Iluminação Led


Recommended Posts

Boa noite

 

Comprei recentemente um aquário de 74 x 33 x 38, gostaria de montar uma iluminação led, mas tenho visitado alguns posts aqui do forum mas mesmo assim não me entendo bem com a situação. Será que me podem aconselhar alguma coisa?

Queria meter um tapete e algumas anubias, será os leds os mais indicados?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão os meus dois cêntimos:

 

Leds só se for por gosto pela tecnologia ou pela luminância particular. Se estás a pensar em poupar dinheiro por causa do consumo, esquece. O dinheiro que vais gastar a mais para ter uma calha "decente" de leds, dá te para uma data de anos numa T5.

 

Para anúbias, qualquer tipo de leds serve. Para tapetes (cuba, glosso, etc) já não é bem assim... vais ter que investir. Quanto? Isso vai depender de se quiseres soluções já feitas ou um DIY bem realizado. Seja como for, não contes com menos de 200€ se for um DIY e mesmo assim estou a avaliar por baixo. Se for uma solução comercial DECENTE como os da TMC então conta pelo menos com uns 600€ para cima (se forem por exemplo 2 grobeam 1500 mais controladores)

 

Tenho a certeza que vão aparecer pessoas a dizer que fizeram isto e aquilo por meia dúzia de tostões mas para tapetes esquece. A única maneira seria compensar com quantidades tóxicas de CO2 e isso é incompatível com a fauna.

 

Dito isto tudo contra os leds, tenho que admitir que eu próprio fiz um DIY de Leds e substitui a minha luminária original de 48W por 10 Leds de alta potência (3W CREE XP-G) e neste momento estou a manter plantas de exigência média/dificil. Ainda não tenho planta de tapete há tempo suficiente para te dizer com toda a certeza que funciona a 100% mas pergunta-me daqui a 6 meses. A luminosidade é muito boa mas se voltasse a fazer tudo de novo já não faria da mesma maneira... é o DIY, há sempre margem para melhorias.

 

Boa Sorte

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sim. Foi a volta disso. Os leds foram 4.90 cada, mais os dissipadores (precisei de 2) mais as lentes de foco (43 graus) mais o controlador da tmc (90€) mais acrtic Silver adhesive mais a placa de alumínio e coisinhas pequenas e não contanto com o tempo investido.

 

Claro que se fosse hoje, metia ainda mais leds, outro controlador e ainda moonlight mas era preciso paciência :)

 

Ou então... Não fazia nada disso e compprava uma calha T5 de boa qualidade. Sei la :)

Abraços

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.