DIY Iluminacao de LEDs


sintrillium

Recommended Posts

DIY iluminacao de Led’s

Saudacoes do outro lado do atlantico, em primeiro lugar gostaria que perdoassem o meu portugues que esta um bocadito enferrujado mas de qualquer das formas tentarei fazer o meu melhor.

 

Gostaria de deixar aqui o meu projecto (actualmente concluido) de uma calha de led’s que decidi fazer porque existe uma diferenca de preco brutal entre uma calha comprada no Mercado e fazendo uma.

Decidi por maos a obra e comecei pro adquirir todos os materiais necessarios, alguns comprados localmente (basicamente o aluminio para estrutura/dissipadores) mandei vir do ebay todos os outros components (Leds/Cola termica para os memsmos)

 

Demorei cerca de 4 semanas a adquirir todos os materiais gastando um total de $135 canadianos (105 euros)

2X varas de aluminio em forma de H -$10

4X dissipadores -$40

Composto Termico (cola) -$12

30X Led 7500k Brancos 3W - $35

10X Led 10000k Brancos(Cold White) 3W - $18

10x Led Azuis 3W - $12

8X Led Azuis 1W - $8

 

Comecei entao o processo de montagem comecando por colocar duas varas de aluminio aparafusadas por baixo directamente ao disssipador e fechando as pontas com dois pedacos da mesma barra(onde por baixo desse pedacos coloquei umas borrachas fazendo de pes).

Distribui da melhor forma os leds para espalhar uma luz uniforme e nao muito saturada de azul, colado os mesmos e deixando o composto termico curar 24horas, proxima fase seria as ligacoes decidi usar umas fonte de alimentacao de Pc para alimentar os leds aproveitando o circuito de 12volts e ligacoes de leds em conjuntos de 3.

Para as luzes de Moonlight usei um carregador de laptop com uma saida suficiente para alimentar os 8 leds de 1W.

 

Depois de algumas horas de soldaduras e acabamentos ai esta o resultado.

 

Um abraco

 

Sintrillium

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Calha

BarraAluminio.jpg

 

Disssipador

Dissipador.jpg

Em vias de...

Calha.jpg

Por Baixo

Porbaixo.jpg

Moonlight

Moonlight.jpg

 

Antes com Fluorescentes

IluminacaoFlourescente.jpg

 

Depois Com LEDs

IluminacaodeLeds.jpg

 

 

Topo

Topo.jpg

 

Topo2

Topo3.jpg

 

Topo 3

Topo2.jpg

Editado por sintrillium
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, tens um português escrito numa forma invejável! :)

 

Gostei imenso do teu projecto. Pelas imagens que colocaste ficou 5 estrelas!

 

Se tiveres, coloca mais fotos de forma a podermos perceber como fizeste as coisas na parte da calha que fica virada para o tecto.

 

Já agora, compraste os leds numa loja física ou online?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, tens um português escrito numa forma invejável! :)

 

Gostei imenso do teu projecto. Pelas imagens que colocaste ficou 5 estrelas!

 

Se tiveres, coloca mais fotos de forma a podermos perceber como fizeste as coisas na parte da calha que fica virada para o tecto.

 

Já agora, compraste os leds numa loja física ou online?

 

 

Os Leds vieram do ebay, foi onde os encontrei mais baratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, tens um português escrito numa forma invejável! :)

 

Gostei imenso do teu projecto. Pelas imagens que colocaste ficou 5 estrelas!

 

Se tiveres, coloca mais fotos de forma a podermos perceber como fizeste as coisas na parte da calha que fica virada para o tecto.

 

Já agora, compraste os leds numa loja física ou online?

 

 

Os Leds vieram do ebay, foi onde os encontrei mais baratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito bom sim senhor.

Fiquei com impressão que não tens ventoinhas nos dissipadores, será que os leds não irão aquecer demais devido a isso?

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao, nao tem ventoinhas derivado aa dimensoes dos dissipadores tais nao sao neccessarias.

pondo a mao neles estao quentes sim mas nao ao ponto de queimar

 

Realmente a minha preocupação foi mesmo o facto de eles aquecerem de mais e queimarem hehe

 

Esta explicado :thumbup3:

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boa tarde, Realmente para uma boa calha mas tenho uma duvida...

Os leds não têm proteçao para que a agua (que vai evapurando), isto nao os danifica? e' o meu unico se não a fazer uma coisa parecida. Podes-me exclarecer este ponto?

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde, Realmente para uma boa calha mas tenho uma duvida...

Os leds não têm proteçao para que a agua (que vai evapurando), isto nao os danifica? e' o meu unico se não a fazer uma coisa parecida. Podes-me exclarecer este ponto?

 

cumprimentos

 

Se reparares o aquario que tenho tem tampas, impede qualquer tipo de condencacao na calha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas... Posso pedir-te mais uns detalhes?

As dimensões da calha e dos dissipadores?

Quantos LEDs colocaste por dissipador e se a temperatura é suportável...

 

 

 

os dissipadores medem 22cm X 15cm X 3cm

 

tendo instalados 14 leds em cada em relacao a temperatura

 

dos mesmos nunca cheguei a medir mas direi entre os 45/55 graus

 

e um calor suportavel quando se toca.

Editado por sintrillium
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parecem-me temperaturas muito boas para a relação LED/área...

Qual a temperatura ambiente normal aí em casa?

 

Qual o tamanho do vidro da tampa? Sentes que perdes muita luz reflectida?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parecem-me temperaturas muito boas para a relação LED/área...

Qual a temperatura ambiente normal aí em casa?

 

Qual o tamanho do vidro da tampa? Sentes que perdes muita luz reflectida?

 

a temperatura dentro de casa ronda os 23 graus, em relacao ao vidro sao duas tampas separadas

que o aquario usa tendo uma espessura de 5mm a nivel de reflexao existe uma ligeira perca mas nada de especial.

Editado por sintrillium
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tens a calha apoiada no aquário? Só pousada? Não dá para ver bem nas fotos...

 

sim apenas pousada apoiada em 4 pes de borracha nas pontas e assente num pequeno bloco de plastico no meio

 

 

IMG_1153.jpg

 

 

 

 

 

IMG_1152.jpg

 

 

 

IMG_1151.jpg

Editado por sintrillium
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) essa nunca tinha ouvido...

Consegues ligar a fonte sem estar ligada numa motherboard?

Ou tens mesmo fios desviados do pc?

 

a fonte de alimentacao pode ser ligada quando o fio verde e ligado a um dos pretos, ou seja o fio verde tem de receber um sinal negativo para funcionar

isso faz com que a fonte de alimentacao entre em funcionamento fornecendo 5V+ e 12V+ nos fios vermelhos e amarelos, alem disso tem a vantagem de se houver um curto-circuito a fonte de alimentacao interrompe de imediato o funcionamento.

 

 

(NUNCA, MAS NUNCA efectuar este loop com a fonte de alimentacao ligada na motherboard, pois ira danificar o sistema de alimentacao na motherboard.)

 

eu usei uma fonte de 450W que tinha, foi retirada dum pc antigo abri a fonte e retirei todo o excesso de fios e puxando para fora apenas os que iria usar, o loop foi feito na placa dentro da fonte em si.

 

 

 

atxpinout.gif

Editado por sintrillium
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao tens 3 circuitos em paralelo a sair da fonte com as LEDs ligadas em serie, é isso?

Quase todos os Leds que vi funcionam a 3/3.7V... Como consegues ligar a 5 ou 12V?

 

series de 2 leds no circuito de 5V para as moonlights, e series de 3 leds para o circuito de 12V.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E os LEDs são 12V?

 

nao, os leds sao de 3.7V os 12V da fonte de alimentacao sao distribuidos pelos 3 leds derivado a estarem ligados em serie.

ou seja 4V+4V+4V=12V , o circuito de 5v como e ligado aos leds de moon light que nao requer muita potencia de luz ligei series de 2 leds,

2.5V+2.5V=5V.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais