Algas Petecas ou Black Brush, BBA


BMSG82

Recommended Posts

ola amigos tou com algas petecas no meu aquario vou fazer os testes amanha porque hoje vou tar o dia todo fora mas ja sei que alguma coisa esta mal.

 

estas algas sao de dificil remoçao sao pequenos tufos de um verde escuro quase preto.

 

ja ouvi falar de uns peixes que as comem mas nao sei quais sao alguem sabe?

 

ja agora dêm-me dicas para eleminar estas algas porque nao tou a conseguir ilemina-las

 

 

setup

 

aqua 180 L

 

luz 2x39w 8h diarias

 

filtro sun sun 1000L/h

 

co2 pressurizado cerca de 2 ou 3 bolhas p/ seugundo

 

fertelizante TPN+ uma vez por semana

 

TPA 1 vez por semana

 

ph 6.7

23ºc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ancistrus, molínésias e espadas costumam comer alguns tipos de algas. De qualquer maneira deves tentar descobrir qual o motivo dessas algas. É sinal que as plantas não estão bem. Deves ter os níveis de nitratos a cima dos 10 ppm, deves fazer tpas. Também podes ter excesso de iluminação ou uma iluminação inadequada. adequada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relaçao á iluminaçao tenho uma calha 4x39w mas so estao 2 lampadas a funcionar tenho é um pico de luz com as 4 ligadas 3 horas o restante tempo (8h) apenas tenho as 2

os nitratos é o no3 né? se tiver que poderei fazer baixar esse valor? basta o TPA?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

2 segundos para encontrar isto... o que a Pesquisa não pode fazer por nós...

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=80788&view=findpost&p=494684

 

Está lá tudo explicado. E com fotografias... ena, ena!!

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive um surto delas agarrado aos troncos redmoor no inicio do aquaxisto, estiveram semanas sem desaparecer até que introduzi uns shrimps amano, limparam tudo em menos de uma semana ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caro brancaman infelizmente moro numa cidade que ainda nao espandiu muito bem os horizontes da aquariofilia e normalmente vende.se os peixes normais bem como equipamento e produtos que normalmente se utilizam.

esses camaroes nunca os vi a venda e ha sempre aquele receio de os mandar vir de fora e que morram

 

quanto as algas ja descobri o problema tenho o NO3 alto entre 25 a 50

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

quanto as algas ja descobri o problema tenho o NO3 alto entre 25 a 50

 

Boas

 

Quanto ás algas não te posso ajudar pois tenho o mesmo problema

 

 

 

esses camaroes nunca os vi a venda e ha sempre aquele receio de os mandar vir de fora e que morram

 

 

Os camarões, podes sempre comprar a algum membro aqui do forum, já comprei vários camarões no forum e chegaram cá sempre bem

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto as algas ja descobri o problema tenho o NO3 alto entre 25 a 50

 

Lamento informar que não descobriste nada...

 

O que disseste é um tremendo disparate!

 

O nível ideal de NO3 é entre 20ppm e 30ppm. Até 50ppm é totalmente inofensivo para peixes e não provoca algas algumas!

 

Aliás, seja qual for o valor de NO3, ele não provoca algas! A não ser que esteja em falta...

 

As BBA aparecem por carências ou flutuações no valor de CO2!

Razão pela qual se aplicares Excel (carbono...) elas desaparecem...

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha pensei que o NO3 provoca-se algas pelo menos é o que o pessoal diz mas tambem nao quero contrariar porque nao percebo muito disso sei que fiz os testes e tinha o NO3 entre os 25 a 50 e o NO2 a 0, fosfatos nao tenho a ver se compro esse teste.

 

agora aumentei o co2 e por acaso noto que provavelmente de o teu aumentado algum co2 fica a flutuar eu bem tenho a saida de agua do filtro a empurrar para a frente mas parece que nao é suficiente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez, Fostatos não provocam algas...

 

Resumidamente a falta de nutrientes, seja ele qual for, é que provoca algas!

 

Excesso de nutrientes não provoca algas!

 

aqui sobre o método estimativo do Tom Barr.

 

Se procurares na net sobre este tema facilmente encontras mais bibliografia.

 

As BBA aparecem como te disse por falta de equilíbrio no CO2. Mais nada.

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas falta de equilibrio como? sempre injecteo a mesma quantidade de co2 1 a 2 bolhas /s so agora é que aumentei um poco para obrigar as plantas a consumir mais e diminui a iluminaçao.

 

ja me falaram em siamensis que tambem ajudavam esses peixes comem esses tufos de algas pretas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens plantas no teu aquário? Ou pedras?

 

Isso é o que chega para que essas algas te apareçam!

Porquê? Porque a distribuição de CO2 pelo aqua não é uniforme!

As correntes que se formam originam zonas mais estagnadas que consequentemente vão originar zonas com menos CO2.

 

É por esta razão que essas algas só aparecem em alguns sítios, especialmente plantas que tenham menos movimento.

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu aqua é plantado nao tenho pedras so troncos e claro plantas.

eu percebo o que estas a dizer e desde ja tens razao isto porque o aqua tem 1,15m tenho a flauta numa ponta e o "xupador" nao outra e realmente essas algas aparecem mais na zona do xupador onde a corrente é menor mas nao vejo como resolver isso so pondo la um motor de rega o filtro acho que nao é mau SUNSUN 1000L/h para um aqua de 180L ta na regra ou o filtro nao tem Power para o aqua?

so se colocar dakelas ventuinhas imersas.......

 

e ontem reparei que tambem me estao a aparecer uma algas akelas tipo cabelos verdes ta mau isto.....

Editado por BMSG82
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não me preocupava muito com as BBA...

 

Basta pores um pouco de EXCEL de vez em quando com uma seringa directamente no sítio onde as algas te aparecem e elas desaparecem.

 

Já as outras algas são sinal de que tens um desequilíbrio na fertilização ou luz a mais.

 

Começa por reduzir um pouco o fotoperíodo ou a potência que tens de luz ligada para controlares isso.

 

As algas são normais enquanto não se equilibra bem o ecossistema! :)

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez, Fostatos não provocam algas...

 

Resumidamente a falta de nutrientes, seja ele qual for, é que provoca algas!

 

Excesso de nutrientes não provoca algas!

 

aqui sobre o método estimativo do Tom Barr.

 

Se procurares na net sobre este tema facilmente encontras mais bibliografia.

 

As BBA aparecem como te disse por falta de equilíbrio no CO2. Mais nada.

 

Abraço

 

Tens de ter calma... O BMSG82 tem um problema de algas e tu entras logo a matar, que a falta de nutrientes não provoca algas BBA, E que ter os nitritos altos é perfeitamente normal. O BMSG82 diz e muito bem que vai comprar um teste para medir os fosfatos, e tu voltas a dizer a mesma coisa. Ele têm CO2, tem nitratos, tem iluminação, se calhar o problema está nos fosfatos, pois com tanto nitratos temos que nos assegurar que à também fosfatos a equilibrar...

 

Porque como tu disseste "a falta de nutrientes é que provoca algas"...

 

Não concordo com essa expressão, deviria ser os desequilíbrios de nutrientes é que provocam algas.

 

As plantas precisam do pacote inteiro de elementos para estarem felizes, já as algas aproveitam todos os bocadinhos que as plantas não conseguem metabolizar...

 

Eu tenho BBA com formação muito recente no aquario e já fiz 2 coisas... comprei excel e o teste de fosfato...

 

Medi os fosfatos e descobri que são quase inexistentes, e eu pensava que tinha à vontade... cheguei a pensar que fosse pelas oscilações de CO2... pelos vistos não é...

 

Aconselho calma... e sobretudo aconselho um teste de fosfatos...

 

Talvez as zonas novas das plantas tenham criado raízes porque por baixo delas as plantas em putrefacção geram fosfatos... assim as raizes procuravam a solução mais abaixo...

 

Incognitus, não te quis atacar, apenas acho que aqui não ajudaste muito com a tua abordagem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de ter calma... O BMSG82 tem um problema de algas e tu entras logo a matar, que a falta de nutrientes não provoca algas BBA, E que ter os nitritos altos é perfeitamente normal. O BMSG82 diz e muito bem que vai comprar um teste para medir os fosfatos, e tu voltas a dizer a mesma coisa. Ele têm CO2, tem nitratos, tem iluminação, se calhar o problema está nos fosfatos, pois com tanto nitratos temos que nos assegurar que à também fosfatos a equilibrar...

 

Nunca disse que ter nitritos altos era normal!

 

Segundo aconselho-te a leres um pouco do link que aconselhei ao BMSG82...

Também tens lá a descrição das BBA e qual a sua origem!

 

Se leres o link vais perceber que a falta de nutrientes origina algas e nunca o seu excesso! Sim disse-o outra vez! E por uma razão muito simples! Tenho a certeza do que estou a dizer!

 

Sou directo? Sem dúvida! Tenho falta de calma? Se calhar! Mas porque estou farto de ver asneiras escritas por aqui!

 

O Método Estimativo desenvolvido pelo Tom Barr (Estimative Index - EI) baseia-se exactamente nisto!

Ele conseguiu provar que existe um valor diário limite de absorção dos nutrientes por parte das plantas, quer sejam muitas ou poucas e que se conseguirmos garantir esse valor sempre como mínimo presente no aqua as plantas se desenvolvem saudáveis SEM algas!

 

Provou também que se forneceres valores acima desses as algas não se desenvolvem.

Isto foi comprovado por exemplo com os Nitratos em que houve pessoal que conseguiu manter um plantado sem algas e com fauna saudável com NO3 a 100ppm! Por isso sim, digo que nitratos altos não tem problema. Apenas é um desperdício de dinheiro em fertilizantes!

 

Garanto-te que se mantiveres os valores do EI não terás algas no teu aquário.

 

A única excepção são exactamente as BBA porque mesmo que tenhas os 30ppm de CO2 tens de garantir uma correcta distribuição desse valor por todo o aquário.

 

Como certamente sabes o EXCEL é uma fonte de carbono alternativa ao CO2.

Se garantires que os 30ppm se encontram uniformes em todo o aquário garanto-te que não precisas de EXCEL para nada...

 

O único "nutriente" que pode estar em falta sem que provoque algas é a iluminação! Todos os outros devem estar acima do valor de absorção diário das plantas....

 

Abraço!

Editado por InCoGniTuS

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

malta tenham calma eu estou a aprender é normal que se aprenda com as asneiras graças a deus o resto da aquariofilia ja percebo de tudo um pouco exas cenas no2 no3 fosfatos algas fertelizantes é que ainda nao percebo muito bem mas tudo vai a seu tempo.

 

eu entendo que quem ja domine estas materias nao tenha muita paciencia para ensinar quem nao sabe porque como o incognitus disse so se lê asneiras mas acho que temos que ser uns para os outros.

 

uma coisa que ja encaixei é que as algas aparecem sempre por falta e nao por excesso de nutrientes, mas por logica entao colocava fertelizante todos os dias para as palntas terem sempre nutrientes. aconselharam-me um fertelizante que dizem que é muito bom o TPN+ com micro e macro nutrientes uma vez por semana ou será pouco e tenho que deitar mais vezes durante a semana?

 

Aquelas algas tipo tipo fios de cabelo verdes ainda nao sao muitas mas queria ir ja atalhando o problema

Editado por BMSG82
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

malta tenham calma eu estou a aprender é normal que se aprenda com as asneiras graças a deus o resto da aquariofilia ja percebo de tudo um pouco exas cenas no2 no3 fosfatos algas fertelizantes é que ainda nao percebo muito bem mas tudo vai a seu tempo.

 

eu entendo que quem ja domine estas materias nao tenha muita paciencia para ensinar quem nao sabe porque como o incognitus disse so se lê asneiras mas acho que temos que ser uns para os outros.

 

uma coisa que ja encaixei é que as algas aparecem sempre por falta e nao por excesso de nutrientes, mas por logica entao colocava fertelizante todos os dias para as palntas terem sempre nutrientes. aconselharam-me um fertelizante que dizem que é muito bom o TPN+ com micro e macro nutrientes uma vez por semana ou será pouco e tenho que deitar mais vezes durante a semana?

 

Aquelas algas tipo tipo fios de cabelo verdes ainda nao sao muitas mas queria ir ja atalhando o problema

 

O TPN+ é dos fertilizantes mais utilizados (pelo que eu tenho conhecimento) por quem usa um tudo em um.

 

Tem a grande vantagem de só fertilizares com um só produto, mas a desvantagem de não controlares o que estás a colocar.

 

Pessoalmente usei esse produto durante algum tempo. É bom mas tens de usar mais do que a dose recomendada por eles.

 

Podes usar esta calculadora para ver que quantidade tens de colocar.

 

O facto de colocares apenas 1 vez por semana ou repartires isso, quer seja diariamente ou não, é indiferente.

Só tens de ter em atenção se tiveres fauna sensível aos nitratos (NO3), como por exemplo os Camarões, já que o TPN+ é bastante forte neste nutriente.

 

Tens como alternativa a Seachem que tem uma gama mais vasta de fertilizantes e que te permite dosear melhor cada nutriente.

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha mas é engraçado essa "calculadora" vai dar quase ao mesmo que eles recomendam

 

eu o que me referi á pouco foi que para alem de deitar os 20mml todos os sabados quando faço o TPA se deveria deitar mais uma dose extra ao meio da semana acham que faço bem ou nao?

 

é que tenho tambem um nano que me estao a aparecer algas mas esse nano para ja nao tem peixes e por sua vez nao tem amonia

dai eu pensar que deveria fertelizar mais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...nao tem peixes e por sua vez nao tem amonia

 

Isso poderá não ser verdade. Restos de comida, plantas/folhas mortas, remexer no substrato... tudo cria amónia.

 

Regra geral, quem usa TPN+, usa pelo menos 2x a dose recomendada. Mas não há melhor indicador do que as próprias plantas. Se começares a ver folhas amareladas, etc., voltas a aumentar um pouco.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha mas é engraçado essa "calculadora" vai dar quase ao mesmo que eles recomendam

 

Reparas-te que o valor dado pela calculadora é para colocar 2 a 3 vezes por semana?

 

Abraço...

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

por acaso nao vi isso ja foi la de novo e continuo sem ver

 

no método de calculo eu coloco tom barr é isso né ? porque os outros nao conheço.

 

mas sei la no meu aqua de 180 litros da 22mml se for a colocar 2 ou 3 vezes por semana isso é o dobro ou o triplo que eu coloco ou eles recomendam apesar de saber que se deve deitar sempre mais um pouco da dose recomendada.

 

eu por acaso noto algumas folhas amareladas e castanhas e algumas com buracos dai devesse aumentar a dosagem ou entao dar uma dose igual á do fim de semana (22mml) no meio da semana tipo terça ou quarta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

por acaso nao vi isso ja foi la de novo e continuo sem ver

 

no método de calculo eu coloco tom barr é isso né ? porque os outros nao conheço.

 

mas sei la no meu aqua de 180 litros da 22mml se for a colocar 2 ou 3 vezes por semana isso é o dobro ou o triplo que eu coloco ou eles recomendam apesar de saber que se deve deitar sempre mais um pouco da dose recomendada.

 

eu por acaso noto algumas folhas amareladas e castanhas e algumas com buracos dai devesse aumentar a dosagem ou entao dar uma dose igual á do fim de semana (22mml) no meio da semana tipo terça ou quarta

 

O método do EI baseia-se em 3 fertilizações semanais.

 

Eles referem 2 a 4 porque varia com o tipo de iluminação e CO2 que tens.

 

Como tens CO2 pressurizado eu faria com um mínimo de 3 vezes. Podes reduzir um pouco e ver como isso responde.

 

Quanto ao veres na página põe em Inglês que já aparece:

 

semttulotmz.jpg

 

O nível de NO3 semanal defendido pelo EI é entre 20ppm e 30ppm.

 

Ao fertilizares com 22ml de TPN+ estás a adicionar apenas 7,5ppm.

 

Daí as 3 fertilizações: 7,5 x 3 = 22,5ppm

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pa olha vou fazer o seguinte eu sempre deitei esses 20ml ali fala em 22ml a diferença tambem nao é muita vou é passar a deitar essa quantidade para duas vezes durante a semana em vez de ser uma como tenho feito e logo vejo os resultados caso nao fique contente aplico uma terceira dose mas tambem nao quero estar a deitar em demasia porque pelo que sei as plantas têm uma taxa limite de absorçao que conseguem fazer num dia e tambem nao quero estar a desperdiçar o fertelizante que aquilo nao é nada barato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais