tentativa de um alentejano ter um aquario salgado


vinhapt

Recommended Posts

ola a todos

 

eu ainda sou um iniciante em salgados mas ja tenho uma aquario de agua salgada ha 6 meses,o aquario ke tenho é um red sea 130 e de facto foi uma grande ajuda para ir conhecendo esse mundo lindissimo ke sao os salgados !

 

mas com o passar do tempo eu gostava de ter uma aquario maior para poder ter mais e maiores peixes e tb alguns corais!

 

sou de evora e em evora nao ha nenhuma loja de salgados por isso tenho ke ir sempre a lisboa cada x ke vou comprar algo o ke me tem vindo a dificultar a aprendendizagem e o facto de nao conhecer ng ke more ao pe de mim ke tenha este hobby!

 

eu queria ter um aquario de no minimo 300 litros com tudo o ke um aquario deve ter para um bom funcionamento neste momento o meu orcamento é de 800 euros,mas com calma e tempo posso chegar aos 1000 e pouco!

 

valera a pena comprar tudo numa loja tipo a aquahobby ( iria facilitar me mt por causa da montagem, mas o preco deve ser brutal) ou seria melhor ir comprando aos poucos e ir montando tudo , apesar de eu nessa parte ter alguns problemas!

 

se me poderem dar algumas dicas agradecia mt, obrigado !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 68
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas so dar uma dica, tens uma loja no bairro da casinha que embora nao tenha exposição eles conseguem material, peixes e corais, tens e de saber mesmo o que queres e a senhora tem algum conhecimento tambem...

 

E em Évora tens alguns/muitos aquariofilistas xD eu so na minha familia tenho dois xD

 

Mas sim partilho da tua opiniao e ja era tem da pseudocidade desenvolvida ter alguma alternativa de comercio xD

 

Eu pessoalmente pesquiso o que quero na net e compro pela net consegues preços bem agradeveis...

 

Quanto ao aquario, para variar em Évora é tudo a preço de ouro, vais ate Setubal á Scalare ou á aquartist e consegues preços e qualidade bem porreira

Editado por passado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se queres montar algo mesmo como deve ser podes ir comprando o material , e na aquahobby ele ajudam-te de certeza nesse aspecto. é uma questão de criares o projecto veres o que precisas e com tempo ires comprando.. ate teres tudo pronto para a montagem..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a internet e irrelevante onde estamos.

 

Eu nao percebo nada de salgados (so rissois e croquetes) mas tenho a certeza que os cracks locais ajudarao a esclarecer qq duvida que surja.

Acho que todos os iniciados beneficiam em perguntar primeiro antes de gastar dinheiro, embora quase sempre facam outra coisa a seguir! Mas e assim que se aprende.

 

Portanto qq pergunta sobre aquariofilia tera em principio excelentes respostas, para todos os niveis (excepto para Alentejanos, claro!).

 

Abraco

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, a única loja aqui da zona que tem salgados fica em Montemor, não sei se conheces.

Eu fui comprando aos poucos, demorei quase um ano a juntar todo o material necessário.

Depois do sistema montado tenho adicionado peixes e corais aos poucos também.

Aqui no forum, na secção de classificados consegues comprar algum equipamento e vivos a bom preço.

Realmente esta cidade deixa muito a desejar.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

olha por acaso conheco, ja la comprei uma donzela , gostei bastante da senhora foi mt simpatica!

 

como ainda nao tenho dinheiro para comprar ja tudo vou comecar por partes,estava a pensar em comprar ja o aquario + movel+sump+bomba de retorno e de movmento e escumador para fazer o ciclo ate arranjar dinheiro para a calha de iluminaçao !

 

estou na duvida em relacao ao tamanho do aquario kual sera melhor (1.50x60c60 ) ou (1.20x60x60) tenho espaco na sala para kualker um

 

em relacao aos equipamentos (ex ,escumador,calha) os precos serao mt mais altos para o aquario maior ou a nao difere mt do aquario mais pequeno?

 

obrigado

Editado por vinhapt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha eu gostava de ter todo o tipo de corais , moles ,sps e duros mas nao tenho o conhecimento para os manter !

 

no meu aquario actual tenho 1 sarcophyton , 2 euphilias e 1 gren star polips e uns zoanthus so mesmo este ultimo é ke nao consigo manter bonito , mas os outros teem crescido bem!

 

eu nos meus corais apenas deixo estar a luz ligada umas 8 horas, nao faco mais nada,eu sei ke com os duros ja tem ke se ter outro tipo de cuidado, mas como estou a aprender eu acredito ke aos poucos e com a vossa ajuda claro eu vou aprender!

em relacao aos equipamentos apesar de nao ter o dinheiro na totalidade eu gostava de ter um aquario em condicoes !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a melhor maneira entao é ir comprando devegar os equipamentos. mais vale gastar um pouco mais agora e mais tarde ser recompensado. em termos de equipamento nao poupes no escumador , pois fará toda a diferença compra um sobredimensionado ha tua litragem.. e na iluminação tambem.. uma boa bomba de circulação e ta feito..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também sou maçarico nos salgados (vou no meu segundo nano), mas há alguns fatores que convém ter em conta:

 

No comprimento do aquário, o espaço que tens para ele é a menor das preocupações: o tamanho vai ditar o nível e preço dos equipamentos que terás de comprar, como o escumador e a iluminação. Entre as duas hipóteses que apresentas vai uma diferença de 30 centímetros que já representa 108 litros brutos a mais de água, de 432 para 540. Também terás de comprar mais rv para conseguir um sistema saudável.

 

Para essas litragens a maioria dos "pros" irá aconselhar-te a ter uma sump.

 

Precisarás também de reactor de kalkwasser e de kalk para conseguires ter corais duros, além de obviamente isso afectar a iluminação que terás de comprar.

 

P.S. O material em 2.ª mão é sempre uma boa alternativa. No meu salgadito, a única coisa que comprei nova foi o móvel, e porque precisava de umas medidas raras (50x50). Até o escumador veio pelo ebay.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um aquario de 1.50x60x60 ke tipo de escumador e iluminacao me aconselhao?tenho ke peskisar como funciona o reactor de kalk mas ja agora deixo aki a pergunta ,o k é? E como funciona?

 

Obrigado

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não precisas obrigatoriamente de um reator de kalk , alem que nem sequer te precisas de preocupar agora em comprar um. pois nao vais la ter corais duros durante os primeiros tempos. isso é outra história para ja.. não compliques.

a preocupar agora . escumador , iluminação e bombas de circulação. o escumador um bom conta com gastar cerca de 350 a 600 euros para um escumador como deve de ser para essas medidas.. iluminação umas 6 xT5 . bomba o ideal era vortech. a rocha nao precisas de avançar com a viva é muito cara basta 90 % morta e 10% viva , e ja poupas um dinheirão , está descansado que ele depois matura pode demorar um pouco mais mas com calma é que se quer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como nao tenho o dinheiro na totalidade para comprar ja tudo eu estou mesmo a pensar em ir com calma.

 

pelo o ke tenho lido aonde vale a pena investir é mesmo no escumador, tava a pensar em investir num ke faca bom servico,ainda nao sei se usado ou novo !so para ter uma ideia kual é ke me aconselhao a comprar?

 

ja tive a ler alguns topicos e existem mts tipos de calhas,para essa litragem umas 6 xt5 chega, uma calha dessas vai para ke preco?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

ola a todos

 

o meu aquario de 1500x600x600 com sump de 1000x450x500 esta quase a chegar e agora estou na duvida com os materiais.

 

escumador - Escumador BM SKIMMER NAC 7 (CONICO) sera o ideal?na loja aconselharam me este mas parece me ke este escumador esta no limites dos litros do meu aquario

 

bomba de retorno - sunsun 3000l/h ou eheim 3000

 

bomba de circulacao - vortech mp 40

 

iluminacao - calha de iluminacao sun power 6x80watt t5 150cm ( esta calha anda a volta os 500 euros por um pouco mais nao se arranja leds ou e um investimento mt mais caro?)

 

neste momento kero comprar o escumador e a bomba de retorno para fazer o ciclo com calma , 2 ou 3 semanas depois compro a iluminacao e por fim compro a vortech

 

se poderem ajudar agredecia




Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.... esse escumador para essa litragem é muito apertado. Com pouca carga orgânica até se vai aguentando mas quando apertares nos peixes e corais ele vai dar problemas. Eu investia bem no escumador... deltec, ATI, Bubbleking. Ele é essencial para te dar margem de manobra a todos os erros que possas cometer no inicio.

 

Qto à bomba de retorno aposta numa eheim... mais fiável e silenciosa.

 

A circulação uma vortech chega no inicio

 

A iluminação fica mais barata com T5... o investimento inicial em LEDS fica-te em pelo menos 3 vezes esse preço, a não ser que consigas um bom DIY e aí consegues a um preço mais em conta. Colocares LEDS de má qualidade significa dinheiro no lixo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e o NAC 66C nao dara para o meu aquario?se nao der to mais virado para os escumadores ati

 

como o aquario vai ficar na sala tudo o kero o ke for mais silencioso por isso devo ir para essa bomba.

 

tenho um amigo ke abriu uma loja so de leds,se alguem me poder dizer ke tipo de leds ou ke pontencia de leds eu devo por neste aquario agradecia,ja tive a peskisar e realmente nao percebo nada de leds.

pode ser ke assim de para arranjar uma alternativa mais barata

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e o NAC 66C nao dara para o meu aquario?se nao der to mais virado para os escumadores ati

 

como o aquario vai ficar na sala tudo o kero o ke for mais silencioso por isso devo ir para essa bomba.

 

tenho um amigo ke abriu uma loja so de leds,se alguem me poder dizer ke tipo de leds ou ke pontencia de leds eu devo por neste aquario agradecia,ja tive a peskisar e realmente nao percebo nada de leds.

pode ser ke assim de para arranjar uma alternativa mais barata

 

Boas!

Já Tive um NAC66c e posso-te dizer que é uma máquina para escumação... No entanto as bombas são um pouco barulhentas e o consumo do mesmo também não é muito famoso...

Se puderes compra este:

 

- ATI PowerCone 250i

 

Custa á volta de 500€, mas garanto-te que é totalmente bem investido!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ola a todos peco desculpa por ja ha algum tempo nao ter actualizado o topico,entao é assim.

 

aquario 1.50x60x60 - chega 3 feira

sump 1.00x50x50 - chega 3 feira

escumador - vou comprar o ATI PowerCone 250i

iluminacao - vou para leds , tenho 2 calhas em vista:

 

aqualed light - 2 calhas brancas e 2 calhas royal blue, pelo o ke me disseram estas 4 calhas de 1.50cm chega para o meu aquario

Aquaeden - uma calha com 8 lâmpadas led Eco L5

o preco das duas e parecido por qual e ke acham ke vale a pena .

 

bomba de retorno - iheim 3000

bomba de circulacao - futuramente a vortech mp 40

 

 

rocha viva - aqui gostava de uma ajuda,quantos quilos?mas um dos meus grandes objectivos e ter mts peixes para andarem a vontade

rocha morta - quanto quilos?

areia - ??

termostado - 300 w

 

se faltar alguma coisa agredecia a vossa ajuda

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos

 

o aquario o movel e a sump ja ca estao em casa.

 

mas estou com um problema , entregaram me a sump de 100x50x50 com 4 divisoes e a divisao aonde era para ficar o escumador ati powercone so tem 39cm de largura o ke é pouco para aquele escumador.

agora estou na duvida,sera ke tento tirar uma divisao ou procuro um escumador ke caiba la

ja tive a peskisar e o nac 9 cabe mas tb ja ouvi dizer ke faz mt barulho.

 

gostava de ler opnioes , obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais