Calha 25cm... (26watt)


Recommended Posts

Boas,

 

Quando o amigo "RuiEstrelinha", há algum tempo, me pediu para lhe construir um cubo de 25cm e a respectiva calha comecei a pensar que tipo de calha fzr pois o aqua já estava pronto e nada de calha. Depois de ter analizado as calhas da ADA resolvi tentar inspirar-me nelas e fazer uma parecida até que o amigo "FazTeAoMar" me mostrou este link: http://babel.altavista.com/babelfish/trurl...iy%2flight3.htm, foi ai então que resolvi optar por tirar o modelo desta e fazer respectiva calha.

 

A estrutura da calha foi feita em madeira de 7mm e o reflector em alumínio.

A caixa para o balastro também foi feita em madeira de 7mm em rede de aluminio.

 

Lista de material utilizado:

- Serra Tic Tic;

- Limas/Lixa;

- Cola para madeira;

- Super Cola 3;

- Silicone;

- Tinta prateada em spray;

 

- Madeira (MDF) - 7mm epsessura;

- Chapa de alumínio - 0,5mm espessura;

- Perfil em "L" de alimunio de 15mmx15mm - 1,5mm espessura.

 

Parte eléctrica:

- Ficha de tomada macho;

- Balastro de 30watt;

- Interruptor On/Off;

- 2m de cabo;

- Suporte para lampâda PC de 26watt;

- Lampâda PC de 26watt 6500k;

 

Então aqui ficam algumas fotos da construção da calha:

 

Foto 1: Estrutura já cortada e pintada;

02.jpg

 

Foto 2: O reflector também já cortado e vincado;

03.jpg

 

Foto 3: Mais uma do reflector e das laterais;

04.jpg

 

Foto 4: Tudo no lugar a secar (Super Cola 3);

05.jpg

 

Foto 5: Pormenor do suporte da lampâda;

Socket_01.jpg

 

Foto 6: Pormenor de um dos suportes da calha;

suporte_01.jpg

 

Foto 6: Calha completa;

full_03.jpg

 

A caixa do balastro não é mais do que uma caixinha colada de lado e aparafusada por baixo para s poder tirar o balastro, a rede "é a parte tuning da calha" foi colada com silicone e assim pode passar o calor.

 

Foto 7: Caixa do balastro;

caixa_balastro.jpg

 

Foto 8: Calha a funcionar em cima do aqua:

full1.jpg

 

Agora restam as fotos do estrelinha quando montar o aqua para vermos tudo no sitio.

 

Cumps.

banner_468.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Muito fixe mesmo. Grande DIY.

Já agora podias dizer onde é que arranjaste o alumínio para fazeres o reflector?

 

Desde já muito obrigado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom! se bem que acho que 1 lampada só é capaz de ser pouco e de ter a luz pouco uniforme...mas pronto é a minha opinião. Como estou a pensar fazer uma coisa parecida onde arranjaste o aluminio lateral já cortado? ou foi cortadinho por ti?

 

Outra coisa que reparei foi num balastro de 30W para uma lampada de 26W, a diferença não é significativa e provavelmente vais e "espremer" um pouco mais de luz da lampada.

 

Já agora penso que com uma lampada perto de cada ponta ficava melhor. ou então cruzadas...uma a começar de um lado e a a outra comecar do outro...dá mais trabalho com os fios mas a luz ficaria mais uniforme.

 

do genero:

 

CC-------

-------CC

 

em que CC são os apoios.

 

Mas deixa que te diga o exterior ficou 5 estrelas :wink:

 

PS: So´reparei agora...mas o interruptor noa ficaria melhor se fosse colocado antes do balastro? sei que quase nao sera utilizado ja que o estrelinha provavelmente vai usar temporizador...mas fiquei com a duvida.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.