, até porque, o que é que fazes quando tens que mudar de lâmpada (teoricamente devemos mudar uma T8, por exemplo, a cada 6 meses +/-)?

 

Se dizes que tens esse aquário hà 10 anos, e desde que mudaste de casa que tens algas, é porque algo mudou no aquário (pudera tiveste que o esvaziar todo!!).

 

Temos que descobrir o que é que se alterou!

 

Dizes que antes não tinhas C02 nem substrato fértil? E agora tens? Se for o caso isso já é uma grande diferença por exemplo.

 

Será que podes pôr o setup completo do aquário? Plantas, fauna, substrato, tudo!

 

Não tenho a certeza, mas parece me que as tuas plantas, por alguma razão, não estão a conseguir competir com as algas. Parece me que tens tudo o que é preciso, mas também parece que falta algo.

 

Quatro anos a lutar com algas tira qualquer um do sério! Vamos lá a ver se aqui no Forum te ajudamos com isso.

 

Miga__

 

A mesma coisa, põe lá aí o setup completo do aquário. Talvez se descubra o que é que está mal

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hélio,

Por acaso nunca tinha ouvido falar disso, até porque, o que é que fazes quando tens que mudar de lâmpada (teoricamente devemos mudar uma T8, por exemplo, a cada 6 meses +/-)?

 

Se dizes que tens esse aquário hà 10 anos, e desde que mudaste de casa que tens algas, é porque algo mudou no aquário (pudera tiveste que o esvaziar todo!!).

 

 

 

Temos que descobrir o que é que se alterou!

 

Dizes que antes não tinhas C02 nem substrato fértil? E agora tens? Se for o caso isso já é uma grande diferença por exemplo.

 

Será que podes pôr o setup completo do aquário? Plantas, fauna, substrato, tudo!

 

Não tenho a certeza, mas parece me que as tuas plantas, por alguma razão, não estão a conseguir competir com as algas. Parece me que tens tudo o que é preciso, mas também parece que falta algo.

 

Quatro anos a lutar com algas tira qualquer um do sério! Vamos lá a ver se aqui no Forum te ajudamos com isso.

 

Miga__

 

A mesma coisa, põe lá aí o setup completo do aquário. Talvez se descubra o que é que está mal

 

 

Sem duvida que muita coisa se alterou, neste momento fiz um upgrade á iluminação, vou colocar um substracto fértil, e vou adicionar CO2.

 

Projecto a curto prazo a definir, por enquanto vou me resignar as algas! lol

 

Mas para breve, vou alterar esta porra toda!!!!!!

 

Só para teres uma ideia, que em casa dos meus pais, a elodea e a valisneria, eram pragas..... e na minha casa, morrem!!!! estranho!!!!!!

 

Fauna, 2 escalares adultos, 7 escalares bebes! :) e 1 casal de kribs, para um volume de 100 litros uteis!

 

Parametros nao te sei dizer, porque foram-se os kits, mas para a semana já os tenho!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já tive esse problema de algas, e no meu caso era derivado á luz que tinha no aquario... Excesso de luz da propria lâmpada, as lâmpadas não eram adequadas para o efeito. (já as troquei).

 

Tenta reduzir as horas de luz que tens no aquario a ver se melhora.

Se o aquario estiver a apanhar luz solar de uma janela também pode influenciar.

 

E porque não colocar um peixe que te ajude em realação ás algas??? Eu comprei um ancistro e o aquario até brilha

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já tive esse problema de algas, e no meu caso era derivado á luz que tinha no aquario... Excesso de luz da propria lâmpada, as lâmpadas não eram adequadas para o efeito. (já as troquei).

 

 

Pois, exactamente o que me aconteceu a mim...

 

Sem duvida que muita coisa se alterou, neste momento fiz um upgrade á iluminação, vou colocar um substracto fértil, e vou adicionar CO2.

 

 

Antes de pôr o CO2, vê primeiro como reagem as plantas quando puseres o substrato fértil. Não tens obrigatoriamente de pôr CO2 para teres plantas saudaveis, aliás, até podes estar a ajudar as algas a propagarem-se.

 

O que é preciso sempre ter em mente, é que temos que ter as condições necessárias para as plantas poderem competir (e ganhar!!) com as algas. Se não tiveres substrato fértil e se tiveres poucas plantas, há uma forte possibilidade de vires a ter algas.

 

E é como eu digo, lâmpadas velhas ou com luminosidade a mais também não ajudam!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já desmontei um aquário por causa dessas malvadas!

 

No meu caso sei perfeitamente porque foi: irregularidade no fornecimento de CO2.

 

Para tratar: Seachem Excel directamente em cima das zonas afectadas, até 20 ml / dia / 100 litros até ao desaparecimento completo.

Opção mais barata, mas mais agressiva para as plantas: H2O2 directamente em cima das zonas piores. O máximo que administrei foi 30 mL/dia/100litros.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, em primeiro lugar quero-vos agradecer por virem expôr as vossas experiências.

 

 

O meu aquario não está, nem nunca esteve com luz directa do sol, portanto não pode ser disso, e até porque a luz do sol aparece é pontos verdes nos vidros.

Quanto ao substrato tenho humus, sei que não é a melhor opção, mas desde que seja fertilizado regularmente não me tem deixado ficar mal, e agora também nada feito, senão tinha que desmontar o aqua.

Quanto à fauna, tenho 3 escalares adultos, e dois jovens, um pleco leopardo, pleco chines acho que esse o nome (daqueles que se colam todos ao vidro), uma pecolta, naris de bebado, 3 tetra pinguim, 1 botia palhaco, 1 botia kubotai, 2 comedor de algas chines.

A flora tenho bastante feto de java, prai 10 pés de Egeria Densa,1 anubia mt pequenina, luwigia repens, musgo christmas posto à pouco tempo, uma amazonense, sagitaria, e um pesinho pequeno de cabomba pois a planta já foi toda ao ar.

Não sei o que faltará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por cima do humus tens substrato inerte (areao)? Quantos cm?

 

Quanto tempo têm as tuas lâmpadas? Qual é a altura do teu aquário? Eu continuo a apostar nas lâmpadas.

 

Outra coisa, esse bótia palhaço, ou arranjas mais 3 ou 4, ou então tem de sair daí. Além do mais pode atingir 30 cm e durar quase 20 anos. É um grande investimento, e o teu aquário não chega...

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por cima do humus tenho prai 2cm de areão. As lâmpadas, uma tem 6 meses a outra tem 1 no máximo, quanto ao botia, men eu sei que cresce, mas vou põ-lo onde, na banheira? lol

E quanto a arranjar mais, não tou a ver. Caro paul, não acho que o mal esteja no peixe, mas gostava que me dissesses o porquê!!

O aqua é de 50cm de altura.

Abraço

Saudinha pós peixinhos

Editado por Miga_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É óbvio que o mal não está no peixe, foi só um aparte porque ele não está muito bem nesse aquário, se não tens condições para o manter em condições, não devias ficar com ele, ele é que não deve sofrer por causa disso.

 

Eu continuo a apostar nas lâmpadas. Talvez não percas nada em mudar essa lâmpada que tem um ano por uma com a mesma potência mas com menos k, experimenta uma de 6500k.

 

Já agora, se puseres por uma fotos do aquário. Pode ser que se veja mais qualquer coisa

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A lãmpada não tem um ano tem 6 meses a outra tem é prai um mês, logo está nova.

Já cheguei a diminuir o tempo de luminosidade e até cheguei a estar uma semana com o aqua todo tapado.

Já esteve apenas com uma lãmpada e dps adicionei outra para ver se era falta de luz e o resultado é sempre o mesmo, algas.

já não sei mais o que fazer.

Obrigado pelos comentários.

Saudinha pós peixinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas miga_

 

eu no teu lugar aumentava as tpa's durante 3 semanas para pelo menos o dobro, para baixar esses nitratos e aumentava um pouco o co2, para obrigar as plantas a consumir mais nutrientes de forma a não deixar nada para as algas...

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas miga_

 

eu no teu lugar aumentava as tpa's durante 3 semanas para pelo menos o dobro, para baixar esses nitratos e aumentava um pouco o co2, para obrigar as plantas a consumir mais nutrientes de forma a não deixar nada para as algas...

 

abraço

 

Dizes para aumentar as tpa´s para reduzir os nitratos, mas eu tenho de fertilizar com nitratos, pois as plantas consomem os nitratos todos e se eu não fertilizar fico com os nitratos a zero.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa pessoal.

Andei por aí a ler umas coisas e ao que parece posso deitar um bocadinho de água oxigena nas zonas afetadas?

Gostaria de saber mais informações sobre isso. se é válido, em que quantidade e em que altura.

Obrigado

Saudinha pós peixinhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dizes para aumentar as tpa´s para reduzir os nitratos, mas eu tenho de fertilizar com nitratos, pois as plantas consomem os nitratos todos e se eu não fertilizar fico com os nitratos a zero.

 

Boas miga_

 

porque fertilizas no3 se tens a 25mg/l?? pelos vistos não consomem tudo... fertilizas em separado (NPK) ou é um fertilizante geral?

Editado por macabra87
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma boa pergunta, os valores de NO3 que estás a dar são antes ou depois das fertilizações?.

 

Se bem percebi, estás a fertilizar uma vez por semana com ferropol depois de cada TPA. Mas estás a usar algum fertilizante de macronutrientes (nitrato, fosfatos, potássio)?

 

Nunca fertilizaste com fosfatos, certo?

 

Seria interessante teres os valores de fosfatos. Talvez o problema venha daí.

 

A razão NPK deve ser seguida, senão as plantas não têm como ingerir os nutrientes, que por isso ficam na coluna de água e dos quais as algas se aproveitam.

 

no teu caso, se tens 25 mg/L de Nitratos, para garantires que as tuas plantas têm o que precisam terias que ter também 2.5 mg/L de fosfatos e 25 mg/L de potássio no aquário.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas miga_

 

porque fertilizas no3 se tens a 25mg/l?? pelos vistos não consomem tudo... fertilizas em separado (NPK) ou é um fertilizante geral?

 

O que eu disse (penso eu) foi que esse valor de 25 de nitratos sou eu que ponho no aqua ou seja o valor é esse dps de fertilizar com nitratos.

 

É uma boa pergunta, os valores de NO3 que estás a dar são antes ou depois das fertilizações?.

 

Se bem percebi, estás a fertilizar uma vez por semana com ferropol depois de cada TPA. Mas estás a usar algum fertilizante de macronutrientes (nitrato, fosfatos, potássio)?

 

Os valores de nitratos que estou a dar é dps das fertlizações.

O nitrato é aparte, não é composto por nenhum fertlizante assim como o potássio que também é à parte, mas por enquanto não estou a fertlizar com potássio pois o Ferropol já trás potássio e não quero puluir o aqua com potássio.

 

 

 

Nunca fertilizaste com fosfatos, certo?

 

Seria interessante teres os valores de fosfatos. Talvez o problema venha daí.

 

A razão NPK deve ser seguida, senão as plantas não têm como ingerir os nutrientes, que por isso ficam na coluna de água e dos quais as algas se aproveitam.

 

Não eu nunca fertlizaei com fosfatos pois já é algo que temos em abundância no aqua, mas também não tenho teste, vou tentar arranjar um ou pedir a alguém que tenha e que me faça o teste.

Cumps

Saudinha pós peixinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não eu nunca fertlizaei com fosfatos pois já é algo que temos em abundância no aqua

 

Tens a certeza?? :tongue: Olha que eu fertilizei durante muito tempo o meu aquário com PO4, porque não tinha!

 

Que filtro tens?

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um filtro fil 120 da Sera sem carvão, apenas com ceramica e perlon (lã).

Quanto aos fosfatos tenho essa ideia de cenas que tenho lido, como disse não tenho teste por isso não posso afirmar.

Mas por isso as pessoas dão as suas opiniões. :rolleyes: e aprendemos com isso por isso parece que não é 100% certo já que contigo tinhas de fertilizar com po4.

Obrigado

Saudinha pós peixinhos.

Editado por Miga_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva!

 

Acho que tens aí um desequilibrio e essas algas estão-se a querer apoderar do aquario. Isso é uma batalha campal e se não tomares correctivos as algas ganham!

 

Três factores importantes:

  • Já vi que CO2 tens com fartura. Deves ter algum difusor, porventura.
  • Luz não cheguei a perceber bem. Tens 21W + quantos?
  • Fertilizantes, o que adicionas? Já vi que adicionas Micronutrientes (com Potassio - será suficiente!?) e pareceu-me que tambem No3. Substrato fertil, tens? NPK, diz-te alguma coisa?

Agora que plantas tens? Tens muitas plantas? Plantas saudaveis e em grande número lutam contra as algas e normalmente ganham-lhes terreno não lhes dando grandes hipoteses de hegemonia.

Já agora se puderes mete tambem aí uma foto geral do aquario.

 

 

Em relação a Água Oxigenada ve aqui.

 

Cumprimentos...

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais