Ajuda com LAGO , "charco"


Recommended Posts

Boas,

 

necessito de opiniões de quem sabe !! :)

 

junto casa dos meus pais, há uma lagoa que era de "rega" ( usada para rega de cultivo ) e está de momento sem utilização. Tem agua lá dentro e certamente terá alguma vida.

 

as dimensoes são; ( refiro me ao lago maior)

25108072.jpg

 

amarelo = 60 metros + verde = 70 metros + azul = 55 metros

a nivel de profundidade varia entre os 0.5 metros e os 2.5 metros.

 

Não tem qualquer tipo de filtragem, sendo que está rodeada de vegetação.

 

a minha pergunta é se é possivel tornar akilo num lago para Carpas, Percas sol, etccc

 

agradeço desde já toda a ajuda.

cprts,

o peixe vira-s pa peixa e diz:

-queres ver a minha peixota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou experiente mas pelo que sei se quiseres fazer criação de carpas, percas sol ..., aconselho-te a não teres enguias por perto. Pelo que li e ouvi comem os peixes quando estes são pequenos.

 

Se isso fosse meu tentava informar-me ao máximo do que fazer com essa lagoa GIGANTE. Mas provavelmente a tentasse dividir ou algo do género para fazer criação de alguma coisa. Com essas dimensões fazias a criação que quisesses.

(PENSO EU).

Eu arriscava num projecto a sério.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS . pensa bem o que queres fazer primeiro. um lago desse tamanho.. o que quer que ponhas lá a não tiras facilmente.

peixes carnívoros eliminam-te a possibilidade de criares outras espécies...

 

carpas coloridas seria a maneira de isso render alguma coisa.. se tiveres boas carpas ganhas mais que nas estufas ai do lado...

 

Enguias :como alguém disse ;"altamente carnívoras" .

Percas :Carnívoras ,comem a criação das carpas, insectos ..tudo o que se mexa e caiba na boca.

carpas. Omnívoras .em lagos pequenos comem a criação...nesse escapam bastantes exemplares por ano...até mais do que consegues vender..

 

Certamente ja tens ai uma população de todo o tipo de insectos aquáticos ,inclusivamente larvas de libelinha(comen alevins de peixe ,girinos ..etc...) tem também atenção se ao estar entre estufas não esta cheio de desinfectantes e pesticidas.. se nada se mexer la dentro,,, já sabes.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, antes de mais obrigado pelas vossas opinioes/ dicas

 

entretanto falaram me tambem da possiblidade de converter o espaço num lago de pesca :) , que é coisa que tambem achei piada. tipo pescar e libertar ....

 

inicialmente a minha ideia não seria fazer qualquer tipo de criação para comercio mas vendo bem a coisa ..... e nos modos que este pais anda até podia ser negocio serio a pensar :) :)

 

tinha em mente utilizar o lago maior para criar peixes de grande porte ! e o outro para especies mais pequenas. A ideia de juntar as carpas, percas, etcc era já para de um modo natural alimentacao para eles. iria tambem meter lagostins, etccc

 

o que quero reproduzir é uma mini barragem em que as especies que lá habitem tenham auto sustento.

Claro que iria alimenta los tambem mas volta na volta.

 

este fim de semana já vou la falar com dono o lago a ver da possibilidade de utilização daquilo, fazer teste ha agua e levo uma sardinha a ver se vem mordida.

 

vou dando noticias

abraços

o peixe vira-s pa peixa e diz:

-queres ver a minha peixota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é sempre difícil criar um equilíbrio ,tens de conhecer realmente bem as espécies ,porque ha sempre um com cara de bomzinho que lixa os outros.

o exemplo das gambuzias por exemplo ..que diria que um peixeco de 4 ou 5cm causa tantos estragos quando introduzido numa ribeira ou assim....(é o que dizem)

 

 

As carpas sem duvida que sao um peixe de porte grande ,chegando aos 60 - 80 cms ou ate mais .. numa barragem com espaço, e alimentam-se praticamente sozinhas (praticamente porque sao umas golosas.vem todas lambonas comer granulado quando estão habituadas)...

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é sempre difícil criar um equilíbrio ,tens de conhecer realmente bem as espécies ,porque ha sempre um com cara de bomzinho que lixa os outros.

o exemplo das gambuzias por exemplo ..que diria que um peixeco de 4 ou 5cm causa tantos estragos quando introduzido numa ribeira ou assim....(é o que dizem)

 

 

As carpas sem duvida que sao um peixe de porte grande ,chegando aos 60 - 80 cms ou ate mais .. numa barragem com espaço, e alimentam-se praticamente sozinhas (praticamente porque sao umas golosas.vem todas lambonas comer granulado quando estão habituadas)...

 

as (G a m b u s i a s) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal so fazem mal ás larvas de mosquito, que foi precisamente por isso que foram introduzidas em Portugal!

mas reproduzem-se em tao grande numero que depois introduziram o achigã para as controlar :) , e esse sim, come tudo o que aparecer ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AndreRicardo, que tipo de carpas tens para venda? talvez tivese interesse em carpas "de pesca" e umas KOI

 

a ver se consigo dar volta ao chefe do terreno :) e ficar com o grande para carpas para pesca ( entenda se pescar tipo com meu puto :) ) e devolver e no lago "pequeno" tentar criar as tais Koi a ver se quem sabe ainda arranjo emprego ha conta dos peixes ehheheeh

Editado por ivos

o peixe vira-s pa peixa e diz:

-queres ver a minha peixota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

André Ricardo, penso não estar enganado se disser que as (G a m b u s i a s) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal comem também alevins e ovos dos peixes, e também é por isso que se puseres (G a m b u s i a s) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal num lago pequeno o mais provável é que a reprodução seja mínima.

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais