Alimento Vivo - Que culturas existem e como as manter?


Recommended Posts

Boa tarde,

 

Antes de mais uma Boa Páscoa a todos os membros do Fórum! :D O que fez criar este tópico e não sei se o fiz na área correta era saber quais são as possibilidades que existem em termos de manter culturas de alimento vivo em casa e já agora como as caracterizam em termos de:

 

- Facilidade de adquirir

- Facilidade de manter

- Necessidade de espaço ou condições especiais (luz, calor, espaço)

- Qualidade do alimento vivo em termos nutricionais e já agora funcionais.

 

Já ouvi falar em microvermes, larvas de osquito etc mas gostava de saber mais alternativas se fosse possível pois o que andei a ver foi quase tudo sobre microvermes XD

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu pelo que ja li e vi no youtube, os microvermes penso serem os mais faceis de manter e sao os que se multiplicam mais.

 

Tens aqui um video de como os criar

 

De qualquer modo vou esperar por mais opinioes, porque tambem estou a pensar começar a alimentar os meus peixes com alimento vivio e quero saber qual o mais facil de manter e meno trabalhoso ;)

 

Abraços

Cumprimentos,

André Freitas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelo vídeo :D

 

Já tenho visto alguma informação sobre vermes de vinagre, banana, aveia, dafnias, tubifex, larvas de mosquito, etc mas a ideia com que fico é que em todos os casos é preciso uma cultura inicial estou correto?

 

Há alguma comida viva que não precise de cultura de arranque? Ao nível de cheiros que a comida liberta é possível manter a comida no exterior de casa bem vedada apenas com pequenos furos para evitar a entrada de mosquitos ou o preferível é mesmo dentro de casa?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora qual dos alimentos vivos possíveis de serem mantidos com facilidade é mais completo, isto é, tem a possibilidade de ser dado como primeiro alimento e como alimentação diária?

 

Para além dos referidos vi também outro, Grindal

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Eu mantenho culturas de daphnia sp.

 

- Facilidade de adquirir - eu próprio as mantenho (e vendo xD)

- Facilidade de manter - Desde que as condições minimas sejam mantidas (ou seja água em boas condições e alguma oxigenação) é mesmo muito fácil, tal como a alimentação (água verde ou simplesmente algumas gotas de liquizel - alimento para artémia)

- Necessidade de espaço ou condições especiais (luz, calor, espaço) - temperatura ambiente, neste momento até as tenho no jardim, luz é indiferente, quanto ao espaço. quanto maior melhor, mas 5Litros de água já dá para uma cultura bastante grande, tenho tido cerca de 30 em recipientes de 1 litro, mas com mudas de água dia sim dia não.

- Qualidade do alimento vivo em termos nutricionais e já agora funcionais. - isso agora é que não te sei dizer, é uma questão de procura. A vantagem é que dá tanto para alevins como para adultos dependendo do estágio de desenvolvimento das dafnias.

 

 

Tem a vantagem de se não forem todas consumidas também não ficam a poluir a água mas sim a filtra-la.

Editado por Pedro_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EDIT: Agora com um pouco de mais tempo visto que estava numa aula quando escrevi o comentário acima:

 

Eu neste momento mantenho culturas de Daphnia sp. no meu jardim, numa caixa com água velha e verde, sem aquecimento e sem luz artificial, sempre com sol directo e nem trocas de água faço porque, realisticamente falando, a quantidade de água na caixa é tanta que não há necessidade, deve ter uns 100 litros se não mais, portanto em termos de custos relacionados com a manutenção é zero.

 

Atenção, convém fazer a ressalva de que são animais algo sensíveis a substancias tóxicas mesmo que em baixas concentrações, como cloro ou pesticidas, também são sensíveis a mudanças bruscas na temperatura e na qualidade da água.

 

São animais muito práticos por várias razões, primeiramente pela sua plasticidade em termos reprodutivos, a sua reprodução pode ser assexuada quando as condições do meio são favoráveis ou sexuada quando não estão a acompanhar as mudanças no meio e há necessidade de aumentar a variabilidade genética da população. Segundo, o facto importante de se tratar de alimento vivo de água doce ajuda a que não haja necessidade de ter de "lavar" os animais para que não vá água salgada para o aquário onde estão os alevins ou os adultos, assim como se algumas dáfnias não forem consumidas estas não ficam mortas a poluir a água mas sim a filtrar a água e possivelmente ainda se reproduzem lá criando uma fonte de alimento constante para os seus habitantes.

 

Para manter este tipo de seres vivos dentro de casa, é bastante simples, uns quantos recipientes, por exemplo garrafões de 5 litros devem ser suficientes para culturas relativamente grandes destes animais (em laboratório, nalgumas experiências que faço mantenho cerca de 30 espécimes em frascos de 1 litro, mas com uma manutenção dia sim dia não com mudança total do meio onde estão e nova alimentação).

Em termos experimentais porque ainda não o fiz, penso que uma montagem deste género deveria funcionar:

 

- Dois garrafões de 5 litros cortados mais ou menos ao meio (começando a cortar quando ele afunila), com uma bomba de ar de modo a criar alguma oxigenação mas com fazendo pouca turbulência em cada garrafão;

- Cerca de 100 dáfnias por garrafão;

 

Com tanto espaço e água para tão poucas dáfnias não somente se está a dar mais espaço para a cultura crescer como se está a reduzir a necessidade de fazer trocas de água (por falar em água, eu utilizo a água do meu lago mas água de um aquário já maturado deve funcionar bem na mesma).

 

Assim sendo será apenas necessário mergulhar a um camaroeiro e apanhar as dáfnias e alimentar os peixes adultos com estas.

 

No caso de haver necessidade de alimentar alevins utilizar garrafas de 1 litro de cortadas também mais ou menos a meio e passar para lá as dáfnias que estejam mais gordas para que tenham lá os neonatos e ser assim mais fácil de os apanhar com a ajuda de uma pipeta/conta-gotas.

 

Não esquecer que, caso se queira que se desenvolvam mais depressa podem-se manter em água aquecida (25/26/27º) mas há que lembrar que o tempo de vida também será reduzido.

 

Quando ao último ponto, em termos de valor nutricional encontrei isto:

"The nutritional value of Daphnia depends strongly on the chemical composition of their food source. However, since Daphnia is a freshwater species, it is not a suitable prey organism for marine organisms, because of its low content of essential fatty acids, and in particular(n-3) HUFA. Furthermore, Daphnia contains a broad spectrum of digestive enzymes such, as proteinases, peptidases, amylases, lipases and even cellulase, that can serve as exo-enzymes in the gut of the fish larvae."

 

Suponho portanto que se alimentarmos as culturas com alimento enriquecido em vitaminas e afins o potencial nutritivo delas também irá aumentar. Por falar nisso em termos de alimento pode-se utilizar algumas coisas como:

- Água verde (isto é água cheia de algas em suspensão)

- Artémio Fluid da JBL (ou Liquizell da hobby)

- Sera Micron Powdered Food ou semelhante

Enfim, tudo o que se "dissolva" na água serve de alimento, visto tratarem-se de animais filtradores com preferência para se alimentar de algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me uma alternativa viável obrigado pela explicação :) tenho de ver em termos de espaço agora o que poderei manter em todo o caso se alguém tiver mais informações em termos de experiência própria sobre outros tipos de culturas também agradecia :D

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que li durará mais ou menos umas 4 semanas mas aconselham a cheirar quando abres o recipiente e se notares que começa a cheirar bastante mal é sinal que deverás reiniciar a cultura noutro recipiente :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que li durará mais ou menos umas 4 semanas mas aconselham a cheirar quando abres o recipiente e se notares que começa a cheirar bastante mal é sinal que deverás reiniciar a cultura noutro recipiente :)

 

Cumps

e

entao se for para utilizar a cultura em uma caixa tanque referida de 100l,tem que se ter sempre 2?para reiniciar outra cultura ou basta a muda de agua e assim retira-se as Daphnia sp mortas?

pergunta de pricipiante :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas noite um duvida sobre as Daphnia, eu tenho uma piscina, a qual está desativada a maior parte do ano, só trabalha no verão.

Durante todo este tempo a agua esta bastante verde, e tem varios bichinhos, penso que alguns dão para os peixes comerem.

Como faço para saber quais são?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noite um duvida sobre as Daphnia, eu tenho uma piscina, a qual está desativada a maior parte do ano, só trabalha no verão.

Durante todo este tempo a agua esta bastante verde, e tem varios bichinhos, penso que alguns dão para os peixes comerem.

Como faço para saber quais são?

 

Obrigado

 

 

Pois isso já não sei, sei que há alguns organismos que servem de alimento outros os peixes nem lhes tocam. Dafnias comem e com gosto tanto adultas como as recém nascidas, tenho culturas delas disponíveis nos classificados. Essa água verde era uma maravilha para as alimentar ehehe :)

Editado por Pedro_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É possivel tirares um foto para eu ver que tipo de bicho é.

 

é mais simples ires ao Google e meteres Daphnia e veres imagens, aquilo é pequeno e não tenho máquina para isso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas alguem me consegue arranjar uma cultura de arranque de microvermes?

Sou de Vila Nova de Gaia.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.