Aprender e começar com uma criação de Camarões


edi_mod

Recommended Posts

Bom dia

Tenho lido uns tópicos e estou a gostar bastante de camarões, vou tentar fazer uma criação se gostar das resposta xD.

Quero dar as melhores condições aos camarões.

Até agora de todos os que vi estes são os que gosto mais "Crystal Red"

__________

Estou certo?

pH: 6.5 a 7.2

Temperatura: 21ºC a 27ºC

Tamanho em adulto: 2.5 a 3 cm

A melhor comida é folhas de espinafres ligeiramente fervidas, cenoura, ervilhas e comidas específicas para invertebrados.

___________

Algumas perguntas...

Quais as melhores plantas ?

O aquário deve estar ao sol?

São herbívoros?

Como é a reprodução ?

Quais as melhores medidas do aquário?

Comem os filhos?

Devem apanhar sol directo?

Comem algas?

_______________

Obrigado

Édi Moderno

edi_mod

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais as melhores plantas ? Plantas low tech, tipo musgos, fetos, anubias, crytos etc etc que não precisem de fertilização nem co2.

O aquário deve estar ao sol? Não deve estar ao sol...mas se estiver junto a uma janela sempre apanha mais luz o que ajuda a ganhar algas que eles gostam...mas nem 8 nem 80..é só uma forma de poupar electricidade ;).

São herbívoros? São Hominívoros

Como é a reprodução ? A fêmea desenvolve os ovários, cada ovo fica desenvolvido nos ovários da fêmea, quando ela esta pronta a criar faz a eclise(mudança de casca) para ter a carapaça mole para que os machos a consigam fecundar e também liberta uma espécie feromonas a dizer que esta pronta para acasalar. É fecundada e passado umas horas os ovos fecundados descem até ao pleópodes e ficam lá agarrados.Demoram cerca de 22 dias a nascer, depende da temperatura.

Quais as melhores medidas do aquário? Depende do espaço que tenhas, mas 60/80 litros ja é bom.

Comem os filhos? Não

Devem apanhar sol directo? Não devem apanhar sol directo, senão vais ter um boom de algas, o melhor é apanharem luz indirecta de uma janela..

Comem algas?Sim

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

São Hominívoros - Mas quais são os alimentos melhores para terem cores vivas, uma boa reprodução e saúde ?: )

depende da temperatura. - Quanto mais quente melhor certo, mas qual a exacta?

O aquário deve ter um comprimento e uma largura maior que a altura? ou isso é igual?

São de fácil reprodução?

Se tiver um aquário só com camarões não preciso de separar os alevins visto que os pais não os comem?

O fundo deve ser preto?

A percentagem de natalidade até à idade adulta é de quanto?

Se fizer tudo isto eles sentem-se bem?

Desculpe tanta pergunta mas quero dar-lhes boas condições.

Editado por edi_mod
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São Hominívoros - Mas quais são os alimentos melhores para terem cores vivas, uma boa reprodução e saúde ? Tens comidas específicas para CRS's como Mosura, Biomax, Shirakura que serão sempre uma mais valia pese embora o preço já ser mais alto mas um aspecto que deves também ter em consideração é a variedade da comida que lhes dás. É como um ser humano que goste muito de arroz, mas que vai enjoar-se se for arroz todos os dias... Convém ter alguma variedade se isso for possível.

depende da temperatura. - Quanto mais quente melhor certo, mas qual a exacta? Entre os 24/25º penso que estarão bem mas isso é melhor alguém mais experiente a responder

O aquário deve ter um comprimento e uma largura maior que a altura? ou isso é igual? o comprimento deve ser maior que alargura e altura pois os camarões andam na parte inferior do aquário e quanto maior a área da base mais espaço vão ter para se sentirem confortáveis. Um aquário de 60 c x 35 l x 35 a por exemplo já permite um espaço agradável.

São de fácil reprodução?Os CRS's não sendo os de mais fácil reprodução penso que repdroduzem bem, o problema nestes é conseguir que as crias cheguem a adulto pois são mais sensíveis que outros camarões mais fáceis de manter como os Neocaridina Heteropoda var. Red (aka Red Cherry)

Se tiver um aquário só com camarões não preciso de separar os alevins visto que os pais não os comem? Correto, os camarões são tranquilos com as crias.

O fundo deve ser preto? Pode ter qualquer cor mas o preto realça mais as cores dos camarões e faz com que o aquário fique mais sóbrio pelo que acho que os camarões são capazes de preferir.

A percentagem de natalidade até à idade adulta é de quanto?Dependerá sempre dos cuidados que venhas a ter com os parâmetros da água, há quem tenha grandes taxas de sucesso como o Fábio Silva que te respondeu à pouco e que tem bastante cuidado com os camarões que possui e há quem não chegue a ter criação por não proporcionar as condições adequadas :D

Se fizer tudo isto eles sentem-se bem? Em teoria sim, tendo uma boa filtragem e fazendo uma boa maturação do aquário se tiveres cuidados com as TPA's, com os parâmetros da água, em não alimentar em demasia e garantires alguns locais mais recatados no aquário onde se possam sentir mais seguros não deverás ter problemas penso eu :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas respostas.

Quanto mais respondem mais duvidas surgem portanto aqui vão mais umas perguntas. (por agora são só estas XD)

Eu tenho guppys nos aquários, e faço TPA`s praticamente todos os dias, devo trocar uns 15% de água e raramente tenho baixas.

Com os camarões as TPA`s (Trocas Parciais de Água) devem ser idênticas?

Fertilização é substrato certo?

Os camarões preferem andar em pedras grandes / médias / pequenas, areia, substrato ou um pouco de tudo?

 

E Também gostava de saber de lojas ou de membros de confiança para me vender as plantas e os camarões. (Isto daqui a algum tempo. Agora tenho de me informar mais)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto às TPA's não sei precisar a percentagem ideal mas penso que 20 % uma vez por semana seria suficiente tendo sempre atenção ao pH e ao cloro caso não seja água engarrafada.

 

Fertilização tanto pode vir dos substratos se forem férteis como de fertilizantes que se adicionam na água, em qualquer dos casos o melhor para teres camarões seria um substrato que não altere os parâmetros da água tipo a Akadama(que é comum usar-se em Bonsais) ou algum inerte e não usar qualquer tipo de fertilização ou injecção de CO2 daí ser preferível escolheres plantas de baixa manutenção.

 

Os camarões andam em qualquer lado mas de preferência um substrato com granulometria não muito grande e tem sempre o cuidado no caso de colocares pedras de que estas não sejam calcárias o que alteraria o pH, normalmente costumam usar-se Xistos mas podes não usar pedras :)

 

Em relação a locais onde comprar tens a zona de classificados no Forum onde há quase sempre pessoal a vender tanto camarões como plantas, tem sempre é atenção ao Feedback de quem vende e a sua actividade no Forum também é um bom indicador para perceber se é uma boa escolha, dá sempre jeito comprar a alguém que percebe para que possas eventualmente tirar dúvidas à posteriori :) A pessoa que te respondeu primeiro aqui no tópico por exemplo é uma boa escolha pelo menos no que diz respeito aos camarões, podes dar uma vista de olhos nos tópicos dele e provavelmente terás também lá resposta a algumas das tuas dúvidas ;)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pp44 respondeu a tudo muito bem ;).

 

São Hominívoros - Mas quais são os alimentos melhores para terem cores vivas, uma boa reprodução e saúde ? Existe muita variedade, quanto mais variares melhor. Mas convem adequar a alimentação ao objectivo da criação...crescimento, sobrevivência de pequenos e cor... existem comidas para vários objectivos, vou so exemplificar com a marca mosura, mas todas as marcas seguem +- estes objectivos..

depende da temperatura. - Quanto mais quente melhor certo, mas qual a exacta?Eu tento ter os meus aquários a 23º(não é fácil no verão..)quanto mais quente tiver mais aumentas o metabolismo dos camarões, dessa forma têm uma duração mais curta, em média um camarão vive 18 meses..

São de fácil reprodução?Depende...é como tudo..mas não são fáceis nem para iniciados.

Se tiver um aquário só com camarões não preciso de separar os alevins visto que os pais não os comem?Ja te disse que não...

O fundo deve ser preto?Não necessariamente, no meio natural nem sempre o fundo é preto...é uma questão de gosto.

A percentagem de natalidade até à idade adulta é de quanto?Depende do trato que lhe deres..

Se fizer tudo isto eles sentem-se bem? Se fosse assim tão facil ;) mas sim é seguires +- isto.

 

Todas as questões que estas aqui a fazer estão respondidas no forum...se queres aprender a criar camarões não podes esperar que te tirem todas as duvidas..pois tens de aprender por ti..ler muito é o que te recomendo se queres ter camarões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmm...e se começasses com as Neocaridinas heteropoda (red cherry os mais conhecidos) e tens novas colorações como os rili... estes nem reproduzem com os crystal red (especies diferentes). Assim ganhavas alguma experiencia com camaroes... dp começavas nos crystal red... (só uma sugestão)

 

Ps: os guppys gostam de marisco...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aceito todas as sugestões :)

Opiniões

Conselhos

Dicas

...

Também já tinha ponderado essa ideia, mas se começar com os red cherry afeiçou-me a eles e depois acho que não os consigo largar xD. Quero começar para aprender, e aprender é com o fácil mas aprendesse muito mais a fazer coisas difíceis que fáceis. ( vou experimentar com os Crystal Red e vejo no que dá)

Vou ler muito mais sobre eles.

Se alguém disser links/sites onde ensinem eu agradeço :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ler mais um pouco e como não podia deixar de ser tenho mais umas perguntas.

Este site é verdadeiro?

 

Podem dizer-me quais os camarões para reproduzir dos mais fáceis até aos mais difíceis?

http://www.peixefaun...oes-red-crystal

 

Vou fazer a lista de produtos que vou precisar

 

1 Aquário 50 x 42 x 35 73,5L

1 Silicone para aquário

1 Filtro

1 Aquecer

Substrato

Plantas: musgos, fetos, anubias, crytos

5Camarões

Pedras

Areia

Testes:pH, Amónia, Nitratos (são só precisos estes?)

Luz acho que não vou optar

 

Falta alguma coisa??

Editado por Fábio Silva
editado a pedido do membro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te sei dizer o que é mais fácil ou difícil...depende das condições que lhes deres..mas podes optar por heteropodas (não existem apenas red cherrys ;)) existe uma grande variedade de cores e são camarões relativamente fáceis.

 

Falta uma coisa importante :) água!

 

No forum tens toda a informação para aprenderes a reproduzir CRS, é uma questão de estudares bem e pores em prática o projecto.

Há coisas que só se aprendem com a experiência. Antes de ponderares a montagem pensa bem no que vais usar e se é o melhor ou não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) A água, até a vista todos os meus guppys e os peixes dourados gostaram, eu tenho um poço e tiro sempre de lá.

Fui ontem pedir orçamento do aquário, ainda não me deram a resposta.

Agora o que me está a preocupar mais é facto de "onde" comprar os camarões, plantas...

E talvez vá optar por "red cherrys" só para ganhar experiência com os camarões. Ontem estive a ler http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193596, por isso preciso de alguém que me faça preços baixos : ) e que paga consoante o grade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabaram de me telefonar do orçamento que fiz, e pediram-me 41 euros aquário 50 x 42 x 35 - sem ser montado (montado 75 euros) que acham?

Pensei que fosse menos, mais vale tentar comprar um aquário montado.

Se por acaso alguém tiver um aquario composto e o quiser vender.

Digam preços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sabes a que parâmetros de pH e durezas sai a água do teu poço?

 

. Ontem estive a ler http://www.aquariofi...howtopic=193596, por isso preciso de alguém que me faça preços baixos : ) e que paga consoante o grade

 

Se queres preços baixos então terás muito provávelmente o que o NunoCast teve, camarões de baixa qualidade. A qualidade paga-se.

 

Podes sempre tentar criadores nacionais e assim tens mais segurança a nível de linha genética e ascendência dos mesmos assim como despiste para eventuais doenças fatais que possam ser portadores.

 

Em relação ao aqua e orçamento, depende muito da espessura e tipo de vidro utilizado, se for extra claro de 8mm fica barato, se for normal de 6mm penso ser um pouco caro mas não estou muito dentro dos preços de aquas. Podes sempre falar com os patrocinadores do fórum que fazem aquas, por exemplo a GAD faz bons trabalhos a bom preço, não são é da tua zona... mas este não é o sítio p discutir preços, existe uma área em que podes colocar todas essas questões...

 

 

Boa sorte e dispõe,

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pH 6.5 é bom e durezas?

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais