psadeazevedo

Recommended Posts

Olá a todos,

 

após alguns meses de trabalho venho aqui partilhar o resultado de um projecto com vista a facilitar a vida em algumas situações. Passo a descrever:

 

Layout:

Ciano Emotions: 130 litros

Termostato : 150W

Bomba de ar : Aquapor

Iluminação: 2x24W

Filtro: Biológico/Mecânico eheim classic 2213 300l/h

1x Tronco

Substrato: 10kg

Areão Preto : 7kg

Controlador: caseiro ;)

 

Fauna:

3x Corydoras

2x Ancistrus

3x Otocinclus

10x Neon Tetra

3x Colisas(Lalias e Por do Sol)

3x Red Cherry

3x Japónicos

3x Molly Balão

1x Molly

2x Platlys

1x Zebra

5x Neon Chinês

1x Betta

2x Tetra Incandescente

4x Guppys

6x Rasbor Arlequim

2x Discos

qb Caracois

 

Flora:

3x Anúbias

2x Fetos indianos

qb Valisnéria

e outras que já não me lembro

 

Controlador caseiro baseado num micro ATMega 1280

 

Descrição:

1x ATmega1280

2x Saídas AC 220V

... 5x Saídas DC 12V

1x USB 2.0

1x RTM

3x DS1820

1x Display retro iluminado 4x20

2x Leds (Operação e Alarme temperatura)

1x Buzzer

1x recetor Infravermelhos (Comando)

1x Teclado bembrana

1x Caixa 18x10x30cm para meter tudo lá dentro ;)

1x board de 8 relés active low

1x Fonte de alimentação AC/DC reaproveitada de um PC

3x Fan's de PC

1x Comando

 

Funcionamento :

4x Modos :

A - Modo automático de controlo, monotoriza a temperatura interior do aquário exterior e interior do controlador, actuando as respectivas fan's no interior do aquário para arrefecer as calhas de luz que são a principal fonte de calor no aquário. Controlo da temperatura ambiente de modo a regular a micro fan existente no interior do controlador para arrefecer os dissipadores da fonte de alimentação. Controlo da temperatura da água do aquário com um DS1820 submergido podendo desligar as calhas de luz se a temperatura saltar acima dos 30º e avisando sonoramente e através do LED dos valores altos da temperatura

 

B- Modo de configuração, configuração da data, hora, temperatura Máxima e Minima para o controlador e Horas para ligar e desligar a calha de luz do aquário.

 

C- Reles activos, identifica o estádio lógico dos relés~

 

D- Temperaturas Máximas e Minimas no interior do aquário/ Modo de alimentação, desliga o filtro biológico/mecanico, durante 5 minutos para que a comida existente não seja sugada pelo filtro

 

0- Troca de 20litros de água automaticamente

 

Através do comando posso : ligar/desligar luzes

ligar/desligar o filtro

ligar/desligar backlight display

alternar entre o Modo A a D

 

 

Custo : 50€ e alguns conhecimentos em electrónica e C ;)

Fotos:

c1.jpg

 

 

 

c2.jpg

 

Videos troca de água:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Também quero um.... :)

Daria para acrescentar um controlador de PH e/ou outros parametros?

Dos DIYs que tenho aqui visto, penso que é dos mais originais e melhor conseguidos.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Toutinho,

 

obrigado. De facto foi uma brincadeira que me tem consumido algumas horas do meu tempo livre. A sonda de ph é próximo passo alias, já encomendei o material no ebay:) Um integrado com uns ampop's (TL082) e com uma sonda de 20 dólares vou fazer a festa:) O controlador em si propriamente dito está preparado para expandir para mais recursos a nivel de entradas digitais. A única limitação que tenho é a nivel de relés actualmente estou a consumir 8 saidas para os diversos dispositivos.

 

Até agora confesso que o que mais trabalho deu, foi preparar a caixa para receber os componentes todos e o display...não está perfeito mas está com um aspecto razoável na minha opinião.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aspecto razoavel? Eu acho que está excelente :)

E o mais importante no fim é a utilidade, não é o aspecto.

Eu também já andei de volta de um sistema de reposição de água para o meu salgado. Na altura apareceu um osmolator barato e o projecto ficou sem efeito :)

Mas vou ficar com este projecto em estudo, pois a troika aperta... :) A mim falta-me conhecimentos técnicos de eletrónica, mas acho que com a ajuda deste projecto dá para eu começar a dar volta ao miolo :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aspecto razoavel? Eu acho que está excelente :)

E o mais importante no fim é a utilidade, não é o aspecto.

Eu também já andei de volta de um sistema de reposição de água para o meu salgado. Na altura apareceu um osmolator barato e o projecto ficou sem efeito :)

Mas vou ficar com este projecto em estudo, pois a troika aperta... :) A mim falta-me conhecimentos técnicos de eletrónica, mas acho que com a ajuda deste projecto dá para eu começar a dar volta ao miolo :)

 

Cumps

 

Se me permites...o que recomendo é que concretizes!Passa da ideia para a prática...começa por encomendar as coisas básicas(micro controlador, sondas de temperatura, componentes etc..) e tenta fazer as coisas aos poucos. Por experiência tentar fazer tudo de uma vez não resulta;)

 

Abraço,

Paulo Azevedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

excelente! comandinho e tudo... Pena é não conseguir fazer um...

 

Thanks :) Eu até aceitava encomendas...mas honestamente o trabalho que dá a fazer uma brincadeira destas, monetáriamente não me pagava a mão de obra e certamente arranjarias soluções melhores no mercado.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boas :)

 

Excelente projeto, não tem fotografias parte traseira ou da parte onde se faz a ligação com os componentes do aquário?

 

Obrigado

Editado por Adriano Agostinho

Adriano.

 

CUBE GARDEN 45-P (36l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

projecto muito bom,

não queres partilhar a montagem, os sensores de nivel os relés, etc?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
Boas :)

 

Excelente projeto, não tem fotografias parte traseira ou da parte onde se faz a ligação com os componentes do aquário?

 

Obrigado

Boas,

 

julgo que não tenho, alias devia ter tirado umas fotos durante a construção mas nem isso fiz:)

Atrás tenho duas saidas de 220V tenho várias saidas de 12V que vão para a tampa do aquário para controlar 3 fan's que tenho na tampa e os respectiva iluminação(10 metros de Led strip SMD 5050) bem como sensors de temperature humidade etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Projeto muito bom

Podes dizer quanto ficou o material todo ?

E o teu trabalho é claro

 

 

Cumps.

Pedro

Viva Pedro,

 

honestamente não tenho em mente o valor, mas claramente mais de $200 só em material em tudo o que fui acrescentando. O bom disto é que vai dando para ir adicionando coisas novas à medida que me vou lembrando. A última brincadeira foi usar led's. Construi inclusivemente um painel solar para me alimentar os leds e só as células custaram-me €60

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

projecto muito bom,

não queres partilhar a montagem, os sensores de nivel os relés, etc?

Cumprimentos

 

Eu sei que tenho para lá uns rascunhos da ideia inicial o resto geralmente é mandar os components e montar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

onde compras-te as células ? é muito dificil fazer as ligações?
se puderes mandar um tutorial da net agradecia.

e já agora se me pudesses dizer sabes quanta energia criam as celulas de uma calculadora solar ? e se servem para algo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais