Iluminação


Recommended Posts

Boas

 

Montei um aquario (98cm comprimento, 50cm altura e 43cm largura)e como tal não tenho ainda lâmpada, e tenho alguns problemas:

 

tenho vidros em cima para evitar a evaporação da água, mas queria por iluminação, porque de momento não tenho nenhuma e queria começar com plantas... pelo que li devo ter entre 0,5W e 1W por cada litro de agua

 

Queria por uma calha mas não sei o que por, o que me aconselham?

 

Devo tirar os vidros e por uma das que ficam assentes em cima das laterais?

Devo deixar os vidros e por uma em cima dos vidros?

 

Como me quero iniciar em plantados (não tenho nenhuma experiência, ainda por cima o meu substrato é areia fina)

Quero começar por plantas de pouca manutenção e resistentes, ou seja uma calha que desse para ter só metade das luzes ligadas por exemplo era melhor (acho eu que não percebo nada disto).

 

Por outro lado queria já comprar uma coisa a pensar no futuro e espero um dia ter um plantado em condições.

 

Qualquer ajuda será preciosa, obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite!

 

Tal como tu, eu também tenho um aquário com tampas de vidro por cima.... Não são nenhum impedimento para se ter qualquer tipo de iluminação. Eu optei por HQI 150w e por uma regua t5.

O único impedimento será o dinheiro que tens disponível para a aquisição de uma calha ou régua.

 

Pelas medidas anunciadas terás um volume de cerca de 210 litros de água, para tal volume necessitas de 150w para teres uma boa iluminação, 120w para teres uma iluminação média-fraca.

Como já deves ter percebido tens várias opções no que comcerne á iluminação, vou para já aconselhar a mais económica:

Reguas t5: http://www.aquaeden-...&subcat=&menu=7

Para teres uma boa iluminação terias que comprar uma 2x45w e outra de 1x45w.

 

Podes perfeitamente ter um aquário com plantas ou mesmo um plantado com areia fina, não é impeditivo (será apenas para determinadas plantas).

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tinha andado a ver e tinha encontrado esta: http://www.aquaeden-...&subcat=&menu=4

 

achei ser mesmo o ideal, o problema maior é que parece-me ser para fixar ao tecto, e o preço xD

quando mostraste essa régua achei que era bem melhor porque era bem mais barato, mas tinha que ter essa e outra ou uma de 2 e uma de 1 como tinhas referido, e o problema é que não há (ou se há não encontrei) refletores para as 3 ou 4

Editado por _burn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo Pedro

 

Agora vi e até me parece uma boa opção, não consegui foi perceber se tem também os dois circuitos independentes, (segundo sei a que eu mostrei tem duas fixas o que é bastante vantajoso, principalmente para mim que pelo menos no inicio não vou precisar de ter as 4 lâmpadas)

Essa calha tem 90 cm e os pés fazem uma curvatura para fora, o aquário tem 98 não sei se não será de mais, ou os pés tem a possibilidade de serem movidos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não estiveres disposto a largar tanto dinheiro pela calha podes optar por uma por volta dos 100-120w. Talvez seja mais barato e não perdes realmente muita capacidade, tens é que garantir co2 e fertilização completa; ter muita luz não significa ter plantas melhores, ás vezes pode ser a fonte de problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois por isso é que queria começar com uma calha que desse para não ter logo tudo ligado, e esta dá!

E parece-me que 100€ é um preço muito bom (quer dizer, é caro, mas dentro do que se encontra é barato).

Gostava era de saber a vossa opinião sobre essa calha, se alguém já usou/usa se dá problemas ou assim. (em todo o texto estou a referir-me à calha que o Ricardo Pedro está a falar a da Naturpets: http://www.naturpets.com/product_info.php?cPath=17_32&products_id=310)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.