Crescimento das Ampulárias


Joana Maia

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Tenho neste momento umas quantas ampulárias bebés a passear pelo aquário, umas nasceram no dia 5/03 e outras no dia 7/03, ou sejam, têm um mês de idade, no entanto ainda não cresceram praticamente nada, continuam com cerca de 1-1.5mm!!!

É normal? Tinha ideia que com um mês de idade já deveriam ter pelo menos 0.5cm!

A temperatura do aquário está nos 25º, e em conjunto com os progenitores, alguns planorbis e as plantas, são os únicos habitantes do aquário, ou seja, não têm peixes a chatear.

Alimento-as com courgette, alface e broculos (às vezes deito cenoura, mas elas não gostam muito).

Não deveriam estar já maiores? Ainda nem dá para distinguir as cores!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joana!

Tenho pouca experiência mas penso que é normal. Sabes tinha 10 ampulárias bébes adquiridas em novembro e o resultado é o seguinte, 2 morreram, 2 cresceram e bem, 4 têm um tamanho normal e 2 pouco cresceram.

Espera mais uns meses ...

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas ampularias têm menos de uma semana e duplicam de tamanho de dia para dia têm um crescimento brutal !! Quando as tirei do saco de ovos eram minúsculas e com pouca cor e agora são bem douradas e andam por todo o lado, sao bem mais numerosas do que eu pensava, tanto que já as ando a espalhar por vários aquarios.

O meu aquario é de Discus e eu alimento em excesso, há sempre comida a mais, algas, e plantas .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, falta de comida não é porque têm sempre alimento. Começam a aparecer várias conchas minúsculas vazias, infelizmente estão a morrer em vez de crescer.

Gostava de perceber o porquê para corrigir a situação. Os parâmetros da água estão bons e todas as semanas faço TPA de cerca de 20% da água.

Os adultos andam felizes e contentes pelo aquário, muito activos e acasalam com frequência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ph da àgua? Pelo que li a agua muito acida nao é benéfica. O aquario é fertilizado? Qual a temperatura da agua? Já li que se as paredes do aquario forem muito altas ou se o caudal do filtro for demasiado forte as pequenas ampularias nao conseguem vir à superfície mas sinceramente nao sei se isso é suficiente para as matar.. Que peixes é que habitam no aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falta de cálcio não é porque uso decacit e coloco sempre um pouco quanto faço TPA's. A concha das adultas está perfeita, sem qualquer sinal de falta de cálcio.

O pH está nos 7.5, a temperatura nos 25º-26º.

O aquário não é fertilizado e não tem peixes, só as ampulárias, planorbis e plantas. O aquário é este http://www.seahorseshop.com/store/product_info.php?cPath=214&products_id=893. O sistema de filtragem está na parte de trás, tirei uma das esponjas e coloquei um filtro mas como fica atrás o caudal não é nada forte.

Aparentemente não há motivo nenhum para isto estar a acontecer. Tenho mais dois cachos, um deles não me parece que vá nascer uma vez que já tem um mês e ainda continua muito rosado, o outro tem quase 3 semanas e está a ficar com aquele aspecto tosco que costumam ter quando as ampulárias estão quase a nascer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que as condições do teu aqua sao mais que suficientes.As minhas ampularias estão a 28 graus e comem os restos da comida dos Discus (granulado e artemia), alface cozida, e as algas do aquario. O meu aqua fica um bocado sujo, acho que é por isso que as ampularias crescem a olhos vistos. Experimenta adicionar outra comida ou fazer menos TPAs já que nao tens peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente acho que todos os bebés morreram, ja introduzi comida de peixe na alimentação (pastilhas de peixes de fundo) e vou reduzir a frequência das TPA's para 15 em 15 dias. Agora há que esperar que haja mais posturas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais