Plantas ratadas FOTOS


Guimas

Recommended Posts

Boas,

 

Este aquário foi remontado há 1 mês e o setup é o seguinte:

 

Tamanho: 1,20cm * 50cm * 40cm

Temp:27ºC

pH=~7

 

Iluminação:

2x54W T5

 

Flora em substrato fértil:

- Sagitaria subulata

- Hygrophila difformis

 

Flora apenas em areão de rio:

- Hygrophila polysperma

- Vallisneria nana

 

Flora em troncos:

-Bolbitis

-Fetos de Java

-Fetos de Java "Windelov"

-Anubias

-Musgo

 

Fertilização:

 

NPK segundo James' Planted Tank: http://www.theplantedtank.co.uk/EI.htm

Seachem Flourish

 

Eu fazia a fertilização liquida diariamente intercalando o NPK com Seachel Flourish, porém, há uma semana para cá, vendo que as folhas estavam a nascer todas ratadas em todas as plantas amarradas a troncos e também naquelas que não tinham substrato fértil, comecei a fertilizar todos os dias com MONOFOSFATO de POTASSIO + NPK.. Já notei algumas melhorias principalmente nalgumas folhas da "Windelov" e nos novos rebentos da Hygrophila Polysperma, mas nada de muito especial.

 

Aqui ficam as fotos da situação:

DSC00449.jpg

DSC00447.jpg

DSC00446.jpg

DSC00445.jpg

DSC00444.jpg

DSC00443.jpg

DSC00442.jpg

 

Neste aquário por muito nutriente que eu ponha lá para dentro não há algas! Visto isto tenho colocado cada vez mais Monofosfato de potássio esperando eu de ver melhorias. Adiciono mais este elemente porque os pós que tenho com potássio são este e Nitrato de Potássio, mas penso que os nitratos a mais poderam fazer mal aos peixes.

 

Hoje introduzi 2 fundos de garrafão com humus de minhoca tratado. Plantei as hygrophilas todas para que estas não venham buscar tantos nutrientes à coluna de àgua, pois penso que são as grandes responsáveis pela deficiência.

 

 

Será que o problema é só o potássio?

Que têm a dizer?

 

Obrigado

 

André Guimarães

Editado por Guimas

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Em principio isso deve ser uma carência de Potássio, para uma segunda opinião ou melhor dedução vê aqui neste tópico. Se for o caso arranja KCl numa farmácia, pode é demorar um bocado de tempo ou então ve-se alguem amigo te arranja para ser mais rápido.

Se quiseres envia-me uma mp com a tua morada que eu este fim de semana faço-te aqui uma garrafada de 33 cl com potassio e envio-te isso! Isto vai dar-te para +/-13 semanas se adicionares 20 ppm de potássio por semana. Tempo mais que suficiente para veres melhorias se for o caso e arranjares o Potássio.... Digo-te já que aquilo que tenho aqui é uma embalagem de kilo e custou há 3 anos 8,65€, agora deve ser aí uns 10€ pouco mais, mas ficas com material que dá para mais de 13 vezes a solução que te preparo.

 

Um Abraço!

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

De inicio eu também tinha esse problema e até tinha algas diatomacias e algas pincel.

Com uma ajuda do pessoal aqui do forum comecei a fertlizar com nitrato de potássio, era 12/15 gotas todos os dias, as plantas começaram a melhorar

e as algas diatomacias a desaparecer.

Agora ando é com stresses com as algas pincel e até tenho isso em discução noutro tópico.

Para mim o potássio resolveu isso dos furos nas plantas.

Abraço

Saudinha pós peixinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais