Ovos em aquário


Recommended Posts

Bom dia eu tenho um aquário de 90 litros e hoje de manha reparei em algo estranho, tenho ovos que qualquer coisa e são transparentes pequenos e flutuam outros estão agarrados mesmo as folhas das plantas " não consigo fotos pois não tenho maquina neste momento"

 

De caracol não sao pois o único que tenho é só 1 e nunca tive mais e tenho já à 2 dois anos.

 

Tenho 5 Hyphessobrycon megalopterus, 4 Hyphessobrycon erythrostigma, 2 Otocinclus affinis, 2 Corydoras pygmaeus , 2Caridina multidentata (Caridina japonica) que me disseram serem ambos machos.

 

Agora a minha dúvida como tenho ovos pequenos transparentes que flutuam uns brancos outros sem nada. Será de que peixe?

 

Ontem adquiri 7 Hemigrammus rhodostomus penso que nao sejam destes.

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho conhecimento sobre tudo o que tens mas sei que as corydoras criam fácilmente e põe os ovos nos vidros e nas folhas.

Dá para vê-las a escolher o sitio onde os vão largar, Transportam-nos no meio das duas barbatanas de baixo juntas. Os ovos correspondem ao que descreves...

 

Espera por mais opiniões mas sem dúvida que umas fotos ajudariam muito...

 

Tens aqui um exemplo de ovos de Cory's:

cory_eggs.jpg

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É preciso um cuidado especial com os ovos das corys... a sua reprodução é relativamente simples, porém requer cuidados para os alevins prosperarem...

Ovos de cory em aquas comunitários são banquete para os habitantes... todos os peixes gostam de "caviar" =) ... em menos de 2 horas os ovos já eram =/

 

Consegui reproduzir com sucesso corydoras seguindo alguns topicos que explicavam o procedimento. Na altura da desova tenta-se "capturar" o maior numero possivel de ovos e colocamos num aqua separado (pequeno, aproximadamente 30 Lts de capacidade mas com apenas 10 cm's de agua, +/- 8 a 10 Lts de água util) previamente preparado com a mesma agua do aquario de origem (aproveitando uma TPA). O aquario não deve ter qualquer substrato nem filtro. Apenas uma pedra difusora o mais comprida que encontrarem para as medidas do aqua para uma "super-oxigenação" da agua.

Ao fim de 3 dias os ovos começam a eclodir e a ganhar o formato tipico dos alevins. Depois disso é seguir o ciclo normal, alimentação com ifusórios, etc... O mais dificil é manter toda a "criação"... consegui aguentar aproximadamente 30% dos ovos que eclodiram (nem todos os ovos eclodiram...).

 

Espero ter ajudado!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais