1º Aquário - Toda a ajuda é bem vinda


jplonga

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Como podem ver pelo titulo do tópico, sou novo por estas andanças.

 

Há umas semanas atrás, vi uma promoção de um aquário de 30L à venda numa grande superfície. Mas...

 

Não comprei, em vez disso, fui para a internet pesquisar por aquarios, e cheguei a este fórum.

 

Tenho lido bastante, e aprendido bastante também.

 

Decidi montar um aquário em casa. Digo montar porque não me apeteceu comprar um daqueles Kit's com tudo incluido, acho que a maioria são feios. E queria um aquário tambem como peça de decoração, e não uma coisa inestética.

 

Resumindo fui ao IKEA, e comprei este móvel:

semttulozxx.png

 

Medidas 79X39X79cm

 

Mandei fazer um Aquário à casa do NEMO com as medidas 78x38x38 +- 95LITROS. Penso eu. Dei hoje a confirmação, só daqui a +-10 é que está pronto.

 

O meu intuito é ter um aquário bonito, de baixa manutenção (de inicio) e LOW COST.

 

Dito isto, gostava de ir passo a passo, para não gastar tudo de uma só vez.

 

Ideias por definir:

 

1 - O Aquário vai ficar encostado a duas paredes do corredor, A parte traseira e o lado esquerdo.

Vou colocar um fundo preto no lado esquerdo e na parte de trás. Estava a pensar em vinil preto. Acham que é boa ideia?

 

2 - Dentro do aquário gostava de pôr Areia de Sílica como já vi num Aqua aqui no Fórum, ou Pedras redondas Brancas (já andei à

procura para colocar foto mas não encontro de momento) ou então pedras ou cascalho Preto. Agradecia v/opinião e sitio onde

comprar.

 

3 - Substrato - Que substrato me aconselham, onde o comprar, e quantos quilos um Aqua como o meu precisa.

 

 

4 - Filtro - Eu não tenho muito espaço para exterior. Estava a pensar comprar um filtro interior que vi da SERA, AQUAFIL 120. ( Penso

que é isto) .

 

5 - ILUMINAÇÃO- O aquário não tem tampa, A minha ideia inicial era colocar uma espécie de prateleira com iluminação por baixo, tipo

led's. A uma altura de +-15cm do topo do aquário. Aqui aceito qualquer sugestão com imagens de preferência lol.

 

Para já penso que são as duvidas iniciais, devido à complexidade, ainda vou ler mais para começar a pensar em fauna e flora. Mas para já respondam-me apenas sobre estes items.

 

Obrigado a todos, desculpem a extensão do tópico. E por favor AJUDEM-ME...

 

P.S. - Depois coloco fotos do móvel reais, para visualizarem o sitio do aqua.

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá

1 - penso que o vinil preto é uma boa ideia

3 - Depende do que quiseres colocar.Se puseres plantas de baixa manutenção podes até utilizar substrato inerte.

4 - Exterior sem dúvida, mais vale pagar mais um pouco e ter um filtro melhor, e não rouba espaço interior ao aquário. Com o móvel que compraste é que não sei se há altura suficiente, se existir até podes colocar uma porta para tapar o filtro.

5 - Pouco sei, mas acho que quanto mais alto estiver o foco de luz mais potência necessita para chegar ao fundo do aquário. Claro que depende da fauna e flora do mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Devido à baixa taxa de resposta, venho por este meio listar as minhas futuras compras.Pelo menos tenho em vista:

 

1 EUROPET AQUA PAD (: 100x40 CM; : 100x40 CM; ) 5.07 €

1 EHEIM JAGER AQUECEDOR DE PRECISAO (: 100W; ) 15.87 €

1 ROCHA VULCANICA 3.46 €

1 AREÃO NEGRO 10 KG 6.42 €

1 JBL AQUABASIS PLUS (: 2.5 L - (50 - 80 L); ) 8.99 €

 

 

E tambem um filtro externo eheim classic 2213 plus - PREÇO :60,15€

 

 

Por favor digam-me se encontram alguma coisa de errado, ous se poderia dispensar menos dinheiro noutro lado, a nivel do filtro não posso gastar muito mais...

 

Cumprimento

João Longa

 

Por favor respondam, para não fazer asneiras

Editado por jplonga

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá estou :)

 

Aquele móvel parece ser giro e o tamanho do aquário também parece ser fixe para te iniciares. Quanto maior, melhor... é pena que eu não possa ter um aquário assim :)

 

Em relação ao equipamento, aqui vai a minha opinião (de principiante estudioso):

 

termostato: acho 100W pouco para 95L brutos. O meu de 63L tem um de 100W e se fosse hoje, comprava 150W... se a diferença de preço não for muita porque não compras um de 200W? Ficavas descansado e poupavas na conta da EDP

 

o Areão será suficiente? Não te esqueças que para criares um efeito de profundidade convém teres mais altura atrás do que à frente tipo 3cm à frente e 7-8cm de altura atrás. Eu num de 60 x 30 gastei 7Kg mas já tinha metido 1cm de altura de substrato fértil (talvez uns 2.5L). Também não te esqueças que tens que tapar bem o substrato fértil... 2 a 3cm à frente é bom. Eu meti menos do que isso e mal mexo nas plantas começo a ver substrato fértil... se fosse agora tinha gasto os 10Kg em vez de 7Kg...

 

O filtro parece-me ser suficiente para o teu aquário. Nem te sei dizer se um ecco pro 130 seria melhor (está a 62€ na alemanha mais uns 12 de portes) mas definitivamente parece-me suficiente.

 

Boa Sorte

 

Abraços

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde já o meu obrigado,

 

Vou levar a ajuda em consideração, mas já agora podes-me explicar o porquê de poupar na conta da luz, se tenho mais watts não devia pagar mais? Pensei que fosse assim.

 

A nivel de luminárias, sabes onde poderei arranjar alguma "coisa boa e barata".

 

De momento apenas irei ter plantas de baixa manutenção, mas não sei o que fazer. Gostava de uma igual à tua mas fica muito cara.

 

Quanto ao móvel custou 19,90€, achei engraçado, e parece resistente, vamos ver se aguenta o peso.

 

Abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas era mesmo do movel que eu te ia falar, eu tenho um igual mas com um aqua de 54 litros á já 3 anos e nunca tive problemas, mas o teu aqua leva 112 litros, talvez seja melhor reforçar o movel pelo sim pelo não.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelo reparo, já tive sentado em cima dele com outra pessoa, para ver se aguentava... Ele não se moveu. Mas com o peso permanente pode ser diferente.

 

Se calhar, vou mesmo colocar uns reforços.

 

Obrigado e continuem a comentar

 

João Longa

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vou dar a minha opinião, acho que antes de colocares o vinil por trás devias montar o layout e depois fazeres os teste da cartolina para ver qual e a cor que fica melhor, o mais usado é o preto, mas muita gente em utilizado o branco, o que em muitas das vezes fica melhor.

 

Em relação ao móvel, esses moveis do IKEA, tem um baixo custo porque são ocos por dentro! Na caixa deve dizer qual e o peso que aguenta, dá uma vista de olhos. Um aquário com essas medidas deve chegar aos 140kg,, com agua hardscape, seria melhor confirmares. Sendo que leve 112L e não os 95L referidos por ti!

 

Eu aconselho um filtro externo é sempre a melhor escolha e o que faz melhor e cumpre as suas funções. Os interiores ocupam espaço dentro do aquário e por isso é desaconselhado para que se aproveite ao máximo o espaço do aquário.

 

Em relação o termostato acho que devias comprar o de 150W, mas com o de 100W também não ficas mal servido.

 

Abraços!

Editado por Lupper
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Porquê de poupar na conta da luz, se tenho mais watts não devia pagar mais? Pensei que fosse assim"

 

Apesar do consumo ser linear, i.e. Um termóstato de 200w gastar o dobro de um de 100w, a verdade é que o mais potente consegue aquecer a água em menos de metade do tempo. Alem disso, ha situações em que um termostatos simplesmente vai estar a trabalhar "horas" para conseguir atingir determinada ttemperatura que o maior consegue com uma perna as costas. No fim de contas, acabas por poupar em termos de energia e ficas com reserva para o dia em que, em pleno inverno, alguém se esquece de fechar a tal janela e quando chegas a casa estão 9 graus...

 

Quanto à luminária, ja espreitaste a aquaeden? Tem lá algumas a bom preço. Também tens a opção chinesa sunsun (que foi o que comprei inicialmente ja a pensar na sua transformação) mas funcionou surpreendentemente bem enquanto estava na config original ( e é uma pechincha comparada com outras).

 

 

Abraços, Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TonyCh por acaso ainda nao tinha pensado nessa vertente do consumo do termostato. bem observado

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

 

Já agora, se alguém tiver oportunidade de ver a caixa dos termostatos da Sera (também muito bons) estão lá indicadas as potências recomendadas para cada tamanho de aquário. Já não me lembro muito bem mas no meu caso acho que dizia 75W se a diferença entre a temperatura ambiente e o aquário fosse 5 graus, 100W se fosse uns 10-13 e 150W ou coisa do género se fosse 15+ graus. Infelizmente já não tenho a caixa desse termostato.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Venho dar-te a minha opinião.

 

O móvel, sinceramente não me parece, viável para esse aquário. Os moveis do ikea são uns aglomerados quase ocos por dentro. Com o tempo devido ao peso constante vai acabar por ter cedências e criar desníveis no aquário, ou simplesmente abrir e levar o aquário ao chão.

 

Termostato e restantes já te foi referido.

 

Relativamente ao filtro, sinceramente ao contrário dos restantes não o acho suficiente. O teu áquario vai levar um pouco mais de 100l, logo

 

100l X 5 (valor aconselhável de filtragem) = 500

 

Considerando que os filtros da eheim perdem pelo menos 30% da eficácia quando cheios de material filtrante e detritos.

 

420l ( bombagem do filtro) : 30% = 323 L (ficas com uma filtragem de 3vezes, na melhor das hipóteses)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa, também não vamos por ai... há uns anos o normal era 3x, depois veio a moda do 5x e agora já vi referências a 10x

 

Vamos assumir 5x a capacidade (em vazio) da litragem do aquário. Ora 91 Lts brutos (as medidas que ele dá parecem ser externas e não internas - descontar 3mm de vidro e que vão ser ainda menos pois perde mais 10-15L conforme o layout) ou seja já reduzimos para 75L e a capacidade do filtro em vazio 420L...chega. Aposto que se o João meter areia fina já vai ter problemas uma vez que o filtro vai lhe levantar a areia e empurrá-la de um lado para outro.

 

Claro que defendo que quanto maior melhor (tenho um ecco pro 130 - 500L/h para um 60L) e mesmo agora compraria o 200 mas há aqui limites no orçamento.

 

Ainda por cima, penso que o filtro dele acaba por perder menos caudal que um ecco pro visto que o sistema é mais directo e abrutalhado.

 

De qualquer das maneiras, despertaste-me a curiosidade. Quando chegar a casa, vou medir quantos litros saem pelo meu filtro visto que está atafulhado com esponja azul, ceramicas e bioballs mais lã de vidro e mais saco de purigen... coloco aqui os resultados.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas,

 

Sim Tony, as medidas são externas, com vidro de 6mm. Filtro Eheim Classic 2213 PLUS - Caudal da bomba: 440 l/h, Indicação no site onde o irei comprar.

 

E mais uma vez voltas a ter razão quando dizes que há limites de orçamento lol.

 

Mas de qualquer forma avisem-me se não for suficiente.

 

Obrigado a todos pela participação,,,

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa, também não vamos por ai... há uns anos o normal era 3x, depois veio a moda do 5x e agora já vi referências a 10x

 

Vamos assumir 5x a capacidade (em vazio) da litragem do aquário. Ora 91 Lts brutos (as medidas que ele dá parecem ser externas e não internas - descontar 3mm de vidro e que vão ser ainda menos pois perde mais 10-15L conforme o layout) ou seja já reduzimos para 75L e a capacidade do filtro em vazio 420L...chega. Aposto que se o João meter areia fina já vai ter problemas uma vez que o filtro vai lhe levantar a areia e empurrá-la de um lado para outro.

