Experiência com Plantas !


Paulo Almeida

Recommended Posts

Acho que um bom tópico para incluir aqui, será sobre a partilha de experiências com plantas específicas.

 

Ou seja, vamos supor que uma pessoa adora a Cabomba Caroliniana, que a tem nos seus aquários, que a mantém de forma relativamente fácil e até a reproduz de forma engenhosa e bastante rápida.

 

Acho que era engraçado partilhar essa experiência, quanto a mim não tenho propriamente uma planta preferida, gosto de muita coisa, mas já que iniciei o tópico cá vai uma dica.

 

As Anubias são relativamente fáceis de reproduzir, basta pegar por exemplo numa parte do rizoma sem folhas ou até numa planta que por algum motivo tenha ido à vida e cortar esse mesmo rizoma em pedaços de 3 ou 4 cms, voltar a colocar esses pedaços no aquário (se possível próximo da luz, por exemplo dentro de uma maternidade) e surjirão novas Anubias. Deve apenas existir o cuidado de que o rizoma não tenha nenhum pedaço podre, se assim for remova-o. O corte deve ser feito com uma faca bem afiada e com cuidado de não esmagar o rizoma mesmo que seja ligeiramente. Este forma de propagação pode ser usada igualmente com outras plantas de rizoma, por exemplo Fetos de Java e Bolbitus.

 

É um truque simples, que se calhar muitos já conhecem, mas isto é só um exemplo, a ideia é cria uma base de pesquisa para quem conheca pouco determinadas espécies, mas que queira saber um pouco mais.

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

bom tópico!

 

não tenho nenhuma planta preferida, mas consigo reproduzir relativamente bem a riccia fluitans.

é uma planta cosmopolitana e como tal adapta-se a várias temperaturas, desde os 18ºcelcius até quase aos 30ºcelcios onde o seu crescimento começa a ser mais lento.

eu reproduzo a minha riccia da seguinte maneira:

 

os pedaços que corto do aquário coloco numa caixa-de-água de 100lts mas apenas com 15lts de água.

a caixa apanha claridade durante todo o dia e duas horas de sol directo.

tenho um injector de CO2 caseiro e fertilizo com plantamin e com uma solução MUITO! diluída de fertilizante N-P-K.

mais ou menos de mês e meio em mês e meio tenho a caixa cheia (depende do sol).

quando apanha sol faz um pearling espetacular, e quando se toca na riccia que está a flutuar o O2 libertado é expelido para a atmosfera e o barulho é parecido com o de uma garrafa de água com gás acabada de abrir.

também consigo reproduzir bem o myriophyllum aquaticum.

quando comprei dois pés no aki estavam quase secos, coloquei-os na posição orizontal a flutuar na caixa-de-água onde estava a riccia.

dos nós do caule começaram a nascer mais plantas.

coloquei uma caixa de tuparware com terra de bonsai e areia da construção civil.

apanham sol filtrado por uns estores daqueles de ripas de palha durante o mesmo tempo que a riccia apanha.

 

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo sabes qul é a minha planta preferida (nete momento)...

ROTALA MACRANDRA..

Linda..

:wink:

 

não há nenhuma que chegue aos pés desta (que eu tivesse visto)

 

VERMELHA MESMO VERMELHA, quando com boa luz...

 

muito dificil no sentido que precisa de muita luz, não sei se é esquisita em relação aos nutrientes...ainda tenho há pouco tempo...

 

Abraços!

António Vitor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maioria dos pés de Rotala macrandra que consegui safar coloquei-os num aquário de 20 litros (pouco alto) com uma lâmpada de 18 Watts por cima (o refletor é maior que o aquário, que inclusivamente está aberto e não tem termóstato ou filtro!!!!), as rotalas estão fantásticas, as novas folhas estão com um vermelho muito intenso.

 

Quanto a nutrientes pelo que tenho lido (nunca tinha tentado manter esta planta) o que se diz é que a cor mais ou menos intensa depende não só da luminosidade mas também do facto de ter ou não nutrientes suficientes, no entanto não tenho adubado muito este aquário e as Rotalas estão excelentes, no entanto no ínicio (primeiros 2 dias) coloquei PMDD. O aqua nunca teve algas (até porque tem um batalhão de caracóis que me foram enviados juntamente com plantas pelo Táslixado :P ).

 

Tenho nesse mesmo aquário alguma glosso e riccia, tem também 3 pés de ceratophyllum que cresce como louco (esta planta é lindíssima e cresce muito fácilmente, além de que é uma das que retiram muitos nutrientes da água e por isso é óptima contra algas).

 

Para já as coisas vão bem, a ver vamos como seguem.

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá paulo,

 

ouvi dizer que a ceratophyllum demersum liberta substancias aleopáticas e se tiveres uma alta concentração de ceratophyllum as outras plantas vêm o seu crescimento reduzido.

 

abraços!

 

PS: eu disse que os caracois era de qualidade :P .

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa faceta pode ser uma desvantagem da ceratophyllum ou uma vantagem, pois a ceratophyllum consegue mais facilmente manter controlado o crescimento de uns seres inferiores chamados algas do que as formas superiores, as plantas.

 

registo um bom crescimento por parte das rotalas (apesar de o aquário ser pequeno para elas (estavam uns 5 cms abaixo do nível da água e já atingiram o topo), a riccia usei umas redes de plástico verdes para vedações e a riccia foi colocada por baixo, faz imenso perling e já começou a crescer acima da rede (a ideia é cobri-la), por forma a manter a rede no fundo uso uns pesos nos lados feitos com os chumbos de algumas plantas que me chegaram. A glossostigma está crecer igualmente embora e como é evidente mais lentamente que a riccia (o que é natural).

 

De facto quem me está a surpreender é a Rotala, estava a pensar não a mandar vir da próxima mas não sei não. Se calhar mando vir quando estiver menos calor, ele dá cabo das plantas, esta semana com temperaturas menos elevadas as plantas estão melhores.

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais