Início de uma Ciclagem


logged

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Iniciei na segunda-feira da semana passada um novo aquário de 120 L.

 

Comprei um substrato fértil da JBL e por cima coloquei JBL Manado, de seguida foi o tronco e plantas (Echinoudorus e Valisnérias).

 

O Aquário é um JUWEL LIDO 120 standard.

 

Para iniciar a ciclagem não quis utilizar nenhum produto acelerador já com as bactérias, em vez disso vou adicionando pequenos flocos de comida para elas se poderem reproduzir de forma natural.

 

O meu pH está nos 7.2, KH nos 6, GH nos 12 e nitritos e nitratos a zero. A temperatura está nos 27 ºC.

 

A minha questão é se eu não deveria já ter alguma concentração de nitritos na água, uma vez que já passaram 10 dias de ciclagem. Eu estive a pesquisar e varia de caso para caso, inclusivamente já vi gráficos que indicam o aparecimento dos nitritos a partir do 10º dia, mas para já nada.

 

Agradeço imenso a vossa ajuda e partilha de conhecimento sobre a dificuldade de aparecimento dos nitritos no início da ciclagem.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Como tu dizes e bem, depende de caso para caso... No entanto pode ainda não ter arrancado o ciclo... Ou estar apenas na fase em que a amónia aparece, n tens como medir a amónia?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois isso é que era importante... se o ciclo não arrancou, não tens amónia... se arrancou... vais ter amónia a montes. Essa dos 10 dias... depende de tanta coisa... eu levei 10 dias para processar nitritos extra com um filtro ciclado há mais de um ano... causa provável? PH muito baixo (atrofia as bactérias nitrificantes... não se reproduzem). Cortei o CO2 para metade durante 1 dia e puff... bactérias aumentaram e deram conta do excesso. Isto só para dizer que há muitas variações... por exemplo, as nitrobacter (as que oxidam os nitritos em nitratos) precisam de fosfatos para conseguirem replicarem-se a nivel célular. Portanto podes ter os nitritos todos do mundo mas se não houver fosfatos para a reprodução, não vai aumentar a população de bactérias.

 

Faz como me aconselharam.... CALMA :)

 

Abraços

 

Tony

 

E um teste de amónia é muito útil... tanto agora como quando algo corre mal no futuro.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda Tony!

 

Hoje voltei a medir e parece-me que já acusa alguns nitritos, vamos ver se amanhã já dá uma tendência.

 

Vou seguir o teu conselho e vou estudar a hipótese de adquirir um estojo com testes mais alargado.

 

Quando tiver mais tempo tiro umas fotos e coloco aqui.

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.