 

Claro que defendo que quanto maior melhor (tenho um ecco pro 130 - 500L/h para um 60L) e mesmo agora compraria o 200 mas há aqui limites no orçamento.

 

Ainda por cima, penso que o filtro dele acaba por perder menos caudal que um ecco pro visto que o sistema é mais directo e abrutalhado.

 

De qualquer das maneiras, despertaste-me a curiosidade. Quando chegar a casa, vou medir quantos litros saem pelo meu filtro visto que está atafulhado com esponja azul, ceramicas e bioballs mais lã de vidro e mais saco de purigen... coloco aqui os resultados.

 

Abraços

 

Tony

 

Tens razão na litragem estava a fazer contas a 118l brutos, mas o aquário dele tem bem menos por dentro.

De qualquer maneira eu optava pelo 2215, por exemplo, a diferença entre eles não chega a 20€, e fica bem mais a vontade para o futuro.

Eu sinceramente estive para comprar um para o meu aquário a uns tempos atrás, (agradou-me os preços). Mas não gostei do filtro muito atafulhado por dentro, acabei por desistir e deixar-me estar com o meu interno que não tem dado problemas( aquaball 2212) era o que meu orçamento na altura permitia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo (editado por consumo de drogas por parte do autor... só pode! :P )

 

Bem... a verdade é que o alvarenga tem razão em relação ao desconto de 30%... acabei de verificar in situ o débito do meu eheim ecco pro 130 (500L/h) e dá me 363L/h. Isto é com tubagens limpas, lã de vidro nova mas "atafulhado" no compartimento central com ceramicas bioser + eheim bioballs entre os espaços (vou considerar remover parte destas últimas nas próxima semanas) e ainda um saco grosso de 100gr de purigen. Pelas contas, a redução anda nos 28% Se tivesse a lã suja, reduzia ainda mais mas, por outro lado, se utilizasse a configuração standart (sem purigen e sem exagero de cerâmicas) o débito aumentava outra vez portanto sim... está correcto... 30%.

 

No entanto, voltando ao caso do João, visto que os vidros serem de 6mm então as medidas interiores são 77,4 x 37,4x 37,4 o que dá nada menos do que 108 Litros brutos.... agora tira substrato (3cm à frente, 6cm atrás) 77,4*37,4*4,5 = 13L mete mais 3 pedras de 10*10*10 (se for isso que ele quer) e dá logo, por alto, menos 16L... resultado dá 96L (se enchido até transbordar)... o filtro faz 440L/h - 30% = 308L/h a dividir pelos 96L = 3,14 vezes a litragem do aquário... pois... é capaz de ser à justa ou até insuficiente (depende do layout. Se tiveres boa circulação sem grandes hardscapes a impedir a passagem, deve dar). De qualquer das maneiras, tens o ecco pro 200 (600L/hora) que seguindo a regra do alvarenga daria 420L/h logo 4,37 vezes a litragem (já suficiente) e que custa 69,99€ na amazon alemã ou então, em 2ª mão, um Eheim 2224 Profissional de 700l/h por 65€ mais 15€ de portes vindo da Austria (se ganhares o leilão... pode ser que ninguém repare nesse no ebay)

 

Abraços

 

Tony

 

Ps - curiosamente, aplicando os mesmo critérios cabalmente ao meu aquario, transformo 63L em míseros 56L... agora tira-lhe subtrato e rochas e fico com 40L.... o que faça com que o meu filtro tenha 9 x a litragem do aquário (fiquei contente) MAS... agora estou a ver que tenho peixes à mais.... 18.... nossa senhora! Se seguisse à letra da medida por litro, só podia ter meia dúzia de neons! :(

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tony,

 

Embora gostasse que tivesses 100% razão, mas enganaste-te aí numas contas. O Aquario é de 78X38X38CM - o vidro é de 6mm ficando

77,4 x 37,4x 37,4 CM. Portanto não vai dar os tais 73 LITROS.

 

Não estou a pensar (de momento )nada maior. Mas... A Eheim aconselha este filtro para aquarios de 250L, como é que é possivel? Tive a ver no manual do artigo.

 

Abraço a todos,

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DUUUH

 

Tens razão... mm e cm... moss estou maluco....

 

Vou corrigir e retificar a minha opinião

 

Abraços

 

Tony

 

PS - Quanto ao que dizes... é mesmo estranho pois a eheim diz, em relação ao Eheim Ecco 2236 (700l/h) que dá até 300L... como raios diz que um com 440L/h da para um aquário de 250L ??

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DUUUH

 

Tens razão... mm e cm... moss estou maluco....

 

Vou corrigir e retificar a minha opinião

 

Abraços

 

Tony

 

PS - Quanto ao que dizes... é mesmo estranho pois a eheim diz, em relação ao Eheim Ecco 2236 (700l/h) que dá até 300L... como raios diz que um com 440L/h da para um aquário de 250L ??

Boas Tony,

 

Embora gostasse que tivesses 100% razão, mas enganaste-te aí numas contas. O Aquario é de 78X38X38CM - o vidro é de 6mm ficando

77,4 x 37,4x 37,4 CM. Portanto não vai dar os tais 73 LITROS.

 

Não estou a pensar (de momento )nada maior. Mas... A Eheim aconselha este filtro para aquarios de 250L, como é que é possivel? Tive a ver no manual do artigo.

 

Abraço a todos,

 

As marcas testam os filtros vazios e a plano, para tirarem a bombagem máxima e consideram um aquário só com água.

 

Por exemplo o que permite o tony ter um aquário estável e sem problemas com excesso de população é ter uma filtração de 9X a água do aquário. Que vai permitir não existir detritos em lado nenhum pela excelente circulação.

 

Se ele tivesse um filtro que fizesse apenas 3X a filtragem só podia ter mesmo uns 6/7 neons ou acabam por morrer.

 

Logo quanto melhor a filtragem mais descansado tu estas.

 

Eu no meu segundo aquário que levou 72l de água, tinha um filtro aconselhado para 100l e tive doenças, mortes. Bastava um descuido na tpa, e apareciam problemas. Meti um filtro com circulação de 620l/h e acabaram-se os problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

E se eu comprar neste momento um interno que vi da sera FIL 120 que debita 700 L/H , até "poder" comprar um filtro externo capaz.

 

Podem me dizer se é viavel? Antes gastar 20 € para deitar fora do que 70€.

 

Durante um dois meses. Com poucos peixes...

 

Abraço e agradeço as v/opiniões

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mais uma vez,

 

E se fosse este

 

http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/150-350l/filtro-externo-hw302.html

 

debita 1000 L/h

 

Isto não está fácil...

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha este último da Sera não me parece nada mau (eu nestas coisas prefiro sempre qualquer coisa com marca conhecida... nem que seja para poder reclamar com eles mais tarde)... agora experiencia com ele não tenho claro... que tal "google" com o modelo para ver?

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, o problema é que pouca gente tem, mesmo no google apanha-se poucos feedbacks sobre este modelo. Aqui no forum o pessoal prefere a marca eheim,

Os gajos da eheim dizem que o 2213 dá para aquarios de 250l, enquanto o ecco 130 apenas para aquas de 130. O ecco 130 é mais caro e debita mais caudal. Sinceramente gostava de perceber. O da sera debita 750 L/h, mas está mais barato... help me...... lol

 

Obrigado a todos pela colaboração e em especial ao TONY. Pela maior participação.

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho o Eheim Classic 2213, para um aquário que deve ter uns 150L úteis, nunca tive problemas com mortes ou doenças, é verdade que nunca tive muitos peixes mas os peixes que tive nunca morreu nenhum peixes, tirando um otociclus, de 3 comprados, dois ainda continuam invictos a uns 2meses. A minha agua nunca teve problemas e esta sempre límpida, o que acho pouca é a movimentação da agua.

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.