As tais pinhas de amieiro...


lsp

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Tenho lido em muitos tópicos sobre essas tais pinhas de amieiro, e o facto de as usarem nos aquários de camarões. Depois de pesquisar um bocado, e ver-lhes a "cara", saí à sua procura. Encontrei algo que penso serem as pinhas de amieiro, mas o que deixou-me dúvida se estava a apanhar mesmo as pinhas de amieiro foi os diferentes tamanhos da dita pinha. Deixo aqui umas fotos a comparar os três diferentes tamanhos que encontrei.

 

dscn0326p.jpg

 

Aqui abaixo, a pequenina que está à esquerda na primeira foto.

 

dscn0332f.jpg

 

Desde já agradeço a quem puder esclarecer a minha dúvida.

 

Cumprimentos,

Leandro

Editado por Fábio Silva
colocar fotos. lsp é só carregares no quadrado que tem a arvore por baixo do smile e colas lá o link da foto.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu arriscava dizer que todas são pinhas de amieiro.

Diferem no tempo de crescimento (as mais pequenas são mais 'jovens') e no tempo de seca (quanto mais abertas, mais secas).

 

Mas espera por mais opiniões...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sao todas pinhas de amieiro ganrantidamente

 

todas as que tens fora do caule com folhas, sao pinhas criadas, embora as mais fechadas ainda tenham de secar para abrir e soltar as sementes.

 

agarrado ao caule que tem folhas, tens 3 pinhas em inicio de formaçao que nao servem para nada e tens duas pseudo pinhas alongadas que tambem nao servem, penso tratarem-se do orgao responsavel pela polinizaçao, eu nao as apanho, apenas apanho as que tens na linha de baixo da foto e deixo seca uns meses, vou utilizando apenas as que abriram e soltaram as sementes

Editado por Carlos Couceiro

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos esclarecimentos, Carlos Couceiro e Paulo Lisboa.

 

Existe algum processo que as faça secar mais rapidamente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelos esclarecimentos, Carlos Couceiro e Paulo Lisboa.

 

Existe algum processo que as faça secar mais rapidamente?

São todas pinhas de amieiro, umas verdes outras secas.

Eu só apanho secas ( as últimas que apanhei foi em Dezembro). Quando secas ficam abertas, na água voltam a fechar.

Não dou nenhum tratamento em especial a não ser antes de colocar no aq., deixar alguns dias em água e ir trocando a água, unicamente para cortar o efeito chá, que irão dar á água do aq.

Duram 4/5 meses sem problemas, depois troco, utilizo 15/20 para 50lit.

Moramos relativamente perto se precisar de alguma coisa diga.

 

Cumpr.

Sérgio Vale

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 a 20????

Notas grandes efeitos usando essa quantidade?

Eu não meto mais de 6 num 50Lt...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado, Vale.

 

Então acho que só tenho aquelas duas pinhas maiores, da foto que aqui pus, secas. O único problema é que aquelas pinhas foram apanhadas no Jardim à beira do Mondego, na Av. Emídio de Navarro, e devem ter apanhado bastante poluição. As que apanhei aqui em Montemor-o-Velho ainda estão todas por abrir.

 

Hélio Salgueiro, eu também só fiquei a saber das pinhas de amieiro na semana passada quando li sobre elas aqui no fórum. Deixo aqui alguns links a explicarem o seu uso.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=95701

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=162569

http://www.biorede.pt/text.asp?id=767

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalemte para secar pinhas normais (de pinheiro) basta colocalas num local com calor. quem tiver um forno a lenha tem essa facilidade. Isso costuma ajudar na sua secagem (pelomenos nas pinhas de pinheiro). Não sei se com estas é igual.

 

cumps

logo1115.png

 

Visitem e participem neste novo fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não gosto delas assim tão secas como as do lado direito, pois se secarem muito perdem um pouco do melhor ;) os taninos..

 

As pinhas só devem ser lavadas para retirar algum pó e colocar directamente no aquário, sempre foi assim que fiz desde que comecei a usar.

 

@Vale Elas não se devem deixar de molho pois assim estamos a deitar fora os taninos..

 

Elas têm função de acidificar e ao serem consumidas pelas bactérias vão ajudar a alimentar as crias.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas é preciso esperar que elas (pinhas) sequem o suficiente para que a sementes caiam, não? Ou podemos mandar aquilo mesmo com sementes para dentro do aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nem sequer as lavo, apenas as sopro e vao logo para o aquario, assim vao com o maximo de taninos que tenham para libertar

 

15/20 pinhas por 50L é muito, so o fazes por as teres em agua a soltar os taninos antes de as colocares

 

para um aqua de 50L 5 ou 6 sao quanto basta para a funçao e ir adicionando/trocando de mes a mes

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nem sequer as lavo, apenas as sopro e vao logo para o aquario, assim vao com o maximo de taninos que tenham para libertar

 

15/20 pinhas por 50L é muito, so o fazes por as teres em agua a soltar os taninos antes de as colocares

 

para um aqua de 50L 5 ou 6 sao quanto basta para a funçao e ir adicionando/trocando de mes a mes

 

Boas,

 

Estou cá, é para apreender :)

Quando comecei a usar as pinhas, fiz alguma pesquisa e a informação que encontrei não era muita. Então tenho feito como atrás expliquei.

 

Cumpr.

Sérgio Vale

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá amigos!

 

Após ler sobre estas pinhas de amieiro, aproveitei e qd fui a Várzea da Serra (longe da poluição) trouxe umas 20 para experimentar.

 

Coloquei todas num saquinho de rede e introduzi num jerrycan c/20L, para servir posteriormente para TPA's, após estar estabilizada durante 8 dias.

 

O objectivo desta minha procura pelas pinhas, seria baixar o PH (ando nesta luta constante desde Dezembro até me render e comprar garrafões de água no supermercado), e tb dar uma ligeira cor de chá à água.

 

Chega finalmente o dia da TPA e resultados: O PH está neutro (pelo menos já n é 7,8 mas para além disso não vai mais. Quanto à cor... caramba, está castanho!!! e foram 20 litros para um aqua de180.

 

Devo reduzir o nº de pinhas? devo deitar somente algumas para dentro do aqua e depois retirar, e n as uso na água das TPAs? E para baixar o PH, será q devo deixar as pinhas mais tempo de molho?

Editado por PSIQUICO

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 4 meses depois...
  • 3 anos depois...

aqui na zona de alverca ou lisboa existe algum sitio onde existam ?

Existe um perto do skate park por baixo da ponte Vasco da Gama. Perto da rotunda grande existe um descampado e junto ao rio existe um amieiro

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nessa zona,entre a ponte e a torre vasco da gama,no jardim existem vários amieiros.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais