Novo Doce-ExSalgado


Andre_

Recommended Posts

Boa Noite a todos.... como o topico diz....voltei ao mundo dos aquarios de agua doce depois de possuir um salgado durante 4anos,onde foram feitas propragaçoes de corais ,crescimentos incriveis mas ao fim de 3anos e meio mudei de casa e tive que montar tudo de novo e ja nada mais foi igual....desde corais a morrer, Acanthurus, Ocellaris ,Camaroes e acabou por se tornar insustentavel a sua manutençao pois, gastei um bom dinheiro e nc consegui resolver o problema e como toda a gente sabe comprar corais ,peixes e tudo mais tornavase um investimento grande e correr de novo o risco e derivado a situacao monetaria que o pais atravessa resolvi fazer uma pausa...quem sabe um dia volte uma vez que bombas e tudo mais ficou em minha posse....

 

Bom para a conversao utilizei o meu aquario de 260litros com sump,tipico dos salgados.....neste aquario pretendo manter algumas especies mais dificies cm os discus,uma vez que depois de possuir peixes salgados é dificil ficarms a olhar para um neon e ficar rendido :P, procurar tambem iniciar o aquascaping procurando compreender as plantas ,fertilizacoes com plantas faceis e ir evoluindo...é obvio que num plantado High-tech ainda se gasta um pouco...mas procurei comecar com plantas mais faceis e depois pergcorrer o caminho certo. Quanto aos Discus ,uma vez que não é a primeira vez que possuo já tenho algumas luzes mas basicas...espero depois aprender com os que sabem e os que não sabem, pois todos tem algo a ensinar.

 

Bom quanto ao setup actual vou deixar aqui....mais tarde colocarei fotos.

 

Aquario: 100x40x45

Sump: 80x30x40

Aquecimento: Sera 300w + Sera 100w

Iluminação: 4x25Watts T8

Filtragem: Sump com Ceramicas, Bioballs, Lã filtrante ,Esponja + Uv Jebo

Hardscape: Tronco red moor

Subtrato: Elos Terra + Terra Uno

Flora: Musgo de Java, Feto de Java, Eleocharis Parvula, Anubia Nana, Hygrophila difformis,Echinodorus Bleheri

Fertilização: Co2 + Micros Crystal Red + Potassio Seachem + Fosforo Seachem

 

Valores

Nitrato: 25mg/l

Potassio: ?

Fosforo: ?

Fofato: 0 Mg/l

Ferro 0,3 mg/l

Ph: 7

 

Quanto a fertilização ,ainda vou comecar com o Potassio e o Fosforo uma vez que noto que esta haver um estancamento no desenvolvimento das plantas.

 

Em breve posto as fotos.

 

Cump

Editado por Andre_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Vindo aos doces!

 

Há mais vida para além dos Discus, eu pessoalmente gosto de ver um bom "plantado" com neons e outros tetras, não o trocava por um salgado. Mas compreendo, os peixes tropicais de agua salgada são de uma beleza única.

 

È normal nos primeiros tempos as plantas não desenvolverem, algumas necessitam de um período de adaptação. Vai mantendo os níveis de nutrientes nos valores recomendados...

A iluminação não se encontra nos valores ideais mas o que tens também não está muito longe, não esquecer de trocar as lâmpadas a cada 7 meses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo Post.

Sim é verdade, a muita coisa para alem dos Discus....Gosto muito de Escalares,Ramirezis e como é obvido ate os Neons mas num belo plantado....que é o que pretendo fazer....embora ainda me falte colocar algumas plantas mas 80% já se encontra plantado. O Aquario já se encontra montado a cerca de 1 mês mas o travamento no crescimento das plantas foi notorio, dai comecar a fertilizar com Potassio e Fosforo, da qual começei hoje.....

 

Sim concordo, a luz nao é a ideal ,dá um ratio de 0,625 se as contas não me falham....Tenho a possibilidade de colocar mais 18w de luz que é a calha que tenho na sump mas não sei se os 18watts faram muita diferença... neste momento o aquario já se encontra com Fauna...2Plecos Golden Strip quase acabados de nascer, 2Corydoras Albinas, 1Corydora Bronze,4Escalares pequenos e 1 Discu,da qual irei postar fotos...

 

Quanto as Lampadas agradeço o conselho ;)

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas colegas....vou aqui postar umas duvidas....

 

Neste momento encontrome com alguns problemas nas plantas , penso que falta de nutrientes....pois muitas das plantas se encontram com as pontas transparente e a perder o verde... Andei a pesquisar e vi que poderia ser falta de ferro e oligoelementos, e posteriormente falta de fosfatos e potassio...a minha duvida é se com a regularizacao da fertilizacao as plantas recuperam???

 

 

Quanto aos parametros actuais sao

Nitrato: 35ppm

Fosfato:1ppm (Diário)

Potassio:20ppm (fertilizacao diaria com 5ml ,aumenta 1ppm por diaI)

Ferro:?(não possuo teste ,mas vou fertilizar conforme a indicaçao do fornecedor)

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, recuperam; Levam o seu tempo está claro...

 

Atenção com os valores dos nitratos que estão um pouco acima do que é considerado normal (10 a 20ppm)

Que tipo de fertilização estás a fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas , após algum tempo sem vir a net venho deixar uma actualização do aquário....

 

 

Aquario: 100x40x45

Sump: 80x30x40

Aquecimento: Sera 300w + Sera 100w

Iluminação: 4x25Watts T8

Filtragem: Sump com Ceramicas, Bioballs, Lã filtrante ,Esponja + Uv Jebo

Hardscape: Tronco red moor

Subtrato: Elos Terra + Terra Uno+Areia Silica

Flora: Musgo de Java, Feto de Java, Eleocharis Parvula, Anubia Nana, Hygrophila difformis,Echinodorus Bleheri

Fertilização: Co2 Sera Botija 0,5kg + Micros Crystal Red + Potassio Seachem + Fosforo Seachem

 

Valores

Nitrato:10 mg/l

Potassio 10 mg/l

Fosfasto: 0,5 Mg/l

Ferro 0,3 mg/l

Ph: 7,4

 

Fauna: 3Discus, 12 Neons, 1 Pleco Golden Strip

 

Cump

Editado por Andre_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom como tinha dito aqui vou deixar uma foto, tirada com o telemovel mas foi o que consegui.... de momento tenho os Discus num Áquario a parte a desparasitar contra flagelos uma vez que 2deles comem mas não engordam e ao final do dia regressam ao áquario.

 

0305122152001.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom como tinha dito aqui vou deixar uma foto, tirada com o telemovel mas foi o que consegui.... de momento tenho os Discus num Áquario a parte a desparasitar contra flagelos uma vez que 2deles comem mas não engordam e ao final do dia regressam ao áquario.

 

0305122152001.jpg

Uploaded with ImageShack.us

 

Esta muito bonito!

Quando as plantas crescerem vai ficar ali uma ilha lindissima!

 

É uma pena nao ter visto o topico antes, porque se o senhor veio de água salgada (e que paraiso e prazer é ter um aquário destes estavel) ,então para ter um ambiente mais proximo de água doce na minha opinião seriam os aquários do rift (tanganica, mallawi, vitoria), dê uma vista de olhos por alguns forums e veja aquários e peixes destes biotipos ;).

 

Um abraço!

Editado por PCorreia1976
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelo comentário.... de facto e para responder ao PCorreia1976 quando voltei a água doce pensei nos ciclideos... mas para mim que gosto pouco de lutas nos áquarios e tudo virado ao contrário ao fui por esse caminho, embora não o ponha de parte no futuro.

 

Quanto a este, adicionei mais 12neons aos 12 que já tinha e adicionei tambem 3 SAE pequenos... pois descuideime na fertilizaçao, e resultado...algumas algas mas nada de mais.... Fiz testes a água e deu:

 

Nitrato?

Potassio 10mg/l

Fosfato 1,0mg/l

Ferro 0,5mg/l

 

Analisando o resultado e não tendo o teste de nitrato e estando os outros valores bem e com Co2 a bombar, só me leva a crer que não possuo nitratos em quantidades suficientes e dai as algas se terem aproveitado um pouco...pois ate a Eleocharis estagnou...logo vou alimentar bem os meus Discus para ver se consigo um Nitrato extra.

 

Bem vou deixar umas fotos frescas, de qualidade rasca mas é o que há.

 

50779097.jpg

 

67805550.jpg

 

 

Para já é tudo.

 

Cump

Editado por Andre_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.