reactivação de aquário para oscar


Recommended Posts

Meus Caros Amigos,

 

A minha história é a seguinte. Tenho um aqua de 100l - não sei agora ao certo as medições - que já teve habitado e plantado. Depois por circunstâncias da vida que não importa aqui contar, o aqua ficou abandonado durante ano e meio ou mais. Sem luz, sem filtro ligado. Por incrível que pareça, alguns peixes aguentaram-se durante muito tempo, caso dos botias e SAEs e ainda vivem nele dois bótias cinzentos malhados a parecerem bem dispostos. Uma ou duas anúbias e mais qualquer coisa ainda vivem no aquário. Tem areão, dois troncos e três pedras.

 

Ontem decidi reactivar o aquário. Assim retirei grande parte da água deixando lá cerca de 10cm. A água estava com uma espécie de pó branco em cima. O lojista disse-me que era gordura. E consegui retirar a maioria dela.

Depois enchi de novo com água da torneira que sei ser razoável para o aquário.

Naturalemente a "porcaria" veio toda ao de cima. No fundo do aquário vê-se uma espécie de terra castanha em cima do areão. Não sei se será dos troncos. Com o tempo e TPA,s espero vir a limpar o fundo.

 

Medi os parãmetreos e o PH está em 7,5 ou mais e o KH 10 (só à décima gota é que a côr ficou mesmo violeta). O lojista vendeu-me um produto para baixar o PH que vou começar a fazer diariamente além de TPAs semanais a ver se baixo os níveis do PH e KH.

 

A minha intenção era ter agora um número mínimo de peixes e pelo menos por enquanto não quero voltar a ter plantas. Queria ter o menor trabalho e custos possíveis.

 

Gosto dos ciclídeos e pensei em colocar um ou dois óscares. Ouvi que eram peixes inteligentes e simpáticos. O problema é que pelo que tenho lido aqui sobre oscares perdi o entusiasmo da ideia. O meu aqua será pequeno para um quanto mais para dois óscares. Também não sabia que eles crescem tanto o que significa depois mais alimentação.

 

Gostava de ouvir os vossos preciosas ideias sobre o assunto.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

100lts é mesmo pouco 200lts para 1 (adulto) e 120cm de frente no minimo. Eu tb comecei mal e apesar de ter agora 200lts só tenho 100cm de frente para os meus 2, já deu guerra e separei-os. Podes ver o meu tópico e outros que ai andam sobre este peixe.

 

Nesse aqua quanto muito metes um mas a pensar obviamente a daqui a uns meses arranjar algo maior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela resposta, S.S.. Não sei o que fazer porque não é minha intenção vir a comprar um novo aquário. A minha ideia era apenas reactivar o que tenho pois custava-me vê-lo sujo e abandonado. O lojista que é um tipo experiente (mas que também quer é vender...) disse-me que podia colocar dois e que eles crescem de acordo com a medida do aquário.

 

Haverá alguma alternativa de peixes com o mesmo carisma e menor dimensão? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto às observações do lojista só te posso dizer que essas não são as condições mínimas ideias nem para um quanto mais para dois desses peixes em adultos e crescer menos crescem claro porque atrofiam o que obviamente não é saudável para os peixes!

 

Peixes com o carisma dos Oscars??? Não sou indicado para responder mas dentro dos ciclideos para 100lts um belo par de "apistos" ou até 2 pares, dependendo da frente do aqua deve dar. Vê os topicos destes pequenos ciclideos, pode ser que algum te interesse. O contra em relação ao que dizes é que estes precisam de plantados.

 

Tens ainda alguns Africanos mais pequenos (ex.º Neolamprologus similis) mas lá está depende da frente de aqua além da litragem claro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

é um aexcolha mais adequada, contudo... atenção que os 100lts que dizes tens de ver se são reais. Normalmente fazendo a multiplicação de comprimento x largura x altura tens a litragem base (bruta) mas não te esqueças de tirar a espessura do vidro e cerca de 10% que o aqua perde de capacidade com o decor, o meu mesmo só levando 3 a 4 cm de altura de areão e 4 ou 5 pedras perdeu esta capacidade.

 

Além dos lts do aqua, a frente (comprimento) do aqua é muito importante, qual o comprimento do teu? se tiveres 100lts mas só 60cm de frente esquece que ciclideo precisa de espaço para nadar.

 

Pesquisa bem esses nigros e não te esqueças de ciclar o aqua antes de os comprares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vivas.

 

já descontando a espessura dos vidros:

 

altura: 37cm

comprimento: 77

largura: 27,5

 

pela fórmula dá 78.347,5, ou seja, quase 80l.

 

tem cerca de 6/7 cm de areão, três rochas e dois troncos.

 

o meu aqua deve estar ciclado, embora, não perceba muito disso. tem cerca de 3 anos já teve vários peixes e plantas, depois ficou praticamente abandonado por mais de um ano e fiz aquilo que disse no post acima.

 

estou a pensar fazer mais uma tpa na sexta e ir buscá-los, casal de nigros, no sábado.

 

agradeço o teu comentário, sempre precioso.

;)

 

 

 

não percebi foi a fórmula

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

Cá vai um primeiro relato: Na quinta feira introduzi o casal de nigros (já têm meses) no aquário, e dois bótias palhaço (para acrescentar aos dois bótias cinzentos pardos que já tinha (aqueles que sobreviveram às "trevas"...)). Disseram-me que os nigros não os atacariam por causa daquela espécie de ferrão que eles têm na boca. Não sei se fiz bem.

Na primeira noite reparei que um dos botias cinzenntos pardos desapareceu, deve estar escondido, e o outro era perseguido pelo nigro macho. Aos palhaços nem por isso.

Agora a coisa está mais calma mas um botia continua despaarecido e os outros três estão sempre do mesmo lado (lateral) do aqua encostados e não saem daí.

Estou na dúvida se hei-de tirar os botias. Eles vão-me limpando o fundo e dão diversidade.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.