A minha pequena "grande" aventura


Toutinho

Recommended Posts

Nos finais de 2011 decidi iniciar 2projectos. Um comunitário de água doce 100x50x50, outro também de água doce (e também de 100x50x50) mas com a fauna restrita a Carinotetraodon travancoricus. Pelo que me fui informando e pesquisei, cheguei à conclusão que os peixinhos balão, apesar de muito bonitos, iriam dar-me muito que preocupar e pensar. Num almoço de aquariofilia, decidi desistir do projeto dos peixes balão e então os meus 2projectos passaram a ser um comunitário de água doce (100x50x50) e um marinho. Aqui vou só deixar o de água doce, no sub-fórum de água salgada deixarei o outro.

A pouco e pouco fui reunindo o material, algum novo, algum em 2ª mão. Aproveitei que um amigo mudou de projeto e ofereceu-me uma grande (e cara) parte do material, fauna e flora. A ideia deste aquário passa por ser algo de menor exigência e de fácil manutenção. Peixes pequenos, pacíficos, de cardume e coloridos.

Então eis o meu novo investimento:

 

Começando de baixo para cima:

Estrutura em ferro preta com suporte para calha e pés reguláveis. Feita à medida e a pedido, fabricada pelo membro Ivo Seabra que além de um bom (e paciente) amigo, fabrica estruturas em ferro para aquariofilia, com ou sem móvel (e até com ou sem aquário).

Futuramente será forrada a Wengué preto e terá um sistema DIY de iluminação led interna, que acenderá ao abrir as portas (Estilo frigorifico :) ).

 

Aquário: 100x50x50, todo em vidro (Feito na B123 em Lisboa) ao qual decidi tirar as tampas.

Iluminação: Calha 4x39w SunSun com 4lampadas novas. AquaLight T5 10.000 K + Sylvania Grolux T5 + Philips T5 daylight tube + Philips T5 plant tube.

Filtragem: JBL e900 + Eheim 2213 (Ambos oferecidos...)

Aquecimento: Jagger 300W

Substrato fértil: Tropica (5litros)

Substrato principal: Aquaclay (35litros)

Troncos e pedras

 

Flora: Musgo de Java; Eleocharis párvula; Limnophila sessiliflora; Riccia fluitans, uma grande que não sei o nome. Tenho outras como Anubias e fetos de java, mas ainda está em estudo se as incluo.

 

Fauna Presente:

10 Nariz de bêbado (oferecidos)

8 Corys Sterbai (Também oferecidas :) )

10 Otocinclus

Muitos Red Cherrys wild, tipo milhões deles…

Planorbis Castanhos

Physas sp.

5 Tylomaneas sp Orange

12 Anentome Helena

 

Ainda não decidi se coloco todos os invertebrados juntos neste aquário, está em estudo… Especialmente os planorbis com as helenas :) Estiveram juntos um dia e houve logo estragos.

 

Fauna em aquisição:

Nariz de bêbado

Penso adquirir outras Corys como as greenlaser, Peru Gold Stripe, black Venezuela

Kryptopterus bicirrhis (Peixe vidro)

Aplocheilichthys normani

Schismatogobius ampluvinculus (Micro Góbio)

Estou na duvida se adquiro Ancistrus cf cirrhosus var. "Super Red"

 

 

1º dia 1ª peça

foto1lk.jpg

foto2rje.jpg

foto3aa.jpg

 

1º dia terminado...

foto4rd.jpg

 

1ª Fauna

Anentome Helena e Red Cherry

Os red cherry dominaram o aqua durante um tempo, desde que meti peixes são tipo ETs, só se vislumbra alguns avistamentos :)

foto5k.jpg

foto6pv.jpg

 

2ª Fauna

Tylomaneas sp Orange

foto8aa.jpg

 

3ª Fauna

Planorbis Corneus Castanhos e Physas (Retirados ao fim de um dia)

foto9k.jpg

Wrestling... :(

foto12kd.jpg

 

 

4ª Fauna

Corydoras Sterbai e Nariz de bêbado (Não dá para fotografá-los direito :) )

foto14aw.jpg

foto16a.jpg

 

5ª Fauna

Otocinclus

foto18wm.jpg

foto22cx.jpg

 



1ª Flora

Musgo de Java

 

2ª Flora

Foxtail (Entretanto retirados)

 

3ª Flora

Eleocharis párvula e Limnophila sessiliflora

foto25u.jpg

foto30nw.jpg

 

4ª Flora

Não sei o nome…

foto27u.jpg

Uploaded with ImageShack.us

 

Fotos gerais:

foto20fr.jpg

foto21rr.jpg

foto23s.jpg

foto29u.jpg

foto31k.jpg

foto28s.jpg

 

Em algumas fotos podem ver umas pedras brancas. Não são calcárias, mas decidi tirar.

Nos próximos dias irá crescer a fauna, vou adoptar mais uma Corys Sterbai, Botias palhaço e Ancistrus de um amigo que está a desmontar um aquário. As botia irão para outro, senão… :)

Ainda há muito trabalhinho pela frente e muitas aquisições para fazer, mas dia a dia vai rolando :roflroll2:

 

Cumprimentos a todos

Rui

Editado por Toutinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os novos habitantes:

Aplocheilichthys normani

 

À espera da nova casa

dsc04242f.jpg

 

Já instalados

dsc04246k.jpg

dsc04249p.jpg

 

Não é possivel apanhá-los quietos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens uns troncos bonitos que se os souberes plantar 2 "articular" consegues dar um toque especial ao aqua, que na minha opinião está a faltar! Tenta coloca-los um por cima do outro de um lado do aqua ou algo do género.

 

Quanto ao substrato.. Com esse fundo branco ou sem background, penso que não te favorece muito o aqua. Tenta colocar um fundo preto.

 

É a minha modesta opinião, quanto a fertilizações e fauna não comento para já, visto que ainda estás no ínicio. Põe foto do aqua todo quando poderes.

 

Abraço

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O fundo é claro, mas a ideia é tapá-lo com a Limnophila sessiliflora. Plantar de forma a obter uma "parede" que tape todo o fundo.

A ideia dos troncos, não entendi. Juntá-los aos 2 no mesmo lado? Eu estava a ponderar adquirir outro tronco para juntar ao do lado esquerdo da foto, movendo a pedra para o outro lado. Tambem tenho um tronco pequenino com Fetos de Java agarrados, tenho de exprimentar :) . Do lado direito a ideia foi fazer um refugio para os camarões. Mas tenho receio de colocar "demasiados" troncos...

 

A actualidade do aqua ainda é esta:

Estou a plantar Parvula e sessiliflora, para fazer o fundo e o tapete.

Gosto muito do musgo de Java, os camarões também, mas já estou farto de o ver crescer e andar a tirar "farrapos" de todo o lado do aquário...

dsc04245fl.jpg

 

Vou pensar e exprimentar as ideias :)

Cumps e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O que quis dizer com os troncos foi por exemplo colocares o que está agora do lado esquerdo, debaixo do grande do lado direito! Para mim ficava melhor.

 

O background preto melhorava o contraste das plantas e também reduzia o impacto desse substrato!

 

Quanto ao musgo, se usares outro tipo de musgo veras que não há tantos ao alguns farrapos!

 

Espero ter ajudado

 

Abraço,

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O que quis dizer com os troncos foi por exemplo colocares o que está agora do lado esquerdo, debaixo do grande do lado direito! Para mim ficava melhor.

 

O background preto melhorava o contraste das plantas e também reduzia o impacto desse substrato!

 

Quanto ao musgo, se usares outro tipo de musgo veras que não há tantos ao alguns farrapos!

 

Espero ter ajudado

 

Abraço,

 

Por enquanto ainda não ajudou porque estou fora de casa :) Mas já estou motivado para chegar a casa e exprimentar. Para mim não me é fácil a parte da "decoração", confesso que sou nabo nisso. Vejo aquários com layouts fantásticos e depois eu a fazer... O jeito é pouco ou nenhum. Por isso, brincadeiras à parte, aceito todas as sugestões que me forem dando. Só fico com uma duvida. O que coloco do lado esquerdo? É que assim de repente não tenho nada para lá...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não ponhas nada para já! Põe flora se quiseres! Mais tarde se calhar uma pedra grande e umas pequenas à volta + plantas em redor, não ficava mal!

 

Abraço,

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai uma atualização de estado

 

2 novos troncos:

dsc04260s.jpg

dsc04261o.jpg

 

A ideia é acrescentar fetos de java, anubia nana e Christmas moss à flora e gradualmente eliminar o musgo de java:

dsc04265l.jpg

dsc04266l.jpg

 

Não sei o nome, foi oferta :)

dsc04269r.jpg

dsc04271vd.jpg

 

Depois da poda…

dsc04270r.jpg

 

 

A 1ª cria do aqua, uma Helena. NUUUUNCA mais a vi… :)

É tão grande que nem numa foto aparece

helenajunior.jpg

 

No geral, está assim de momento.

Ainda há muito para mexer até ficar “pronto”, principalmente a Parvula que ainda é pouquinha...

dsc04279yl.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as helena´s,estão a comer bem !!!!

por acaso tens as tylomaneas e os outros caracóis , todos juntos ? as helena´s combatem pragas de caracóis , agora também farão um festim com os que lá encontrarem , tylomenias incluidas .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As Tylos são grandes, as helenas não as comem :) Tenho de estar sempre com atenção a nascer alguma Tylo para a tirar, mas ainda não tive sorte nenhuma com isso. Nem quando tinha só as Tylos com Red Cherrys. As Helenas comem bem, mas é flocos do fundo, tornaram-se perguiçosas...

Planorbis e Physas não tenho junto, só juntei um dia e correu mal... Estão à parte :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Após atraso técnico e avaria no portatil, estão aqui fotos novas.

O fundo continua claro, a intenção de escurecer não resultou :smile2: :smile2: Tenho de arrancar mesmo e colar novo, não há outra hipotese.

Aqui estão algumas HZ, agora já plantei + e cresceram, estas foi a meio da plantação:

dsc04283x.jpg

 

A minha aquisição de CO2. Muito bom para fertilização, mas MUITO melhor pelo pearling que já vai fazendo e é um espetáculo icon_smile.gif :

dsc04297t.jpg

 

A minha nova aquisição de iluminação. Blau Lumina 6x39w. Uso as 4 que já tinha e 2azuis para fazer transição de luz de manhã e à noite:

dsc04302to.jpg

 

Uma nova fauna, adoptei 2corys pigmeu... brutal cheers.png' alt='default_jcb_cheers.gif' alt='cheers'>.png'> agora terão que vir mais icon_smile.gif :

dsc04288o.jpg

 

Visão geral com a nova luz:

dsc04300zm.jpg

dsc04301ra.jpg

 

Novo capitulo será colocar o fundo escuro (Novo plano, inclui dinamite e dança do ventre... lol.gif ) e dar uma poda valente no aquário. Vai ser como dar um passo atrás, para seguir em frente com um aspecto melhor.

Como novato num aquário com mais plantas e outro tipo de trabalho e manutenção, estou a gostar deste desafio, um aquário cheio de seres pequenos, cheio de vida e movimento icon_smile.gif

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está porreiro! Agora é com o tempo e com as plantas que vão entrando.

 

Olha, essa gente que te fez o aqua por medida, podes arranjar-me o site ou o contacto por mail? Manda por PM, sff.

 

Abraço

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

Obrigado :dance:

O unico custo é manter a senssiflora controlada... Gostava de ver o meu dinheiro a crescer desta forma :baned:

 

Cumps :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Mas eu não postei nada aqui antes porquê? LOOL!

 

Está um espectáculo Toutinho!! Só falta mesmo um fundo eu vinil (azul escuro ou preto) :F

 

Vais contrastar todo o resto!

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Este tópico está há muito tempo sem actualizações por motivos técnicos.

Fiquei sem máquina fotográfica e tem-me faltado tempo em casa para mais do que a manutenção.

O vinil... já o tenho, falta só o resto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Vou fazer uma actualização de texto:

O aquário de momento encontra-se MUITO despido. Uma praga de algas filamentosas obrigou-me a podar a Senssiflora quase rente e a tirar todo o musgo que tinha no aquário. Entretanto, nesse processo coloquei Echinodorus Tenellus (Produção Tonych) e uma planta que comprei que não tenho aqui comigo o nome, ponho mais tarde. A ideia é ter relvado no aquário, dado que a Parvula pouco colaborou e a outra planta tem como objectivo criar refugio aos Red Cherrys, em vez do musgo de java que lá havia.

A minha fauna aumentou e neste momento tenho Corydoras Black Venezuela, Danios Choprae, Caridinas Japónicas e Jelskiis. Tenho também 4 SAE que arranjei por causa das algas, mas saiu-me uns SAEs da marca "Algas cometu", por isso tirei o musgo todo e os SAEs logo se vê...

Tudo o resto mantêm-se, morreu-me 2Tylomelaneas... uma caiu-me das mãos e partiu-se, ainda fiz colagem e esteve esta semana toda viva, mas este fim de semana tirei-a morta do aquário :(

No próximo fim de semana vou tentar vencer a luta contra o mal (Algas e Vinil claro) e as Odds estão do meu lado. Chegou a minha encomenda de material que vai salvar o aspecto do aquário e eu vou-me dedicar a exterminar algas, nem que seja filamento por filamento. Já tentei a táctica da luz, do testes e afins, vou juntar a isso algumas armas tenho fé que a coisa agora resolve-se.

 

Quanto à máquina, a Tróika anda a adiar a compra, não quero uma qualquer. Para investir, quero uma coisa decente e que me tire fotos boas e que me faça bonito... não, para isso seria um milagre, ainda não inventaram maquina para isso... Enfim, uma máquina boa, acho que deu para entender.

 

Não vou investir em mais fauna, acho que estou contente com a diversidade e quantidade de fauna que o aquário tem. Também não o quero sobrelotar, por isso fico por aqui. A unica coisa que farei é adquirir mais uns 4 ou 5 Danios Choprae, porque no dia que trouxe os que tenho, só havia 4... Eles andam felizes em cardume com os Lamp Eyes, mas assim ficava composto.

 

Cumps e no fim de semana deixo fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se quizeres eu tenho uma cannon que te vendo por 800€... :D

o aqua está porreiro (so na sei pq ainda na tinha passado por ca...ah sim perguiça...) na tenho nada a dizer vc sabem todos mais que eu :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

 

Hoje coloco aqui umas fotos icon_smile.gif

Comecei por reformular assim:

p1010982q.jpg

 

Como podem ver, o musgo desapareceu. A alga que infestou tudo, obrigou-me a isso.

 

Canto Esquerdo:

p1010983f.jpg

Canto Direito:

p1010984q.jpg

 

A bendita alga, bonita, não é?

p1010981y.jpg

p1010973o.jpg

p1010971n.jpg

 

Falta explicar que entretanto a senssiflora foi rapada rente, cortei tudo rentinho ao chão. A alga não se agarra a todas as plantas, mas onde agarrar, esqueçam...

 

Umas semanas depois... TXARAM!!! :lol:

130820121.jpg

130820122.jpg

130820123.jpg

130820124.jpg

130820125.jpg

1308201211.jpg

 

Há updates de flora, como podem ver, de fauna e de equipamento. Onde existia musgo no lado direito do aqua plantei uma echinodorus e uma valisnéria. Echinodorus atrás, valisnéria à frente. Devia ter sido ao contrário, foi mal pensado pois a valisnéria decidiu crescer até ao teto :lol: Mas agora já está e não está mal.

Amanhã actualizo a listagem do que tenho

 

Devo confessar que cheguei a ponderar desistir deste aquário... Especialmente quando o vi quase despido, pois retirei todo o musgo (Xmas e Java) e eram cerca de 10l de musgo. Eram quase outros tantos de algas, mas pronto, foi todo embora. Retirei toda a senssiflora, parecia que tinha um aquário a ciclar, vazio. Neste momento ainda tenho a alga, mas comparando ao que já foi... Nem parece nada. Tenho fertilização, CO2 e uma escova de dentes, para o combate ao "bicho"... Vamos lá ver icon_neutral.gif

Tive também uns azares com a bicharada, o que ainda me levou + ao desespero, mas depois de "cabeça limpa" repensei e voltei com a decisão atrás. Cheguei a ter equipamento nos classificados...

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Então actualizando a lista de fauna, começo pelo que já tinha:

Nariz de bêbado

Lamp eyes

Corys Sterbai, Black Venezuela e Pigmeu

Ottos

Tylomelaneas Sp Orange

Red Cherrys

Anentome Helena

Um góbio

 

O que entretanto apareceu:

Danios Choprae

Neons

Cadoz do Bornéu

Caridinas Japonicas

Jelskiis

SAEs (Que entretanto vão sair...)

 

Penso não me ter esquecido de ninguém.

 

Quanto à flora coloquei Echinodorus Tenellus, Uma Echinodorus maior, Uma Valisnéria e Alternanthera reineckii 'Pink'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.