Ideias - ajuda


taniaalves

Recommended Posts

Boa tarde a todos

 

É a 1 vez que ponho alguma coisa neste topico apesar do seguir constantemente, isto porque há 1 mes ofereceram a minha filha um aquario de 90l.

apos a oferta compramos a bomba externa que na loja aconselharam, o termostato, e pedras para o funod, deixamos o aquario a descançar e ao fim de 15 dias compramos 2 cometas negros, e um limpa fundos, actualmente temos os dois cometas, 3 limpa fundos e 3 peixes vidros, mas o aquario parece vazio, despido.Tentei por foto mas sem sucesso.

 

sei que me vao pedir para me puderem ajudar, se me poderem explicar como o faço.

 

O que acham que deva fazer aqua? Adorava ter um aqua bonito e colorido coisa que agora n me parece.... :( mas tenho um medo horrivel de fazer asneira da grande....

 

podem pff ajudar-me?

É que não faço ideia do q possa por ou fazer....

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e bem vinda ao forum!

 

Ora temos aí uma grande sal-ganhada de espécies, não digo para montares um biótopo (peixes da mesmo zona geológica) mas temos aí peixes de agua fria (cometas) com peixes de agua quente (restantes).

 

Outra coisa que não houve nesse aquario foi o Ciclo do Azoto (pesquisa no forum que deve existir umas dezenas topicos sobre isso). 15 dias não deve ser o suficiente.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os cometas toleram temps. até os 26ºC mas são naturalmente de agua fria! E atingem 30cm!!

Eu no seu lugar, ia à loja onde adquiri e pedia explicações, mas na desportiva, a ver o que dizem.

 

Foi onde já agora? Rolizoo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

Comecemos pelo essencial. Como colocar fotos: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=184122&pid=1066691&st=0entry1066691

 

Eu utilizo o photobucket.

 

 

O aquário: 90 litro não é mau para começar.

A "bomba externa" que características tem? Marca, modelo, litragem por hora, tipo de matéria filtrante, etc.

Termostato pelo menos que seja de 100w.

 

Agora vamos ao pior. Quem te aconselhou essa fauna?

 

É urgente pensares o que queres fazer, que tipos de peixes e plantas (se for caso disso) queres ter.

Assim poderemos ajudar.

 

Já fizeste testes à agua? Podes dizer os valores?

 

Mas agora não te enerves que não vale a pena, vai-nos respondendo que nós vamos ajudando. E as fotos pode parecer mariquice, mas é importante.

 

 

Cumps,

 

Jorge Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mailzp.jpgok.

 

vou tentar por aquilo q sei... pois n fui eu q comprei...desculpem as calinadas que posso vir a mandar....

 

aqui fica a foto

 

filtro:

 

marca: EHEIM

l/h = 44o

 

Materia filtrante: espuma preta

 

termostato:

marca eheim

150W

 

a lampada desculpem n faço ideia...

 

ph: está entre os6.5 e os 7.00

 

temp 26º

 

plantas verdadeiras: 0

pexeis 2 cometas; 3 limpa fundos; 3 peixes vidro

 

bomba de ar: 2 saidas

 

agora o que eu pretendia era um aquario vivo (cheio de cor) e com plantas que n crescam mto nem exigam muita manutenção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando nos ofereceram o aquario fomos a loja e dissemos q n percebiamos nda de nda e pedimos para nos aconselharem.... o sr que nos atendeu apenas se preocupou em vender.... nos queriamos plantas verdadeiras mas ele desaconselhou pois diz que envenenavam os peixei, trouxemos coisas falsas...depois li aqui que era a maior mentira a face da terra.....

a nossa ideia primeira foi trazer um beta e deixa-lo ter espaço a vontade até pq aqui a princesa adora peixes coloridos e o beta chama logo a atençao... mas o sr disse lgo que betas nao sao peixes que se dao bem com outras especies... :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recomecemos (LOL):

 

Foto: pequena demais para analisar.

 

Filtro 440l/h é "curto" para esse tipo de peixes. Além disso tó tem espuma preta? Espero que não tenhas colocado carvão activado (por vezes confundido com espuma preta e também a única matéria filtrante que trás)

Qual é o modelo do filtro?

 

 

Termostato está ok, é o ideal :)

 

O pH vai variar dependendo do que quiseres fazer.

 

A bomba de ar é para quê? Não utilizas CO2 nem estás a pensar em utilizar. estás a gastar electricidade. Além disso, se não a tiveres num nível acima do aquário espero que tenhas válvulas anti-retorno para não teres um curto-circuito ou uma lagoa dentro de casa se faltar a luz.

 

Plantas low-tech... depois desse aquário estar em condições dispenso umas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

creio q sim... q so tem espuma preta.... esta tal e qual cm veio da loja :S quem lhe mexe é o homem ca da casa.... mas pelo q ele me diz está tal e qual cm veio da loja

 

agora mais detalhes do filtro:

 

marca: eheim

typ: 2213

pumpe: 1213019

serie: 11292

volt: 230

hz: 50

walt 8

hmaxm 1.5

l/h: 440

 

espero q ajude......

 

a bomba de ar ja vinha so compramos os tubos e as pedras :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podem n acreditar mas na loja foram vendidos como agua quente... :S (todos)

enfim é o q faz n perceber uma.....

 

E agora o q aconselham?

 

Podes pedir o livro de reclamações,.. Provavelmente as informações foram propositadamente erradas o que é uma fraude.

Como foi dito apesar de suportarem temperaturas altas essa não é a sua verdadeira natureza.

Todos os dias aparecem pessoas aqui no forum que chegam á conclusão que foram defraudadas, no entanto ainda não vi ninguém a apresentar queixa.

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, concordo com o Rui, devias apresentar queixa no livro de reclamações... Se há gente que não consegue arranjar emprego há outro tipo de gente que não merece o trabalho que tem! A imagem continua muito pequena, quando a vais carregar deve ahaver uma opção para o tamanho, escolhe a que diz "para quadros de mensagens" ou maior pf

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20120411231758.jpg

 

 

 

aqui esta o maior q conseguir. em relação a reclamação chegamos a apresentar na altura, por outros motivos mas sim é essa a nossa ideia... devolver os peixes n é a ideia, mas sim passa-los para um aquario mais peq que tem um 2 de agua fria com 30l.

 

em relação ao resto podem pff ajudar??

 

obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tânia o melhor que fazes mesmo pela saúde e alegria dos cometas é devolver os peixes, dá-los para um lago ou arranjar um Aqua maior para eles. Pensa no bem estar deles (eu sei que é difícil). É como pores um tigre numa gaiola, sera que se vai sentir feliz?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Que tal dizermos algumas coisas boas à nova colega? Eu pessoalmente acho que aquele filtro chega... não deve abusar da fauna, não deve dar comida em excesso mas para filtragem, faz os tais 5x... (não vamos começar a analisar as litragens efetivas porque depois temos que analisar quanta água está de facto nesse aquário, etc etc etc). Já vi barbaridades muito piores do que essa. O que lhe falta é matérias filtrantes de jeito (muito provavelmente)... É uma questão de estudar um pouco como deve ser

 

FM_2213.JPG

(tiradas de outro site)

 

Claro que cada um acaba por fazer uma combinação de matérias filtrantes mecânicas com biológicas que pessoalmente prefere mais mas será sempre uma coisa desse género. Quanto à tal "esponja preta", mais uma vez, como já foi dito, isso quase de certeza que é carbono... é para retirar que não faz falta nenhuma. Bomba de ar também pode ir que também não faz falta. O termostato também é perfeito. Não lhe mexia.

 

Os cometas... eu devolvia à loja ou entregava-os a um lago... não deviam estar nesse aquário.

 

Quanto à "limpa fundos" e "limpa vidros"... eu próprio prefiro saber o nome das espécies em concreto... tanto quanto sabemos o tal "limpa vidros" pode ser um plecostomus que é um bichinho muito engraçado e pequenino de aspeto extraterrestre e que só atinge 30cm em adulto...!!!! Umas fotos detalhadas dos "bichos" talvez ajudassem a saber afinal que fauna é que está ai.... pensando bem... aquilo são mesmo cometas certo?

 

Depois destes problemas iniciais, os entendidos logo te vão aconselhar na fauna e flora que deves meter.

 

Muitos começamos assim. Nada que não se resolva com calma :)

 

Cump

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola...

 

apos mta procura, e cm n consigo tirarar as fotos ao ditos cujos q passam a vida no barco, la descobri que os meus limpa fundos sao 2ancistrus e um otto....

 

quanto aos cometas vou ter q os por num lago a loja n aceita devolta pois ja passou quase 2 meses :S

 

enfim....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Vou tentar ser sucinto e ir de encontro ao que realmente é pedido no teu post : ajuda.

 

Sendo assim, vamos começar pelo filtro. Como já te disseram, esponja preta fora. A foto que o Tonych colocou é porreira para entenderes melhor o pretendido. O que eu faria com esse filtro era colocar a tal como está na foto, ou seja, filtração biologica ( 4 ) de seguida o ( 3 ) é um filtro mecanico, parece um monte de fios de nilon enrolados. O ( 2 ) eu usaria bioballs, e por fim um filtro que parece uma esponja branca.

 

Tudo isto consegues arranjar numa "verdadeira" loja de animais. Não precisas de comprar da marca eheim, existem outras mais economicas, que também não são más.

 

Quanto aos peixes, se os vais colocar num lago, peço-te encarecidamente que não seja num sitio onde eles possam ir dar cabo da fauna local, garante que é um lago sem ligação a um rio.

 

Agora, tendo em conta o que tens como fauna, e se queres cor, posso aconselhar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=155002

 

Além disso, tens tetras cardinal ( neons ), Guppies, que se reproduzem com bastante facilidade, ou então alguns killies.

 

Tenta é não misturar espécies com necessidades muito diferentes.

 

Quanto ás plantas, para começar, umas anubias, que se aguentam bem, umas valisnerias, umas elodeas, sempre com o cuidado de garantir que a loja onde compras é de confiança.

 

Agora a parte onde vou vou ser banido do forum:

 

Nem sempre é preciso substrato, co2, e outras coisas para se manter plantas bonitas, grandes e saudaveis. Quando o aqua entrar em modo " autogestão", em que so precisas de garantir que os parametros não se alteram, e fazer as mudanças de agua, e lavar o filtro, e ... pronto, dá algum trabalho mantê-las sem tudo isso, mas não é impossivel.

Mas para começares, aconselho-te uns peixes sem grandes dificuldades de manutentenção, umas anubias e umas valisnerias.

 

Se precisares de alguma coisa, ou alguma duvida, apita.

 

CV

A aquariofilia é uma arte milenar, cuja finalidade não pode ser outra além de proporcionar o bem estar da pessoa através de sua prática dentro dos padrões do respeito, zelo e amor pelos seres da natureza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sObrigada Cesar :)

 

De facto sou mesmo um calhau em aquas.... loool.....

Agora é remediar a porcaria a bola pa frente......

Eu plantas n queria muitas mas uma coisa mto simples.... e que não precisem de grandes manutenções..... :)

 

Peixes adoro os neos, e os bettas, colisas e mollies..... mas axo q é melhor perg antes q faça asneira outra x..... :sorry: .... é um disparate muito grande????

 

já agora a nivel da mteria para o filtro, podem pff aconselhar-me?? e q n tenho muita vontade de gastar dinheiro e fazer asneiras......

Editado por taniaalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Colisas e mollies são peixes que exigem pH diferente ;)

Em relação ao material para o filtro, basta-te uma esponja mais porosa, lã para filtro e algo para segurar melhor as bactérias (podem ser esferas, cilindros, até areão serve).

Alé disso, atenção com o que vais colocar com os Bettas.....

Editado por Jorge N. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.