1º Aquário - Toda a ajuda é bem vinda


jplonga

Recommended Posts

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Já lá vão duas semanas desde o aquário cheio. Isto tem sido um põe pedras, tira pedras, põe tronco, acerta pedras, põe plantas, ata plantas, etc., etc., etc...

 

Mas na minha opinião, continua despido, vou ter que arranjar mais plantas.

 

Alguma sugestão, neste momento só tenho 36w de luz, para +-95 litros de agua, preciso plantas que não precisem de muita luz. E bonitas...

 

As minhas Plati "hawai", continuam por lá, uma a 100%, a explorar o layout todo, a outra a já melhorou ligeiramente, já não fica só à superficie, tambem se aventura por outros lados, mas o seu local predilecto é mesmo lá em cima, continua a abrir e fechar a boca constantemente e está magra em relação à outra. Já coloquei Prime para ver se reduz os efeitos tóxicos da amónia e ela melhora, mas para já, continua igual, a ver vamos.

 

Quanto a fauna após o ciclo, aí é que está mais complicado, depois de ver os peixes fantásticos que por aí andam, penso que vou desistir de ideias iniciais.

 

Ando embeiçado com alguns L's, já para não falar do L - 46. Mas esse é proibitivo. Mas há alguns parecidos, Acham que no meu aquário quantos L's poderia colocar? Estou-me a referir aos que não ultrapassem os 10/12cm. L's que me agradam: L-066; L-260, L-129.

 

Abraço a todos,

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Espero que salves o platy. Tenta dar comida que fique a flutuar mais tempo para a que anda em cima tenha tempo de ir comendo qualquer coisa.

 

Quanto aos L's... são todos bonitos mas não sei se arriscava agora no início com estas espécies mais exóticas (e normalmente mais caras). Talvez uns ancistrus normais no inicio e depois logo trocas ou vendes e compras as espécies que mais gostas mais tarde.

 

Quanto à quantidade, pois depende do aquário. Os ancistrus são territoriais e andam sempre à bulha uns com os outros. Precisas de dar muitos esconderijos.

 

Abraços

 

TOny

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde pessoal,

 

Ainda não consegui arranjar o teste de amónia, também ainda não tenho o dos nitritos Mas já tenho o dos nitratos ...

 

Hoje lembrei-me de fazer a medição dos mesmos, e para meu espanto, segundo os valores já me dá entre 10 a 25 mg/l ( sou daltónico lol) mas fazendo o mesmo teste a água da torneira , a diferença ainda é considerável, apostava mesmo nos 25mg/l.

 

Ora, a minha questão é se é normal estes valores.

 

O aquário foi cheio à exactamente 2 semanas,

 

Foram colocadas à 8 dias duas platys.

 

Tenho feito Tpas de 15% de 3 em 3 dias desde que coloquei as platys.

 

Este valor de nitratos é grave para os peixes? Quais os valores standard definidos para a realização das TPA's?

 

Abraço a todos

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os nitratos estão bons e significa que ja ha bactérias nitrificantes a trabalhar (nitrobacter) o que é muito bom ao fim de duas semanas considerando que são de multiplicação lenta. Isso não quer dizer que ja tens bactérias suficientes para dar cabo da amónia e dos nitritos mas já é um bom sinal pois já ha processamento em curso. A fauna aguenta isso na boa. Alias, é o valor normal nos aquarios por aqui. As plantas também precisam de nitratos.

Desde que a subida seja lenta, a maioria da fauna aguenta valores mesmo muito altos. Não quer dizer que aconselho ou que eles gostam mas os meus ancistros por exemplo, so começaram a reproduzir-se quando deixei os nitratos subir até aos 160 e depois os baixei drasticamente para 40.

 

Agora ando com 30 em media (por causa da fertilização).

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Tony,

 

Obrigado pela informação, acabei agorade fazer um tpa, e uma ligeira limpeza do filtro, tudo com agua da tpa. O que eu fiz foi passar tudo por agua da tpa e voltar a colocar no sitio. Acabei por juntar ao filtro, no fundo 2 bocados de lã que enviaste, antes das cerâmicas. Fiz bem?

 

Qualquer coisa de errado avisa.

 

Depois deste trabalho todo, vi que, com as ondas da wave maker, as duas valsinérias que comprei ontem estavam a sair do sitio. Voltei a planta-las, mas ficou bastante poeira do fertil, algum problema para os peixes esta poeira?

 

Abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à lã, desde que não reduza muito o fluxo, está bem. Precisas de filtragem mecânica seja como for. Se me lembro bem, quando andava a estudar os liberty, lembro-me que falavam que o fluxo maior era na parte de cima e que na parte de baixo pouca água passava logo talvez a lã seja mais eficiente na parte de cima? É uma questão de testares.

 

Quanto à poeira, para os peixes acho que não mas as algas podem gostar. Fizeste a TPA antes ou depois disso? Talvez mais uma amanhã era conveniente não que tivesse havido libertação de amónia (que é capaz de ser a única coisa que faz disparar algas por si só).

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bom dia a todos,

 

Acrescentei um valente tronco ao meu aquário, valente pelo menos para mim, tentei manter o tronco já existente por trás do recentemente adquirido, de forma quase invisivel, e a dar um efeito caverna por baixo.

 

Mas, coloquei o tronco após dois dias em àgua, mudando essa água nos dois dias, ontem coloquei o tronco no aquáriom já sabendo que me arriscava a ficar com chá em vez de água, e pimba, lá está.

 

Existe alguma forma de minimizar a coisa, ou com as tpas's isto vai ao sitio? Não é que me importe com a cor de chá, mas...

 

Tambem não está a ser fácil baixar o ph, vamos ver se o tronco ajuda... só espero que o cascalho não esteja a influenciar.

 

Continuando sem teste de amónia, e nitratos a +- 25 mg/l, em que fase acham que anda o meu ciclo?

 

Não há outra forma de fazer o teste de amónia? Sem o teste lol.

 

Abraço a todos.

 

Ah, e fotos que é bom , agora depois de 6 de maio, até lá só se for com o telemovel.

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu não quero influenciar nada, nem sou comercial da Seachem mas...

Com Purigen, tanto te resolve essa cor dos taninos (que na prática até nem faz mal mas dá aquele aspecto que tanto me irrita, os tetras até gostam mas eu não! :3 ) como também te resolve brutalmente os nitratos, nitritos e amónia :3

 

Abraço.

 

Pedro M.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

O meu filtro é de cascata, dá para colocar a Purigen?

 

Outra questão, o que seria melhor, comprar um filtro externo a rondar os 700l/h, ou comprar outro liberty 200 e manter os 2 a trabalhar 760l/h+760l/h=1520l/h ?

 

No caso de comprar um externo a ideia é retirar o Liberty 200 que tenho.

 

Ah, e a minha questão é apenas a nivel de filtragem, porque a nivel estético ja sei que fico a perder.

 

Abraço a todos

Editado por jplonga

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E consumo? Ah pois é, mas 1 liberty não te chega? Tens excesso de população como certa gente que conheço? Err errmm :|

 

E sim, dá para colocar pelo menos 50ml de Purigen no teu liberty, depois até de dá vontade de enviar um mail à seachem agradecer! LOOOOOL

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O consumo do liberty é de 4w, portanto 4x2=8 watts, é um valor irrisório. Neste momento só tenho 2 platys, portanto está com falta de população lol,

 

A ideia incial era trocar este por um externo, com o mesmo caudal, mas com mais espaço para matérias, para não ter problemas.

 

Mas, agora surgiu-me esta ideia de colocar 2 liberty 200, a nivel de caudal 1500l/h fico bem servido, falta saber em termos de capacidade para matérias filtrantes.

 

É de salientar que não uso a disposição das matérias originais, mas sim uma recomendação by "alvarenga" lol. Esponja azul, cerâmicas, ceramicas esponja ceramicas, lã filtrante( esta ultima by "Tony") Literalmente.

 

Ah, é importante tambem, fitro eheim liberty 200 - 24€, filtro externo +-85€ ( estava a pensar no jbl e701).

 

Até podia colocar 3 lol, que ficava mais em conta. A minha questão é se vale a pena a nivel prático.

 

E também gosto do barulho da água em cascata.lol.

 

Ah, o purigen vou ter que mandar vir isso, para já ainda não me incomoda muito o chá, mas ainda só passou um dia lol.

 

Abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Uma pequena actualização,

 

Enquanto espero pelos testes de nitritos e de amónia, devem chegar amanhã, rezo para que os valores dos mesmos já se encontrem a zero. Como disse num post anterior já tinha +- 25g/l de nitratos. Portanto só falta os outros dois zerarem.

 

Ando a pensar na fauna, Gostava de ter uns 4 L's 129 ( Tamanho máximo 8 cm), vamos a ver se consigo, e de preferência 2 casais.

 

Espero que o ciclo já esteja terminado, ou que pelo menos já não falte muito.

 

Fauna já adquirida:

 

2 - Platys Hawai Macho

 

Fauna já pensada:

 

4 - L' 129 ( Com mais tempo ou menos tempo, visto que ainda custam +-19€)

 

Fauna em dúvida:

 

4 - Ottos Negros

 

2 - Helenas

 

Mas agora precisava de qualquer coisa para o meio/superficie, aceitam-se sugestões.

 

O ph subiu devido a uma pedra calcária que por engano foi parar lá dentro, mas após isso já coloquei mais um tronco, e penso que a tendência é descer. Como a aqua da torneira sai a 7,0/7,2. Espero que estabilize po aí.

 

Flora:

 

Tenho uma anubia nana, e 2 valsinerias spiralis. Estas últimas estão bastante danificadas devido à wave maker que mudou de direcção e a corrente foi direitinha a elas. Sei que foi um risco comprá-las devido à fraca luz, 36w, a ver vamos se recuperam. Agradeço conselhos nesta vertente também.

 

Fotos só domingo, até lá não há máquina. E com o telemovel não ficam grande coisa.

 

Abraço a todos

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Para meia água tens as rasboras arlequim que são bonitos e até gostam de corrente. Neons chamam muito a atenção (a minha mulher adora) mas não voltaria a comprá-los exatamente porque odeiam corrente e muita luz. O oposto do meu aquário :|

 

Tens também os Nariz de bêbados e similares. O que interessa é que seja de meia água. Geralmente são de cardume. Agora não sei é se são todos compatíveis com as tuas duas platys. Estuda as espécies e vê. As minhas rásboras não fazem mal a ninguém e vivem perfeitamente em PH7. Não é um peixe muito vistoso mas também não passa desapercebido. Claro que ficam ofuscados pelas cores dos neons mas prefiro o comportamento das rásboras.

 

Abraços

 

TOny

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tony,

 

Não sei se queria peixes de cardume, preferia peixes de meia água mas que pudesse observá-los e distingui-los, ter uma relação mais próxima com eles, não sei se me estou a fazer entender...

 

Um ou dois casais de ramirezis german blue seria opção?

 

Abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mas até esses gostam da companhia de um cardume qualquer para se sentirem seguros.

 

Chamo-te só a atenção que te estás a meter com espécies mais sensíveis que o normal. Não sei se será boa ideia agora logo no início. Ramirezi são aquela cena... até com água mais fria numa TPA se constipam...

 

A mesma coisa em relação aos L's que são bem mais caros... se te quinarem dois passados uns dias porque algum parâmetro não estava assim tão bem vais ficar com o coração partido e a carteira mais leve... vai com muita calma. Espera uns meses antes de meter um ou dois casais de ramirezis.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pois, já tinha lido isso, vou dar umas voltas para ver o que me salta à vista.

 

Quanto aos L's, gostava mesmo de ter e estou decidido a ter nem que seja uns 2 para já.

 

Quanto aos outros vou dar uma vista de olhos, também não convem inserir tudo ao mesmo tempo.

 

Abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo peixes de cardume posso dizer que são todos diferentes, uns mais pequenos, outros maiores, uns com umas pintas assim, uns que reagem assado... Gosto muito dos rummys (narizes bêbado) mas para mim, sem dúvida alguma, tetras cardinais! Tenho um "amor incondicional" a esta espécie e outra que pesquisei a fundo à pouco tempo mas não vou a tempo de colocar no comunitário com muita pena a minha, são os ramirezis :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos.

Só trago boas noticias, Amonia a 0. Nitritos a 0. Nitratos rondavam os 10mg /l antes de uma tpa de 20litros.

 

Novas entradas: 2 hypancistrus debelittera. L 129. Não resisti.

 

Precisava de saber como dar-lhes de comida. Porque não os vejo a comer. Sao omnivoros.

Conselhos aceitam-se. Também gostava de saber distinguir o sexo deles, mas não é fácil porque não os vejo quase.

 

Mas sao um espectáculo lolol. Queria ver se comprava mais dois só para ver se tinha pelo menos um casal... Mas só para a semana por causa da colonia de bacterias. Também estou a pensar nuns 4 otos e em 6 cardinais.

 

Ah o ph anda nos 7,5.

 

Tive que tirar o tronco recem colocado. Por causa de uma coisa branca a envolve-lo. Algum truque para retirar isto tudo e para não aparecer mais? Não consigo o ferver. É muito grande. Neste momento esta em agua.

 

Respondam por favor. Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os hypancistrus deveriam comer essa "nhanha". Pelo menos os ancistrus comem.

 

Quanto aos parâmetros... parabens ;) Valeu a pena não foi? Quando comprares o teu filtro à serio, deixa-o trabalhar junto com o antigo durante 2 a 3 semanas para que as bactérias colonizem o filtro novo sem que percas a filtração biológica do antigo nesse periodo.

 

Voltando aos hypancistrus... eles alimentam-se principalmente durante a noite e não durante o dia... já os tens observado depois das luzes se apagarem?

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Não tenho moonlight. Não os consigo ver. Hoje chegaram me umas pastilhas da sera e artemia da sera e aglomerado. Fui ao almoço a casa e coloquei 2 partilhas e um bocado dessa artemia. Mas eles não saíram do sítio. Detectam o movimento exterior e fogem. As pastilhas vão se desfazendo na água. Se calhar não sao as mais indicadas. Sabes quais os sintomas de mau estar nestes tipos de peixes? É que não vêm a superfície nem da para ver se têm a respiração ofegante. Abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

durante o dia é normal. São todos da mesma familia. Eu coloco comida para os meus ancistrus quando a luz está quase a desligar-se. Assim comem quando a luz se apaga. Se usares a luz de telemóvel, podes esperar uma hora com o aquário com as luzes apagadas e depois com o telemóvel vÊs os bichos. Eu como tenho o monitor do computador ao lado, a luz é suficiente para eu conseguir ver os bichos a limparem os vidros e disputarem comida com as corydoras. Há quanto tempo é que os introduziste no aquário? Há muitos peixes que não comem nos primeiros dias.

 

Vê se esses L129 também gostam de vegetais tipo courgete. Se sim, corta uma fatia, espeta num daqueles ferros para espetadas e enfia no aquário no fim do dia. Com alguma sorte, passadas 2 horas já la vais ter um ou os dois pendurados a comer. Não te esqueças é de tirar a rodela ao fim de 24h... mais do que isso e corres o risco daquilo se desfazer tudo e sujar-te o aquário todo.

 

Abraços

 

Tony

 

PS - Os meus ancistrus quando mudam de layout, ficam escondidos 1 semana mais ou menos antes de se aventurarem a passear em "pleno dia". É um peixe de habitos nocturnos.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas . Foram introduzidos no sábado à noite. Vou meter uma courgete para ver se os caço. Entretanto tambem vou ver se consigo tirar umas fotos. Abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda é cedo. Os pobres coitados ainda devem estar aterrorizados :P

 

Faz isso. Devem comer aquilo na boa suponho.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.