Recommended Posts

Boas.

antes de mais peço desculpas se este topico não se encaixar aqui e se for caso disse peço para mo deslocarem :naughty:

estava a pensar criar o meu proprio filtro externo coisas de falta de tempo (€€€)

ainda estou a estudar o caso e te agora tive de descartar algumas ideias por

  1. falta de espaço
  2. mulher picuinhas :chores007: não posso ter um bidão no meio da sala

ja andei a ler e a perguntar umas coisas aqui e ali e como tenho um aquario de 90 e tal L vou simplificar as contas e arredondar por exesso para 100L

precisso de ter um caudal 5X a litragem logo 500l/h

tenho um filtro interno com esponja mas vou retira-lo desta equação.(por agora)

 

agora a minha ideia.

ja estive a ver umas caixas estanques no aki (das usadas para a eletricidade) normalmente são usadas para manter a agua fora eu vou usa-la para manter a agua dentro. quero usar duas uma maior e outra mais pequena dentro para a exterior manter qualquer fulga de agua (acabava-se o aquario se tal acontecesse :gameboy:

estava a pensar colocar um motor dentro do aquario para enviar agua para o "filtro" e um outro para enviar do filtro para o aquario (é aqui que as coisas complicam pois tenho medo de o motor dentro do filtro fique a trabalhar em seco ou de o interior do aquario debite agua sufessiente para me arruinar o projecto :computer003: (contas NÃO è o meu forte)

depois que material filtrante devo colocar e quantidades?

pressizo ideias observações e comentarios em geral :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vejo à partida alguns problemas nesse projecto....

 

As caixas, essas caixas que falas não são feitas para funcionarem com água lá dentro (esse tipo de materiais tem o índice de protecção, que te diz o grau de penetração a agentes exteriores, nomeadamente água...) , muito menos em pressão, ou será que é só para servir de "balde" e fazer o efeito de uma sump?

Depois, duas bombas? para que? a água iria por gravidade para a caixa, e depois devolvida da caixa para o aquário pela bomba... e se funcionar sob pressão, uma bomba chega na mesma...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vejo à partida alguns problemas nesse projecto....

 

As caixas, essas caixas que falas não são feitas para funcionarem com água lá dentro (esse tipo de materiais tem o índice de protecção, que te diz o grau de penetração a agentes exteriores, nomeadamente água...) , muito menos em pressão,

 

tinha (semi) pensado nisso por isso estar ja a pensar em 2 caixas mas tou a ver que terei de repensar muito mais (ver o que ha no mercado)

 

ou será que é só para servir de "balde" e fazer o efeito de uma sump?

 

a ideia seria mesmo filtro externo, poderá "desevoluir para uma sump mas so se tudo falhar

 

Depois, duas bombas? para que? a água iria por gravidade para a caixa, e depois devolvida da caixa para o aquário pela bomba... e se funcionar sob pressão, uma bomba chega na mesma...

 

concordo mas a intenção seria se falta-se a luz faltaria nas 2 logo o trajeto de agua parado e ao contrario voltando a luz voltaria nas duas.

o meu problema por gravidade estara ai como o filtro estrá a baixo do aquario qualquer falta de luz (inundação) fim de aquario e etc...

 

abraços

 

Obrigadão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu já estive nesse caminho, acredita, sempre achei que os filtros externos eram uma complicação, e pior, eram caríssimos. Pesquisei todo o tipo de ideias, esquemas, materiais, vendedores, mais de um mês nisto.

 

Acabei por encontrar a Aquaristik, patrocinador do fórum, que encomenda da Alemanha a preços bastante baixos, e tenho agora um JBL e901 para o meu aqua de 140 litros.

 

Acredita que vale a pena comprar um, no teu caso não te fica por mais de 70 euros de certeza, e com muita qualidade. Se estiveres interessado diz, que eu ajudo-te a escolher. Também já passei pelo processo de escolha, que demorou mais um mês ;)

Editado por barrel_stuf

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu já estive nesse caminho, acredita, sempre achei que os filtros externos eram uma complicação, e pior, eram caríssimos. Pesquisei todo o tipo de ideias, esquemas, materiais, vendedores, mais de um mês nisto.

 

Acabei por encontrar a Aquaristik, patrocinador do fórum, que encomenda da Alemanha a preços bastante baixos, e tenho agora um JBL e901 para o meu aqua de 140 litros.

 

Acredita que vale a pena comprar um, no teu caso não te fica por mais de 70 euros de certeza, e com muita qualidade. Se estiveres interessado diz, que eu ajudo-te a escolher. Também já passei pelo processo de escolha, que demorou mais um mês ;)

 

se eu der 70 € por um filtro a mulher fica cm o aquario e põem me fora de casa :D

mas terá de ser se me puderes ajudar... (vou é ter de ir juntando, as escondidas, o dinheiro) ai meu Deus vou parar ao inferno e a morar na rua :D

Eu tenho um interno de uns 350 L/h (muito pouco eu sei) mas posso assim arranjar um externo mais fraco que ja compensa com este não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, para começar tens uma vantagem em tirar o interno, é um espectáculo vais ver, ficas logo com mais espaço e sem aquele mono preto dentro do aquário. E se comprares um filtro externo bom dura-te quase uma década. Qualquer problema será detectado na garantia.

 

Tem cuidado com os gastos no aquário, é um autêntico buraco negro de dinheiro. Quando te metes por aí a dentro vais ver que são umas por cima das outras.

 

Mas o filtro é uma coisa independente, eu tratei de arranjar um novo muito antes de fazer outra compra qualquer. :)

 

 

O problema é que na gama que eu uso, muito boa já agora, o mais baixo(60 litros a 200 litros) custa 75 euros...

Podes virar-te para outra gama, neste caso a eheim, mas com esta já não tenho experiência. Sei apenas que é muito bem construída, dura que se farta, e tem muito boa relação preço qualidade.

Recomendo-te o eheim 2213, com dois double tap, um para a saída e um para a entrada de água, que são uns manípulos que evitam que a água continue a correr pelo tubo quanto tu separas o filtro para limpeza. Penso que tudo junto te fique em 60 euros.

 

Vais aqui ao patrocinador do forum Aquaristik, tiras as dúvidas sobre o filtro e os double tap, e pões a tua encomenda. Ainda levas 10% de desconto, só tens de pagar os portes dos ctt para aveiro.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, para começar tens uma vantagem em tirar o interno, é um espectáculo vais ver, ficas logo com mais espaço e sem aquele mono preto dentro do aquário. E se comprares um filtro externo bom dura-te quase uma década. Qualquer problema será detectado na garantia.

 

Tem cuidado com os gastos no aquário, é um autêntico buraco negro de dinheiro. Quando te metes por aí a dentro vais ver que são umas por cima das outras.

 

Mas o filtro é uma coisa independente, eu tratei de arranjar um novo muito antes de fazer outra compra qualquer. :)

 

 

O problema é que na gama que eu uso, muito boa já agora, o mais baixo(60 litros a 200 litros) custa 75 euros...

Podes virar-te para outra gama, neste caso a eheim, mas com esta já não tenho experiência. Sei apenas que é muito bem construída, dura que se farta, e tem muito boa relação preço qualidade.

Recomendo-te o eheim 2213, com dois double tap, um para a saída e um para a entrada de água, que são uns manípulos que evitam que a água continue a correr pelo tubo quanto tu separas o filtro para limpeza. Penso que tudo junto te fique em 60 euros.

 

Vais aqui ao patrocinador do forum Aquaristik, tiras as dúvidas sobre o filtro e os double tap, e pões a tua encomenda. Ainda levas 10% de desconto, só tens de pagar os portes dos ctt para aveiro.

pelo que me disses-te parece cer mt bom (pelo menos dentro da minha carteira) vou inspeccionar o assunto (falando isto claro que quero dizer convencer a mulher :D)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.