Hypancistrus Zebra - Actualização


Jacinto Silva

Recommended Posts

Olá

 

 

Será interessante ver se consegues levar adiante os alevins já com comida inerte. O ideal claro seriam nauplios de artemia e microvermes mas é comum aparecerem nos aquarios dos criadores crias não contabilizadas o quer dizer que elas comem da comida dos adultos.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 357
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Pessoal,

 

Hoje fiz uma limpeza geral do fundo do aqua ... e confirmou-se uma suspeita minha... encontrei outro Zebrinha... terá escapado da toca e andava juntamente com os adultos, portanto apareceu o Zebrinha nº 8.

Como vos tinha dito os ovos eram entre 10 e 15 e apareceram oito Zebrinhas... creio que poderá haver mais escondidos no aqua... :) :D bowdown

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Jacinto... não te enganes nas contas e pesquisa bem esse aquário... são demasiado valiosos para se perderem :)

 

Abraços e até já,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal;

 

Passaram-se quatro dias desde que coloquei os Zebrinhas na maternidade.

Aparentemente está tudo bem com eles.

Mostram muita vitalidade e parece estarem a alimentar-se da mistura caseira que ofereço 1 X dia + 1 X de noite.

Tenho vigiado os parâmetros da água e feito acrescentes de cerca de 5%... previamente acondicionada.

 

Reparem nas fezes... quer dizer que se tem alimentado!

Pic_776_14.jpg

 

Medem cerca de 1,5 cm.

Pic_776_15.jpg

 

Refugiam-se sempre junto ao filtro de esponja, em grupo.

Pic_776_19.jpg

 

Outra perspectiva...

Pic_776_20.jpg

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jacinto, Jacinto...

 

... o que dizer?! :?

 

Apenas posso oferecer a minha ajuda para o que precisares... por exemplo as flutuantes de que te falei ontem.

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bowdownbowdown:? :D #cool

 

 

Jacinto, reitero a sugestão dos Altuns :)

 

 

Força nisso!

 

 

Grande abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jacinto,

 

 

Tu andas a brincar com essa estória dos Altuns, mas olha que já me puseste a pensar nisso a sério... Very Happy Very Happy Very Happy

 

a ideia era mesmo essa :? , mas apenas porque acho que terias capacidade para tal!!! Caso te aventures, e espero sinceramente que sim, procede da mesma forma como que para os zebrinhas. Lê, lê e lê tudo o que puderes. No entanto, pelo que sei, é preciso esperar uns 3 anos para que eles estejam aptos para a reprodução. E mais, como só há 2 pessoas no mundo a reproduzí-los, duvido que haja informação por parte deles nesse sentido...

 

Estou contigo :D

 

 

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jacinto,

 

Quando te conheci no encontro não conhecia o teu historial como aquariofilista...mas por este post, vejo que não brincas em serviço.

 

Parabéns e mais uma vez obrigado. :?

 

Nota: Bom um já pensa em Ca's e tu nos Altuns. :D bowdown Os encontros têm destas coisas...vá-se lá saber porquê...

!!Portem-se bem e façam os vossos peixes felizes!!

"...só sei, que nada sei."

 

David Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pessoal,

 

Pedro Santos,

 

É verdade que as coisas me têm corrido bem, últimamente... e podes crer que vale a pena ter esta espécie, não só pela beleza mas também pelo seu comportamento que é muito interessante...

 

Vitor Melo,

 

Vamos ver esse assunto com muita calma...

 

David Sousa,

 

Eu comecei há cerca de um ano com os Discus e com os H. Zebra há menos de um ano.

Tenho feito alguma pesquisa de informação, para a qual o Forum tem contribuido muito, dedicação e também um grande investimento financeiro... mas por princípio não me iludo com esta situação... como conversámos pessoalmente... nuns dias estamos em maré de sorte e noutros em maré de azar! 8):oops: :D

 

Nelson Oliveira

 

É verdade... a fase da reprodução destes bichinhos e as crias são o que mais fascina.

 

Obrigado a todos!

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jacinto,

 

Continuam em grande forma esse meninos? Espero que sim :)

 

Já agora só para picar... http://www.mongabay.com/fish/angelfish.htm

 

... e um pequeno excerto ...

A difficult fish to breed. Successful spawns are unusual. Success has been achieved in water with a pH from 5.5-6.0, a water hardness of 2-4 dH and a warm water temperature of 84-88°F (29-31°C). In one case, the pair was kept in a large tank (over 100 gallons) and weekly water changes were made. The parents were fed a varied diet of live foods and color-enhancing flake foods. 400-500 eggs were laid. The parents carefully picked through the eggs, eating a great deal of them. The eggs were then removed and hatched after 3 days. The fry became free-swimming after 5 more days at which time they were fed on fine-grade flake food and Brine Shrimp nauplii. The fry are delicate but fast-growing, if fed several times a day.  

 

Eh eh eh!!! Fui mauzinho eu sei, mas quem dá provas do que consegue sujeita-se a isto :wink:

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Intrust,

 

Os H. Zebra bebés estão em grande forma, alimentam-se bem... faço-lhes papa caseira com: corgete; miolo de camarão; larvas vermelhas; wels chips; micro alimento e vitaminas... tudo muito bem moido e ofereço 2 x dia.

Já se nota um crescimento de cerca de 2 mm :roll:, desde as últimas fotos.

 

Quando retirei os filhotes ao papá Zebra, este procurou os seus meninos por tudo quanto era canto e após um dia refugiou-se junto das fêmeas, debaixo de um tronco... não tem ído à toca.

 

Segundo li, demorará de 1 a 2 meses até que o macho esteja novamente pronto para receber outra postura e só nessa altura ocupará uma toca de reprodução... até lá, há que alimenta-los bem, vigiar os parâmetros da água e fazer algumas TPA´s...

 

Existe outro macho, por sinal é o maior da colónia que ocupa uma toca em local estratégico para tentar atrair as fêmeas, mas elas não procuram este macho... as duas fêmeas acompanham normalmente o macho que reproduziu e em princípio só irão aceitar este para criarem... enfim particularidades da espécie... 8);):lol:

 

Dentro de dias, se tudo correr bem coloco novas fotos dos bebés.

 

Obrigado pela informação sobre os altuns!

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os rios dos altuns têm um ph abaixo dos 5 e uma dureza muito baixa.

Esse excerto fala em mudanças semanais, mas tem o cuidado de referir que a manutenção foi feita num aquario de aproximadamente 400 litros para dois peixes.

É importante salientar este paragrafo pois os altuns são bastante susceptiveis a amonia e na presença de um ph tão baixo o filtro biologico torna-se impotente no controle dos niveis da amonia

Qualquer aquariofilo disposto a estes desafios terá que dispor de aquario grande e garantir as mudanças de aguas praticamente diarias já para não referir os perigos de uma manutenção com dureza perto dos zero.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

Infelizmente uma grande tristeza a nível familiar teve-me afastado do Fórum durante algum tempo...

Mas nada como voltar e ver uma coisa destas...

Parabéns Jacinto o que tens aí é um verdadeiro tesouro, preserva-os e estima-os... São histórias como a tua que dão alento, vontade de trabalhar e insistir nisto de trabalhar com peixes desta origem, pese embora os problemas que isto trás e os dissabores que por vezes acarretam...

Quanto à alimentação não tenho nada a dizer desde que não caias na tentação de lhes dar proteína de mamífero ou de aves. Sempre na base de peixe e de animais aquáticos de preferência.

Nunca se esqueçam do desafio que eu fiz a todos os aficionados deste peixe, para que isto continue no bom caminho é necessário que todos cooperem uns com os outro...

Abraços para todos e os meus sinceros parabéns mais uma vez para o Jacinto...

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os rios dos altuns têm um ph abaixo dos 5 e uma dureza muito baixa...

... É importante salientar este paragrafo pois os altuns são bastante susceptiveis a amonia e na presença de um ph tão baixo o filtro biologico torna-se impotente no controle dos niveis da amonia

Qualquer aquariofilo disposto a estes desafios terá que dispor de aquario grande e garantir as mudanças de aguas praticamente diarias já para não referir os perigos de uma manutenção com dureza perto dos zero.

Tudo isto por sinal para mim não é problema :) , o que é na realidade problema para mim, é a falta de tempo para me poder dedicar a esta “empreitada”, tal como já me dediquei em tempos a outras igualmente desafiantes... :o

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente uma grande tristeza a nível familiar teve-me afastado do Fórum durante algum tempo...

 

Paulo SR,

Os meus votos sinceros para que tu e a família se restabeleçam rápidamente... dentro do possível!!!

 

 

 

 

Boas Pessoal,

 

Os Zebrinhas continuam bem, sem grandes alterações no tamanho... estão com cerca de 24 dias de vida.

 

O papá Zebra voltou a ocupar a sua toca de reprodução... há dois dias que se mantem ocupado nas limpezas e vigilância... pelo seu comportamento poderá estar a preparar-se outra postura :wink::!: ...

 

Nunca se esqueçam do desafio que eu fiz a todos os aficionados deste peixe, para que isto continue no bom caminho é necessário que todos cooperem uns com os outro...

 

É a segunda vez que o Paulo SR aflora esta questão... eu estou plenamente de acordo e disposto a colaborar!!!

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de tudo o mais quero também desejar ao Paulo SR que tudo se recomponha no seio da sua família que no, fim, é tudo o que temos de mais importante. Paulo, recebe um grande abraço da minha parte.

 

PauloSR escreveu:  

Nunca se esqueçam do desafio que eu fiz a todos os aficionados deste peixe, para que isto continue no bom caminho é necessário que todos cooperem uns com os outro...  

 

 

É a segunda vez que o Paulo SR aflora esta questão... eu estou plenamente de acordo e disposto a colaborar!!!  

 

Este é um tema "Quente" e que já tive a oportunidade de discutir pessoalmente com o Jacinto :!:

 

Na verdade, o "feito" que o Jacinto conseguiu de pouco ou nada pode servir se não houver colaboração e partilha entre os diversos possuidores de L-46.

 

Seria importante por isso, que essas pessoas, unam forças para dar continuidade a um processo que para já é apenas "pessoal". Não quero com esta afirmação reavivar um thread de "ontem" que fez rolar muita tinta, mas tudo o que se disse na altura vale muito mais agora, no momento em que os L-46 estão proíbidos de serem exportados.

 

Conheço pelo menos mais dois detentores de L-46 o próprio Paulo SR e, se não estou em erro, o Panda dos Mares. Não conhecendo bem a situação do Panda, mas conhecendo mais ou menos bem a do Jacinto e a do Paulo, tenho o atrevimento de provocar o Paulo a ser o primeiro a colaborar activamente (porque já colaborou doutra forma) neste processo.

 

Eu, se os tivesse, seria o primeiro a "dar a mão" com o Jacinto!!!

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jõao,

 

 

gostei do teu post!

 

 

Sem querer, sequer, parecer estar à procura de uma palmadinha nas costas, posso adiantar que, no evento aí em Aveiro, combinei com o Jacinto "dar-lhe", "trocar", "emprestar" a minha fêmea (assim parece) de L-46 para que ele possa aumentar a variabilidade genética. Sei que a loja "O Picanço" tem vários destes peixes para venda, é uma questão de se abordar o tema com eles.

 

João, reitero o teu pedido:

 

possuidores de L-46, toca a entrar em contacto como Jacinto para podermos crescer um bocadinho nesta área!

 

 

Deixo a foto de um dos L-46 acima referidos, presente no Evento do Oceanário:

Pic_4361_7.jpg

pareceu-me ser um macho, mas sou um bocado leigo nisto dos 46...

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

 

 

Como o JN Cruz refere, de pouco ou nada serve termos muitos Hypancistrus Zebra, sendo eles irmãos... e de nada serve ter-se um ou dois exemplares isolados se não se reunirem determinadas condições para que se reproduzam....é por isso que tem havido algum apelo para que se unam esforços, com vista a aumentar-se o número de exemplares e a garantir-se a maior diversidade genética possível.

 

Penso que o Fórum tem um papel fundamental como veículo de informação e terá ainda mais se o soubermos rentabilizar... e se houver um ambiente de colaboração, mútua confiança e tranquilidade, necessários para que as pessoas se sintam apoiadas e motivadas.

Julgo que temos reunidas algumas condições para se percorrer um longo caminho!!!...

 

Vitor Melo,

 

Muito obrigado por todo o apoio que sempre tens demonstrado, nas diversas circunstâncias!!!

 

 

(SEPARAÇÃO)

 

Sem querer levantar falsas expectativas... tenho fortes suspeitas de que o Hypancistrus "Papá" está a "guardar" outra postura... há cerca de 5 dias que vinha preparando a toca e agora está completamente "agarradinho"... e o 2º macho na hierarquia que também andava "desaparecido", apareceu hoje numa toca vizinha... exactamente como na 1ª vez!...

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais