Iniciação - Ajuda


carocha

Recommended Posts

Boas Malta

 

Chamo-me Carlos sou de Santa Maria da Feira e apos passar duas semanas a ler este excelente forum, decidi colocar um anuncio a semana passada para comprar um Aquario, este fds la me decidi e ja o montei,....Claro que agora vai fazer o ciclo de Azoto, depois os testes e so depois de estar tudo ok é que vão para la os "peixões"

 

Fica aqui uma foto.....a questão é a seguinte, coloquei filtro interno a trabalhar, termostato etc, decoração, e plantas.....isto tudo Domingo noite, e tenho o vidro e tudo o que esta la dentro cheio de bolinhas....será normal? penso que sim...parece oxigenio....não tem cor e vao desaparecendo umas a aparecendo outras...

 

Desculpem a pergunta mas isto é mm de principiante...e quero criar o melhor ambiente possivel, com calma...

 

[url=

 

Obg todos

 

Carlos Rocha

Editado por carocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é normal enquanto está a fazer o ciclo ... vais ter essas "bolinhas" ai nos vidros e em todas as coisas que lá tenhas dentro(termoestato,filtro,etc)

 

Não te preocupes

 

Boa sorte com o hobbie

 

Cumps

 

Kikoscp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é normal enquanto está a fazer o ciclo ... vais ter essas "bolinhas" ai nos vidros e em todas as coisas que lá tenhas dentro(termoestato,filtro,etc)

 

Não te preocupes

 

Boa sorte com o hobbie

 

Cumps

 

Kikoscp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas duvida, pelo que passo primeiro ao setup do Aqua:

 

 

- Aqua de 60cm - 55litros brutos (penso que 45 "liquidos")

- Termostato de 150w a 26º

- Filtro Interno 300L/h (a trocar por externo quando houver t€mpo...)

- Bomba ar 150l/h

- 2 Termometros controlo temperatuo (Digital + Fita)

 

Como disse foi montado no Domingo passado e esta a fazer o ciclo....

 

image411b.jpg

 

O Aqua foi montado com substrato, areao, troncos e plantas, tudo tratado, fervido etc, conforme tenho andado a ler nestas ultimas duas semanas...Ainda falta tratar da "poda" das plantas ....

 

Opinem à vontade...

 

Questões:

- Ao fim de 15 dias irei fazer testes à agua..... O TPA é obrigatorio ou so se apresentar valores altos de Nitritos?

- Li que durante o ciclo puderia ter 1 ou 2 peixes "resistentes a nitritos" para ajudar ao ciclo, quais são? (so por ciuriosidade...pois prefiro esperar...)

- Qual a "fauna" que acham que deveria ter (tendoo a previsao que o PH estara normal, na ordem dos 7,5)? Pouca coisa....pois sei que o Aqua é pequeno....talvez grupo de 5 neos, 2 corydoras, 2 ottos, e 4 guppys (3 f 1 m)???

 

E o texto ja vai longo....vou actualizando...

 

Obg

Carlos

Editado por carocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Bem-vindo ao clube :)

 

tenho o vidro e tudo o que esta la dentro cheio de bolinhas....

 

saturação de oxigénio na água. Costuma acontecer com TPA's grandes ou... quando enches o aquário pela primeira vez :). Daqui a dois dias já não tens nada disso. Se fores picuinhas, há quem tire com o cartão de crédito. Eu prefiro comprar coisas com ele mas pronto :)

 

55Litros brutos ainda dá para "alguma" coisa. Vai ao http://aqadvisor.com/ e mete lá as espécies e quantidade de fauna que queres e aquilo calcula-te as possibilidades. Pessoalmente acho que o sistema é um pouco conservador i.e. peca por defeito mas dá te uma boa ideia do que podes meter.

 

Quanto ao filtro, não conheço mas visto que queres comprar um externo, tuto bene :)

 

Bomba de ar... não vejo utilidade nisso sem ser agitar um pouco a água mas o filtro interno já te faz isso se direcionares a saída correctamente.

 

Termostato impecável.

 

Não falas das luzes? É que a foto parece um pouco escura e com as plantas que já lá meteste... seria útil sabermos que luz tens?

 

Abraços e boa sorte com o teu projeto

 

Tony

 

PS - Eu faço TPA's semanais de 20-50% mesmo durante o ciclo. O ciclo só estará terminado quando Amónia =0, nitritos=0 e nitratos diferentes de 0. Vai adicionando uns grãos de comida com regularidade mais umas bactérias "em frasco" apesar de eu não estar muito convencido da sua utilidade prática.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas welcome :D

conselho queres aprender bem e depressa vai ao aqua do Tony : tem lá tudo :DD

eu numa coisa discordo com o Tony...TPA a fazer o ciclo (ainda não vi a necessidade (retirar bacterias?) vai add comida e se conseguires agua de algum aqua para teres amónia depois vais controlando ate não teres amonia e depois ate não teres nitritos (a mei ver ciclo feito) depois vais incerindo as especies que queres com calma

 

Algumas duvida, pelo que passo primeiro ao setup do Aqua:

 

 

- Aqua de 60cm - 55litros brutos (penso que 45 "liquidos")

- Termostato de 150w a 26º

- Filtro Interno 300L/h (a trocar por externo quando houver t€mpo...)

- Bomba ar 150l/h

- 2 Termometros controlo temperatuo (Digital + Fita)

 

Como disse foi montado no Domingo passado e esta a fazer o ciclo....

 

image411b.jpg

 

O Aqua foi montado com substrato, areao, troncos e plantas, tudo tratado, fervido etc, conforme tenho andado a ler nestas ultimas duas semanas...Ainda falta tratar da "poda" das plantas ....

 

Opinem à vontade...

 

Questões:

- Ao fim de 15 dias irei fazer testes à agua..... O TPA é obrigatorio ou so se apresentar valores altos de Nitritos?

- Li que durante o ciclo puderia ter 1 ou 2 peixes "resistentes a nitritos" para ajudar ao ciclo, quais são? (so por ciuriosidade...pois prefiro esperar...) espera

- Qual a "fauna" que acham que deveria ter (tendoo a previsao que o PH estara normal, na ordem dos 7,5)? Pouca coisa....pois sei que o Aqua é pequeno....talvez grupo de 5 neos, 2 corydoras, 2 ottos, e 4 guppys (3 f 1 m)??? a esse pH guppys sim neons não por exp propria vai dar mau resultado eles querem aguas mais acidas e os guppys gostam delas mais alcalinas, podes fazer o mesmo que eu e manteres a agua a pH7 mas não é a mesma coisa (eu estou a pensar retirar os meus tetras por isso)

 

E o texto ja vai longo....vou actualizando...

 

Obg

Carlos

 

vai dando noticias :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais obrigado a todos pelas respostas....

 

Quanto à calha,. esqueci-me de retirar os dados....ja vinha com o aquario...tenho de confirmar isso...

 

Quanto às especies que la pensava colocar ja vi que têm P.H optimos diferentes, nomeadamente os Guppys com os Neons....vou ter de ler ainda mais sobre isto...

 

Obg

 

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais obrigado a todos pelas respostas....

 

Quanto à calha,. esqueci-me de retirar os dados....ja vinha com o aquario...tenho de confirmar isso...

 

Quanto às especies que la pensava colocar ja vi que têm P.H optimos diferentes, nomeadamente os Guppys com os Neons....vou ter de ler ainda mais sobre isto...

 

Obg

 

Carlos

 

esqueci-me dizer quanto à calha se estava ligada tens pouca luz...(muito pouca luz)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Em relação ao PH... também não temos ser tão rígidos. Fazendo uma lista das espécies que queremos, analisamos a compatibilidade e depois vemos mais o menos o PH. Nenhum peixe vai dar o berro por terem menos ou mais 0.5 ou até 1 de ph. Claro que não vamos meter espécies sensíveis habituadas a PH 8 num aquário de PH 6 mas também não é preciso ir ao PH exacto senão a maioria só poderia ter guppies ou coisas do género. Claro que se o objetivo for a reprodução, há muito mais exigência.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Em relação ao PH... também não temos ser tão rígidos. Fazendo uma lista das espécies que queremos, analisamos a compatibilidade e depois vemos mais o menos o PH. Nenhum peixe vai dar o berro por terem menos ou mais 0.5 ou até 1 de ph. Claro que não vamos meter espécies sensíveis habituadas a PH 8 num aquário de PH 6 mas também não é preciso ir ao PH exacto senão a maioria só poderia ter guppies ou coisas do género. Claro que se o objetivo for a reprodução, há muito mais exigência.

 

Abraços

 

Tony

 

posso referir que no caso dos guppys com pH a 7 o que me aconteceu (e 2 x) é que as femeas têm maior tendencia a morrer a dar á luz...(arrebentão)

e embora os nossos meninos não deêm o berro com mais 0.5 menos1 não estão confortaveis e isso ajuda a possiveis doenças pois eles ja estão sob stress (eu matei os meus guppys todos assim)

existem varias maneiras de colmatares e colocares o pH que queres eu utilizo a mistura de aguas uma mais acida com uma basica

mas a meu ver não é assim tão secundario como dizem

pelo menos para mim é um factor que deveremos ter em conta antes da introdução de ser vivos e assim podermos adaptar as nossas escolhas de fauna para o meio que melhor temos

pelo menos é o que eu acredito (todos os outros testes tambem são fundamentais) e o meu aqua pelas perdas tb acredita nisso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obg a todos....sim e como estou a começar tb quero assimilar a maior informação possivel e melhor ambiente para os peixinhos....ja que vamos começar do zero....então começar a fazer tudo bem ( ou pelo menos o melhor possivel)

 

Abç

 

Carlos

P.S.: quanto à calha tem duas lampadas de 15 w....mais uma coisa a mudar assim que houver t€mpo...logo depois do filtro...

Editado por carocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

posso referir que no caso dos guppys com pH a 7 o que me aconteceu (e 2 x) é que as femeas têm maior tendencia a morrer a dar á luz...(arrebentão)

 

Eu disse que, em caso de reprodução, os parâmetros eram muito mais exigentes. Os guppies são os coelhos da aquariofilia... ou estão grávidas ou estão grávidas.

 

existem varias maneiras de colmatares e colocares o pH que queres eu utilizo a mistura de aguas uma mais acida com uma basica

mas a meu ver não é assim tão secundario como dizem

pelo menos para mim é um factor que deveremos ter em conta antes da introdução de ser vivos e assim podermos adaptar as nossas escolhas de fauna para o meio que melhor temos

pelo menos é o que eu acredito (todos os outros testes tambem são fundamentais) e o meu aqua pelas perdas tb acredita nisso

 

Não digo o contrário mas mais vale um PH errado estável do que um PH que vai constantemente oscilando entre valores óptimos e menos bons.

 

Acredita, eu no início andava obcecado com o PH. Andei a ver as tolerâncias das diversas espécies e andava sempre a esbarrar. Cada site dizia coisas ligeiramente diferentes sobre o PH em que cada espécie vivia, etc etc. No fim, fechei os olhos, escolhi espécies que habitam e águas neutras e toca a andar. Claro que não espero que os meus neons vivam até aos 15 anos ou que se reproduzam (requerem PHs muito baixos para isso). mas vivem e vivem bem. Tem cores saudáveis, crescem e parecem alegres e felizes.

 

Outro exemplo é o das rásboras... tenho 10 sites que dizem que é peixe de águas neutras (7.4). Tenho mais 10 sites que dizem que o PH ideal é 6.5... os meus viveram durante 1 ano em PH 7.4 sem problemas e agora continuam a viver bem em PH 6.8 (artificial, por injeção de CO2). Nunca tive uma morte que não fosse provocada por suicídio ou doença trazida da loja... será que são felizes? Pois... não sei... é difícil conversar com eles... mas acredito que se não estiverem bem, acabam por mostrar sinais de doenças e acabam por morrer não?

 

Outro problema... a grande maioria dos caracóis/búzios precisa de PH alcalino ie 7 para cima porque as suas "casas" são feitas à base de cálcio. PHs ácidos destroem-lhes as "cascas". Tornam-se quebradiças e aparecem buracos. Ora a maior parte dos peixes que temos neste hobby (tirando os ciclídeos do malawi ou os vivíparos) são de PHs mais ácidos. Quer isto dizer que ninguém pode ter peixes junto com caracóis?

 

Volto a dizer uma vez mais... não digo para metermos espécies completamente incompatíveis com o nosso PH mas temos margem de manobra. Uma rásbora sentirá grande diferença entre PH 6.5 e PH 7 de maneira a que tenha uma vida de sofrimento e morra num curto espaço de tempo? Não me parece... as minhas pelo menos estão constantemente na tranc... ora isso por si só já quer dizer alguma coisa não? Também as informações que há nos sites divergem muito. Qual está certo e qual está errado? 6.5 ou 7.4 no caso das rasboras? No caso dos neons é 6.8 ou 5 a 7.5? Já vi nalguns sites 6 a 6.6... ora bolas... assim é impossivel ter neons?

 

Acho mais importante a compatibilidade em termos de temperatura, relacionamento social e hábitos de alimentação do que manter um PH exato à duas casas decimais. A maioria dos casos que aparecem nestes fóruns resultam mais da incompatibilidade entre os peixes no aquário do que um PH ligeiramente mais alcalino ou mais ácido.

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.