Aquário ainda sem nome - Ideias?


Paul

Recommended Posts

Grande contraste de cor...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Obrigado aos dois!

 

Esse cardume de Barbos Tigre!! Sim senhor... eu até tirava os outros para meter mais, estou muito inclinado a meter um cardume desses no meu próximo projecto.

 

Obrigados pela partilha

 

Boa sorte ;)

 

:evilbat:

 

 

 

Também já pensei nisso, mas para já vou manter tudo como está. Quando tiver mais espaço dentro do aquário, provavelmente irei fazer isso!

 

O comportamento deles é fantástico

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como prometido, aqui vai a actualização depois de mais duas semanas.

 

Há runners das Vlas por todo o lado, engraçado é que estão todos a crescer ao pé dos vidros que é onde eu as queria! A Bacopa ganhou mais uns 3/4 cm! Tudo graças ao TCH+! ;)

 

Como podem ver do lado direito, a blyxa sofreu uma razia. Cansei me de replantar o que os bótias soltavam, por isso só ficaram os pés que enraizaram. Tenho esperança que agora os novos pés vão compondo a coisa.

 

A Egeria começa me a cansar. Fica sempre lá muita porcaria presa o que esconde o verde dela. Além de que cresce IMENSO! Em duas semanas podei pés que já tinham mais de um metro. Gostaria de pôr HZ naquele canto. Não sei é se com a luz que tenho e sem injecção de CO2 ela se vai safar bem. Conselhos aceitam-se!

 

Por falar em CO2, gostaria de dar cabo das BBA que tenho por aí, inclusive tive que cortar alguns pedaços das Vals e dei um corte ao feto (as folhas mais antigas) que estavam um pouco atacadas. As Anúbias estão bastante manchadas, é pena... Pensei em pôr excel mas se o fizer, as valisnérias vão se à vida... não sei que faça... Se calhar deixo mesmo assim. Não quero começar a injectar CO2 senão isto torna-se num Hi-tech e depois não hà espaço para erros!

 

Existe algum substituto para carbono liquido ou injecão de CO2? Não me parece...

 

 

Fotos!

 

Antes da poda e da TPA

 

DSCN7143.jpg

 

DSCN7145.jpg

 

O canto das blyxas! OU o que sobrou...

 

DSCN7147.jpg

 

Mais uma geral antes da poda

 

DSCN7148.jpg

 

E depois...

 

DSCN7150.jpg

 

Um Pormenor do lado esquerdo

 

DSCN7153.jpg

 

E um abraço dos barbos!

 

DSCN7155.jpg

 

Até daqui a duas semanas! ;)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adoro quando um deles (os Serpae também são muito bons nisso) apanha uma pastilha na boca e anda a correr o aquário todo com 17 peixes atrás! tenho de ver se consigo filmar isso! ;)

 

Já pensei em comprar mais uns quantos, mas para já o aquário está lotado! ;)

 

Estou mesmo decidido em trocar a egeria, o aquário precisa de mais verdura como dizes! ;)

 

Abraços

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

 

Existe algum substituto para carbono liquido ou injecão de CO2? Não me parece...

 

 

Só para a Morte e para os impostos é que não há solução.

Para o teu caso é muito simples, menos luz.

Se não queres um High-Tech (e quem te pode censurar?) para que o iluminas como se fosse um?

36 w 10 horas por dia chegavam bem, e se fosse uma Cool Daylight ainda melhor...

Claro que podes ter duas, mas uma é suficiente para as plantas te crescerem sem darem tréguas às algas.

 

Nem parece teu, indagares sobre um problema tão simples.

 

Porque não uns LED?

Colocavas uns LED só para quando quisesses ver a peixarada.

Tipo iluminação diária com T8 e como extra, para visualização (ou alimentação) uns LED.

 

Não tens possibilidade de manter muitas plantas a consumir pois esses tractores desenterram tudo...

Podes optar por flutuantes, mas até os bótias as descobrirem vão-te consumir os poucos nitratos que a Egeria densa deixar.

Não tens quem te consuma o P, por isso vais (já tens alguma) ter BBA, BGA e mais uns quantos tipos de alguedo, mas pelo menos não terás Green-spot...

Podes ir protelando com TPA mas daqui a nada vais ter desequilíbrios que não vais conseguir reparar, esse substrato não é eterno (apesar do preço).

A tua flora não está preparada para toda essa luz.

As Cryptos daqui a uns meses vão disparar, mas mesmo assim acho difícil que te mantenham esses vidros (e substrato) sob controlo.

Já consideraste a hipótese Echinodorus (há mais de uma mão-cheia de variedades)?

Com um substrato bombástico como o teu, num abrir e fechar de olhos espalhavam raízes por todo o lado e nem 20 bótias (todos a puxar para o mesmo lado) a arrancavam.

Se vieres a Matosos um dia destes, arranjo-te uns runners de Marble queen, quando os voltar a ter.

É uma cordifolius, mas na versão Marble queen, e é da Trópica mas ofereço-te uns runners, quando os tiver de novo.

É uma cena tipo: Se tivesse ovos faria uma bela omeleta de fiambre, se tivesse fiambre... :happy:

Ocupava-te esse canto, juntavas uns seixos e tinhas elevação, rocha vulcânica também dá, é áspera e má para os bigodes dos bótias, mas o que era mais importante, limpava tudo o que fosse fertilizante da coluna de água, não deixando nada para as algas.

Para já só tenho runners da Echinodorus parviflorus, que curiosamente também é da Tropica, mas desta tenho runners, o que não deixa de ser também curioso.

Podias utilizar as duas juntas! Uma a servir de base à outra.

Mas isto sou eu a dizer, não está "written in stone".

 

Também há a Bolbitis, mas tinhas de andar a amarrar rizomas aos troncos e não sei se estás para isso.

Mas como retira da coluna de água o seu sustento, podia ser, a meu ver, uma opção...

 

Ainda bem que tiraste esse pseudo-difusor de CO2, além de feio é inútil, espero que não tenha sido só para a foto...

 

Mas não deixes isso adiantar, compensa esse N que desapareceu (está na Egeria), quanto mais depressa atacares melhor.

Ah e vai TPAndo porque essa Egeria está a carregar a água de alleloquímicos e os fetos e o (vestigial) musgo já estão a dar sinais.

É que parecendo que não, a água da torneira é uma boa fonte de potássio, quase tão boa como o que se pode comprar em pó (sal) e dissolver para fertilizar DIY-style.

Além desse macro também vem carregada de micros, mas no teu caso é um mal necessário.

 

De qualquer das formas, admiro esse teu aqua, gostava de ter bótias mas como não posso limito-me a ver os dos outros.

Espero que não demores a ter os dois metros de vidro, para poderes dar descanso ao botiazinho, e companhia para os dois.

Um cardume de oito ou dez deve ser algo assombroso de se ver.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

 

 

Só para a Morte e para os impostos é que não há solução.

Para o teu caso é muito simples, menos luz.

Se não queres um High-Tech (e quem te pode censurar?) para que o iluminas como se fosse um?

36 w 10 horas por dia chegavam bem, e se fosse uma Cool Daylight ainda melhor...

Claro que podes ter duas, mas uma é suficiente para as plantas te crescerem sem darem tréguas às algas.

 

Nem parece teu, indagares sobre um problema tão simples.

 

Porque não uns LED?

Colocavas uns LED só para quando quisesses ver a peixarada.

Tipo iluminação diária com T8 e como extra, para visualização (ou alimentação) uns LED.

 

Não tens possibilidade de manter muitas plantas a consumir pois esses tractores desenterram tudo...

Podes optar por flutuantes, mas até os bótias as descobrirem vão-te consumir os poucos nitratos que a Egeria densa deixar.

Não tens quem te consuma o P, por isso vais (já tens alguma) ter BBA, BGA e mais uns quantos tipos de alguedo, mas pelo menos não terás Green-spot...

Podes ir protelando com TPA mas daqui a nada vais ter desequilíbrios que não vais conseguir reparar, esse substrato não é eterno (apesar do preço).

A tua flora não está preparada para toda essa luz.

As Cryptos daqui a uns meses vão disparar, mas mesmo assim acho difícil que te mantenham esses vidros (e substrato) sob controlo.

Já consideraste a hipótese Echinodorus (há mais de uma mão-cheia de variedades)?

Com um substrato bombástico como o teu, num abrir e fechar de olhos espalhavam raízes por todo o lado e nem 20 bótias (todos a puxar para o mesmo lado) a arrancavam.

Se vieres a Matosos um dia destes, arranjo-te uns runners de Marble queen, quando os voltar a ter.

É uma cordifolius, mas na versão Marble queen, e é da Trópica mas ofereço-te uns runners, quando os tiver de novo.

É uma cena tipo: Se tivesse ovos faria uma bela omeleta de fiambre, se tivesse fiambre... :happy:

Ocupava-te esse canto, juntavas uns seixos e tinhas elevação, rocha vulcânica também dá, é áspera e má para os bigodes dos bótias, mas o que era mais importante, limpava tudo o que fosse fertilizante da coluna de água, não deixando nada para as algas.

Para já só tenho runners da Echinodorus parviflorus, que curiosamente também é da Tropica, mas desta tenho runners, o que não deixa de ser também curioso.

Podias utilizar as duas juntas! Uma a servir de base à outra.

Mas isto sou eu a dizer, não está "written in stone".

 

Também há a Bolbitis, mas tinhas de andar a amarrar rizomas aos troncos e não sei se estás para isso.

Mas como retira da coluna de água o seu sustento, podia ser, a meu ver, uma opção...

 

Ainda bem que tiraste esse pseudo-difusor de CO2, além de feio é inútil, espero que não tenha sido só para a foto...

 

Mas não deixes isso adiantar, compensa esse N que desapareceu (está na Egeria), quanto mais depressa atacares melhor.

Ah e vai TPAndo porque essa Egeria está a carregar a água de alleloquímicos e os fetos e o (vestigial) musgo já estão a dar sinais.

É que parecendo que não, a água da torneira é uma boa fonte de potássio, quase tão boa como o que se pode comprar em pó (sal) e dissolver para fertilizar DIY-style.

Além desse macro também vem carregada de micros, mas no teu caso é um mal necessário.

 

De qualquer das formas, admiro esse teu aqua, gostava de ter bótias mas como não posso limito-me a ver os dos outros.

Espero que não demores a ter os dois metros de vidro, para poderes dar descanso ao botiazinho, e companhia para os dois.

Um cardume de oito ou dez deve ser algo assombroso de se ver.

 

 

 

Abraço

 

Ola BabyKhan,

 

Antes de mais obrigado pela resposta ao video! Depois de filmar aquilo efectivamente limpei todas as mangueiras e tudo o mais que me pudesse lembrar. De facto o barulho parou. Mas voltou passado pouco tempo. Talvez algo não tenha ficado bem limpo. Antes de ir de férias vou fazer outra geral!!

 

Obrigado também pelos comentários aqui! :)

 

De facto acabei por não usar as 3*54 W previstos. Achei que iria ser demais, de modo que neste momento estou só com duas T5 de 54 W. Não me têm causado problemas nenhuns, não tenho algas e as plantas estão a crescer muito bem. Quer dizer... Tenho BBA.

 

Inicialmente tinha de facto um desiquilibrio entre N e P, mas neste momento, com Fertilização (macros e micros) tenho antes de cada TPA 10 ppm de Nitratos e 1 ppm de Fosfatos no aquário. Por isso uma das principais causas para BBA está resolvida.

 

Experimentei pôr "aquele difusor feio e inútil de CO2" :) mas pensando melhor no assunto, além de ser completamente subdimensionado, não iria conseguir manter uma concentração constante de CO2. A ideia era injectar CO2 para acabar com as algas, mas sem garantir uma entrada constante de CO2 no sistema, iria criar ainda mais algas. Para isso, mais vale estar quieto! Fora com o difusor!!!

 

Neste momento, aparentemente, o crescimento das algas estagnou. Agora é uma questão de manter as condições no aquário e ir retirando as folhas mais afectadas à medida que vão surgindo novas.

 

Mas de facto deste me uma ideia, vou reduzir uma horita a quantidade de luz a ver o que dá. Não há nada como experimentar. Vou tentar reduzir também um pouco a dose de micronutrientes, já que o Ferro é um bom catalizador para estas algas. Como as plantas têm a possibilidade de recolher ferro do substrato, é capaz de ser boa ideia.

 

Podes me explicar um bocado a história dos alleloquímicos e como é que estão a influenciar os fetos , por exemplo? Eu tinha na ideia que era justamente este metabólito que mantinha as algas em xeque. Não pensei que influenciasse as outras plantas. O Musgo está todo sujo, não o consigo manter limpo. Tenho sempre uma "poeira" no aquário todo que não consigo resolver (parece ser problema de ter usado areão em 2a mão...). A ideia de tirar as Egerias era uma bocado essa, aumentar a circulação e impedir que a porcaria fique toda presa na planta e ajudar os filtros a fazer o trabalho deles.

 

Neste momento vou arranjar uns pézinhos de HZ a ver como é que fica aquele canto. Têm que ser plantas altas para se verem por trás do tronco do lado esquerdo.

 

Quanto ao aquário de 2 metros... terá que ser uma instalação nalguma casa mais definitiva... Para já esta vida de bolseiro de investigação ainda é um pouco instável. Já andar a passear um aquário de 240 L dentro de um Nissan Micra é uma grande aventura!!! :) Mas como com este aquário ainda tenho uma margem de manobra de uns anitos com os bótias, ainda não estou muito preocupado.

 

Para já anda tudo feliz e contente como podem ver:

 

 

Mais uma vez obrigado pelas dicas! ;)

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Diana L. Walstad's Ecology of the Planted Aquarium

Copyright 1999, 2003 Echinodorus Publishing Second Addition.

Por muitos tido em alta estima, este livro é uma bomba.

Primeiro porque acaba com o preconceito do substrato fértil à base de terra.

E segundo, porque traz informação em doses letais.

 

No meio desta chinfrineira algumas coisas, poucas, fazem sentido, mas ainda menos são as que fazem sentido e depois são provadas cientificamente.

A maior parte dos "livros de aquariofilia" diz coisas que vão mudando ao sabor das modas, dos patrocinadores, das sociedades...

Neste encontras afirmações válidas, comprovadas e até irrefutáveis.

 

Tem vários pontos negativos porém.

Está escrito maioritariamente em Inglês, e não usa aquelas palavras que geralmente as crianças primeiro buscam nos dicionários.

Tem direitos de autor, por isso uma tradução e disponibilização aqui no Fórum, além de morosa seria bastante onerosa.

Claro que há sempre a possibilidade, de postar o endereço de onde saquei a minha cópia (PDF), mas aquela cena da pirataria não é muito bem vista, há muito ppl por aqui com barcos e tal.

Também tem umas imagens, poucas, muito poucas e de 'fraca' qualidade e, o que é pior, não tem vídeos HD ou links para sites com banda sonora.

Fala de coisas chatas, como por exemplo; Toxicidade de metais pesados, phenolics and allelochemicals, taxas de crescimento em ambiente controlado, mas o que é realmente chato é que não diz nada, zero, coisa nenhuma sobre a luta química que se desenvolve entre valisnérias e sagitárias num mesmo aqua.

Eu mantive até ao limite da presença de espírito, Sagitária subulata e Valisnéria nana (juntamente com outras plantas delgadas de pseudo-tapete).

Como tinha um substrato de terra, injecção de CO2, fertilização 'adequada', boa luz e frequentes TPA, não entendia como poderia estar a acontecer o que se passava diante dos meus olhos.

Algas, algas, algas (até ao ponto de ter de introduzir Pomacea canaliculata), um definhar das Vals e das outras plantas, mas em menor escala, e um desenvolvimento das sag. descomunal.

Descomunal se calhar é eufemismo, estamos a falar de sag. que vieram de Mafra do membro handrade que fui forçado a retirar pois atingiam os 60 cm e algumas ainda mais.

E não, não eram vals, eram mesmo sag., mantive-as noutro aqua só com luz do Sol e não atingiam mais de palmo.

Mas no livro ninguém dá uma abébia, nada, nem uma dica, falam de uma cena muito difusa, os phenolics and allelochemicals...

Sabia lá eu quem eram esses tipos.

Pois, mas à semelhança das calorias (aquelas pestes que vivem nos armários e encolhem a roupa) o facto é que são eles os responsáveis, por muita da luta que o pessoal mantém com os aquas.

Há ainda o crime de ter sido escrito em 1999, altura em que ainda se vivia em cavernas e se usava muito a espera por trovoada, para a obtenção de fogo.

Mas o que mais me chateia mesmo é ter de o reler tanta vez. Devia ter nascido com uma cabeça maior, mas depois quem ficava dentro de uma aquário era eu...

É simplesmente informação a mais.

Entope as sinapses.

Não é que tenha palavras muito grandes, nem frases descomunais, é só que tem informação a um nível absurdo.

Depois de o ler, tenho de ficar a raciocinar e voltar a ler. (Devia ter continuado os estudos, a primária é tão restritiva)

Fala de coisas e dá exemplos que não lembra a ninguém, não é que eu não tenha encontrado por aí, por vários outros Fórums coisas bizarras.

Não vou postar aqui coisas como as que já vi, tipo o memorável TOXIC TEN, pois contém imagens e o que é pior ideias, conceitos, experiências com base cientifica, enfim coisas que causam progresso e provocam reacções extremas. But I digress...

Vou apenas enunciar estas, como as mais negativas das 'coisas' que podes encontrar neste livro.

 

Como nem só de mau ele é composto, também há a parte boa.

Tem uma segunda edição. Esta é de 2003, já havia electricidade e essas cenas.

Mas o que é melhor é que contém a mesma ou mais informação ainda.

Os conceitos são os mesmos, a falta de imagens é avassaladora, mas continua concreto e incisivo.

É para mim o melhor livro sobre aquários que conheço.

Tenho até pena de não ter guito para o comprar, quer dizer até tenho, não gosto de mentir.

Se puderes compra-o, e agora estou a dirigir-me a todos os que ainda estão a ler estas patacoadas (desculpa-me o offtopic), não vais encontrar melhor livro "sobre o aquário".

 

Quanto às outras perguntas, esquece a HZ, como o próprio nome indica, não resiste a Bótias e Garras ruffa.

A iluminação peca pela quantidade de radiação abaixo dos 500/450 nn.

Só esse comprimento de onda é capaz de quebrar os 'laços' do ferro com o carbono orgânico dissolvido, tornando-o assim disponível para as plantas.

Por isso erradamente te aconselhei o cool daylight, o que queria e deveria ter dito era, COOL WHITE.

Como não há CO2 suficiente (nem K, há muitos furos nas folhas velhas) a assimilação é pouca, ficando muito disponível para as algas.

Só te estou a tentar explicar que quando as algas aparecem, os problemas, leia-se carências, já estão presentes há muito tempo.

Lê-se por aí que as ampulárias são fundamentais para acabar com as algas, concordo a 100%, portanto corrija-se a fertilização, porque fertilizar correctamente é a maior das ampulárias.

Explico.

Se para veres resultados das fertilizações 'deves dar' um período de três semanas, então e inversamente proporcional, para veres o desastre em toda a sua glória deves ter de esperar que os nutrientes acabem e as algas tomem conta (demora umas semanas, em regra umas três).

Por isso acho as fertilizações a maior das ampulárias (como se ainda não tivesse ficado esclarecido).

Fertilizar, TPAr e relaxar a ver um aqua lindo e exuberante, é a minha regra do triângulo dourado ou lá como se chama aquela cena do aquascaping.

E não é caro, só o que poupo em testes, malas de testes, recargas de testes, idas a várias lojas a tentar com que me testem a água dos aquas, dá para umas ricas férias.

Não podem é ser de mais de três semanas de cada vez, mas também como sou pobre e as praias de Miramar ou Foz-do-Douro são perto, por isso...

 

 

Em relação ao micra, quando acabares essa investigação e claro, pousares essa bolsa (mais vale andar com o difusor de CO2) vais arranjar com certeza uma habitação perfeita para ti.

 

Mas se puderes lê o livro, é pequeno, não tem é imagens (eu tenho um telefone todo pipi e leio-o lá, está em PDF) e não tenhas medo de tentar.

É como diz o outro: Se da primeira vez não correr bem, o pára-quedismo não é a tua cena.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Babykhan!

 

Ainda não consegui ler o livro, mas já o tenho. E fiquemos por aqui nesta afirmação. ;)

 

Estive a investigar o método Walstad e estou estupefacto com os resultados. Completamente diferente de tudo o que se sabe e se vende na aquariofilia. Se tivesse sabido disto há mais tempo, teria tentado fazer isto.

 

Para já consigo perceber a afirmação de alguns membros do forum que sempre disseram conseguir fazer o ciclo do azoto num dia. Agora percebo como.

 

Fiquei na dúvida se este método pode ser aplicado com os meus "tractores" como muito bem lhes chamaste. Mas lá está, ainda não li o livro, apenas visitei uma quantas páginas.

 

Parece me claro que, como muito do que se passa à nossa volta actualmente, o que transparece como comum, habitual e "como se deve fazer", é muitas vezes areia para os olhos das pessoas, já que, como eu muitas vezes digo, é preciso pensar e nunca confiar só no conhecimento vigente. Espirito critico acima de tudo!!

 

Fiquei cheio de vontade de ler o livro. Mas como já estou a ler um, e detesto começar a ler um livro sem acabar o primeiro, vai ter que esperar!!

 

Um sincero obrigado!

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Quem está agradecido sou eu.

Assim vale a pena comentar.

 

Seguir pelo caminho menos batido, como já deves saber, geralmente leva-nos a sítios que poucos conhecem.

Mas também há quem reconheça conseguir ver mais além, por se ter apoiado nos ombros de gigantes.

É uma questão de perspectiva.

 

Há esse método, há híbridos desse método com outros desenvolvidos por outras 'sumidades aquaristicas', há todo um mundo lá fora.

Há é que experimentar e entender o porquê, não assumindo dogmas e outros quejandos, só porque sim, ou por maioria.

 

É o que penso, calhando estou errado, mas e se estiver?

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico está 5*, na verdade não percebi 90% das coisas aqui escritas mas já pedi ao Relvas para me ajudar, amanhã já devo ter escolaridade suficiente para tal. :drool3:

 

Já vi o tópico do toxic ten, e como diz o ditado "quem não tem cão caça com gato" será que devo ir à caixa dos meus gatos?

 

Também fiz uma pequena pesquisa sobre o método Walstad e não descobri esse método do ciclo de azoto num dia :unsure: .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que muita gente considera ao utilizar este método da Diana Walstad é que não é necessário fazer o ciclo do azoto, já que tanto as bactérias como os nutrientes que elas precisam estão presentes no solo utilizado.

 

O único cuidado a ter é assegurar que a coluna de água não se encha de amónia. Se conseguirmos que a terra não "vaze" para a coluna de água, ou colocando por exemplo plantas flutuantes para ajudar a eliminar a amónia, pode se pôr logo os peixes no próprio dia.

 

Já que as bactérias já estão no solo fértil, está tudo pronto para começar a eliminar os dejectos da peixeirada.

 

No fundo, nem sequer há ciclo, ele já está feito! :P Lê os resultados

 

Bom, pessoalmente não arriscaria, pelo menos da 1ª vez, e esperaria uma semanita antes de juntar mais peixes.

 

Brutal heim??!! Tenho aqui um cubo da vodafone e ando aí com umas ideias. Ver se depois das férias faço um teste a este método! :P

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bom, Babykhan, conforme preveste a HZ foi toda à vida!

 

Depois das férias experimento pôr equinodorus!

 

Abraço

 

Se as tiver ofereço-tas.

A ver se as Marble queen voltam a mandar runners. Aquilo é meio sazonal, não é quando se quer, é quando a estação do ano manda.

Mas qualquer Echinodorus serve por causa do sistema radicular, eu é que gosto particularmente do efeito que o variegado traz ao aqua.

São muito raras, as plantas 'verdes e brancas' que se dão bem debaixo de água, este cultivar da Tropica é bem acessível por isso o utilizo.

 

As Hz são sensíveis demais para essa fauna, como agora já descobriste...

Já consideraste uns tons de vermelho? Há muitas e resistentes Ludwigias, Rotalas, Cryptos ou voltando ao mesmo, Echinodorus.

 

Eu gosto muito das Crinum calamistratum, mas o bolbo não deve ser enterrado (pelo menos totalmente) e com esses botias...

Claro que podes segurar o bolbo (nos primeiros tempos) com umas pedras, só até enraizar depois fica bem resistente.

As folhas são à prova de bala, parecem de plástico, são é muito verdes (não sei se é possível mas são).

 

Tens uma variedade imensa por onde escolher, tens é de conseguir harmonizar Flora e Fauna.

Umas cedências daqui, umas premissas dali e tudo se conjuga.

 

Não é fácil, mas se houver espírito vale bem a viagem.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

 

Se as tiver ofereço-tas.

A ver se as Marble queen voltam a mandar runners. Aquilo é meio sazonal, não é quando se quer, é quando a estação do ano manda.

Mas qualquer Echinodorus serve por causa do sistema radicular, eu é que gosto particularmente do efeito que o variegado traz ao aqua.

São muito raras, as plantas 'verdes e brancas' que se dão bem debaixo de água, este cultivar da Tropica é bem acessível por isso o utilizo.

 

 

 

Se me arranjares um pézinho fico te muito agradecido. De facto têm um tom fantástico e quando saem fora de água ganham uma coloração lindissima. Também tenho visto as conhecidas Bleherii, gosto do verde delas e são uma planta fantástica para preencher aquele canto.

 

Para fazer contraste ando efectivamente à procura de uma planta vermelha. Estou de olho na Red Diamond, ou na Barthii mas simplesmente adoro o tom da Ludwigia repens 'Rubin'. Além do mais, a forma desta última acho que faz um contraste fantástico com a bleherii!

 

Esta semana é que já não tenho tempo, senão já teria mandado vir! ;)

 

abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

E aqui está a actualização, o dia 11 de Setembro não era grande data para fazer actualizações.

 

A principal novidade é que dei cabo do chão da sala durante o verão. Ao fim da minha 2a de 3 semanas de férias, resolvi passar por casa só para ver como estavam os peixes (não se preocupem, deixei os com um alimentador automático), qual não é minha surpresa quando encontro o aquário com um palmo de água a jorrar água por todos os lados.

 

Obviamente na altura, não me apercebi realmente da gravidade da situação.

 

Culpado? EU! Ao fazer as limpezas antes de ir de férias coloquei a flauta do filtro com os buracos mais voltados para cima de modo a criar alguma agitação à superficie (como sempre faço aliás) não me lembrei foi da evaporação da água... Aqui está o resultado:

 

DSCN7355.jpg

 

DSCN7354.jpg

 

DSCN7348.jpg

 

DSCN7349.jpg

 

A juntar a isso ainda foi ao ar o termostato que ficou fora de água, e o super alimentador automático duplo da Eheim que me custou 60€ e tinha duas semanas!!!

 

No entanto o que interessa é que os peixes fiquem bem, e esses estavam! Um bocado revoltados é certo, os bótias (e as BBA) vingaram se nas plantas, de modo que tive que proceder a alguns ajustes.

 

Saiu a blyxa do lado direito, simplesmente desapareceu (se a encontrarem por aí avisem me), a bacopa levou uma valente esfrega das BBA, e a novissima ludwigia repens rubin que tinha plantado na semana antes também...

 

Neste momento plantei echinodorus bleherii onde antes estava a Egeria e mais um pé atrás do tronquinho do lado direito (provavelmente daqui a uns tempos vai ficar enorme, mas depois logo se vê.

 

Continuo a tentar povoar aquele lado direito com algo verde. Agora estou a experimentar Sagittaria Subulata. Tomei o cuidado de pôr umas pedras à volta para ver se consigo dissuadir os bótias a remexer aquele canto, mas todos os dias lá tenho que voltar a pôr as pedras no sitio... A casa é deles, eles é que sabem! :P

 

Venham fotos

 

DSCN7331.jpg

 

DSCN7342.jpg

 

DSCN7340.jpg

 

DSCN7343.jpg

 

Não liguem aos fios por cima da luminária, experiencias DIY que não correram bem! :P

 

E caso queiram saber, as pedras não vão lá ficar! É só até as plantas enraizarem... espero...

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

o aqua está muito giro mesmo.

 

Uma ideia em relação ao chão...arranca os tacos todos e mete chão em mosaico, é capaz de sair mais barato que reparar esse de madeira e ficas com a certeza que se tiveres algum azar com águas não entras em despesas altas.

 

Cumps,

Bruno Pires

Bruno Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, o chão também tem que ficar muito bem seco, senão os tacos voltam a levantar todos. E a brincar isto foi só hà um mês. Segundo eles, só agora é que o chão já deve estar suficientemente seco!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah!! Ok, eu de chão de madeira não pesco mesmo nada....só sei que não é resistente á água e que arde bem quando usado como lenha.

 

O móvel é que me parece estar um pouco...como dizer...estragado em demasia. Se calhar era uma boa ideia pensares num móvel novo como próximo investimento.

 

Se precisares de ajuda em alguma coisa avisa.

 

Cumps,

Bruno Pires

Bruno Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.