Outra vez o monstro da osmose inversa.


Recommended Posts

Olas.

Bem sei que já aqui coloquei algumas questoes sobre os aparelhos de osmose inversa, e na altura fui desaconsselhado a comprar uma , visto não haver grande necessidade de agua de osmose numa montagem doce.

O que eu pretendo saber é:

Diariamente adiciono cerca de 5 lts de agua directamente da torneira ao meu aquario uma vez que é este valor que se evapora todos os dias, não estarei a adicionar todos os dias compostos prejudicias a todos os seres que lá se encontram? Não teria muitas vantagens se esta adição bem como as tpa´s fossem feitas co agua de osmose?

 

Deixo aqui o setup para que melhor me possam ajudar:

-montagem: Março/04 - Remontagem(devido a fuga) Fevereiro/05

-Dimensões:120*60*60-432 lts

-iluminação:1*hqi 150 watts+ 2*hqi 70 watts

-alimentação: 4* automatica

-fertilização:8 * tmg automatica

-injecção automatica de co2, com controle digital de ph

-aquecimento:2* 300watts + 1* 150 watts.

-filtragem:1* eheim 2217 (so a fazer filtragem mecanica)+ 1* eheim 2226(so a fazer filtragem bologica)+ sump 60*30*30 completamente cheia com materias filtrantes biologicas( caudal 1200 lts/h-eheim 1250)

-substrato: areao de rio 2/3 mm+areia de silica 1 mm+ areao biologico 2/3mm(tudo misturado)

PARAMETROS:

ph 6.9

ph: 6.8

gh: 4

po4/fosfatos: 0,1mg/l

no3/nitratos: 20mg/l

no2/nitritos: 0mg/l

fe/ferro: 0,4mg/l

temperatura:27 graus.

 

Flora:

1*aponogeton ulvaceus

1*echinodorus rose

1*echinodorus palaefolius var. latifolius

3* bacopa monnieri

30*bacopa caroliiana

18* anubias barteri var. nana

3*crinum thaianum

4*echinodorus bleheri(paiculatus)

2* echinodorus oriental

1*alternanthera reineckii roseafolia

1*nynphea lotus zenkeri

Fauna:

10* rasbora arlequim

65*neon

1*labeo bi-color

2*botia palhaço

3*botia striatum

15*corydora paleatus

5*corydora albina

1* escalar

8*caracol maçã

2* camarao madeira

15* caridina japonica

8* raposas voadoras

4* guppy

2* killyes panchax

 

Manuntenção:

tpa a 30% semanal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Diariamente adiciono cerca de 5 lts de agua directamente da torneira ao meu aquario uma vez que é este valor que se evapora todos os dias, não estarei a adicionar todos os dias compostos prejudicias a todos os seres que lá se encontram?
Tudo depende da qualidade da água da tua torneira, qual o valor de:

Nitratos...

Nitritos e amónia...

pH...

Dureza (kH e gH)..

Fosfatos e silicatos...

Metais pesados...

 

Informa-te e, caso todos estes valores estejam nulos ou perto disso (pH neutro - 7,0, de preferência e dureza(s) com valor médio/baixo), não precisas de osmose.

 

Não teria muitas vantagens se esta adição bem como as tpa´s fossem feitas co agua de osmose?

 

Na minha opinião..não. Se tens o aquário estável, não me parece um investimento necessário. Muito poucos utilizam água de osmose em água doce com excepção de alguns criadores de discus e apistogrammas...

 

Como sabes, a principal função da água de osmose (em água doce) é ser utilizada em aquários cuja dureza preferida pelos seus peixes (discus e apistogrammas, principalmente) é nula ou muito baixa. Assim, como tens peixes que gostam de uma dureza baixa, mas não nula, não me parece que a adição de água de osmose traga vantagens visiveis...

Aliás, terás sempre de adicionar algum tipo de fertilizante ou buffer...correndo o risco de, ao ter uma dureza de carbonatos nula, o valor de pH desça muito (principalmente durante a noite)...algo nada bom para os peixes. :)

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Só para dizer que concordo com o que o Nuno disse.

 

Além disso não sei se a osmose não removerá sais/compostos que possas precisar para as plantas. Com a adição diária da água da torneira podes estar a colocar compostos/sais que estão em falta (o que não o farás com água de osmose). Penso eu... :)

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por acaso tenho opinião contraria... se a agua é para repor evaporação...acrescentar agua da torneira leva a acumulação dos sais dissolvidos. A agua da torneira nunca tem dureza nula seja ela carbonatada ou nao...enquanto que alguns sais são prontamente utilizados pelas plantas e por isso a reposição seja ao mesmo tempo um restabelecer de alguns micro...outros indubitavelmente vão-se acumular.

 

Depois disto, apesar de parecer que defendo a osmose... acho que nao precisas de osmose a nao ser que queiras ter realmente uma dureza muito baixa...porque? porque a TPA de 30% semanal baixa obrigatoriamente os sais acumulados com as reposições.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Vitor:

O amigo Vitor sabe como se obtém água destilada em laboratório ? pois é , a água para reposição de nível deve ser pura seja ela de que procedência for , pois como sabe na evaporação da água do aquário sai H2O e mais nada , ora portanto há que repô-la da mesma forma de que ela lá saiu , pode optar pela destilada o que poderá sair relativamente caro ou pela desmineralizada que é mais barata e existe á venda em todos os hiper's .

Cumprimentos , :wink:

EP

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

pode optar pela destilada o que poderá sair relativamente caro ou pela desmineralizada que é mais barata e existe á venda em todos os hiper's .

 

Adquirir um aparelho de osmose - 100 euros (+/-) + o custo de água desperdiçada 4/1 - sai mais barato que utilizar água desmineralizada para a reposição de água evaporada...até porque o vitor usa 5 litros de água por dia :wink: .

Mantenho a minha opinião, a adição de água da torneira poderá ser mais benéfica que a utilização de água de osmose...caso a água del cano seja "boa" para o aquário (nitratos, fosfatos e silicatos nulos, e teor em metais pesados baixo, bem como um pH e durezas com valores intermédios).

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas.

 

Só uma nota de foro químico:

 

caso a água del cano seja "boa" para o aquário (nitratos, fosfatos e silicatos nulos, e teor em metais pesados baixo, bem como um pH e durezas com valores intermédios

Geralmente, as águas da torneira têm sempre uma quantidade de iões dissolvidos, um pouco grande :idea: Para terem uma ideia:

 

Água da EPAL em Lisboa:

 

Aniões - Concentração (ppm)

Cloreto - 39.27

Nitrato - 3.08

Sulfato - 59.58

 

Água do Fastio

 

Aniões Concentração (ppm)

Cloreto - 4.21

Nitrato - 2.46

Sulfato - 1.44

 

Como é óbvio, ter um número de iões dissolvidos, significativamente grande, é bom para a nossa água, pois faz com que o seu valor tampão seja superior. Mas por outro lado, há peixes que não gostam muito disso :roll:

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olas.

Desde já obrigado pelos esclarecimentos prestados, mas acho que ainda restam algumas duvidas.

Na verdade como disserm tambem aqui na minha zona a concentração de ioes não é baixa, assim fiquei a pensar que o idel seria fazer a adicção diaria de agua evaporada(4 a 5 lts) com agua de osmose a as tpas semanais(30%) com agua directamente "del cano". O que me dizem? A mim parece-me a situação mais proxima do "perfeito".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

O amigo Vitor sabe como se obtém água destilada em laboratório ? pois é , a água para reposição de nível deve ser pura seja ela de que procedência for , pois como sabe na evaporação da água do aquário sai H2O e mais nada
Desculpa mas tenho que discordar de ti... :roll: A água que se evapora dos aquários, não é só H2O!!

Tudo bem que a maior parte dos sais dentro de água, se encontra na forma iónica, mas há também uma certa parte de alguns sais que é arrastada com as moléculas de água. Se não como é que nos apareciam manchas de calcário (mais comum) nas lâmpadas e calhas por cima do aquário?

Além do mais, se assim fosse, começava a aproveitar a água condensada nos vidros do aquário, como se fosse água de osmose...

 

Desde já obrigado pelos esclarecimentos prestados, mas acho que ainda restam algumas duvidas.  

Na verdade como disserm tambem aqui na minha zona a concentração de ioes não é baixa, assim fiquei a pensar que o idel seria fazer a adicção diaria de agua evaporada(4 a 5 lts) com agua de osmose a as tpas semanais(30%) com agua directamente "del cano". O que me dizem? A mim parece-me a situação mais proxima do "perfeito".

Quanto a mim, continuava a usar apenas água da torneira. Mas a proposta apresentada, não me parece nada má. No entanto deixo ao teu critério. Achas que as concentrações de nitratos e outros iões têm estado muito altas?

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Vitor

Eu pessoalmente sou de parecer que na sua situação não comprava esse aparelho.

Para já seria bom saber os parametros da água da torneira, para se possivel receber ajuda.

No meu caso também tenho um aparelho de osmose há cerca de 2,5 anos e estou muito contente pois purifica bem a água.

Mas, se fosse hoje talvez não a compraria pois a água que sai da torneira é boa para os meus aquarios.

Fiquei com a impressão que está na disposição de meter directamente a água da torneira no aquario o que para mim não é nada aconselhavel, pois seria necessária que ela ficasse em repouso pelo menos 24 h.

Para já diga-nos os parametros da água da torneira.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agua de osmose para repor: sim

Agua de osmose para mudanças: não

 

Para mudanças deve ser misturada água de osmose e água del cano de maneira a que a água resultante tenha parametros fisico-quimicos o mais aproximados possíveis da "água ideal" para o aquário em questão.

 

Ivan: a água que se evapora é só H2O. As manchas são causadas pela evaporação dos salpicos das bolhas ao rebentar, salpicos dos saltos dos peixes, etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olas.

Estive a dar uma vista de olhos superficial pelas lojas on-line e pelas ideias que tinha de comprar e gastar (um aparelho com 4 estagios, e não gastar mais de 300 euros) e selecionei os seguintes artigos:

 

http://www.shopsolution.nl/shop/home.asp?s...prodid=ULTRA300

 

http://loja.redfish.com.pt/product_info.ph...&products_id=43

 

Ainda não sondei as lojas "tradicionais", mas presumo que sejam mais caros,no entanto peço a vossa opinião em relação a estes dois produtos. São caros? Teem qualidade? Existem produtos de qualidade semelhante mas mais baratos? E no que diz respeito as peças de repsição, é facil encontra-las?

Bem,já são muitas perguntas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Vitor

Os preços não são elevados face aos elementos que apresenta. Seria bom no entanto ter uma conversa com os vendedores no sentido de saber qual a marca da membrana pois como deve calcular é o cerne destes aparelhos. Quando comprei a minha procurei sacar o mais que pude sobre o preço mas também com a qualidade e a garantia de fornecimento dos elementos a substituir.

Nessa altura há cerca de 3 anos aprecebi-me que as membranas boas são oriundas dos EUA, mas também existe no mercado membranas italianas mas que não eram tão boas.

A minha é de origem alemã, verifiquei quando a renovei que efectivamente era americana no entanto a membrana nova já não era da mesma marca e o vendedor nacional era o mesmo.

Segundo as opiniões que tenho conseguido na internet a melhor marca é a FILMTEC.

Para mim é uma questão de sorte.

Até sempre.

RUI

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...
Óla

Pode também consultar:

http://www.ibercan.net/index.htm

Os preços são bons e estes aparelhos são constituidos pela tal membrana que é considerada a melhor.

Por outro lado este vendedor é muito considerado pelos espanhois.

Até sempre

Rui

 

Tenham cuidado com empresas como a AquaPro ou AcquaPro, entre outras que vendem produtos de osmose inversa para aplicação na cozinha e poderão usar essa água no aquario. São fraude, mera burla, pois apenas eliminam o cloro e não efectuam qualquer limpeza de agua, acho que fazem é o inverso. Fiz um teste à agua alegadamente limpa deles por electrólise, meti uma pitada de sal e estava tão suja quanto a da torneira, além de ter morto todos os meus peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

com esses parametros, sinceramente, não vejo necessidade de usar osmose... portanto os 5lt de água da torneira, parecem-me perfeitamente razoaveis.

No meu caso por uso osmose, mas é porque os nitratos chegam a atingir 70mg/l, medidos á saida da torneira, mas isso é outra história.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.