reactivar aquário


Recommended Posts

Meus caros,

 

Primeiro gostava de resumir a minha história.

 

Tenho um aqua que pensava ser de 100l mas pelo que já li por aqui terá perto de 80l

 

Altura 37cm, comprimento 77 e largura: 27,5.

 

 

Tem cerca de 6/7 cm de areão, três rochas e dois troncos

 

Termóstato a 26º e um filtro a debitar 250l/h.

 

Luz de 20w ligada de 12 em 12h.

 

 

Este aqua esteve plantado e habitado por diversos peixes mas, por razões que aqui não importam, ficou abandonado durante ano e meio ou mais. Sem luz, sem filtro ligado e sem comida para os peixes. Por incrível que pareça, alguns dos peixes aguentaram-se durante muito tempo, caso dos botias e SAEs e ainda sobrevivem dois bótias cinzentos malhados. Uma ou duas anúbias e mais qualquer coisa ainda vive no aquário, também.

 

Depois de muito hesitar, decidi reactivar o aquário. Retirei grande parte da água e deixei lá cerca de 10cm. Depois enchi de novo com água da torneira que sei ser razoável para o aquário.

 

Medi os parãmetreos e o PH está em 7,5 ou mais e o KH 10 (só à décima gota é que a côr ficou mesmo violeta). O lojista vendeu-me um produto para baixar o PH que estou a fazer diariamente a ver se baixo os níveis do PH.

 

A minha intenção agora é ter o mínimo de trabalho e custos possível. Ou seja, um número mínimo de peixes e por enquanto não quero plantas.

 

Gosto dos ciclídeos e inicialmente pensei em colocar um ou dois óscares. Pelo que li aqui já vi que o aqua é pequeno para um quanto mais para dois. Desisti da ideia e estou a pensar em colocar um casal de ciclasoma nigrofasciatum. Pelo que tenho lido parece boa opção mas tenho dúvidas sobre a capacidade do meu aqua albergar este casal e a mais que provável família que pode suceder-lhe.

 

Gostaria de ouvir os vossas ideias e conselhos que desde já agradeço.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu tenho nigrofasciatus e já tive duas posturas em casa e agora uma num projeto que tenho na minha escola, no teu aqua podes mesmo ter dois casais deles mas de certeza que vão ter posturas mas se isso acontecer podes sempre dá-los , vendé-los ou mesmo ficar com eles para um outro futuro aqua. Mas mesmo com isto são peixes espetaculares e incriveis que se peproduzem com muita facilidade e não precisam de muitos cuidados eu nunca messo o ph e eles estão bem e de muita boa saude e só precisam que lhes tires parte da água de pelo menos de duas em duas semanas e tambem que lhes dês comida duas vezes por dia . É tudo pode parecer muito mas é facil, alguma duvida é só falar e boa sorte.

 

 

 

 

 

 

Cumprimentos

João Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais