Planárias...ajuda!!!


Recommended Posts

Estou com planárias no meu nano de 18l. Tenho lá camarões e como vou ter os primeiros bebes dentro dos próximos dias não queria mudar as fêmeas de aquário.

 

Sei que existem medicamentos que acabam com as planárias, mas são potencialmente perigosos para camarões e ampulárias.

 

Andei a investigar e descubri feedbacks muito positivos sobre um produto chamado "No-Planaria"

 

O problema é que não o encontro à venda em lado nenhum.

 

Pergunto então se alguém sabe onde o consigo arranjar (perto de Lisboa e arredores)?

 

Ou se

 

Conhecem algum outro produto que mate as planárias sem afectar os camarões?

 

Muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque tenho receio que matem os camarões...existe a teoria que elas segregam uma toxina que leva os camarões à morte (lentamente). Posso ou não acreditar, mas não arriscando acabo com elas já...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens razão neste caso...lol... Este é um dos poucos produtos no mundo que é capaz de eliminar planárias não matando caracois e camarões, daí eu estar em busca do mesmo.

 

Existe no EBAY mas com os portes fica já nos 15,55€ que já é dinheiro... mas ser for ver que cada um dos meus Yellows custou 12 euros... e me morreu um precisamente nesse aquário por causas desconhecidas, se calhar compensa...

 

http://viewitem.eim.ebay.pt/Genchem-No-Planaria-50g--PLANARIA-KILLER--Crystal-Red--SAFE-AND-TESTED/280765317898/item

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não propriamente um químico é composto por um extrato natural... Betal Nut Palm Extract

 

Eu não preciso de as controlar... pois isso elas já estão e nunca deixaram de estar...o que eu quero é mesmo acabar com elas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que o jpospr disse e verdade, já tive muitas no meu aqua, e quando digo muitas são muitas mesmo, faz tpa's com frequência e reduz o alimento que elas acabam por desaparecer todas, isso não causa nenhum mal nem aos filhos nem aos camarões, podes estar tranquilo e evita de misturar produtos químicos na agua, os químicos são sempre a ultima hipótese a recorrer mas quando as outras todas já não funcionam.

notle avlis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além disso podes brincar com elas com a bipartição ou multi-estraçalhamento xD lol (estou a brincar, que ninguem se ponha a cortar planarias as postas so para ver o milagre da multiplicação) ::D: lol

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas , desde quarta feira que descobri que tenho , hidras , planarias , as hidras ja as identifiquei , mas acho que tenho planarias pois apareceram umas lapas brancas em formato oval , transparente e com pigmentos no meio de cor preta, estive a investigar e ja ouvi falar de tudo:

 

Schnektol medicamento para planarias , mas nao diz a contra -indicaçoes

 

medicamento veterinario - vermífugo menbendazol .

 

FLUVERMAL venda nas farmacias , mas mata caracois

 

 

"Toloxim" e o principio activo é o mebendazol , mas tb nao diz contra indicaçaoes

 

Mesmo assim acho que pelo que li o vermífugo menbendazol e o mais eficaz , mas tb nao sei as conta indicaçoes , todos este medicamentos pelo que li nao matam os camaroes .

 

pensei em esmagar as hidras com os dedos , mas pensei vai na volta reproduzem-se como as planarias . vou continuar a minha pesquisa ate achar algo , senao vou colocar guppies em ultimo recurso , mas ja vi algo parecido com as dafnias , e acho que sao cias de camaroes , nao quero arriscar ,

tb ouvi dizer que o cobre mata este parasitas , mas ha o risco de contaminar a agua de tal forma que afectaria os camaroes , a agua destilada do lidl e rica em cobre ................. estou algo confuso , mas vou continuar a pesquisar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente esses produtos de acabar com as planarias para mim é tudo uma tanga.. ja comprei 1 ou 2 e é um desperdício de dinheiro e ate acabas por ter outros baixas que não o que pretendes, se vais ter bebes e vais usar químicos não sei se realmente queres ter os bebes;)(apenas opinião)

 

Abraço

 

Kikoscp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update da situação...

 

Nascerem cerca de 50 a 60 bébes red's e uma semana e meia depois apliquei o no-planária...resultado... alguns bébes morreram, a ampulária está meia sentida, não sei se irá recuperar ou não... dois dos meus 3 yellows ficaram com as antenas reduzidas a 1/3... não sei dizer se terá sido do No Planaria, pois o filtro de cascata deu problemas até parar, tive falhas de energia (sacanas da edp), por falta de tempo não fiz as tpa's de 2 em dois dias... ainda consigo contar cerca de 36 bebés... antes contava cerca de 46... imagino que sejam mais pois existem zonas que eu não consigo ver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho esse conhecimento. Acho que mais facilmente matas os camarões usando esse químico para tentar matar as planárias

 

Odeio dizer...eu bem te disse. Mas às vezes só ouvir o que nos têm para dizer não chega, temos de ser nós a testar. Segue em frente!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Odeio dizer...eu bem te disse. Mas às vezes só ouvir o que nos têm para dizer não chega, temos de ser nós a testar. Segue em frente!

 

Infelizmente é verdade, não percebi a ideia, ainda para mais quando tens bebes acabados de nascer e começas a por para la quimicos mas pronto não sou ninguem para te dizer que agiste bem ou mal

 

Boa sorte com isso

 

Kikoscp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agir bem agi... pois as planárias já não estão lá, mas devia ter assegurado outras condições para não ter nenhuma baixa...

 

Mas ainda assim não foi muito mau... o aquário está bem agora...

 

Obrigado pela força

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perdida num recondido inacessível do aqua... No meio da escuridão provocada por plantas e rochas... Algo se move e se alimenta com a sede de vingança... Regida pela insensatez que só o sentido de retaliação conduz, uma planária meia moribunda que sobreviveu ao ataque medicamentoso auto-mutila-se... Em breve novas planárias vão surgir... e continuarão a multiplicar-se... MUAHAHAHAHAHA ::D:

 

Perdão pelo ataque de parvoíce, apeteceu-me :P

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso à alguns anos NO PLANARIA e recomendo, é o melhor produto que já conheci para hydras, planarias e outros "vermes". A ultima vez que o usei foi na minha bateria de Crystal Red pois tinha centenas de hydras por todos os aquários e algumas planárias que vieram em plantas que comprei.

 

As trocas de agua e tal como falaram podem remediar o problema, mas nunca resolver e mais facilmente matam os camarões por andarem a desequilibrar o sistema..

 

Camarões não são peixes, as coisas não funcionam da mesma forma.. por isso não são assim tão fáceis!!

 

Jpospr a questão das planarias não é controlar mas sim erradicar!

 

Cada um faz como quiser ;) a aquariofilia não é uma ciência exacta.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Fábio Silva pelas dicas, é penso que não perdi camarões pelo facto de ter utilizado o No Planaria, penso antes que não assegurei as boas condições para os camarões durante a fase de tratamento. Pois num nano de 18l é mais difícil manter o aquario estabilizado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais