Ajuda para montagem de aquario 120cm


onofre

Recommended Posts

Bom, vou sair do ambito de aquarios com 80 cm e passar para os 120cm!!!!

 

Até agora tenho criado varias colonias, mas sempre nos 7.4 de PH

 

Agora queria baixar o PH e ir para outras ondas, mas precisava de uma opinião e uma ajudinha...

 

Bom gostaria de colocar silica no fundo pois gosto de ver o fundo branco, será isso algum inconveniente no PH?

Que tipo de pedras e troncos devo colocar?

 

PLANTADO:

Que tipo de terra compro para fazer um plantado de umas plantas?

 

 

se me for surgindo mais duvidas eu vou colocando.

Editado por onofre

Hugo Onofre

 

A sua opinião do negocio:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212375

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas,

 

Tudo depende das "outras ondas" que quiseres experimentar.

 

Mas comecemos:

 

120 cm por???? Isso vai ter uma litragem total de quanto?

 

Sílica, se for mesmo sílica não altera o ph, mas atenção que há por aí muita areia a ser vendida como sílica e depois não é.

Inconvenientes? É muito bonito ao início mas com os dejectos dos peixes, restos de comida, algas, etc passado uns tempos estens que fazer uma valente limpeza. Suja-se muito.

 

Pedras é ao teu gosto, desde que não sejas calcárias.

 

Tronco pode ser de muitas árvores, menos as resinosas. Procura no fórum (ou internet) que há muitos posts a dizer quais podem ser usadas e como se trata o tronco).

 

Em relação a plantado a coisa torna-se mais complexa. Vejamos:

Queres um plantado "low-tech"? se sim não precisas de tanta luz nem de substrato fértil.

Se quiseres plantas mais exigentes, terás que colocar o substrato fértil, depois o areão e ver se tens luz sufeciente.

 

A minha aposta é sempre colocar substrato fértil e ter boa luz mesmo que faças um "low-tech".

Isto porquê:

Simples, amanhã podes querer colocar umas plantas mais exigentes e depois para colocares substrato... terás que desmontar o aquário.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumps,

jorge Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...eu tb não recomendo areia de sílica, 1º pq nem sempre é sílica só, pode apresentar vestígios de pedras calcárias que te fazem subir o pH, 2º existe o problema da limpeza que qualquer coisa que seja de cor diferente vai logo se notar e como queres um plantado, recomendo vivamente a colocação de um substrato fertil e pode haver misturas da sílica com esse, 3º a granulometria da areia de sílica costuma ser muito pequena, ficando demasiado compacta e dificultando o enraizamento das plantas ou até mesmo sufocando-as

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, o aquario possui 120x40x70

 

agora a minha pergunta é, que terra devo comprar, que tipos de terra existem?

Já agora, e aproveitando este topico, alguem sabe que tipo de tintas posso utilizar para os fundos em esferovite?

Editado por onofre

Hugo Onofre

 

A sua opinião do negocio:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212375

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onofre,

 

Areão há de muito tipo. Tu é que sabes o que gostas.

Os fundos em esferovite levam normalmente uma camada de cimento cola, não são pintados directamente.

Mas tem que ser tinta não tóxica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Jorge, então se eu for a uma loja posso comprar qualquer tipo de terra para plantar e o areão para colocar por cima certo?

Hugo Onofre

 

A sua opinião do negocio:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212375

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de começares a comprar e a gastar dinheiro, deverias pensar bem que tipo de aquário pretendes, que plantas... que peixes... e que tipo de decoração... pois assim evita que andes a gastar dinheiro em coisas desnecessárias que não irão fazer falta ao aquário...

 

Deverias pensar em:

Aquário de 120 por x por y dá tantos litros - logo filtro com capacidade x.

Plantas? Quais? - logo vou precisar desta luz, deste co2? deste substrato?

...

...

Convém planear tudo como deve ser para que a "aventura" da aquariofilia corra bem.

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde a todos,

 

Iniciei-me neste hobby agora e tenho uma duvida relativamente ao assunto deste tópico.

Tenho um aqua de 60cm montado e não usei substrato fértil só tenho areão e queria por umas plantas de fácil manutenção, a questão é

possível utilizar fertilizante liquido ao invés do normal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde a todos,

 

Iniciei-me neste hobby agora e tenho uma duvida relativamente ao assunto deste tópico.

Tenho um aqua de 60cm montado e não usei substrato fértil só tenho areão e queria por umas plantas de fácil manutenção, a questão é

possível utilizar fertilizante liquido ao invés do normal?

 

Ser possível é mas não se reflecte muito na evolução das plantas de fácil manutenção. Existem 2 tipos de fertilizantes para as plantas, os macros e os micros e muitas vezes o que esses fertilizantes liquidos trazem são micros e as plantas com insuficiência de macros como os nitratos e fosfatos não vão absorver os micros que esses produtos trazem...

Não sei que tipo de substrato tens mas como referes que queres colocar plantas de fácil manutenção basta garantires uma boa iluminação e que mantenhas o ph e a temperatura da água mais ou menos estáveis.

Agora se estás entusiasmado e pretendes fazer algo mais "complexo", tipo um mini plantado aconselho-te a leres alguns tópicos aqui no fórum que descrevem muito bem passo a passo a montagem de um plantado convencional e depois é só adaptares às tuas medidas e aí sim poderás inserir os fertilizantes liquidos já com uma melhor noção se irá ter algum efeito ou não.

Dou-te o meu exemplo agora...Estou a desenvolver o meu plantado e tenho substrato fertil da jbl misturado com tropica em baixo e para as plantas de trás, ou seja com raízes mais consistentes e que são mais altas tenho areão fino e preto e mais para a frente para as plantas de tapete (elecharis, cuba...etcc) tenho um substrato que não me lembro da marca mas era qualquer coisa amazónia que é mais ''mole'' não é tão inerte como o de trás (são ambos pretos), isto no que diz respeito ao substrato. neste momento não estou a fertilizar porque recentemente mudei a fauna e já não tenho tanta flora como tinha, estou à espera de ter mais plantas ou que estas cresçam mais para que deixe de ter fosfatos/nitratos a mais.

Depois também há que considerar o CO2 para que em geral o metabolismo das plantas funcione melhor...há varias hipóteses desde CO2 caseiro (vários tópicos com receitas no fórum), botijas de co2 com reactores ou difusores de cerâmica que é o que eu uso por ser considerado mais eficiente mas também é mais dispendioso e implica encheres ou trocares a garrafa nas lojas de tempos em tempos ou existem outros kits mais simples que para o tamanho do teu aquário devem ser mais adequados para começar (em spray e outros).

 

Plantado Montagem/Evolução

http://www.aquariofi...pic=120649&st=0 (Para mim dos melhores exemplos cá do fórum e continuo a inspirar-me neste aquário (que já não existe) é um tópico com várias páginas mas vale a pena ver o resultado final para um aquário de uma pessoa que provavelmente ao início não tinha qualquer noção como qualquer um)

 

CO2 Caseiro

http://www.aquariofi...544

 

Fertilização

http://www.aquariofi...howtopic=115871

 

Este post não é só dirigido ao marcio mas também ao onofre com o objectivo de ajudar na montagem dos vossos aquas partilhando algumas ideias.

Editado por KinGz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde a todos,

 

Iniciei-me neste hobby agora e tenho uma duvida relativamente ao assunto deste tópico.

Tenho um aqua de 60cm montado e não usei substrato fértil só tenho areão e queria por umas plantas de fácil manutenção, a questão é

possível utilizar fertilizante liquido ao invés do normal?

 

Só gostava que não postasses a mesma pergunta em dois tópicos diferentes...

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194784&pid=1125852&st=50entry1125852

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom continuando...

 

O meu Aquario 120x50x40 possui 2 Filtros externos:

 

1 - SunSun HW 304-B 2000L/H (lampada UV 9W)

1 - Rena XP2

 

A minha duvida é se devo possuir 2 entradas e 2 saidas de agua no proprio aquario ou se coloco a meio das mangueiras, um "T" para que do aquario exista só uma saida e uma entrada?

 

 

 

obrigado desde já.

Editado por onofre

Hugo Onofre

 

A sua opinião do negocio:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212375

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, o aquario possui 120x40x70

O meu Aquario 120x50x40 possui 2 Filtros externos:

 

Encolheu com a chuvinha que caíu?

 

Mantém as duas entradas e duas saídas, mas coloca "cruzadas". Um aspira por um lado do aquário e deita pelo outro, o outro filtro faz o inverso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ehheeh tinha-me enganado amigo loolololl mas que esta correcto é mesmo 120x50x40

 

 

Bom então:

lado drtº 1 entrada e uma saida

lado esqº 1 entrada e uma saida

Hugo Onofre

 

A sua opinião do negocio:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212375

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Sílica, se for mesmo sílica não altera o ph, mas atenção que há por aí muita areia a ser vendida como sílica e depois não é.

Inconvenientes? É muito bonito ao início mas com os dejectos dos peixes, restos de comida, algas, etc passado uns tempos estens que fazer uma valente limpeza. Suja-se muito.

 

Pedras é ao teu gosto, desde que não sejas calcárias.

 

Tronco pode ser de muitas árvores, menos as resinosas. Procura no fórum (ou internet) que há muitos posts a dizer quais podem ser usadas e como se trata o tronco).

 

 

Relativamente a areia de silica confirmo o aspecto da sujidade, acrescento que a limpeza é um pouco dificil pois levanta-se muita areia.

 

Para o tronco atenção que há uns que não param de tingir a água.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde a todos,

 

Obrigado pela resposta KinGz, eu de momento queria uma coisa muito simples umas plantas só mesmo pra dar um ar mais natural ao aquário, então posso apenas comprar umas plantas de fácil manutenção e não é necessário nenhum tipo de fertilização? Mantendo apenas uma boa iluminação?

A minha ideia não e ter um plantado quero uma coisa bem simples.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.