Alevinos de Tricogaster Leeri


Recommended Posts

Boas pessoal,

Há cerca de um ano o meu pai ofereceu-me 4 tricogasters, 3 machos e 1 fêmea, entretanto um macho desapareceu misteriosamente do meu aquário (desconfio que tenha sido a minha gata que o pescou) mas pronto direta ao assunto: acidentalmente um casal meu de tricogasters reproduziu-se, originando cerca de 200 alevinos. Criei-os com base na escassa informação que encontrei na net. Eles agora têm cerca de 1 mês e são apenas 60. As mortes tinham estabilizado até que recentemente começaram a aparecer 2/3 com a espinha da cauda deformada por dia, ou entao permaneciam de cabeça voltada para o fundo do aquário (na vertical) sem cordenação motora. No aquário de 40L onde eles estão encontra-se também 2 pomaceas (caracóis), 1 filtro de esponja e um termostato, a temperatura é de 27ºC e o PH é 7.5

A principio pensei que fossem os caracóis que estivessem a causar-lhes aquilo, mas removi-os durante 3 dias e os peixes continuaram com aqueles problemas. Será que se queimam no termostato ou algo assim? Não faço ideia do que está a acontecer. Queria que me ajudassem a encontrar a fonte do problema. Aviso também que estou na aquariofilia a apenas 1 ano e tudo o que criei até agora com sucesso foram guppies -.-" logo, esta é a minha primeira ninhada de tricogasters e gostava de compreender os meus erros para não os repetir.

Agradeço a vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Inicialmente alimentei-os com gema de ovo cozido, quando completaram um mês começei a dar-lhes artêmia recêm eclodida mas rapidamente acabei com isso pois a minha cultura de artêmia começou a morrer e a apodrecer a água. Agora tenho lhes dado flocos secos em pó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim uso, chama-se: eSHa prod 2000 - tratamento de fungos e bactérias. De facto, o anti fungos que tinha, acabou à umas 2 semanas e nesse período não utilizei mais nenhum produto sem ser o acondicionador de água "Toxivec" e bacterias deporadoras. Axo que foi aí que o problema se começou a agravar. Felizmente já comprei anti-fungos ontem e já o utilizei, estou à espera de resultados.

Se for um fungo ou parasita, segundo as minhas observações, ele controla/ afeta o cérebro dos peixes pois estes perdem a controlação motora e a perspetiva de equilíbrio (permanecem às voltas na vertical)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Normalmente o desenvolvimento dos anabantideos tem "marcos" onde a mortalidade é maior. Pela minha experiência estes "marcos" depende do desenvolvimento , como é natural, e da especie .O momento mais importante é qdo se desenvolve por completo o orgão labirinto.Por muita teorias que haja ninguém sabe ao certo qdo se dá. Pela simples razão dos motivos (e de outros) que referi atrás.

Vamos ao que interessa.. eu se fosse a ti tomava as seguintes medidas: tapava muito bem (os cantos tapa-os) o aquario para não haver grande disparidade de temperatura da agua e do ar, voltava a colocar os caracois, TPA,s diarias e lentas(importante), nesta fase não aconselho (mesmo nada....) a colocares qualquer substancia e voltava à artemia ou arranjava microvermes.

E quanto mais plantas/agua verde ...melhor!

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais