hydropsia


Recommended Posts

Bons dias

Como ja devem ter reparado tenho tido problemas com esta doença

gostaria de discutir alguns pontos que me estão a fazer comichão

  1. segundo consegui compreender ate agora não é doença mas sim um sintoma, hydropsia é (em portugues de bolso) é a incapasidade de eliminar a agua do organismo, podendo a causa ser viral ou não. alguem concorda?
  2. existem varios tratamentos mas como existe uma variedade de possibilidades são muito poucos que produsem real efeito, devido que em algusn casos não se trata de virus ou maus condicionantes da agua.
  3. alguns autores relatam a "doença" como muito contagiosa, outros como a relatam como sintoma tanto pode ser como não, dependendo da causa, em todos os casos é sempre aconselhavel uma troca rapidamente para um aquario hospital, tão rapido quanto possivel e é aqui que muitos problemas se desenrrolam, a grande evidencia de que se trata de hydropsia são as escamas salientadas e nesse caso na maioria das vezes ja é tarde de mais.
  4. a alimentação é considerado um ponto fundamental para prevenção, variada e com bastantes vitaminas, nesta area gostaria de muita ajuda pois (infelismente) na minha area de residencia os alimentos preferido são os flocos e existe muita resistencia quanto a introdução de outra alimentação, "os flocos ja têm tudo o que necessario"...enfim ce la vie.
  5. alguns autores referem que a adição de terramicina 50mg/L e sal 1 colher de sopa por 10L ajudam no combate à doença. mais uma vez gostaria de feedback's do ppl que tentou, eu vou tentar e depois relato os acontecimentos, embora no meu caso creio que vá mt tarde.

em bom Portugues Prontoss

é tudo o que sei.

mais infos agradecia pelo que li tambem não é unico dos guppys mas da maioria dos ovovivíparo embora sejam estes os mais afectados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo tudo bem?

Como já te tinha dito no outro tópico eu já tive essa doença nos meus gupys.

Resolvi com trocas de agua adicionei um produto para a proteçao das escamas etc.(não me lembro o nome so vendo depois)

Os peixes que estavam doentes meti-os numa garrafa cortada com tratamento ESA2000.

Referiste o sal por acaso também usei sal.

Acho que o 1º passo é a separação dos peixes doentes depois ires colocando remédio no meu caso foi o ESA2000.

A alimentação que eu dou é artemia congelada 1 vez por semana ou 1 vez de 15 em 15 dias, os flocos mete-os na tampa do frasco e desfarelo-os ate ficarem tipo farinha. E vou alterando entre flocos para gupys da tetra e flocos da nutrafim acho eu.

Boa sorte na resolução do problema.

 

Cumprimentos

Daniel Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai ai alguma confusão, vou tentar ajudar um pouco a desmitificar a hidropisia, o resto das duvidas podes tirar com o Moderador da área.

 

Primeiro, não é uma doença mas sim um sintoma.

 

Segundo, um sintoma de algum tipo de infecção.

 

Terceiro, em 90 % dos casos a infecção é provocada por parasitas externos.

 

Quarto, para tratar temos de usar um anti-parasitário e de seguida um antibiótico.

 

Quinto, se subimos a temperatura os parasitas agradecem.

 

Sexto, normalmente estes problemas aparecem no inicio da primavera com a subida da temperatura.

 

Sétimo, devemos esperar pelo inverno antes de colocar novos peixes.

 

Oitavo, desenganem-se que usando os produtos certos erradicam os parasitas e a doença como consequência, eles estão la mas em menor numero.

 

Podia continuar mas estes são os pontos importantes a meu ver.

Editado por manuel2009had
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem para não bater mais no ceguinho (i.e. pesquisar no forum), aqui fica um bom artigo em como tratar a hidropsia.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=134813&view=findpost&p=827381

 

Nos meus manuais, a melhor prevenção para a hidropsia é a boa higiene dos aquas, ou seja aspiração e TPAs = peixes sem stress => + resistentes a doenças.

 

PauloA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai ai alguma confusão, vou tentar ajudar um pouco a desmitificar a hidropisia, o resto das duvidas podes tirar com o Moderador da área.

 

Primeiro, não é uma doença mas sim um sintoma.

 

Segundo, um sintoma de algum tipo de infecção.

 

Terceiro, em 90 % dos casos a infecção é provocada por parasitas externos.

 

Quarto, para tratar temos de usar um anti-parasitário e de seguida um antibiótico.

 

Quinto, se subimos a temperatura os parasitas agradecem.

 

Sexto, normalmente estes problemas aparecem no inicio da primavera com a subida da temperatura.

 

Sétimo, devemos esperar pelo inverno antes de colocar novos peixes.

 

Oitavo, desenganem-se que usando os produtos certos erradicam os parasitas e a doença como consequência, eles estão la mas em menor numero.

 

Podia continuar mas estes são os pontos importantes a meu ver.

 

Finalmente alguem leu o que escrevi e respondeu...obrigado :D

 

o meu maior problema é que as pessoas tratam a hidropsia como uma doença...caso que não é, é um sintoma e pode provir de diversos casos o problema está em descobir-mos qual o problema...

o meu aquario tem tpa's de 15 em 15 dias e as vezes de 8 em 8 mas tendo em conta a fauna que tem (3 guppys) e o aqua tem quase 100L...

o meu problema encontra-se porque nenhum dos peixes que tinha (um ainda existe e esta quase no limiar da agua fria e com sal e parece estar a recuperar) não estiveram tempo suficiente no meu aqua para desenvolverem tão rapidamente doenças que desenrrolem este sintoma...

irei agora começar o tratamento com terramicina...depois coloco o resultado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes.

Como prometido a evolução da minha menina.

o tratamento tem se seguido unicamente por uma sobre dosagem de agua cm sal TPA dia sim dia não directamente com agua da torneira

os resultados:

  • ainda se encontra inchada mas as escamas ja não estão eriçadas.
  • respira calmamente e mostra bons reflexos e agilidade

Observações

como comecei a notar melhorias ainda não coloquei terramicina (algum medo de não reagir bem e a utilizar o "espera para ver")

utilizo directamente agua da torneira pq utilizando o pressuposto que se trata de algum parasita o cloro deverá ser-lhe prejudicial e a minha menia parece ate gostar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais